Campus de Sobral terá mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou, após a sua 182ª reunião, o mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral.

O curso será o primeiro mestrado profissional do Campus da UFC em Sobral e contará com duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas; e Educação e Políticas Públicas. Tem como objetivo geral formar profissionais em Psicologia e áreas afins para a investigação e a formulação de práticas profissionais, institucionais e políticas públicas situadas na intersecção entre Psicologia, Educação e Saúde. 

O corpo docente do mestrado será composto por professores do Curso de Psicologia do Campus de Sobral, do Departamento de Psicologia da UFC, em Fortaleza, e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A seleção para a primeira turma ocorrerá em 2019.

Segundo o Prof. Pablo Pinheiro, coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, o novo programa de pós-graduação “tem enorme potencial para trazer repercussões importantes para as políticas públicas em nível local e regional, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e produtos. O corpo docente recebeu a notícia com muita alegria. Estamos prontos para enfrentar os desafios que a criação e o desenvolvimento de uma pós-graduação impõem”, afirmou.

LINHAS DE PESQUISA – Conforme o projeto do curso, a linha de pesquisa em Clínica, Saúde e Políticas Públicas busca investigar o sofrimento psíquico que se manifesta na infância, no trabalho, no consumo de substâncias, no corpo, na institucionalização da loucura, na medicalização da vida e no cuidado familiar de doenças crônicas, de modo a preparar os profissionais de psicologia e áreas correlatas para intervir criticamente no campo das políticas públicas em saúde.

Já a linha de pesquisa em Educação e Políticas Públicas investiga os processos educacionais e sociais referentes às questões dos direitos humanos, da infância e juventude, das desigualdades e das práticas culturais, visando à capacitação profissional e à inovação diante das diversas demandas sociais nas políticas públicas.

Fonte: Prof. Pablo Pinheiro, coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – e-mail: psi.polpublicas@sobral.ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12405-campus-de-sobral-tera-mestrado-profissional-em-psicologia-e-politicas-publicas