Projeto do Campus de Sobral leva alegria a pacientes internados

No dia do médico, a gente apresenta uma iniciativa do Campus de Sobral da UFC. É o Projeto Riso, que reúne estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia e Odontologia. Após um período de pausa, por conta da pandemia, os alunos voltaram aos hospitais para levar alegria aos pequenos pacientes.

Ficha técnica
Produção: Celina Paiva
Reportagem e edição de texto: Lia Aderaldo
Imagens: Cedidas pelos entrevistados
Edição de imagens: Rafael Nascimento
Janela de Libras: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Link da publicação: https://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/16247-projeto-do-campus-de-sobral-leva-alegria-a-pacientes-internados

Segundo ajuste de matrícula em tempo real para veteranos ocorre nesta quinta (7)

O segundo ajuste de matrícula em tempo real 2021.2 para estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará ocorrerá nesta quinta-feira (7). O procedimento deverá ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Pró-Reitoria de Graduação reforça que a matrícula em tempo real é destinada apenas à inclusão de disciplinas. As solicitações não passarão por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não serão levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.

Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Deste modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo estudante que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br 

Link da Publicação: https://prograd.ufc.br/pt/segundo-ajuste-de-matricula-em-tempo-real-para-veteranos-ocorre-nesta-quinta-7/

Estudantes da UFC são selecionados para fase nacional de competição da Huawei; a final será em novembro

Três estudantes da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa nacional da sexta edição da Huawei ICT Competition Brasil, competição de intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de fornecer aos participantes uma plataforma de estudo e troca de ideias. A final ocorrerá de 10 a 12 de novembro, em São Paulo.

A equipe é formada pelos estudantes David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, da Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, da Engenharia de Computação do Campus de Sobral.

A Huawei ICT Competition Brasil promove intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (Imagem: Divulgação)

Os estudantes foram selecionados na fase preliminar, ocorrida em setembro, quando houve a escolha dos três participantes com as melhores notas para representar a Universidade na etapa nacional. Agora, eles irão competir com equipes de outras cinco instituições. Se vencerem, além de receberem a premiação, irão concorrer na fase regional da América Latina, prevista para 2022.

David Nascimento explica que a equipe irá concorrer na etapa nacional na categoria Nuvem, com avaliações teóricas e práticas sobre o desenvolvimento em nuvem. Os estudantes estão sendo acompanhados pelo Prof. Marciel Barros Pereira, do Campus da UFC em Crateús.

De acordo com o Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação da UFC em Sobral, desde o ano passado, UFC e Huawei são instituições parceiras no programa de treinamento ICT Academy em áreas como inteligência artificial, 5G e computação em nuvem.

As instituições também atuam juntas na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo laboratórios como o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site oficial da Huawei ICT Competition.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação em Sobral – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16194-estudantes-da-ufc-sao-selecionados-para-fase-nacional-de-competicao-da-huawei-a-final-sera-em-novembro

Alunos da UFC podem criar conta de e-mail @alu.ufc.br; veja tutorial

Os alunos da Universidade Federal do Ceará podem criar uma conta de e-mail com o domínio “@alu.ufc.br” ou mesmo sob o domínio específico de sua unidade acadêmica (quando disponível). O e-mail institucional funciona como um Gmail e oferece serviços como o Google Drive onde o estudante pode fazer o upload de arquivos com cota de armazenamento ilimitado.

Além disso, é possível criar documentos, planilhas e apresentações online, individuais ou compartilhadas. A plataforma G Suite disponibilizada pela UFC também oferta outros serviços como o Google Agenda, o Google Sala de Aula e várias outras ferramentas.

Para criar seu e-mail da Universidade é obrigatório estar cadastrado no Si3/SIGAA. Acesse o link, selecione “criar conta”, coloque seu CPF ou login do Si3/SIGAA e a senha do Si3/SIGAA e crie sua conta. Você receberá uma senha provisória, que deve ser alterada quando você acessar seu novo e-mail.

O Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC, gravou esse tutorial:

Link da Publicação: https://sisu.ufc.br/pt/alunos-da-ufc-podem-criar-conta-de-e-mail-alu-ufc-br-veja-tutorial/

Matrícula em tempo real para veteranos ocorre quinta (30) e sexta-feira (1º)

O ajuste de matrícula em tempo real 2021.2 para estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará ocorrerá quinta (30) e sexta (1º). O procedimento deverá ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Pró-Reitoria de Graduação reforça que a matrícula em tempo real é destinada apenas à inclusão de disciplinas. As solicitações não passarão por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não serão levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.

Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Deste modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo estudante que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.

