Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

Retificação do Resultado da Análise Formal das Inscrições para a Seleção Pública, edital nº 67/2022, setor de estudos: Sociologia

A Coordenação do Curso de Psicologia do Campus de Sobral da Universidade Federal Ceará, no uso de suas atribuições legais, divulga a retificação do resultado da análise formal das inscrições para seleção de professor substituto do Curso de Psicologia, edital n° 067/2022, Setor de Estudo: Sociologia, homologada pela Diretoria do Campus de Sobral.

Fonte: https://psicologiasobral.ufc.br/pt/retificacao-do-resultado-da-analise-formal-das-inscricoes-para-a-selecao-publica-edital-no-67-2022-setor-de-estudos-sociologia/

Resultado da Análise Formal das Inscrições para a Seleção Pública, edital nº 67/2022, setor de estudos: Sociologia

A Coordenação do Curso de Psicologia do Campus de Sobral da Universidade Federal Ceará, no uso de suas atribuições legais, divulga o resultado da análise formal das inscrições para seleção de professor substituto do Curso de Psicologia, edital n° 067/2022, Setor de Estudo: Sociologia, homologado pela  Diretoria do Campus de Sobral.

Fonte: https://psicologiasobral.ufc.br/pt/resultado-da-analise-formal-das-inscricoes-para-a-selecao-publica-edital-no-67-2022-setor-de-estudos-sociologia/

Psicologia: curso de extensão, on-line e gratuito, sobre saúde e trabalho está com inscrições abertas

O Curso de Extensão sobre Clínicas do Trabalho está com inscrições abertas por meio de formulário eletrônico. Podem participar estudantes e profissionais de Psicologia e áreas afins interessados nas discussões sobre saúde e trabalho. Inteiramente gratuito, o curso é realizado numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As aulas on-line ocorrerão no período de 19 de maio a 7 de julho, com encontros semanais sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30min, através do YouTube, nos links disponibilizados no programa do curso. O material para as aulas está disponível no Google Classroom.

O curso vai levar aos participantes conhecimentos sobre três abordagens: ergonomia, clínica da atividade e psicodinâmica do trabalho. “Ao longo dos encontros, vamos discutir fundamentos teóricos e metodológicos dessas vertentes e técnicas de intervenção , além de apresentar relatos de práticas em clínicas do trabalho”, informa o Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC.

Ele esclarece ainda que “as clínicas do trabalho se alinham ao tentar compreender a relação entre o trabalho e suas duplas implicações: sociais e psíquicas. Elas também realizam intervenções na articulação entre a produção social do sofrimento e os sentidos construídos nas ações coletivas e individuais”.

O curso é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Campus de Sobral e do Centro de Humanidades da UFC em Fortaleza, através do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (UFC-Sobral), Laboratório de Estudos em Subjetividade e Saúde no Trabalho (UFC-Sobral) e Núcleo de Psicologia do Trabalho (UFC-Fortaleza). A parceria envolve ainda o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (UNIFOR) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UFRN).

Os participantes que cumprirem 75% de frequência receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Mais informações sobre os professores facilitadores, tema detalhado de cada encontro e outras podem ser acessadas no programa do curso

Fonte: Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – e-mail: pablo.pinheiro@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16875-psicologia-curso-de-extensao-on-line-e-gratuito-sobre-saude-e-trabalho-esta-com-inscricoes-abertas

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/

Professora do Curso de Música da UFC Campus Sobral adquire o primeiro equipamento fNIRS da instituição

No dia 8 de dezembro de 2021 foi adquirido o primeiro equipamento fNIRS Pioneer da Universidade Federal do Ceará. O fNIRS (sigla do inglês para espectroscopia funcional de infravermelho próximo) é um sensor que avalia a reflexão de luz infravermelha no córtex cerebral como forma de observar a saturação de oxigênio no suprimento sanguíneo de uma determinada área do cérebro. Esta tecnologia  possibilita avaliar quais áreas cerebrais são mais requisitadas durante a realização de uma tarefa.  

O fNIRS foi adquirido para ser empregado no projeto de pesquisa intitulado “O impacto da Carga Cognitiva de Trabalho na Performance Orquestral: o papel do cérebro” sob a coordenação da professora Adeline Stervinou do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Tal projeto tem como objetivo observar e comparar a carga cognitiva de trabalho envolvida na atuação dos músicos de uma orquestra (instrumentistas e regentes). O fNIRS permitirá a observação de setores do cérebro apontando a quantidade de esforço mental demandada pelos participantes do estudo. A motivação desse tema é oriunda do trabalho da professora Adeline à frente da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral desde 2015.

A aquisição do fNIRS Pioneer foi realizada através do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica – BPI da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) edital no 02/2020.

Este projeto é realizado no Laboratório em Cognição e Música (LabCogMus) da UFC e conta, além da professora Adeline, com a participação de 5 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (FUNCAP) oriundos de 4 cursos diferentes (medicina, psicologia, música e engenharia da computação), de professores do Curso de Medicina da UFC em Sobral e de professores da Universidade de Campinas (SP), da Université de Toulouse (França) e da Université de Montréal (Canadá).

#ParaTodosVerem: Foto com a equipe envolvida (a partir da esquerda): professor Alex Grangeiro, Rafael Mendes, Lucas Chaves, Ana Cecília Carvalho, professora Adeline Stervinou, Rebeca Paiva, Carolina Rossi, Professora Eva Cristino, e Henrique Pinheiro testando o aparelho tocando tuba.

Fonte: Professora Adeline Stervinou

CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Projetos de extensão do curso de psicologia divulgam cartilha de autocuidado em saúde mental para professores da educação básica

O contexto de trabalho de professores da educação básica pode apresentar certas características como condições laborais precárias, sobrecarga de atividades, pressão por desempenho, desvalorização do trabalho docente e violência escolar que comprometem o bem-estar e a saúde mental desses profissionais. Esse quadro pode ter sido agravado no período da pandemia de Covid-19, quando foi necessário alterar rapidamente as condições de trabalho dos professores por conta das aulas remotas.

Pensando nisso, professores e alunos dos projetos de extensão REDES (Estudos e Práticas em Psicologia do trabalho e Redes sociais), LESSAT (Laboratório de Estudos sobre Subjetividade e Saúde no Trabalho) e LAFIN (Laboratório de Estudos sobre a Finitude), do curso de Psicologia da UFC do Campus Sobral, elaboraram uma cartilha informativa sobre autocuidado em saúde mental para professores, com o intuito de estimular novas aprendizagens e reflexões sobre práticas que podem favorecer bem-estar e saúde de trabalhadores, especialmente em contexto de pandemia.

A cartilha poderá ser acessada por meio de link na bio do instagram dos projetos (@redesufc; @lessatufc; @lafin_ufc).

Os projetos oferecem, ainda, palestras para a comunidade sobre autocuidado em saúde mental em contextos de trabalho.

Contato para agendamento de palestras podem ser feitos pelo direct do instagram do LESSAT (@lessatufc).

Fonte: coordpsicologia@sobral.ufc.br