Médicos Residentes da UFC Sobral/Santa Casa de Misericórdia de Sobral obtém excelentes resultados na seleção unificada de residências médicas de subespecialidades do Estado do Ceará

Os Residentes matriculados nos Programas de Residência Médica ofertados pela Universidade Federal do Ceará/Campus de Sobral, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), obtiveram excelentes resultados na seleção unificada de residências médicas em subespecialidades do Estado do Ceará, 2021. Destaque para a aprovação das médicas: Drª Ize Melo Amaral e Drª Hellen Cristina Lopes Sales Rocha, que obtiveram a primeira colocação em suas áreas de formação específica.

No processo seletivo 2021 foram aprovados:

• Ize Melo Amaral (1º lugar)
    Subespecialidade: Cardiologia Pediátrica (Hospital de Messejana – HM)
  • Hellen Cristina Lopes Sales Rocha (1º lugar)
    Subespecialidade: em Geriatria (Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC)
  • Osvaldo Pimentel de Oliveira Neto
    Subespecialidade em Reumatologia (Hospital Universitário Walter Cantídio- HUWC)
  • Aldenir Rocha de Oliveira Filho
    Subespecialidade em Medicina Intensiva (Hospital Regional Norte de Sobral – HRN)
  • Carlos Eduardo Rodrigues Amorim
  • Jamille Souza Vasconcelos
    Subespecialidade em Medicina Intensiva (Hospital Geral de Fortaleza – HGF)
  • Luzia Layla Rodrigues Carneiro
    Subespecialidade em Medicina Intensiva (Hospital Geral de Fortaleza – HGF)

História

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, fundada em 1925 pelo Bispo Dom José Tupinambá da Frota, passou a receber os seus primeiros médicos residentes nos serviços de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria em fevereiro de 2004. O início das atividades dos Programas de Residência Médica alcançava o objetivo traçado pelos gestores do Curso de Medicina da UFC em Sobral: Prof. Dr. Henry de Holanda Campos, Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho e Prof. Dr. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, que, atuando de forma decisiva e obstinada, estiveram à frente de todo o processo da implantação dos três programas que abriram o caminho para os demais.

Os Professores Renaud Aguiar e Henrique Linhares, no livro Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto Hospitalar da SCMS, que celebrou os dez anos do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, destacaram que “os primeiros programas de Residência Médica foram credenciados no ano de 2003, para o início das atividades em fevereiro de 2004. Nesse ano foram ofertadas seis vagas distribuídas de forma igual entre os programas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria. No ano de 2005, foi implantado o Programa de Ginecologia e Obstetrícia”.

Expansão

A partir de 2011, o processo de expansão da pós-graduação Lato Sensu UFC/SCMS, ampliou-se com o credenciamento da Residência Médica em Anestesiologia, matriciada pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Em 2012, os Programas de Neonatologia e Traumato-Ortopedia tiveram início. Já em 2014, ocorreu o credenciamento do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva.

Em 2019, o Hospital do Coração Padre José Linhares Ponte, que faz parte do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, recebeu o primeiro médico residente para o Programa de Residência Médica em Cardiologia. De acordo com o quadro abaixo, são ofertadas atualmente 35 vagas para a formação de médicos residentes em nove Programas de Residência Médica, da UFC/SCMS, distribuídas em nove especialidades.

O bom resultado obtido pelos médicos residentes da UFC/Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) na seleção de subespecialidades é a prova inconteste das boas práticas formativas que vêm sendo realizadas na unidade hospitalar sobralense, credenciada como Hospital de Ensino desde 2007 pela Portaria Interministerial Nº 2.576 de 10 de outubro de 2007. Para o Diretor do DEPE, Prof. Dr. Vicente Pinto, este é o resultado da força da parceria entre a UFC e a Santa Casa de Sobral, firmada há 20 anos.

Referência: AGUIAR, Renaud Ponte; LINHARES, José Henrique. O ensino na Santa Casa de Misericórdia de Sobral à luz da legislação vigente. In: NOGUEIRA, Denise Lima et al. (org.). Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto Hospitalar. Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2018. p. 67-92.

Fonte: pintovicente@gmail.com