Ministério da Educação divulga edital do SISU 2020; inscrições de candidatos ocorrem de 21 a 24 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, publicou, no Diário Oficial da União de terça-feira (3), o Edital nº 70, de 27 de novembro de 2019, que define datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2020.1 O período de inscrições dos candidatos foi definido para 21 a 24 de janeiro de 2020.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Já o período para que o candidato manifeste interesse em participar da lista de espera será de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas, em 110 cursos, para o SISU 2020, nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação lançará edital com os detalhes do processo seletivo na UFC, via SISU.

Informações sobre o assunto devem ser acompanhadas no site da UFC no SISU.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14041-mec-divulga-edital-do-sisu-2020-inscricoes-de-candidatos-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Atenção aos prazos para solicitação de trancamento e regime especial

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) alerta aos estudantes que se atentem aos prazos para a solicitação de trancamento total do semestre e de regime especial para o período de 2019.2. Os prazos terminam nesta sexta-feira (6).

O trancamento total é um processo que cancela a matrícula em todas as disciplinas feitas no atual semestre letivo, independente da disciplina ser semestral ou anual. O direito é oferecido aos alunos que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral ou obrigação de ordem militar. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos comprobatórios aceitos para cada situação e como proceder em cada uma delas.

Já o regime especial consiste na realização de atividades acadêmicas em regime domiciliar, como forma de compensação às faltas em caso da impossibilidade do aluno comparecer às aulas por motivos de saúde. O direito é garantido pela Lei nº 1.044/69. Os estudantes devem solicitar o Regime Especial junto a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) localizada junto ao Departamento Médico e Odontológico da UFC na Av. da Universidade, para avaliação pericial, portando atestado médico, bem como declaração emitida pela Coordenação do Curso informando que o aluno ainda não está reprovado por faltas.

A PROGRAD informa que de acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, o estudante que necessitar solicitar o trancamento total do semestre ou a entrada no regime especial deve encaminhar a solicitação em no máximo 15 dias após o início do fator de afastamento.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9528

Marcadores: COPIC • Regime Especial • Trancamento total

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/atencao-aos-prazos-para-solicitacao-de-trancamento-e-regime-especial/

Divulgada a Comissão Julgadora do concurso para Professor Adjunto de Métodos quantitativos de pesquisa em Saúde, edital nº 119/2019

O Conselho do Campus da UFC em Sobral aprovou na última sessão a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior no Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, Setor de Estudos: Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde, objeto do Edital nº 119/2019.

O certame é para ingresso na carreira, na Classe A, com denominação de Adjunto e no regime de 40h/DE.

Confira aqui a portaria de designação da Comissão Julgadora.

Fonte: Coordenação do Curso de Medicina (88.3695.4701)

Alunos de graduação da UFC já podem solicitar a ID Estudantil

Os 28.223 alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e, assim, habilitados a baixar a carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil.

A emissão poderá ser feita gratuitamente por meio de aplicativo de celular para os sistemas iOS e Andoid. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Com a ID, os estudantes poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. A carteirinha digital, no entanto, não é aceita na rede de transporte público.

COMO SOLICITAR  O estudante deve baixar o app ID Estudantil oficial nas lojas App Store ou Google Play. Já com o aplicativo instalado, é necessário realizar login no ID Estudantil utilizando suas informações de usuário e senha do gov.br. Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão “Crie sua conta”. Ao entrar com seu usuário e senha do gov.br, basta seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

O estudante que encontrar problemas durante a emissão de sua ID Estudantil pode utilizar o FAQ disponível no site.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020, com informações do Ministério da Educação.

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/alunos-de-graduacao-da-ufc-ja-podem-solicitar-a-id-estudantil/

Curso de Música de Sobral se destaca na internacionalização; assista à entrevista com Prof. Marco Toledo

No momento em que a internacionalização desponta como desafio para as universidades brasileiras, vem de um curso do Interior e da área artística um importante exemplo de inserção internacional da Universidade Federal do Ceará. O Curso de Música do Campus de Sobral tem se destacado com uma série de ações nessa área, ao lado de inúmeros grupos na UFC que enaltecem o nome da Instituição quando o assunto é internacionalização.


O Curso de Música de Sobral tem promovido vários intercâmbios artísticos e acadêmicos (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Um dos elementos impulsionadores do Curso de Música de Sobral é o Pesquisamus, grupo de pesquisa criado em 2011 que desenvolve estudos sobre música e processos educacionais e culturais. “Desde 2013, através das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), organizadas pelo Pesquisamus, temos estreitado laços com grupos e laboratórios nacionais e internacionais”, explica o Prof. Marco Toledo, do Curso de Música.

Atualmente, o Pesquisamus mantém relações com a Faculdade de Educação da Simon Fraser University (Canadá); a Faculdade de Música da Universidade Laval (Canadá); o Laboratório de Letras, Literatura e Artes da Universidade de Toulouse (França); a Faculdade de Educação de Genebra (Suíça) e os Programas de Pós-Graduação em Música das Universidades Federais da Bahia e do Paraná.

Outro fator que tem impulsionado a internacionalização é o projeto Estudo sobre as Práticas Musicais em Espaços não Institucionalizados no Canadá e no Brasil: Formação Humana e Desenvolvimento através da Educação Musical em Comunidades em Situação de Vulnerabilidade Social, aprovado pela CAPES para o período 2016-2020.

O projeto vem propiciando o intercâmbio de estudantes do Canadá e da UFC: cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e três estudantes de graduação do Campus de Sobral foram aprovados para intercâmbio em instituições canadenses. Além disso, seis doutorandos canadenses da Universidade Laval foram recebidos pela UFC.

“As pesquisas em cooperação internacional se ampliaram. Hoje, contamos com quatro projetos de pesquisa em andamento. Além do Canadá, também com a Suíça e a França. Nossos estudantes têm sido muito elogiados pelos parceiros estrangeiros, o que abre novas oportunidades de futuros intercâmbios. Nossos professores também têm sido convidados para realizar estágios de pós-doutoramento e atuar como professores visitantes nessas universidades parceiras”, explicou o Prof. Marco Toledo.

A UFCTV conversou com o Prof. Marco Toledo sobre internacionalização e sobre os desafios de cursos de humanidades para alcançar objetivos nessa área. Assista ao UFCTV Entrevista.

ARTE – A internacionalização tem se estabelecido não apenas em âmbito acadêmico, mas também no artístico. “Além de trazermos grupos estrangeiros, principalmente por ocasião do Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries), organizado pelo Curso de Música de Sobral, nossos grupos artísticos são constantemente convidados para se apresentar no exterior.

Na última quarta-feira (20), a Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral participou da quinta edição da Ópera Global da Ciência (assista no final do vídeo), organizada pela Noruega, em cooperação com mais 10 países. O tema deste ano foi a teoria da relatividade em homenagem ao centenário do eclipse de Sobral, que comprovou a teoria de Albert Einstein.

Em setembro, foi realizada uma turnê do trio Yaroslav Senyshyn Musical Group (YSMG) em Portugal e na França. O YSMG é formado por professores de Música de Sobral e por um doutorando da Universidade Laval.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13993-curso-de-musica-de-sobral-se-destaca-na-internacionalizacao-assista-a-entrevista-com-prof-marco-toledo

ENADE 2019: Questionário do Coordenador de Curso deve ser respondido até 6 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou o Questionário do Coordenador de Curso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nesta segunda-feira (25).O preenchimento deve ser realizado até dia 6 de dezembro.

O instrumento coleta informações que contribuem para a compreensão dos resultados das provas realizadas no último domingo (24). As respostas dos questionários serão analisadas em conjunto com outros dados considerados relevantes e apresentadas nos Relatórios Síntese de Área do ENADE, preservando o sigilo da identidade dos respondentes.

GABARITOS – Os gabaritos das questões objetivas (múltipla escolha) serão publicados nesta quarta-feira (27), no portal do INEP. Os Cadernos de Provas de cada graduação também ficarão acessíveis na mesma data. No caso das questões discursivas das provas de formação geral e componente específico, a previsão de divulgação é para o início de março de 2020.

AUSENTES – Os participantes com inscrição homologada que não compareceram ao exame nesse domingo devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição de ensino no período de 2 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020. Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao ENADE. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital.

Mais informações sobre o exame na Universidade Federal do Ceará, onde 27 cursos são avaliados este ano, podem ser obtidas no site Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020, com informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13988-enade-2019-questionario-do-coordenador-de-curso-estara-disponivel-ate-6-de-dezembro

Nota sobre editais de bolsas da PROGRAD

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará comunica que foi adiada a publicação dos editais de seleção para bolsas de Monitoria de Iniciação à Docência (PID), Apoio a Projetos de Graduação (PAIP) e Apoio à Gestão Acadêmica da PROGRAD, inicialmente prevista para ocorrer hoje (13).

Assim que a nova de data de divulgação for definida, a comunidade acadêmica será informada.

Fontes: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: (85) 3366 9496

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/nota-sobre-editais-de-bolsas-da-prograd/

Avaliação Institucional 2019.2 começa nesta segunda-feira (11); alunos e professores devem participar

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará inicia nesta segunda-feira (11) o período de Avaliação Institucional 2019.2, que segue até o dia 29 de novembro. A participação de professores e alunos das graduações presenciais da UFC é da maior importância. “Sem a participação da nossa comunidade não conseguimos enxergar todas as potencialidades e fragilidades existentes nos cursos”, destaca o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva.


A CPA destaca a importância da participação de professores e alunos na avaliação institucional (Imagem: CCSMI-UFC)

A avaliação é anônima e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Basta clicar no portal do docente (para professor) ou discente (para o aluno), clicar no menu “Ensino” e acessar a opção “Avaliação institucional”. Em caso de dúvidas, o interessado pode acessar os manuais para a participação no site da CPA.

Entre os pontos a serem avaliados dos cursos estão disciplinas, infraestruturas físicas, projetos pedagógicos, bibliotecas, laboratórios, coordenações de cursos, entre outros. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação e poderá  utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

“As avaliações internas dão o devido suporte para apontar fragilidades às avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Haja vista que os índices da nossa Instituição no MEC dependem das notas dessas avaliações externas”, acrescenta o Prof. Lassance.

SEMINÁRIO – Concluído o processo avaliativo, um seminário será realizado pela CPA para divulgação dos resultados, com a participação de docentes, discentes e grupos gestores, no qual ações serão propostas para a tomada de decisões. Os dados da avaliação também serão divulgados no portal da UFC, na página da CPA, nas coordenações de cursos, através dos quadros de avisos locais, e nas redes sociais. Além disso, a CPA informa  os participantes, individualmente, como eles podem ver os resultados.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva,  presidente da CPA/UFC – fone: (85) 3366 9421

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13919-avaliacao-institucional-2019-2-comeca-nesta-segunda-feira-11-alunos-e-professores-devem-participar

Mudança de curso: confira resultado final; cadastro dos aprovados será na quarta (13)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o resultado final da seleção para mudança de curso com ingresso no primeiro semestre de 2020. Os candidatos aprovados deverão fazer o cadastro de matrícula na próxima quarta-feira (13) portando o Requerimento de Matrícula impresso, preenchido e assinado.

O cadastro ocorrerá no horário de 9h às 12h, no Auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campus do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral).

A mudança para o novo curso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será realizada após a consolidação das notas referentes ao semestre 2019.2.

CLASSIFICÁVEIS – Caso restem vagas não ocupadas após o cadastro de matrícula dos aprovados, os candidatos seguintes (que aparecem como desclassificados por vaga no resultado final) serão convocados, na ordem de classificação. As vagas para possíveis classificáveis serão divulgadas no dia 21, e o contato com os candidatos será feito, individualmente e por telefone, a partir do dia 22.

O processo foi regido pelo Edital Nº 029/2019, que ofertou 246 vagas nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) – fone: (85) 3366 9528

Marcadores: COPIC • Matrícula • Mudança de Curso

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/mudanca-de-curso-confira-resultado-final-cadastro-dos-aprovados-sera-na-quarta-13/