Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

1. Faça o autocadastro

Antes de ativar sua matrícula, você precisa fazer o autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

• Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além disso, é primordial informar o nível corretamente. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro. Lembre-se: a partir de agora você será um estudante de graduação.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

• Atenção! Apenas fazer o autocadastro não ativa sua matrícula. Você precisa continuar no SIGAA e realizar o procedimento a seguir:

2. Faça a ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

• Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. Verifique as datas no documento.

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

Pelo próprio SIGAA, no menu “Ensino”, selecione “Documentos e Declarações” e emita sua declaração de vínculo com a UFC.

• Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

3. Após a ativação de matrícula

Acompanhe a análise de sua documentação básica e, se for o caso, socioeconômica pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado preliminar será divulgado na data especificada no documento de convocação. O prazo para regularização, caso necessário, será informado neste site do SISU na UFC.

Você será matriculado nas disciplinas pela Pró-Reitoria de Graduação. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar os estudantes – inclusive por meio do chat no SIGAA – sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Veja o tutorial para criação de e-mail institucional.

Link da publicação: https://sisu.ufc.br/pt/passo-a-passo-para-ativacao-de-matricula-de-suplentes-convocados-2/