CASAS DE CULTURA – Na matrícula em tempo real, as Casas de Cultura Estrangeira continuam ofertando disciplinas optativas livres a alunos dos cursos de graduação para o semestre 2021.2.  Há disciplinas ofertadas pelas seis unidades das Casas de Cultura (Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa), voltadas à comunicação e expressão oral, compreensão leitora, compreensão de tópicos gramaticais e estrutura e uso da língua.

Fontes: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br / Coordenação das Casas de Cultura Estrangeira – culturaestrangeira@ufc.br

Link da publicação: https://prograd.ufc.br/pt/matricula-em-tempo-real-para-veteranos-ocorre-quinta-30-e-sexta-feira-1o/

Informes sobre as colações de grau do semestre letivo 2021.1

Devido ao contexto de pandemia de covid-19, as colações de grau do semestre letivo 2021.1 na Universidade Federal do Ceará continuam a ocorrer como ato administrativo e sob demanda. Atualmente, as colações de grau regulares ocorrem uma vez por semana, às quintas-feiras.

#ParaTodosVerem: na imagem mostra um desenho de um rapaz segurando um capelo na tela de um notebook.

É importante ressaltar que a Pró-Reitoria de Graduação está incluindo o máximo de concludentes possível em cada colação regular. Contudo, há um limite de solicitações que os setores responsáveis conseguem atender semanalmente.

Em virtude do grande volume de processos enviados à PROGRAD pelos mais diversos cursos da UFC, o atendimento está sendo feito por ordem de entrada dos processos, com prioridade aos casos considerados urgentes no termos do art. 2º da Resolução Nº 04/CEPE, de 14 de julho 2019.

É necessário enfatizar que, além da documentação básica para a colação de grau enviada à coordenação de curso, é de extrema importância que os dados cadastrais no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) estejam corretos e completos, incluindo o endereço de e-mail. É por meio do endereço de e-mail registrado no SIGAA que a PROGRAD convoca, até o fim do dia anterior, os alunos para as colações de grau virtuais.

URGÊNCIAS – São considerados urgentes nos termos do art. 2º da Resolução Nº 04/CEPE, de 14 de julho de 2019, e portanto aptos à outorga de grau extemporânea, somente os alunos que se enquadrarem em um dos seguintes casos:

I – aprovação em concurso público ou em seleção pública cujo cargo exija o nível de graduação;

II – aprovação em processo seletivo para ingresso em programa de pós-graduação stricto sensu;

III – transferência de ofício de servidor público federal civil ou militar;

IV – aprovação em concurso público ou em seleção pública em cuja prova de títulos a graduação seja considerada como pontuação;

V – término da vigência de bolsa vinculada ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G); e

VI – iminência de expiração de visto de aluno estrangeiro […];

SELECIONADOS NO SISU 2021 – Alunos concludentes que foram aprovados em um segundo curso na Universidade Federal do Ceará por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) não precisam se preocupar. A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) está ciente desses casos e tomará as providências cabíveis para que os estudantes nessa condição não sejam prejudicados devido ao duplo vínculo.

Fonte: Gabinete da PROGRAD – gabinete@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://prograd.ufc.br/pt/informes-sobre-as-colacoes-de-grau-do-semestre-letivo-2021-1/

Recepção dos calouros 2021.2

É com muita alegria que damos boas-vindas aos Calouros 2021.2! 

Gostaríamos de parabenizá-los  por essa conquista tão importante, ingressar em uma das melhores Universidades do país, que é a UFC. Agora começa uma nova fase na vida de vocês, aproveitem!

CRONOGRAMA DA RECEPÇÃO AOS ALUNOS INGRESSOS 2021.2

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
DIA: 29/09
PARTICIPAÇÃO: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
HORÁRIOS: Manhã e Noite
TRANSMISSÃO: Youtube
CANAL: Pós-PsicologiaS – UFC

  • MANHÃ

    Horário: 09:00 horas às 11:30 horas
    Cursos: Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação
    Link: youtu.be/2VKIm6G9Jes

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao

Abertura do Processo Seletivo para benefícios da Assistência Estudantil 2021.2 (Edital 07/2021/PRAE/UFC)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará torna público o edital do Processo Seletivo Unificado – PSU 2021.2,  para os seguintes benefícios: 

  • Ação de Inclusão Digital – Campus Fortaleza, e dos Campi do interior:  Crateús,  Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral
  • Auxílio Alimentação Emergencial – Campus Fortaleza, e dos Campi do interior: Crateús,  Itapajé, Quixadá e Sobral
  • Auxílio Creche – Campus Fortaleza, e dos Campi do interior:Crateús,  Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral
  • Auxílio Moradia – Campus Fortaleza, e dos Campi do interior: Crateús, Quixadá, Russas e Sobral
  • Auxílio Emergencial  – Campus Fortaleza, e dos Campi do interior:Crateús,  Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral
  • Residência Universitária –  Campus Fortaleza.

