UFC alcança, pela primeira vez, nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC; resultados foram divulgados pelo INEP

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou uma marca até então inédita: a avaliação nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, em uma live realizada na terça-feira (2). Com o resultado, a UFC integra um grupo de apenas 54 instituições de educação superior (IES) que detêm nota 5 no IGC, correspondendo a somente 2,7% do universo de faculdades e universidades que passaram pela avaliação.

Além do IGC, foram apresentados os resultados de avaliação de outros dois índices importantes para a qualidade do ensino superior, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Todos são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2022.

A entidade avaliou 1.998 IES públicas e privadas. O cálculo do IGC corresponde às médias ponderadas das notas do CPC atingidas por cada curso de graduação da instituição e dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), levando em consideração o número de matrículas. Os resultados variam de 1 a 5, e o conceito 5 indica a excelência da IES.

Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho enquadrado nas faixas 4 e 5 do indicador. Ainda 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1 respectivamente. Mais uma vez as instituições federais de ensino superior foram destaque, segundo o INEP. Um quantitativo de 85% das avaliadas obteve IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador.

Na presente avaliação, além da UFC, outras 12 instituições de ensino superior alcançaram o IGC 5 pela primeira vez: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Faculdade Cesgranrio, Faculdades Pedro Leopoldo (FPL) e Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP).

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero, a conquista veio após uma série histórica de notas obtidas desde 2007. Ele afirma que o desempenho superior foi fruto de um planejamento mais articulado entre as coordenações de curso, as unidades acadêmicas e as pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação. Assim, potencializamos o ensino, a pesquisa e a extensão, resultando na melhoria das avaliações no ENADE, bem como na percepção dos estudantes sobre a construção de seus processos formativos. Esse resultado só foi possível pelo engajamento de todos os estudantes, professores e técnicoadministrativos da UFC, que fazem em seu dia a dia uma Universidade que permite a transformação social e o desenvolvimento humano e econômico”, reconheceu.

“Estamos felizes e orgulhosos dos nossos cursos de graduação e de pós-graduação e permanecemos empenhados para melhorar mais ainda os nossos indicadores de qualidade. As universidades federais estão na liderança da educação superior brasileira, e a UFC faz parte dessa história”, sintetizou o reitor Custódio Almeida, sobre a conquista da nota máxima na avaliação pela Universidade.

Os indicadores do INEP podem ser acessados na íntegra aqui.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/noticias-da-reitoria/18704-ufc-alcanca-pela-primeira-vez-nota-maxima-no-indice-geral-de-cursos-do-mec-resultados-foram-divulgados-pelo-inep-ontem-2