No intuito de promover um intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações, dezenas de laureados do Nobel se reúnem anualmente com centenas de jovens cientistas do mundo inteiro na cidade de Lindau, Alemanha.
Em 2023 o tema do encontro será focado no Prêmio Nobel de Medicina e um dos jovens cientistas selecionados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para participar foi o Francisco Isaac Fernandes Gomes, egresso do curso de odontologia do Campus da UFC em Sobral.
A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final da Seleção Pública para Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 17/2023, setor de estudos: Fisiologia/Farmacologia.
O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará definiu os dias 25 e 26 de abril como as datas para realização da consulta à comunidade universitária tendo em vista a elaboração da lista tríplice para reitor e vice-reitor da UFC. A decisão foi acordada em Resolução relatada pelo conselheiro Paulo Matos, votada e aprovada na manhã desta quarta-feira (22), em reunião virtual.
De acordo com o texto aprovado, a votação será eletrônica e remota, em sistema fornecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e será realizada entre 8h e 21h dos dois dias de votação, para garantir a maior presença possível da comunidade universitária. A categoria de professores terá peso de 70% na apuração dos votos, ao passo que as de servidores técnico-administrativos e estudantes terão 15%, cada.
Conforme a Resolução nº 08/CONSUNI, a inscrição das chapas será realizada no dia 3 de abril. Nos dias 25 e 26 ocorrerá a consulta e, no dia 28 de abril, o CONSUNI volta a se reunir, desta vez de forma presencial, para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação.
COMISSÃO ELEITORAL – A consulta será coordenada por uma Comissão Eleitoral (CE), composta por seis integrantes, três deles indicados pelo próprio CONSUNI: o presidente, de livre nomeação, e dois integrantes do Conselho. Na reunião desta quarta-feira (22), ficou definida a indicação do Prof. Roberto Sérgio Nascimento, também auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará como presidente da Comissão. Os conselheiros indicados pelo CONSUNI foram os professores Júlio Barros e Márcio Veras.
De acordo com o presidente do CONSUNI, reitor Cândido Albuquerque, a minuta com a Resolução foi apresentada previamente aos dois pré-candidatos já anunciados publicamente – a Profª Elizabeth Daher e o Prof. Custódio Almeida – para que eles pudessem tecer críticas e apresentar sugestões. As duas indicações do CONSUNI também nasceram das chapas: Prof. Márcio, pela chapa da Profª Elizabeth; e Prof. Júlio, pela chapa do Prof. Custódio, de modo a garantir o equilíbrio na disputa.
As outras três vagas da CE serão ocupadas por um representante dos docentes, indicado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC); um representante dos servidores técnico-administrativos, indicado pelo Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e um representante dos estudantes, este último indicado pelo reitor.
A Comissão Eleitoral contará com até três assessores especiais. Ela também nomeará um representante e um suplente nos campi do Benfica, Pici, Porangabuçu, Quixadá, Sobral, Itapajé, Russas e Crateús para supervisionar e executar suas deliberações. O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) ficará sob a representação do Campus do Pici.
A VOTAÇÃO – A aprovação da Resolução foi dividida em três votações. Na primeira, os conselheiros aprovaram por maioria, com uma abstenção, o texto-base da resolução. Na segunda votação, por unanimidade, os conselheiros presentes fizeram alterações nos artigos 11 e 12 da minuta para incluir a votação em dois dias, bem como o horário. Por fim, também por unanimidade, foram escolhidos os integrantes da Comissão Eleitoral.
Fonte: Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC – fone: (85) 3366 7340 / e-mail: sods@ufc.br
Em conformidade com a Resolução nº 29/2017 do CEPE, a Diretoria do Campus Sobral torna público o parecer emitido pela comissão preliminar que julgou a regularidade formal das inscrições para a Seleção Pública (setor de estudos Teoria Econômica), objeto do edital nº 17/2023.
O segundo Ajuste de Matrícula em Tempo Real 2023.1 para estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará ocorrerá nesta quarta-feira (22). O ajuste deve ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
A Pró-Reitoria de Graduação reforça que esse procedimento é destinado apenas para a inclusão de disciplinas para o semestre. Além disso, no Ajuste em Tempo Real, as solicitações de matrícula não passam por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não são levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.
Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Desse modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo aluno que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.
Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula – fone: 85 3366 9528 / e-mail: dsm@prograd.ufc.br
A Coordenação do Curso de Eng. Elétrica – UFC – Campus Sobral torna público o resultado da análise das inscrições para a Seleção Pública objeto do edital 17/2023, setor de estudos: Eletrônica de potência, Circuitos Elétricos e Conversão Eletromecânica de Energia.
A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior, objeto do edital nº 17/2023, setor de estudos: Fisiologia/Farmacologia.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (1º), em Brasília, a lista dos cursos de graduação que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na edição de 2023. A avaliação se refere ao Ano I do Ciclo Avaliativo.
Na Universidade Federal do Ceará, pelo menos 25 cursos devem participar desta edição do Exame. A relação definitiva será conhecida após a publicação das diretrizes de prova pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As diretrizes são documentos que possibilitam às instituições de educação superior conferir o correto enquadramento de seus cursos no Enade.
As inscrições no Enade 2023 começarão no dia 27 de junho e terminarão em 31 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.
ENADE – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas. Ingressantes, porém, são dispensados de fazer a prova.
O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Engenharia de Computação Engenharia Elétrica Medicina Odontologia
Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br (Com informações da Agência Brasil)
As colações de grau na Universidade Federal do Ceará seguem ocorrendo como ato administrativo, sob demanda e de forma virtual. Assim, não há prazo máximo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação para que os alunos solicitem a outorga, tampouco para que as coordenações de curso façam o envio dos respectivos processos. Desse modo, ao integralizar a carga horária obrigatória prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o aluno poderá encaminhar requerimento de outorga de grau à coordenação, com a devida documentação anexada.
As colações de grau regulares ocorrerão duas vezes por mês: nos dias 21 e 23 de março e 25 e 27 de abril. Participarão destas datas os estudantes cujas solicitações sejam enviadas à PROGRAD pelas coordenações de curso, respectivamente, até os dias 10 de março e 14 de abril, desde que não haja pendências na documentação e na situação perante o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
As convocações para as colações de grau virtuais serão realizadas até a véspera, pelo e-mail cadastrado no Portal do Discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Portanto, é imprescindível que o e-mail esteja correto e atualizado. O estudante deve conferi-lo em “Meus Dados Pessoais”, ao lado da foto do perfil.
A assinatura da lista de colação de grau virtual é realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada concludente tem o acesso liberado exclusivamente para este fim.
URGÊNCIAS – Em casos urgentes aptos à colação de grau extemporânea, a previsão é de que todo o processo seja finalizado em até 24 horas após o envio da documentação à PROGRAD pela coordenação de curso. A outorga, porém, ocorre somente após a assinatura dos documentos da colação de grau pelo Reitor.
São considerados urgentes nos termos do Artigo 2º da Resolução Nº 04/CEPE, de 14 de julho 2019, e portanto aptos à outorga de grau extemporânea, somente os alunos que se enquadrarem em um dos seguintes casos:
I – aprovação em concurso público ou em seleção pública cujo cargo exija o nível de graduação;
II – aprovação em processo seletivo para ingresso em programa de pós-graduação stricto sensu;
III – transferência de ofício de servidor público federal civil ou militar;
IV – aprovação em concurso público ou em seleção pública em cuja prova de títulos a graduação seja considerada como pontuação;
V – término da vigência de bolsa vinculada ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G); e
VI – iminência de expiração de visto de aluno estrangeiro […];
É necessário enfatizar aos concludentes que, além da documentação para a colação de grau que deve ser enviada à coordenação de curso, é de extrema importância que os dados cadastrais no SIGAA estejam corretos e completos, incluindo o endereço de e-mail. É por meio do endereço de e-mail registrado no SIGAA que a PROGRAD convoca os alunos para as colações de grau virtuais.
DIPLOMAS– Após a colação de grau virtual, o diploma digital do concludente será registrado, gerado e assinado pelo chefe da Seção de Diplomas da PROGRAD, pelo(a) Diretor(a) da Unidade Acadêmica e pelo Reitor. Somente após finalização do processo de assinatura por todos estes gestores, a funcionalidade para emissão do diploma digital ficará disponível para o aluno no Portal do Discente no SIGAA.
A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), está com inscrições abertas até o dia 27 de março para seleção de projetos no âmbito do Programa Empreende UFC. O programa, voltado ao estímulo do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, envolve estudantes de graduação, pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.
Podem ser apresentados projetos de empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas. O Empreende UFC prevê a concessão de 90 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) para estudantes de graduação.
Como detalha o Edital PROINTER PIBI nº 07/2023, duas categorias de projetos podem ser apoiadas pelo programa Empreende UFC 2023: Categoria 1, tendo como líder um estudante de graduação; e Categoria 2, com o líder podendo ser um estudante de pós-graduação ou servidor/pesquisador (docente ou técnico-administrativo) da UFC. O edital esclarece que os líderes dos projetos da Categoria 1 deverão, obrigatoriamente, ser bolsistas do Programa e os projetos da Categoria 2 deverão ter pelo menos um estudante de graduação apto a receber a bolsa.
Cada projeto deve ser apresentado por equipes multidisciplinares formadas por até seis membros, contendo estudantes e, pelo menos, um servidor docente ou técnico-administrativo atuando como orientador. No total está prevista a concessão de 90 bolsas para alunos de graduação de qualquer curso da UFC, e uma novidade na edição 2023 é que foi instituída a reserva de até 30 bolsas para projetos de negócios de impacto socioambiental. Os projetos apoiados pelo programa serão realizados de abril a dezembro de 2023, com duração máxima de nove meses.
A PROINTER realizou uma live no canal UFCTV, no YouTube, para explicar detalhes do programa.
INSCRIÇÕES E BENEFÍCIOS – O Edital PROINTER PIBI nº 07/2023 (nos formatos simples e completo), fichas de inscrições e todas as orientações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da PROINTER. Os projetos devem ser inscritos pelo líder de cada categoria mencionada.
Além das bolsas para os estudantes de graduação, o Programa Empreende UFC apresenta mais benefícios às equipes participantes, como a capacitação das equipes selecionadas quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras, debates com empreendedores & investidores de risco, mentorias, validações e simulações de pitches de negócios.
Também são benefícios do programa a conexão dos participantes com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional; e a disponibilização de ambientes criativos da UFC organizados no formato de coworking às equipes dos projetos selecionados.
ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS – O coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, comenta que “a Universidade Federal do Ceará tem dedicado esforços e executado estratégias para fortalecer o empreendedorismo no âmbito acadêmico, tendo sido reconhecida nos últimos anos nacionalmente no Ranking de Universidades Empreendedoras e no Startup Awards 2021, e localmente, na premiação Ceará Awards 2022”.
Ele cita, dentre as estratégias, o Programa Empreende UFC de 2023 que “vem para fortalecer o estímulo ao empreendedorismo inovador tanto entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, como também dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, aliando teoria e prática de forma multidisciplinar e integrada às demandas da sociedade”.
Para o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, “o mundo do trabalho e as organizações públicas e privadas têm demandado, cada vez mais, profissionais com competências empreendedoras e inovadoras. Nesse sentido, essas áreas têm que ser parte hoje do pensamento dos universitários, independente do curso de formação. Ainda, enquanto servidores da Universidade, mesmo já tendo várias oportunidades para sermos pesquisadores e extensionistas, também podemos considerar o empreendedorismo e a inovação como alternativas complementares de desenvolvimento de carreira e de contribuição para a sociedade“.
Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – telefone/WhatsApp: (85) 98824 6068 / e-mail: empreendedorismo@ufc.br