01.  A regulamentação geral e descrição da documentação necessária para inscrição está no Edital.

02.  Calendário e período de inscrição estão descritos no Cronograma.

03. Os critérios e requisitos de cada benefício são descritos nos anexos.

04. Para compreender melhor o procedimento de inscrição, consulte o Anexo VIII.

05. Apresentamos abaixo modelos de declaração a serem seguidos.

06. Solicitamos que não seja utilizado formulário socioecônomico referente a processos seletivos anteriores.

07. Este Edital é destinado a solicitação de novos benefícios, não se aplica para renovação de benefícios já em uso.

Atenção ao preencher os documentos! Assinatura digital não é o mesmo que digitar no documento o nome da pessoa, MESMO QUE SE USE LETRA CURSIVA. Deve ser criado documento com a assinatura real do declarante, igual ao documento de identidade.

Dúvidas sobre quaisquer documentos poderão ser sanadas por meio dos plantões de atendimento online (a serem realizadas do dia 27/09 a  08/10, no horário de 9h à 11h, 14h30 as 16h30) via Google Meet – Link da videochamada: https://meet.google.com/jxy-moue-ptq.

Confira na Integra o Edital e demais documentos:

Edital

Edital PSU 07/2021/PRAE/UFC , de 16 de setembro de 2021 – Atualizado!

Anexos

Anexo I- Cronograma

Anexo II – Ação de inclusão digital

Anexo III -Auxílio alimentação emergencial

Anexo IV – Auxílio creche

Anexo V – Auxilio emergencial

Anexo VI – Auxilio moradia

Anexo VII – Residência Universitária

Anexo VIII- Orientações para inscrição

Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário socioeconômico:

Formulario socioeconomico-psu-2021.2/ atualizado! – Item obrigatório para inscrição

Declarações

  1. declaracao-01: Declaração única de ocupação e renda – Item obrigatório para inscrição
  2. declaracao-02:Declaração de bolsa do ensino médio
  3. declaracao-03:Declaração de ausência de carteira de trabalho
  4. declaracao-04: Declaração de independência financeira assinada por pai ou mãe ou responsáveis
  5. declaracao-05:Declaração de independência financeira assinada pelo estudante
  6. declaracao-06:Declaração de moradia sem comprovação de titularidade
  7. declaracao-07:Declaração de pagamento de aluguel/pensionato/republica assinada pelo proprietário do imóvel
  8. declaracao-08:Declaração de despesas com moradia
  9. declaracao-09: Declaração de moradia cedida
  10. declaracao-10: Declaração de moradia compartilhada com parentes ou amigos
  11. declaracao-11: Declaração de moradia em assentamento rural
  12. declaracao-12: Declaração de pertencimento étnico para estudantes quilombolas ou indígenas
  13. declaracao-13: Declaração de cidade – uso do chip
  14. declaracao-14: Declaração  de coabitacao-estudante
  15. declaracao-15-Declaração-negativa-bolsa-estagio-estudante
  16. declaração: 16-Declaração de beneficiário do auxílio moradia com bolsa remunerada

Confirmação de matrícula de ingressantes no segundo semestre será em 20 e 21 de setembro

A matrícula na Universidade Federal do Ceará é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias: solicitação de matrícula e confirmação de matrícula.

Para os ingressantes no semestre letivo 2021.2, a confirmação de matrícula ocorrerá no período de 20 a 21 de setembro e será realizada exclusivamente pela Internet.

Quem deve fazer a confirmação de matrícula

Estudantes aprovados na Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera do SISU 1º/2021 e SISU 2º/2021, além de selecionados em 1ª, 2ª e 3ª Convocações de Suplentes do SISU 1º/2021 que solicitaram/ativaram matrícula, tiveram documentação deferida e serão ingressantes em 2021.2.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (Cotas L9, L10, L13 e L14) que ainda não foram convocados para entrevista com comissão multiprofissional também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas (Cotas L2, L6, L10 e L14) também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula, mesmo que não tenham sido convocados a procedimento de heteroidentificação.

Maiores Informações: https://sisu.ufc.br/pt/confirmacao-de-matricula-de-ingressantes-no-segundo-semestre-sera-em-20-e-21-de-setembro/

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa