CineFilos: um convite ao diálogo a partir dos filmes

O projeto de extensão CineFilos surgiu no ano de 2007 no Curso de Psicologia da UFC- Campus Sobral com a proposta de aproximar a Universidade às comunidades de Sobral, sobretudo as mais carentes, além de propiciar espaços de diálogo e reflexão nestes territórios de acordo com suas demandas. Partindo disso, o CineFilos conta com a
exibição de curtas ou longas metragens como disparadores de discussões possibilitando deste modo que os participantes possam expor, questionar-se e posicionar-se frente à sua realidade.

Contudo, as medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social, necessárias ao combate contra o covid-19, fizeram com que o CineFilos precisasse se transformar, transpondo-se para o modelo remoto. Atualmente, as atividades realizadas pelo projeto são abertas ao público em geral. Todos os cine-debates são divulgados no
perfil do CineFilos no Instagram junto do link para a sala de reunião no Google Meet onde ocorrem, quinzenalmente, os nossos encontros. 

No semestre de 2020.2, foram usadas as seguintes produções: A Rainha de Katwe; Mãe só há uma; Soul; O auto da Boa Esperança; A mulher mais odiada dos Estados Unidos; O tigre branco; M-8 quando a morte socorre a vida, e, Loucura de amor. Em 2021.1, virão mais encontros.

Para ficar por dentro de tudo, basta seguir o perfil @extensaocinefilos no Instagram.

Fonte: coordpsicologia@sobral.ufc.br

Audiência Pública – Música na Escola

É com muita alegria que o Curso de Licenciatura em Música da UFC, Campus Sobral, através da ação do Laboratório de Estágio Supervisionado junto à Câmara Municipal de Pires Ferreira, convida a todo(a)s para participarem da Audiência Pública – Música na Escola, no intuito de possibilitar a reflexão sobre demandas, perspectivas e caminhos para a implementação do ensino de música na Educação Básica do Município de Pires Ferreira.
A sessão da audiência ocorrerá no dia 22 de Abril (quinta-feira), às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do projeto Música na Escola UFC.  

#ParaTodosVerem: Imagem com a bandeira da cidade de Pires Ferreira e alguns informativos sobre a live.
#ParaTodosVerem: Imagem com a descrição do cronograma.

Para conhecimento, segue abaixo o detalhamento previsto da programação da audiência:

18h Abertura da Audiência pela Presidente da Câmara Municipal de Pires Ferreira
18h10 Cerimonial de Abertura
18h15 Apresentação Artística
18h20 Fala do Prof. Marcus Medeiros, Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)
18h30 Apresentação da Pesquisa “Mapeamento sobre a Música no Currículo Escolar de Pires Ferreira-Ce”
19h Fala de representantes culturais do município de Pires Ferreira
19h10 Debate e Encaminhamentos
20h Encerramento

Participem!!!

Fonte: Prof. João Emanoel Ancelmo Benvenuto
E-mail: joaoemanoel@sobral.ufc.br

Divulgado o resultado da análise dos recursos das inscrições do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor do magistério superior, objeto do edital nº 98/2020, Setor de estudo: Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória

Divulgado o resultado da análise dos recursos das inscrições do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor do magistério superior, objeto do edital nº 98/2020, Setor de estudo: Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória.

O Conselho do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, em reunião realizada no dia 14 de abril de 2021, após análise dos recursos apresentados pelos candidatos abaixo relacionados, referentes às inscrições para o Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto-A, do Curso de Engenharia da Computação/UFC – Campus de Sobral, objeto do Edital Nº. 98/2020, RESOLVE:

CANDIDATO (A)RECURSOINSCRIÇÃO
01Carlos Alberto de Albuquerque SilvaAprovadoDeferida
02Narciso Moura Arruda JúniorAprovadoDeferida
03Paulo Henrique Muniz FerreiraAprovadoDeferida

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

20 anos do Curso de Medicina de Sobral da UFC | Visconde de Saboia o patrono do Curso de Medicina de Sobral da UFC

A escultura em bronze do Visconde de Saboia mantém viva a presença do médico de D. Pedro II. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a estátua do Visconde de Saboia em primeiro plano. Ao fundo a fachada principal do Curso de Medicina.

Em seus 20 anos de existência, o Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) mantém viva e presente a figura de um ilustre médico sobralense. Trata-se de Vicente Cândido Figueira de Saboia, ou em seu status nobiliárquico, o Visconde de Saboia. A memória da personalidade de destaque histórico nacional durante o segundo reinado brasileiro vem sendo cultuada, lembrada e homenageada desde os primeiros anos do Curso. O destaque que goza o Visconde de Saboia no Curso de Medicina de Sobral da UFC se deve, em especial, ao entusiasmo do médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho, Professor Doutor da IFES e o primeiro coordenador do Curso.

A presença do notável médico nascido em Sobral, no dia 13 de abril de 1835, está sublimada em uma suntuosa estátua de bronze que guarda, imponente, a entrada principal do bloco administrativo/didático da escola médica sobralense. A escultura subiu ao seu pedestal durante um fim de tarde do dia 7 de janeiro de 2007, conduzida pelas mãos firmes dos operários da empresa contratada para o trabalho e o apoio das mãos cuidadosas dos colaboradores do Curso, sob atenta orientação do Prof. Gerardo Cristino Filho.

#ParaTodosVerem: A imagem mostra operários reunidos em círculo, no meio deles encontra-se a escultura do Visconde de Saboia no chão, antes de ser instalada no pedestal.

A altivez e a genialidade do Visconde de Saboia, personificadas na escultura, espalham-se e inspiram discentes e docentes. Desde fevereiro de 2007, a Cátedra Visconde de Saboia criada pelo Colegiado do Curso de Medicina/UFC – Campus de Sobral promove a produção e o compartilhamento de conhecimento na área da medicina. A distinção tem como objetivo principal a promoção de conferências, aulas, cursos, seminários e pesquisas relativas aos grandes temas que preocuparam o seu patrono, em especial as relacionadas ao ensino médico. Desse modo, a Cátedra Visconde de Saboia promove a visita de professores, pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, além da publicação de livros, revistas, periódicos, artigos científicos, entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, operários e colaboradores do Curso de Medicina da UFC levantam juntos a escultura do Visconde de Saboia para colocá-la no pedestal.

Desde a sua criação, a Cátedra Visconde de Saboia já foi conferida a ilustres professores, estudiosos, pesquisadores, bem como àqueles que contribuíram de forma significativa para prosperidade do Curso de Medicina de Sobral da UFC. Já foram homenageados com a distinção: Francisco José Lustosa da Costa (Escritor e Jornalista), Tarcísio Haroldo C. Pequeno (Professor da UFC), Padre Francisco Sadoc de Araújo (Religioso), Henry De Holanda Campos (Professor da UFC), José Ronaldo Mont’alverne (Professor da UFC), Paulo Ernani Gadelha Vieira (Professor ex-presidente da Fiocruz), Gerardo Cristino Filho (Professor UFC), Vicente de Paulo Teixeira Pinto (Professor da UFC), Mikkael Duarte dos Santos (Professor da UFC), Tasso Ribeiro Jereissati (Senador da República), Carlos Hilton Soares (Ex-Vice Prefeito de Sobral), entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, uma montagem com quatro fotos. A primeira mostra o político Tasso Jereissati entre dois representantes do Curso de Medicina recebendo a Cátedra Visconde de Saboia. Na segunda, o professor Vicente Pinto, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia do Professor Gerardo Cristino. Na terceira, professor Mikkael dos Santos, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia da Professora Lissiana Magna. A quarta foto mostra a mesa de abertura da Solenidade de Colação de Grau do Curso de Medicina, onde todos os professores estão usando beca.

No que tange ao seu corpo discente, além do interesse em conhecer a história e a obra do distinguido médico da Casa Imperial de Dom Pedro II, que recebeu o título de Visconde, o atual centro acadêmico empresta o nome do nobre médico sobralense, sendo o Centro Acadêmico Visconde de Saboia (CAVIS). A admiração e o respeito à memória do conceituado médico, que propôs importantes modificações na estrutura do ensino médico brasileiro realizado nas faculdades do país à época, como a permissão da diplomação das mulheres, materializam-se também nas placas de formatura do Curso. Este é o caso dos médicos formados em 15 de dezembro de 2017, que homenageiam o Visconde Saboia com o nome da turma, esta, a 15ª do Curso de Medicina de Sobral da UFC.

#ParaTodosVerem: Em primeiro plano, três representantes da 15ª turma, posam ao lado da escultura. As alunas apontam para a estátua, que se encontra entre as estudantes e na segunda posição da esquerda para direita. Ao fundo, a fachada principal do Curso de Medicina. No alto da foto, um texto que diz “T15 apresenta: “Turma Visconde de Saboia.”

Por fim, o legado histórico e cultural do virtuoso médico sobralense imortalizado em obra literária, através do livro: “Visconde de Saboia: A Filosofia como princípio e a Medicina como missão”, de autoria do Prof. Gerardo Cristino Filho (UFC-Sobral) e da Profª. Giovana Saboya Mont’Alverne (UVA), editado em 2011 pela Sobral Gráfica e Editora. A obra não circula apenas pela cidade de Sobral, mas em todo país, extasiando toda a comunidade acadêmica que tem acesso à leitura de tão singular volume histórico.

Livro sobre o Visconde de Saboia. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a capa do livro “Visconde de Saboia: a filosofia como principio e a Medicina como Missão”. Na capa, a foto de perfil do Dr. Visconde Saboia.

Então, não  trata-se apenas de uma escultura de bronze a guardar o átrio principal do Curso de Medicina de Sobral da UFC, mas da presença viva e longeva de um ilustre médico sobralense, da sua história de vida irretocável e da sua inestimável contribuição para o ensino médico nacional. Impávida, sob o causticante sol que incide sobre a cidade de Sobral, a luz refletida no bronze que modela o Visconde de Saboia se propaga pelos diversos ambientes do Curso de Medicina de Sobral. Cada brilho que invade as salas de aulas, os gabinetes de estudo, os laboratórios de ensino e pesquisa, são fragmentos da sabedoria do Visconde, em forma de luz,  a inspirar as novas gerações de médicos formados em Sobral em que prevaleça sempre uma formação humanista, crítica e reflexiva, pautada pelos princípios éticos de responsabilidade social. DADOS PESSOAIS –Vicente Cândido Figueira de Sabóia nasceu em 13 de abril de 1835, ou de 1836 (VICENTE, 2013) na cidade de Sobral, então província do Ceará, filho de Joaquina Figueira de Mello Sabóia e José Sabóia, tenente-coronel da Guarda Nacional. Era neto de Vicente Maria Carlos de Sabóia, farmacêutico, e de Alaria Clara da Conceição Sabóia. Foram seus irmãos Umbelina Francisca de Mello, José Carlos Figueira de Sabóia, Antonio Firmo Figueira de Sabóia, Francisco de Paula Figueira de Sabóia, Maria Clara Figueira de Sabóia, Joaquina Sabóia Bandeira de Mello, Cândida Sabóia F. de Medeiros, Anna Bemvinda, e Francisca Carolina Figueira de Sabóia. Esta última casou-se com Ernesto Deocleciano de Albuquerque, comerciante e político cearense.Casou-se, em junho de 1861, com Luiza Marcondes Jobim, filha de José Martins da Cruz Jobim, seu professor de medicina legal e toxicologia e então diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Teve três filhas e dois filhos: o primogênito, Edmundo Jobim Sabóia, que seguiu seus passos e se doutorou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1884, Eduardo Sabóia, engenheiro, Adélia Sabóia, Julieta e Maria Luiza Jobim de Sabóia. Recebeu o título de Oficial da Imperial Ordem da Rosa, de Membro do Imperial Conselho (1884) e a Comenda da Ordem de Cristo (1882). Por decreto de 6 de fevereiro de 1886, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de Barão de Sabóia, em agradecimento por ter cuidado de uma fratura no braço esquerdo da Imperatriz D. Cristina Maria, e em 11 de abril de 1888 este título foi elevado para Visconde de Sabóia. Faleceu no dia 18 de março de 1909, em sua residência na Avenida Koehler, n° 167, na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Em seu atestado de óbito, feito pelo médico e discípulo Joaquim Francisco Moreira, foi registrado como causa do óbito uma arteriosclerose cardio renal.

Saiba mais sobre o Visconde de Saboia no link abaixo

http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/sabvicfig.htm

Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de Medicina de Sobral da UFC)

Fonte: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2021/04/coordenadores-do-hospital-do-coracao.html

Homologação das Inscrições da Seleção Pública, Edital nº 11/2021, Setor de Estudos: Teoria Econômica

Após apreciação pelo Conselho do Campus, e em conformidade com a Resolução nº 29/2017 do CEPE, a Diretoria do Campus Sobral torna público o parecer emitido pela comissão preliminar que julgou a regularidade formal das inscrições para a Seleção Pública (setor de estudos Teoria Econômica), objeto do edital nº 11/2021.

Local e prova do Edital 165/2019 – Setor de Estudos: Matemática para Engenharia

Em reunião realizada em 30 de setembro de 2020, o Conselho da UFC – Campus Sobral, no que tange o Concurso Público objeto do Edital 165/2019 (Setor de Estudos: Matemática para Engenharia) homologou os nomes que integram a comissão julgadora e o cronograma de aplicação das provas. Os referidos documentos estão em anexo.

Local e prova

Posteriormente, também foi decidido pela Banca acima e pelo secretário do Concurso o local de realização das provas. Todas as etapas do certame serão realizadas no seguinte endereço:

Bloco I, Mucambinho, Campus Sobral
Rua Coronel Estanislau Frota, 563
CEP 62.010-560, Centro, Sobral, Ceará

Sendo que a prova escrita ocorrerá nas salas 07 e 08; a prova didática, na sala 07 e a entrega dos títulos, na coordenação do Curso.

Em caso de necessidade de interposição de recurso, consultar o edital supracitado e a legislação em vigor no site da Progep/UFC.

Anexos

Seleção para Professor Substituto do Curso de Música – Prática Instrumental Teclado

Selecao-para-professor-substituto-Teclado

Divulgamos o Edital de Seleção para professor Substituto do Curso de Música da UFC em Sobral para o setor de estudos Prática Instrumental Teclado. As inscrições ocorrerão entre os dias 25, 26, 27, 28 e 31 de agosto de 2020 via E-MAIL.

O processo seletivo ocorrerá presencialmente no Bloco Mucambinho do Campus de Sobral. Serão divulgados e obedecidos os protocolos sanitários juntamente com o calendário de provas.

Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, Ceará. CEP 62010-560. Bloco I – Mucambinho. Coordenação do Curso de Música UFC/Sobral (licenciatura).

A data das provas será divulgada no Site do Curso (www.musicasobral.ufc.br) após a validação das inscrições, a depender da disponibilidade da banca avaliadora.

Aos interessad(a)os,  favor ler atentamente os documentos abaixo:

Edital 51/2020 

Programa do setor de estudo

Sistemática da Prova Prático-Oral

Maiores informações: clique aqui.

Homologação de inscrições e horários das entrevistas para o Edital Simplificado de Bolsistas do (PIBIC) vinculado ao PesquisaMus 2020

Homologação de inscrições e horários das entrevistas para o Edital Simplificado de
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para projetos de Pesquisa vinculados ao PesquisaMus 2020.

A segunda etapa de seleção será o momento das entrevistas, as quais ocorrerão virtualmente através da ferramenta GoogleMeet, no dia 12 de agosto de 2020, conforme os horários especificado no pdf:

Fonte: marcotoledosax@hotmail.com

Servidores lotados na Santa Casa de Misericórdia realizam atividades de atendimento presencial a internos(as) e médicos(as) residentes

A chegada do coronavírus no país alterou a rotina de milhões de trabalhadores brasileiros. Com os servidores públicos não foi diferente. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde o dia 16 de março, conforme Provimento do Conselho Universitário (Consuni), as atividades acadêmicas presenciais da instituição foram suspensas até que se retorne à normalidade da rotina universitária. Até lá, foi estabelecida a possibilidade de adotar a modalidade de trabalho remoto, quando os servidores passam a executar suas funções (didáticas, administrativas e de gestão) através de meios eletrônicos e tecnologias institucionais, cumprindo, assim, as regras do isolamento social, prevenindo-se a propagação do novo coronavírus (SARS-Cov-2/COVID-19) na comunidade acadêmica.

Continuar lendo