Vem aí a II Semana de Assistência Estudantil e a III Semana de Saúde e Bem-estar da UFC!
📅 Nos dias 29 e 30 de setembro, você tem um encontro marcado com as equipes de Assistência Estudantil nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas, Sobral e Itapajé para viver uma programação feita especialmente para você, estudante!
💬 Teremos palestras e oficinas temáticas, eventos culturais e coffee break, tudo isso com foco no tema: Promoção do bem-estar e a construção de percursos saudáveis na Universidade
🎶 É conhecimento, troca, cultura e acolhimento em dois dias de muita conexão!
Data da publicação: 23 de setembro de 2025Categoria: Notícias
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o resultado preliminar para o Auxílio Ingressante – Chamada Pública 04/2025/PRAE/UFC – dos campi Fortaleza, Russas e Sobral.
Os estudantes DEFERIDOS deverão atualizar os dados bancários no SIGAA até o dia 24/09/2025. A previsão de pagamento será até o 5º dia útil do mês de outubro de 2025.
A Isenção do Restaurante Universitário será disponibilizada a todos os deferidos no dia 08/10/2025 .
Para que seja efetiva a isenção, primeiramente o estudante não deve ter créditos residuais no cartão, ou seja, os créditos devem ser consumidos. Uma vez que tenham sido consumidos todos os créditos, será possível efetuar a mudança de perfil no próprio refeitório, de acordo com as orientações fornecidas pela equipe responsável pelo Restaurante Universitário.
Por fim, para os estudantes deferidos, informamos que, a Jornada de Iniciação Acadêmica será substituída pela participação na II Semana de Assistência Estudantil que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro de 2025 nos campi de Fortaleza, Russas e Sobral.
O tema do Evento será: “Promoção do bem-estar e a construção de percursos saudáveis na Universidade.” A programação completa e orientações sobre inscrições estão nas redes sociais da PRAE, do Campus de Russas e no site do Campus de Sobral.
Estudantes INDEFERIDOS poderão apresentar argumentos consistentes e passíveis de comprovação da situação citada no momento do recurso que acontecerá nos dias 29 de setembro a 03 de outubro de 2025, por meio do SIGAA.
A visualização dos documentos indeferidos está disponível para conferência no Portal do Discente.
Recurso Administrativo
Explicar sua situação com argumentos claros e comprováveis;
Anexar documentação comprobatória específica para o recurso, se houver.
Será indeferido, preliminarmente, o recurso extemporâneo, inconsistente, de intenção distorcida ou referente a questões que não atendam às exigências e especificações estabelecidas no Edital.
Serão aceitos somente recursos enviados através do SIGAA, não sendo permitido nenhum tipo de recurso que seja enviado de outra forma, seja através de fax, e-mail, Sedex, correios ou similares.
A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral divulga a relação dos resumos cadastrados no sistema de inscrição. Para consultar a situação da inscrição do seu resumo, basta realizar os seguintes passos:
Verifique se o status do seu trabalho consta como “homologado”.
Os trabalhos, cujo status permanecem como “pendente de homologação”, serão automaticamente excluídos. No período de 24 de setembro a 10 de outubro será realizada a análise dos resumos cadastrados e no dia 16 de outubro de 2025 será publicada a lista dos resumos analisados e aceitos.
Os recursos poderão ser enviados no período de 17 a 21 de outubro encontros@sobral.ufc.br. O formulário está disponível no Anexo III do Edital.
Modelos de apresentação
A comissão organizadora disponibilizará em breve templates que poderão ser utilizados como modelos pelos(as) estudantes, mas cujo uso não é obrigatório.
A primeira faísca para transformar ideias em negócios inovadores!
Prepare-se, pois nesta semana vai ocorrer a apresentação do Edital Centelha 3 na Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral . Durante o momento, a FUNCAP irá mostrar as diretrizes do programa que incentiva o empreendedorismo e a inovação através de suporte financeiro, capacitações e oportunidades de conexão. Além disso, a Comissão de Empreendedorismo do Campus, ficará responsável para tirar dúvidas no decorrer das semanas quanto a participação de interessados no programa.
Já marca na sua agenda: 📅 DIA: 24 de setembro. 🕘 HORÁRIO: 19h 📍 LOCAL: SALA: 3 – Campus Mucambinho
Não perca a oportunidade de desenvolver suas ideias! 🚀
Público Alvo: Docentes, discentes e Técnicos administrativos.
Data da publicação: 15 de setembro de 2025Categoria: Notícias
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará torna público o Edital Nº 05/2025/PREX, que trata da abertura de seleção de propostas para o desenvolvimento de programas e projetos de Extensão a serem agraciados com bolsas em 2026.
Entre os dias 15 de setembro a 10 de outubro de 2025, servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) com diploma de nível superior poderão cadastrar as propostas via SIGAA e realizar a solicitação de bolsa.
Serão concedidas até 600 bolsas de extensão a projetos e programas regularmente cadastrados na PREX. As bolsas terão valor de R$700,00 mensais, com carga horária de 12 horas semanais e vigência de 9 (nove) meses, de abril a dezembro de 2026.
⇒ Confira os principais prazos da etapa de submissão:
– Cadastro e aprovação das propostas: de 15/09 a 10/10/2025 (via SIGAA); – Solicitação de bolsa: de 15/09 a 10/10/2025 (via SIGAA); – Prazo final para aprovação nas unidades e envio das ações para a PREX: 31/10/2025.
No caso de ações que já estão ativas e em execução até Dezembro de 2026, que não precisarão fazer novo cadastro, a inclusão da solicitação de bolsa deverá ser feita no seguinte caminho:
⇒ Acessar ambiente de extensão ⇒ Listar minhas ações ⇒ Clicar em Solicitar Bolsas na ação em que deseja concorrer. O prazo para incluir a solicitação nessa situação é o mesmo: de 15/09 a 10/10/2025. ⇒ Envio do relatório para ações que funcionaram em 2025 e também das ações com pendências de relatórios de anos anteriores: de 03/11 a 05/12/2025 (via sistema de envio de relatório)
Os(as) coordenadores(as) Extensionistas proponentes são os responsáveis pela inscrição de seus programas ou projetos para concorrer à concessão de bolsas de extensão, pelo acompanhamento das etapas previstas e pela condução das atividades da ação.
Todas as orientações, critérios e o cronograma completo estão disponíveis no Edital. Eventuais dúvidas sobre as etapas, prazos e procedimentos podem ser sanadas junto à Coordenadoria de Bolsas e Certificações da PREX, através dos seguintes contatos:
A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2025 divulga a relação dos avaliadores que tiveram seu cadastro aprovado para participar dos Encontros Univeristários 2025.
As atividades de avaliação iniciarão no dia 24 de setembro com a realização da primeira etapa:
Etapa 1 – Análise dos resumos cadastrados (24/09 a 10/10/2025): os resumos serão encaminhados por e-mail para até dois avaliadores, sem identificação dos autores. Por meio de formulário Google, disponibilizado posteriormente pela comissão organizadora, os avaliadores deverão apreciar o trabalho submetido e sugerir o aceite/rejeite.
A segunda etapa ocorrerá presencialmente, durante o evento:
Etapa 2 – Análise presencial dos trabalhos deferidos (12 a 14/11/2025): No dia, horário e local designados para avaliação dos trabalhos, o avaliador deverá se dirigir ao espaço destinado à apresentação, inquirir os apresentadores e preencher o formulário de avaliação, até o dia 16 de novembro de 2025.
A emissão do certificado de avaliador(a) dependerá da efetiva avaliação dos resumos e das apresentações, bem como ao envio dos formulários de avaliação dentro dos prazos indicados pela Comissão Organizadora deste Edital.
A homologação dos resumos pelos orientadores segue até o dia 19 de setembro (sexta-feira), ao meio-dia.
Quinta, 11 Setembro 2025 08:41 Escrito por UFC Informa
Um estudo vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês ganhou destaque nacional com a participação de pesquisadores de diversas regiões brasileiras. Há dois anos, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) integram o projeto Biperideno para prevenção de epilepsia em pacientes com trauma cranioencefálico.
Reunião com pesquisadores dos centros participantes do Brasil na sede do Hospital Sírio-Libanês (Foto: Divulgação)
O projeto é um ensaio clínico de fase 3 (multicêntrico, randomizado, placebo-controlado e duplo cego). A iniciativa conta com investimento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Além do Ceará, participam do estudo pesquisadores de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e Amazonas.
O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do uso de biperideno na prevenção de epilepsia pós-traumática (EPT) em pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE) e hemorragia intraparenquimatosa e/ou contusão confirmada. Biperideno é um medicamento anticolinérgico utilizado para tratar alterações motoras, quer da doença de Parkinson, quer secundárias ao uso de antipsicóticos.
A neuropsicóloga Eva Cristino, professora dos cursos de Medicina e Psicologia do Campus da UFC em Sobral, explica que a epilepsia pós-traumática é um quadro neurológico que ocorre como sequela de traumatismo cranioencefálico e que o estudo tem como foco a prevenção. “A nossa hipótese é que o biperideno, se administrado em até 18 horas após a lesão encefálica, seria capaz de prevenir o surgimento da epilepsia pós-traumática”, explica a professora.
Entre os benefícios diretos e indiretos do projeto, a professora da UFC destaca a melhoria da saúde pública e dos fluxos de assistência, a implementação de uma cultura de pesquisa, o fortalecimento de parcerias institucionais e o desenvolvimento de pesquisas de ponta. “E para a comunidade acadêmica, pesquisas como essa oportunizam contextos de execução e aprendizado de pesquisas com metodologias robustas, contato com diferentes etapas de pesquisa e possibilidade de publicações e parcerias nacionais”, afirma a neuropsicóloga.
O estudo tem previsão de ser concluído em 2027. Eva Cristino destaca a importância de consolidar uma ciência aberta e colaborativa. “Uma cultura de pesquisa saudável pode significar a adoção de comportamentos, atitudes, valores e normas que incentivem a ciência aberta e colaborativa, envolvendo uma força de trabalho diversificada. É necessário o engajamento das equipes interdisciplinares de saúde, da população alvo, e, também, de toda a rede de assistência que muitas vezes está diretamente vinculada à gestão de saúde”, conclui a neuropsicóloga e professora.
Visita da equipe do Hospital Sírio-Libanês à Santa Casa de Misericórdia de Sobral e reunião com a equipe de pesquisa da UFC (Foto: Divulgação)
A equipe da UFC é composta por professores dos cursos de Medicina e Psicologia do Campus da UFC em Sobral, além de estudantes de iniciação científica. Participam do estudo os docentes Eva Dias Cristino, Keven Ferreira da Ponte, Paulo Roberto Lacerda Leal, Gerardo Cristino Filho e Alex Sandro de Moura Grangeiro.
O projeto conta ainda com a colaboração do professor Armênio Aguiar do Santos, da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC, em Fortaleza. O autor do projeto é o pesquisador Luís Eugênio de Araújo de Moraes Mello, professor titular de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral é um dos centros de pesquisa do projeto. Referência em trauma na macrorregião de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia foi reconhecida, em 2007, como hospital de ensino, campo de práticas de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, concedendo estágios curriculares, extracurriculares e visitas técnicas aos estudantes do Campus da UFC em Sobral.
SAIBA MAIS – O ensaio clínico é uma pesquisa científica realizada com seres humanos para avaliar a segurança e a eficácia de novos tratamentos, como medicamentos, vacinas ou procedimentos médicos. Ele segue protocolos rigorosos aprovados por comitês de ética e é conduzido em fases, cada uma com objetivos específicos. Na fase 3, que envolve centenas ou milhares de pacientes, o novo tratamento é comparado ao padrão existente ou a um placebo, permitindo confirmar sua eficácia, monitorar efeitos adversos e coletar dados necessários para aprovação regulatória.
O projeto em questão é um ensaio clínico de fase 3, caracterizado como multicêntrico, randomizado, placebo-controlado e duplo cego. Isso significa que é realizado em diferentes centros para abranger contextos diversos, com participantes distribuídos de forma aleatória, em dois grupos: um recebendo a medicação e outro o placebo, com protocolos idênticos. Além disso, nem os participantes nem os pesquisadores sabem quem está em cada grupo, garantindo que os resultados não sofram influência de expectativas ou vieses.
Fonte: Eva Cristino, professora dos cursos de medicina e psicologia do Campus da UFC em Sobral – e-mail: eva.cristino@sobral.ufc.br
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) informa que o período para Ajuste de Matrícula em Tempo Real 2025.2 para estudantes veteranos de graduação presencial da UFC ocorre nesta sexta-feira (12); e segue até segunda-feira (15), de acordo como o Calendário Universitário. Via internet, o ajuste deverá ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
A Prograd reforça que esse procedimento é destinado apenas à inclusão de disciplinas para o semestre. Além disso, no Ajuste em Tempo Real, as solicitações de matrícula não passam por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não são levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.
Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Desse modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo aluno que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.
O segundo período de matrícula em tempo real será nos dias 18 e 19 de setembro.
Atenção, calouros(as) da UFC! Estão abertas as inscrições para o Auxílio Ingressante, no valor de R$ 500,00, destinado a estudantes que ingressaram na UFC pelo SiSU 2025 na modalidade de cotas LB (escola pública e baixa renda).
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará torna pública a Chamada nº 04/2025, referente ao processo de solicitação do Auxílio Ingressante 2025.2, destinado a estudantes de todos os campi da UFC.
O que é o Auxílio Ingressante? É um benefício financeiro no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), concedido para auxiliar nas despesas iniciais dos estudantes que estão começando seus cursos de graduação presencial na UFC.
Qual o objetivo? O auxílio tem como finalidade oferecer suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando promover melhores condições para o desempenho acadêmico, diminuir o risco de evasão e apoiar a permanência e conclusão do curso em tempo regular.
Quem pode solicitar? Estudantes que ingressaram na UFC em 2025 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na modalidade de cotas para escola pública e baixa renda (Cotista LB), regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação.
Fique atento(a):
Confira o cronograma:
Inscrição online: 10 a 16/09 Resultado preliminar: 26/09 Recurso: 29/09 a 03/10 Resultado final: 08/10
Acesse o edital completo e acompanhe todas as orientações: