Avaliação Institucional de 2022.1 começa dia 23; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

 

Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-de-2022-1-comeca-quinta-feira-23-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao