Período de inscrição no SISU começa nesta terça (21) e vai até domingo (26); veja edital de participação da UFC

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020, a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos alunos

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas 6.288 vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados, em caso de desistências e cancelamentos, para vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. Neste caso, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, no site oficial do SISU.

CANAIS OFICIAIS – Como explicado acima, os candidatos deverão fazer sua inscrição de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU, mantido pelo MEC. Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleçãoEdital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/14192-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2020-inscricoes-serao-de-21-a-24-de-janeiro

Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas

Os candidatos aprovados no processo seletivo para transferência de outras instituições de ensino e admissão de graduados para 2020.1 devem se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para efetuar matrícula em disciplinas.

A matrícula em disciplinas será de 20 a 22 de janeiro, e os estudantes poderão fazê-la na coordenação do curso ou por meio do SIGAA. Pelo sistema é possível também emitir declarações, consultar disciplinas ofertadas, acompanhar informações sobre o curso e conferir notas. Além disso, é um canal de informação dos professores com suas turmas.

Primeiro acesso – Ao acessar o SIGAA pela primeira vez, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Neste momento, o estudante deverá criar login e senha individuais, que serão solicitados a cada novo acesso.

  • Acesse o SIGAA e faça seu cadastro

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Marcadores: Admissão de Graduados • Matrícula • SIGAA • Transferência • Transferência de Outras IES • Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

Marcadores: Admissão de Graduados • Matrícula • SIGAA • Transferência de Outras IES

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/transferidos-e-graduados-devem-se-cadastrar-no-sigaa-para-matricula-em-disciplinas-2/

Matrícula em disciplinas para veteranos a partir de segunda-feira (20)

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão fazer matrícula em disciplinas para 2020.1 no período de 20 a 22 de janeiro. As datas são as mesmas para os aprovados nos processos seletivos de admissão de graduados, transferência de outras instituições de ensino e mudança de curso, bem como para aqueles que tiverem a reabertura de matrícula aceita.

O ideal é que o estudante veterano solicite matrícula nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso e semestre, nas quais terá prioridade. O procedimento poderá ser realizado nas coordenações de curso ou pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que já está atualizado com a inclusão dos novos alunos. A oferta de disciplinas já pode ser consultada no SIGAA.

Matrícula Institucional – O prazo é o mesmo para os discentes interessados em realizar a matrícula institucional, que mantém o vínculo com a Universidade mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem realizar a matrícula institucional.

Trancamento Total – De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, estudantes que necessitem de trancamento total de matrícula deverão solicitá-lo no mesmo período da matrícula curricular, ou seja, de 20 a 22 de janeiro. Têm direito ao trancamento os que se enquadram em algum dos seguintes casos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de emprego e obrigação de ordem militar. Caso o fator gerador do trancamento ocorra após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Leia mais:
Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas
Portal da UFC: Casas de Cultura Estrangeira ofertam 42 turmas de disciplinas optativas livres para alunos da graduação

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Marcadores: Admissão de Graduados • Matrícula • Matrícula curricular • Matrícula institucional • Mudança de Curso • Reabertura de Matrícula • Trancamento total • Transferência de Outras IES • Veteranos

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/matricula-em-disciplinas-para-veteranos-a-partir-de-segunda-feira-20/

UFC ofertará 6.288 vagas em 110 cursos no SISU 2020; inscrições ocorrem de 21 a 24 de janeiro

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2020. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 e obtido nota acima de zero na redação. Todo o procedimento deverá ser realizado pela Internet, no site do SISU, gratuitamente.

O resultado da chamada regular do SISU será divulgado no dia 28 de janeiro (Foto: Guilherme Braga/UFC)

Conforme o Edital nº 79/2019as inscrições dos candidatos ao SISU 1º/2020 ocorrerão de 21 a 24 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolherá até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no ENEM. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Os que não forem aprovados na chamada regular podem, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

Todas as vagas da UFC, para os dois semestres letivos, serão ofertadas no SISU 1º/2020, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFC, que informa o total de vagas ofertadas pela Instituição, bem como a quantidade de vagas oferecidas por curso e modalidade de concorrência. O candidato deverá observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos. Não será permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

SISU – O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) através do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

“O SISU é uma forma de ingresso à educação superior pública por um meio alternativo aos vestibulares. É uma oportunidade para quem se dedicou à prova do ENEM poder estudar em uma instituição de qualidade”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Thiago Leitão.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro dessa condição, há vagas reservadas a candidatos oriundos de família cuja renda bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; a autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI); e também a pessoas com deficiência (PCD). Em todos os casos, é preciso que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do ENEM; do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O candidato deverá acompanhar as informações no site do SISU. Para obter detalhes específicos sobre o processo na Universidade Federal do Ceará, o canal oficial é o site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link: http://www.ufc.br/noticias/14171-ufc-ofertara-6-288-vagas-em-110-cursos-no-sisu-2020-inscricoes-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Adjunto A – 40 H/DE – Edital Nº 142/2019

A Comissão Julgadora do Concurso para Professor do Magistério Superior, setor de estudos História Econômica e Finanças, referente ao Edital 142/2019, divulga o resultado da prova didática: Resultado da Prova Didática.

Fonte: Comissão Julgadora do Concurso – Edital Nº 142/2019.

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 119/2019

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, tendo em vista a realização de concurso público, destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 119/2019 de Abertura do Concurso, publicado no Diário Oficial da União em 31/07/2019, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde.

Fonte: Curso de Medicina- UFC Sobral
Email: famedsobral@ufc.br
Telefone: (88) 3695- 4701.

Inscrições para o Espaço Novo Acadêmico (ENA): cursinho preparatório para ENEM/vestibular

A Coordenação do Espaço Novo Acadêmico (ENA) – projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará –, usando-se das atribuições conferidas pelo estatuto de regimento interno, anuncia que estarão abertas, das 20h do dia 06 de Dezembro de 2019 até às 23h59min do dia 31 de Janeiro de 2020, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://cursinhoena.kinghost.net/, as inscrições para o Concurso Vestibular 2020, destinado à seleção de candidatos para o cursinho anual do projeto, em exercício na Faculdade de Medicina da UFC – Campus Sobral.

Dúvidas: cursinhoena@gmail.com

Fontes: http://cursinhoena.kinghost.net/login.html

https://www.facebook.com/cursinhoENA/photos/a.2365003410419302/2397198227199820/?type=3&theater

Resultado do Enem será divulgado em 17 de janeiro de 2020

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados em 17 de janeiro de 2020. As notas individuais poderão ser acessadas pela Página do Participante — no portal ou no aplicativo do Enem — após login com CPF e senha. Para os “treineiros”, aqueles que não irão concluir o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação do exame.

SISU – O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em uma universidade federal pode realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma vaga pelo programa, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/resultado-do-enem-sera-divulgado-em-17-de-janeiro-de-2020/

Inscrições para o Sisu vão de 21 a 24 de janeiro; confira o cronograma

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão realizadas de 21 de janeiro até as 23h59 de 24 de janeiro. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e obtido nota acima de zero na redação. Todo procedimento deverá ser feito pela internet, na página do Sisu, gratuitamente.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolherá até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

O resultado será divulgado em 28 de janeiro. Um dia depois, 29, começam os prazos para:

  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes (até 4 de fevereiro). É preciso ficar atento à documentação exigida pela instituição escolhida;
  • Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes (até 7 de fevereiro);
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera (até as 23h59 de 4 de fevereiro). Para participar, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu.

“O Sisu é uma forma de ingresso à educação superior pública por um meio alternativo aos vestibulares. É uma oportunidade para quem se dedicou à prova do Enem poder estudar em uma instituição de qualidade”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Thiago Leitão.

cronograma foi publicado na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu.

Sisu – O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/inscricoes-para-o-sisu-vao-de-21-a-24-de-janeiro-confira-o-cronograma/

Aproveitamento de estudos na graduação poderá ser requerido por estudantes a partir desta segunda-feira (6)

Alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará que desejam pedir aproveitamento de estudos devem procurar a coordenação de curso, de segunda-feira (6) até o dia 20 de março. Podem ser aproveitados componentes curriculares concluídos em outro curso da própria UFC ou em outra instituição de ensino superior (IES).

Estudantes de graduação podem solicitar o aproveitamento de componentes curriculares concluídos em outro curso da própria UFC ou em outra instituição de ensino superior (Foto: Viktor Braga/UFC)

É necessário entregar, na coordenação de curso, o requerimento específico preenchido e assinado específico preenchido e assinado, junto à proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar, inclusive, se houver, com propostas alternativas. Os documentos anexados (originais ou fotocópias autenticadas) variam de acordo com a origem do componente requerido:

Aproveitamento interno:
– Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, emitido pela respectiva coordenação de curso, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e autenticado eletronicamente;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, emitidos e autenticados pelo Departamento, ou, na sua falta, pela Unidade Acadêmica.

Aproveitamento externo em IES nacional:
– Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias, os resultados obtidos e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
– comprovante emitido pelo banco de dados do Ministério da Educação ou o seu equivalente no âmbito do sistema de ensino estadual, em que conste o ato de credenciamento ou recredenciamento da IES e o ato de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, vigentes à época em que o aluno concluiu o componente curricular;
– no caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica em instituição de ensino superior nacional conveniada, o plano de estudos utilizado para a concessão do afastamento.

Aproveitamento externo em IES estrangeira:
– Histórico escolar, com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias e os resultados obtidos, e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos ou documentos equivalentes que permitam a análise do conteúdo do componente, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
– no caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica ou programa de duplo diploma, o plano de estudos utilizado na concessão do afastamento.

RECURSO – A solicitação de aproveitamento de estudos será avaliada pelo coordenador de curso. O aluno que tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso por escrito na coordenação do curso, no prazo de sete dias, a contar da data da comunicação. O colegiado deliberará sobre o recurso.

PORTARIA – Alunos que ingressaram na UFC até o semestre letivo 2019.2 e que ainda não solicitaram o aproveitamento de estudos de componente curricular concluído antes do seu ingresso poderão requerê-lo somente até o final do semestre letivo 2020.2, nos períodos estabelecidos no Calendário Universitário. A Portaria nº 103/2019 define que a partir de 2020.1 o aproveitamento deverá ser requerido até o semestre seguinte ao do seu ingresso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD – fone: (85) 3366 9036.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14136-aproveitamento-de-estudos-na-graduacao-podera-ser-requerido-por-estudantes-a-partir-desta-segunda-feira-6