A Comissão Executiva dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, emitirá certificados para os estudantes que participarem das apresentações de trabalho e das demais atividades, como palestras, oficinas e debates da programação. Os EU, maior evento de divulgação científica do Estado, tiveram início nesta quarta-feira (10) e seguem até sexta-feira (12), em formato virtual, com a participação de todos os campi da UFC, na Capital e no Interior.
Todos os autores e coautores que participarem das apresentações, nas modalidades oral ou pôster, receberão certificado de apresentação. Quem participar de três atividades da programação receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Isso vale para eventos acadêmicos (fóruns de discussão de pôsteres e apresentações orais) e também para palestras e atividades das mostras paralelas, como oficinas, lives e rodas de conversa. Essa participação contabilizará horas complementares e poderá ser registrada por meio de formulário on-line, que estará disponível no último dia do evento.
As regras são válidas para todos os campi da UFC. Caso um estudante participe à frente de uma atividade cultural ou artística que não faça parte de seu trabalho acadêmico, deve verificar a certificação diretamente com o setor responsável pela ação.
Começou a contagem regressiva para um dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará. Os Encontros Universitários (EU) 2020 ocorrem de 10 a 12 de março, em formato totalmente virtual, com uma programação que inclui apresentações de trabalhos e mais de 90 atividades abertas ao público, como oficinas, minicursos, palestras, shows musicais, dentre outras. Nesta edição dos EU, a organização é da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.
A abertura oficial dos EU 2020 será às 9h30min do dia 10 de março, com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no canal do evento no Youtube. Na sequência, a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, fará um discurso de boas-vindas à comunidade acadêmica. Às 10h, haverá a palestra inaugural, intitulada “Vacinas: mitos e verdades”, com o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.
Além de esclarecer questões sobre as vacinas, Cunha falará sobre o atual panorama e as expectativas da campanha de vacinação no Brasil, um dos temas mais relevantes da atualidade.
Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal dos EU 2020 no Youtube. É lá onde ocorrerá boa parte das atividades, com exceção das apresentações de trabalhos – que serão feitas na plataforma geral dos Encontros – e das que utilizarão a ferramenta Google Meet.
Mesmo as atividades que ocorrerão em outras plataformas terão os links disponibilizados no Youtube dos EU 2020. Portanto, a comissão organizadora dos Encontros Universitários recomenda ao público que se inscreva no canal, o qual é a porta de entrada para toda a programação.
PALESTRAS – Os Encontros terão outras duas palestras principais, sempre às 10h, no Youtube. No dia 11, o tema será “Empatia e o ensino superior: relações humanas face à apropriação do digital”, com o Prof. Alex Sandro Gomes. O convidado é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lidera o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.
Já no dia 12, a palestra principal será sobre “Novos arranjos para promover a inovação nas ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) brasileiras”, com a Profª Juliana Correa Crepalde Medeiros, coordenadora-executiva de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em temas como propriedade intelectual, inovação tecnológica, gestão de tecnologias, dentre outros.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Nesta edição um total de 4.472 trabalhos serão apresentados, nos formatos pôster, apresentação oral e sessões temáticas.
Todas as sessões temáticas ocorrerão no dia 10 de março, das 16h às 18h. Serão 11 salas virtuais funcionando simultaneamente, com um total de 69 trabalhos selecionados. O público poderá conferir a produção acadêmica da UFC em áreas como cultura, arte e formação universitária; ciências e biotecnologia; educação e inovações pedagógicas; internacionalização; políticas públicas e direitos humanos; saúde e bem-estar; sociedade e economia criativa; sustentabilidade, dentre outras.
Já as apresentações orais ocorrerão nos dias 11 e 12 de março. Serão 35 salas virtuais destinadas a essa modalidade, e os links de cada uma poderão ser acessados na plataforma dos EU 2020 durante o evento.
No caso dos pôsteres, todos os trabalhos, tanto de estudantes da Capital quanto do Interior, ficarão disponíveis na plataforma geral dos EU 2020, de 10 a 12 de março. Os avaliadores terão três dias para analisar e comentar os pôsteres. Por isso, os autores devem ficar atentos para responder aos possíveis questionamentos e dúvidas durante esse período.
Cada avaliador receberá o formulário de avaliação, onde poderá registrar as considerações sobre os trabalhos analisados. A exibição dos pôsteres é aberta ao público, mas somente os avaliadores poderão deixar comentários na plataforma.
OFICINAS e MINICURSOS – Nem só de trabalho acadêmico é feito os Encontros Universitários. Durante o evento, vai ser possível aprender novas habilidades. A lista de oficinas e minicursos inclui temas como edição de fotos/imagens, edição de vídeo, Internet das coisas (IoT), libras, dança, desenho, aquarela, destinação de Imposto de Renda a fundos e programas sociais, podcast como ferramenta e arte de falar em público.
MOSTRA EXTENSÃO – É uma programação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, composta por 42 apresentações, contemplando uma série de atividades que serão exibidas de maneira síncrona e assíncrona, dentre lives, oficinas, minicursos, aulas ao vivo, peças, debates, exposições de arte, roda de conversa, cursos e exibição de filme, além de apresentação cultural.
ARTE E CULTURA – A programação da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) e da Mostra ICA, do Instituto de Cultura e Arte, oferecerá, além de oficinas, dezenas de shows musicais, recitais de poesia e outras atrações. Entre os destaques está a série “Poéticas visuais”, que exibirá trabalhos gravados e apresentações ao vivo de dança, música e rodas de conversas com artistas. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar formulário de inscrição disponível no site da SECULT-ARTE.
PANDEMIA EM PAUTA – Os impactos da pandemia de covid-19 serão temas de algumas atividades. Um exemplo é a roda de conversa “Vida estudantil em meio à pandemia”, a ser promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no dia 11, às 14h, via Google Meet.
Outra opção é a live “Pesquisadores(as) da UFC no enfrentamento à COVID: produzindo ciência e cultivando esperança”, a ser realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) no dia 12, às 18h30min, pelo Youtube.
Como sobreviver é preciso, no dia 10, às 16h, no Youtube, a SECULT-ARTE promove “Um São João em meio à pandemia”, apresentação musical ao vivo do projeto UFC Musicall. Já no dia 11, um sarau musical (gravado) será exibido às 14h20min, também no Youtube, com o tema “Sobre Viver: arte como alento durante a pandemia”.
INTERIOR ‒ Além de oferecerem oficinas e minicursos, os campi do Interior prepararam várias outras atividades. O Campus de Quixadá, por exemplo, realizará uma mini maratona de programação, no dia 10, das 18h às 21h.
Já o Campus de Crateús promoverá, no dia 10, às 19h, um bate-papo sobre “Os desafios e perspectivas na educação superior dos surdos no Interior”. Já no dia 11, às 18h, o Campus realiza uma palestra sobre “A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) em cursos de Engenharia: relato de experiência”.
O Campus de Russas focará na experiência feminina em duas áreas do saber. No dia 10, às 16h, haverá um debate sobre “Mulheres que escrevem: vivências de escritoras russanas”. E no dia 11, também às 16h, ocorre o II Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias.
INTERCÂMBIO NO EXTERIOR ‒ A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) preparou atividades sobre um tema que costuma despertar bastante interesse entre os estudantes: intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras.
“Duplo Diploma de graduação no exterior ‒ o que preciso saber”; “Estudar na Alemanha”; “Estudar na Espanha”; “Oportunidades para graduação e pós-graduação na Grã-Bretanha” e “Cotutela de Doutorado ‒ relato de experiência e normas para obtenção” constam como temas de lives a serem realizadas nos dias 10, 11 e 12, via Google Meet.
No período de 24 de fevereiro a 02 de março, os autores deverão incluir os arquivos de pôsteres e os links dos vídeos para o YouTube das apresentações orais e artísticas na Plataforma dos Encontros Universitários.
A duração da apresentação do trabalho em vídeo deverá ser de, no mínimo, 10 minutos e, no máximo, 15 minutos. Os pôsteres deverão ser enviados para a plataforma virtual dos Encontros Universitários em formato PDF (tamanho máximo de 5MB), contanto que não sejam feitos a partir de scanner ou foto, o que impossibilita a leitura por ferramentas de acessibilidade. Caso o autor, coautor ou orientador de um mesmo trabalho enviem mais de um arquivo (ou mais de uma versão do mesmo arquivo) para este trabalho, apenas o último arquivo enviado será considerado e os anteriores serão descartados.
Modelos de apresentação
A Comissão Organizadora disponibilizou templates que podem ser utilizados como modelos pelos estudantes, mas cujo uso não é obrigatório:
O autor principal, coautor e orientador serão responsáveis pelas interações no fórum da plataforma virtual dos Encontros Universitários respondendo aos questionamentos que surgirem.
Certificados
A Comissão Organizadora reforça que, para ter direito ao certificado, os participantes deverão, além de preencher o formulário eletrônico, interagir no fórum respondendo ao avaliador, caso seja questionado. Todos os autores e coautores que cumprirem com estes requisitos receberão o certificado de apresentação.
No período de 22 a 28 de fevereiro, os autores deverão incluir os arquivos de pôsteres e os links do vídeos para o YouTube das apresentações orais e artísticas na Plataforma dos Encontros Universitários. O formulário para inclusão dos arquivos será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora do Campus de Sobral.
A Edição 2020 dos Encontros Universitários, ocorrerá no período de 10 a 12 de março, em formato virtual, como uma medida de respeito ao isolamento social necessário ao combate à COVID-19. A listagem indicando os trabalhos que serão analisados por cada avaliador será divulgada até o dia 28 de fevereiro.
Seguindo as medidas de proteção para enfrentamento do coronavírus, a realização do evento ocorrerá na plataforma virtual dos Encontros Universitários 2020, no período de 10 a 12 de março de 2021.
Os trabalhos inscritos serão apresentados nas modalidades vídeo (oral), pôster e apresentação artística. O arquivo dos trabalhos inscritos na modalidade painel (pôster) e os links do vídeos para o YouTube das apresentações orais e apresentações artísticas deverão ser incluídos no formulário que será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora do Campus de Sobral.
A comissão organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que a partir desta quarta-feira (13) até o dia 23 de janeiro estão abertas as inscrições para cadastro de avaliadores de trabalhos. Podem se candidatar servidores docentes, técnicos-administrativos, além de estudantes de mestrado e doutorado.
Assim como na edição anterior, devido à pandemia de covid-19, o evento será on-line. Os trabalhos inscritos serão apresentados nas modalidades vídeo (oral), pôster e apresentação artística. O arquivo dos trabalhos inscritos na modalidade painel (pôster) e os links do vídeos para o YouTube das apresentações orais e apresentações artísticas deverão ser incluídos no formulário que será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora do Campus de Sobral.
A avaliação dos trabalhos ocorrerá no período de 10 a 12 de março, em todos os campi da UFC, na Capital e no Interior. Após o término do evento, a avaliação final de cada trabalho deverá ser submetida através do formulário criado na plataforma Google Forms que será disponibilizado por e-mail para cada avaliador do Campus de Sobral. Os avaliadores selecionados receberão por e-mail o Manual dos Avaliadores, bem como o Formulário de Avaliação dos trabalhos que deverão avaliar.
No dia 28 de janeiro, a Comissão Organizadora divulgará, no site do Campus de Sobral, a relação dos avaliadores selecionados. A listagem indicando os trabalhos que serão analisados por cada avaliador será divulgada até o dia 28 de fevereiro.
O cronograma dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, entrou em nova fase. Em Fortaleza e no Interior, com exceção do Campus de Quixadá, ocorre até segunda-feira (11) o período de ajustes e homologação dos trabalhos inscritos.
Durante o período de ajuste e homologação, os estudantes devem estar atentos a possíveis contatos com os orientadores, que podem vir a solicitar eventuais correções no trabalho. Por isso, é importante manter o diálogo ao longo do processo. A relação de todos os resumos cadastrados e homologados será divulgada no dia 12 de janeiro.
Os Encontros ocorrerão de 10 a 12 de março, no formato on-line, em todos os campi, na plataforma virtual EU 2020. Em Fortaleza, o evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX). No Interior, a responsabilidade é da diretoria de cada campus.
Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades oral, pôster e apresentação artística, a depender das regras de cada evento (Fortaleza, Crateús, Russas, Quixadá e Sobral). Assim como nas edições anteriores, também haverá palestras, oficinas e apresentações culturais on-line. A programação completa estará disponível em breve.
O maior evento de divulgação científica do Estado já tem data para acontecer. Os Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, serão realizados, em formato virtual, de 10 a 12 de março de 2021, em todos os campi da UFC, na Capital e no Interior. O edital do Campus de Sobral foi lançado, e os participantes terão até o dia 4 de janeiro para submeter os resumos de seus trabalhos na plataforma de inscrição.
Assim como na edição anterior, devido à pandemia de covid-19, o evento será on-line, permitindo a participação de toda a comunidade da UFC. O público externo também pode assistir a determinadas atividades, como palestras e lives artísticas. Desta vez, os EU 2020 estão sendo organizados pela Pró- Reitoria de Extensão (PREX).
Como vai ser
Os Encontros ocorrerão na plataforma virtual EU2020 e os trabalhos serão apresentados nas modalidades vídeo (oral), pôster e apresentação artística. Os autores das apresentações orais e apresentações artísticas deverão gravar a apresentação e inserir o link para o YouTube no formulário que será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora.
Quem deve participar
A regra geral para participação nos EU 2020 determina obrigatoriedade de apresentação de trabalhos (no formato pôster, oral ou apresentação artística) para todos os alunos bolsistas, com auxílio de seus respectivos orientadores, que podem ser servidores docentes ou técnico-administrativos.
A organização dos EU, contudo, destaca que o evento tem como propósito agregar a comunidade acadêmica e que, por isso, é importante o engajamento de todos. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail encontros@sobral.ufc.br.
Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, ocorrerão os Encontros Universitários 2019 do Campus de Sobral no formato virtual. O acesso às apresentações de trabalho na modalidade pôster pode ser feito através da plataforma dos EU 2019, que estará com acesso permitido a partir de 31 de julho de 2020.
Os pôsteres podem receber perguntas e comentários de pessoas identificadas por meio do SI3. As respostas às questões podem ser dadas ao longo dos dois dias do evento, com possibilidade de interação e debates em torno do conhecimento produzido.
Os manuais de uso da plataforma de apresentação de pôsteres que mostra, por exemplo, como encontrar um trabalho e fazer e responder a comentários estão disponíveis abaixo:
SEM AULAS REMOTAS – Durante o período de realização dos EU 2019, não deverá haver aulas remotas, conforme recomendação do Gabinete do Reitor, para facilitar a participação da comunidade acadêmica nos encontros.
Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados para o e-mail encontros@sobral.ufc.br.