Professora do Curso de Música do Campus de Sobral é convidada para liderar equipe de projeto internacional de pesquisa

A Profa. Adeline Stervinou, do Curso de Música-Licenciatura da UFC Campus de Sobral foi convidada para participar como pesquisadora colaboradora do projeto Analysis, Creation, and Teaching of Ochestration (ACTOR – Análise, Criação e Ensino da Orquestração).

Este projeto consiste em estimular o interesse pelo timbre e pela orquestração apontando sua utilidade musical dentro da academia, da prática musical e para o público em geral, envolvendo artistas, estudiosos de humanidades e cientistas de renome mundial. Esta parceria conecta práticas de orquestração e pedagogia, e incentiva o desenvolvimento de novas ferramentas digitais para estimular a criatividade no aprendizado, criação e estudo da orquestração em situação de concerto, música popular, filmes e videogames. Além disso, procura educar os ouvintes mais jovens sobre a maravilha e a complexidade da música. O projeto ACTOR reúne atualmente 184 membros, cujo 84 estudantes e 100 pesquisadores de renome oriundos da América do Norte e na Europa. A Profa. Adeline Stervinou será a primeira pesquisadora da América do Sul a participar deste grande projeto.

Atualmente Adeline Stervinou é pesquisadora visitante na Universidade de Montréal (Canadá), onde desenvolve pesquisas junto ao Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som – BRAMS (International Laboratory for Brain, Music and Sound Research) que é um centro unicamente dedicado à investigação de excelência em estudos da música e da cognição auditiva, com enfoque nas neurociências. As pesquisas desenvolvidas pela profa. Adeline a vários anos no Brasil e recentemente no BRAMS sobre a comunicação e a regência orquestral interessaram aos diretores do projeto ACTOR, concretizando um convite formal. Atualmente, a profa. Adeline está liderando um projeto de pesquisa junto ao ACTOR intitulado “Estudo dos processos de criação sonora e das estratégias comunicativas na regência orquestral”, onde trabalha em conjunto com os professores Caroline Traube e Jean-François Rivest, ambos da Faculdade de Música da Universidade de Montreal.

Fonte: adeline@sobral.ufc.br