Análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público para Professor do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, Edital Nº. 138/2022

A Coordenação do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral divulga o resultado da análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, objeto do Edital Nº. 138/2022 dos setores de Estudos: Endocrinologia /Semiologia / Internato em Clínica Médica e Cardiologia / Internato em Clínica Médica.

Havendo indeferimento, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da divulgação das inscrições homologadas pelo colegiado do Conselho do Campus de Sobral. O recurso deverá ser enviado por e-mail para famedsobral@ufc.br.

 

Fonte: famedsobral@ufc.br

Matrícula de estudantes veteranos da graduação presencial para 2023.1 será de 1º a 3 de fevereiro

Os estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão fazer matrícula on-line em disciplinas de 1º a 3 de fevereiro. A oferta de turmas para o semestre letivo 2023.1 está disponível para consulta no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os aprovados no último edital para Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) e Admissão de Graduados deverão realizar a matrícula curricular dentro deste mesmo prazo. O mesmo vale para os estudantes que tiveram o pedido de reabertura de matrícula 2023.1 aceito. Os selecionados no processo para Mudança de Curso (interna) também terão que se matricular em disciplinas neste período.

É importante lembrar que o estudante tem prioridade nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso e semestre. Eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – O período de 1º a 3 de fevereiro também servirá aos alunos interessados em realizar a matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

 As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

SISU – A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ressalta que essas datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As informações específicas para ingressantes pelo SISU 2023 serão atualizadas no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD/UFC – fone: (85) 3366 9036 / e-mail: copic@prograd.ufc.br 

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/17531-matricula-de-estudantes-veteranos-da-graduacao-presencial-para-2023-1-sera-de-1-a-3-de-fevereiro

Divulgado o resultado final da Seleção Pública para Professor do Magistério Superior Substituto, setor de estudos:  Pediatria/ Semiologia/ Internato – Edital nº 140/2022

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final da  Seleção Pública para Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 140/2022, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato.

Resultado Final

Fonte: Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (famedsobral@ufc.br)

Divulgado o resultado final da Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato – Edital nº 140/2022

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior, objeto do edital nº 140/2022, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato.

Resultado Final

Fonte: Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (famedsobral@ufc.br)

 

Campus de Sobral é credenciado no CATI/MCTI

Em julho de 2022 foi deferido o credenciamento do Campus da UFC em Sobral no Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CATI/ MCTI). Desde então, os docentes do Campus de Sobral estão habilitados para trabalhar diretamente com projetos de parceria público-privada, seguindo a Lei da Informática. Na prática, significa troca de conhecimento e recursos humanos e financeiros por meio de bolsas para docentes e alunos e possibilidade de contratar uma equipe adicional por carteira assinada (CLT), promovendo empregos formais, além de receber recursos para equipamentos etc.

A Resolução habilitadora foi a de nº 441 do CATI/MCTI, publicada na pág. 12 do Diário Oficial da União Nº 137, de 21 de julho de 2022. Dessa forma o campus de Sobral é a 8ª unidade da UFC credenciada com Resolução CATI. Mais informações podem ser obtidas diretamente do site do MCTI: https://inovacaodigital.mcti.gov.br/

Fonte: Prof. Wendley Silva – Curso de Engenharia da Computação/ Campus de Sobral

Palestra Online: Economia, Saúde e Mercado de Trabalho

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde (GEPES) convida toda a comunidade científica para a palestra de encerramento do semestre “Economia, Saúde e Mercado de Trabalho” a ser realizada hoje às 19hs na modalidade online com a economista Irani Martins.

PALESTRA GEPES: Economia, Saúde e o Mercado de Trabalho
Segunda-feira, 4 de julho · 19hs.
Informações de participação do Google Meet


Link da videochamada: https://meet.google.com/qpp-fcoc-bkx

 

Fonte: Kilvia Mesquita 

Professora do Curso de Música do Campus de Sobral é convidada para liderar equipe de projeto internacional de pesquisa

A Profa. Adeline Stervinou, do Curso de Música-Licenciatura da UFC Campus de Sobral foi convidada para participar como pesquisadora colaboradora do projeto Analysis, Creation, and Teaching of Ochestration (ACTOR – Análise, Criação e Ensino da Orquestração).

Este projeto consiste em estimular o interesse pelo timbre e pela orquestração apontando sua utilidade musical dentro da academia, da prática musical e para o público em geral, envolvendo artistas, estudiosos de humanidades e cientistas de renome mundial. Esta parceria conecta práticas de orquestração e pedagogia, e incentiva o desenvolvimento de novas ferramentas digitais para estimular a criatividade no aprendizado, criação e estudo da orquestração em situação de concerto, música popular, filmes e videogames. Além disso, procura educar os ouvintes mais jovens sobre a maravilha e a complexidade da música. O projeto ACTOR reúne atualmente 184 membros, cujo 84 estudantes e 100 pesquisadores de renome oriundos da América do Norte e na Europa. A Profa. Adeline Stervinou será a primeira pesquisadora da América do Sul a participar deste grande projeto.

Atualmente Adeline Stervinou é pesquisadora visitante na Universidade de Montréal (Canadá), onde desenvolve pesquisas junto ao Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som – BRAMS (International Laboratory for Brain, Music and Sound Research) que é um centro unicamente dedicado à investigação de excelência em estudos da música e da cognição auditiva, com enfoque nas neurociências. As pesquisas desenvolvidas pela profa. Adeline a vários anos no Brasil e recentemente no BRAMS sobre a comunicação e a regência orquestral interessaram aos diretores do projeto ACTOR, concretizando um convite formal. Atualmente, a profa. Adeline está liderando um projeto de pesquisa junto ao ACTOR intitulado “Estudo dos processos de criação sonora e das estratégias comunicativas na regência orquestral”, onde trabalha em conjunto com os professores Caroline Traube e Jean-François Rivest, ambos da Faculdade de Música da Universidade de Montreal.

 

Fonte: adeline@sobral.ufc.br

Divulgado o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Divulgado o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos:  Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Agência UFC: Pesquisadores desenvolvem novo biolubrificante em parceria com a Petrobras e garantem patente

O petróleo é ainda a principal fonte para a produção de combustíveis e lubrificantes no mundo. Contudo, as constantes oscilações em seu preço, assim como os potenciais danos ambientais dos derivados de origem fóssil, vêm motivando a busca por produtos provenientes de matérias-primas renováveis.

Seguindo essa tendência, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Petrobras, criaram um lubrificante industrial de origem vegetal de alto valor agregado, elaborado por meio de uma nova rota química que o torna comercialmente mais competitivo. O invento acaba de garantir a 28ª carta patente à UFC.

O novo biolubrificante (nome dado aos lubrificantes biodegradáveis e não tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano) pode ser obtido através da soja, do girassol, do babaçu, do algodão e da carnaúba, entre outras oleaginosas, mas é por meio da mamona que ele alcança os melhores resultados, gerando produtos com melhores propriedades físico-químicas. É o que explica o Prof. Murilo Luna, um dos autores do invento. Ele informa que esses produtos têm inúmeras utilidades, podendo ser utilizados para formulação desde fluidos hidráulicos até lubrificantes para motores e compressores.

“Este invento também pode ser uma oportunidade para as indústrias de biodiesel, que já trabalham com o mesmo tipo de matéria-prima. Elas podem desenvolver produtos de alto valor agregado, além dos combustíveis”, defende Murilo Luna, que é docente do Departamento de Engenharia Química da UFC e integrante do Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes.

A patente foi solicitada em 2018 ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o qual concedeu a carta patente no fim de maio deste ano. Mas a pesquisa segue avançando. O professor adianta que a equipe de pesquisadores já está trabalhando no aperfeiçoamento dos processos descritos na patente, desta vez utilizando catalisadores desenvolvidos na própria UFC para agilizar os processos químicos.

A carta patente também traz como autores, além do Prof. Murilo Luna, os professores Célio Loureiro (Departamento de Engenharia Química) e Rosana Maria Alves Saboya (Curso de Engenharia Elétrica/Campus de Sobral), e os pesquisadores Stephanie de Oliveira Souza, Italo Castro Rios, Fátima Andréa Lima Girão (da UFC), e José André Cavalcanti da Silva (da Petrobras).

A matéria completa sobre esse novo invento pode ser conferida na Agência UFC, o veículo de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: murilo@gpsa.ufc.br

Link para Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/17001-agencia-ufc-pesquisadores-desenvolvem-novo-biolubrificante-em-parceria-com-a-petrobras-e-garantem-patente