Palestra Online: Economia, Saúde e Mercado de Trabalho

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde (GEPES) convida toda a comunidade científica para a palestra de encerramento do semestre “Economia, Saúde e Mercado de Trabalho” a ser realizada hoje às 19hs na modalidade online com a economista Irani Martins.

PALESTRA GEPES: Economia, Saúde e o Mercado de Trabalho
Segunda-feira, 4 de julho · 19hs.
Informações de participação do Google Meet


Link da videochamada: https://meet.google.com/qpp-fcoc-bkx

 

Fonte: Kilvia Mesquita 

Professora do Curso de Música do Campus de Sobral é convidada para liderar equipe de projeto internacional de pesquisa

A Profa. Adeline Stervinou, do Curso de Música-Licenciatura da UFC Campus de Sobral foi convidada para participar como pesquisadora colaboradora do projeto Analysis, Creation, and Teaching of Ochestration (ACTOR – Análise, Criação e Ensino da Orquestração).

Este projeto consiste em estimular o interesse pelo timbre e pela orquestração apontando sua utilidade musical dentro da academia, da prática musical e para o público em geral, envolvendo artistas, estudiosos de humanidades e cientistas de renome mundial. Esta parceria conecta práticas de orquestração e pedagogia, e incentiva o desenvolvimento de novas ferramentas digitais para estimular a criatividade no aprendizado, criação e estudo da orquestração em situação de concerto, música popular, filmes e videogames. Além disso, procura educar os ouvintes mais jovens sobre a maravilha e a complexidade da música. O projeto ACTOR reúne atualmente 184 membros, cujo 84 estudantes e 100 pesquisadores de renome oriundos da América do Norte e na Europa. A Profa. Adeline Stervinou será a primeira pesquisadora da América do Sul a participar deste grande projeto.

Atualmente Adeline Stervinou é pesquisadora visitante na Universidade de Montréal (Canadá), onde desenvolve pesquisas junto ao Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som – BRAMS (International Laboratory for Brain, Music and Sound Research) que é um centro unicamente dedicado à investigação de excelência em estudos da música e da cognição auditiva, com enfoque nas neurociências. As pesquisas desenvolvidas pela profa. Adeline a vários anos no Brasil e recentemente no BRAMS sobre a comunicação e a regência orquestral interessaram aos diretores do projeto ACTOR, concretizando um convite formal. Atualmente, a profa. Adeline está liderando um projeto de pesquisa junto ao ACTOR intitulado “Estudo dos processos de criação sonora e das estratégias comunicativas na regência orquestral”, onde trabalha em conjunto com os professores Caroline Traube e Jean-François Rivest, ambos da Faculdade de Música da Universidade de Montreal.

 

Fonte: adeline@sobral.ufc.br

Divulgado o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Divulgado o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos:  Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Agência UFC: Pesquisadores desenvolvem novo biolubrificante em parceria com a Petrobras e garantem patente

O petróleo é ainda a principal fonte para a produção de combustíveis e lubrificantes no mundo. Contudo, as constantes oscilações em seu preço, assim como os potenciais danos ambientais dos derivados de origem fóssil, vêm motivando a busca por produtos provenientes de matérias-primas renováveis.

Seguindo essa tendência, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Petrobras, criaram um lubrificante industrial de origem vegetal de alto valor agregado, elaborado por meio de uma nova rota química que o torna comercialmente mais competitivo. O invento acaba de garantir a 28ª carta patente à UFC.

O novo biolubrificante (nome dado aos lubrificantes biodegradáveis e não tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano) pode ser obtido através da soja, do girassol, do babaçu, do algodão e da carnaúba, entre outras oleaginosas, mas é por meio da mamona que ele alcança os melhores resultados, gerando produtos com melhores propriedades físico-químicas. É o que explica o Prof. Murilo Luna, um dos autores do invento. Ele informa que esses produtos têm inúmeras utilidades, podendo ser utilizados para formulação desde fluidos hidráulicos até lubrificantes para motores e compressores.

“Este invento também pode ser uma oportunidade para as indústrias de biodiesel, que já trabalham com o mesmo tipo de matéria-prima. Elas podem desenvolver produtos de alto valor agregado, além dos combustíveis”, defende Murilo Luna, que é docente do Departamento de Engenharia Química da UFC e integrante do Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes.

A patente foi solicitada em 2018 ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o qual concedeu a carta patente no fim de maio deste ano. Mas a pesquisa segue avançando. O professor adianta que a equipe de pesquisadores já está trabalhando no aperfeiçoamento dos processos descritos na patente, desta vez utilizando catalisadores desenvolvidos na própria UFC para agilizar os processos químicos.

A carta patente também traz como autores, além do Prof. Murilo Luna, os professores Célio Loureiro (Departamento de Engenharia Química) e Rosana Maria Alves Saboya (Curso de Engenharia Elétrica/Campus de Sobral), e os pesquisadores Stephanie de Oliveira Souza, Italo Castro Rios, Fátima Andréa Lima Girão (da UFC), e José André Cavalcanti da Silva (da Petrobras).

A matéria completa sobre esse novo invento pode ser conferida na Agência UFC, o veículo de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: murilo@gpsa.ufc.br

Link para Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/17001-agencia-ufc-pesquisadores-desenvolvem-novo-biolubrificante-em-parceria-com-a-petrobras-e-garantem-patente

Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

PET: abertos processos de seleção para 4 vagas de professor tutor em Fortaleza e Sobral

A Pró-Reitoria de Graduação divulga os processos de seleção para quatro vagas de professor tutor em Programas de Educação Tutorial (PET) de cursos da Universidade Federal do Ceará nos campi de Fortaleza e Sobral. As inscrições estão abertas, pela Internet, de hoje (1º) até 14 de junho.

O Edital Nº 9/2022 trata da seleção de professor tutor para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química, do Centro de Tecnologia, e de Computação, do Centro de Ciências, todos na Capital. Já o Edital Nº 10/2022 tem como objeto a seleção de professor tutor para o curso de Engenharia da Computação, no campus Sobral.

Poderão se inscrever docentes vinculados aos cursos contemplados em cada edital, a partir do nível Adjunto, do quadro efetivo da UFC, com dedicação exclusiva.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio de abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O procedimento e a documentação exigida, que deve ser anexada ao processo, estão informadas nos Editais Nº 09/2022 e Nº 10/2022, publicados na última terça-feira (31).

O resultado parcial destas seleções está previsto para divulgação em 28 de junho no site da PROGRAD. Os cronogramas completos e mais detalhes do processo estão disponíveis nos respectivos Editais.

  • Edital 09/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia Civil, Engenharia Química e Computação (Fortaleza)
  • Edital 10/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia da Computação (Sobral)

 

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente  fone: 85 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br

 

Link da Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/pet-abertos-processos-de-selecao-para-4-vagas-de-professor-tutor/

Análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público para Professor do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, Edital Nº. 51/2022

A Coordenação do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral divulga o resultado da análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, objeto do Edital Nº. 51/2022 dos setores de Estudos: Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato.

Havendo indeferimento, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da divulgação das inscrições homologadas pelo colegiado do Conselho do Campus de Sobral. O recurso deverá ser enviado por e-mail para famedsobral@ufc.br .

Fonte: famedsobral@ufc.br

Retificação do Resultado da Análise Formal das Inscrições para a Seleção Pública, edital nº 67/2022, setor de estudos: Sociologia

A Coordenação do Curso de Psicologia do Campus de Sobral da Universidade Federal Ceará, no uso de suas atribuições legais, divulga a retificação do resultado da análise formal das inscrições para seleção de professor substituto do Curso de Psicologia, edital n° 067/2022, Setor de Estudo: Sociologia, homologada pela Diretoria do Campus de Sobral.

Fonte: https://psicologiasobral.ufc.br/pt/retificacao-do-resultado-da-analise-formal-das-inscricoes-para-a-selecao-publica-edital-no-67-2022-setor-de-estudos-sociologia/