Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Veja como solicitar atendimento especializado e por nome social no Enade 2021

Estudantes concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social de 30 de agosto a 3 de setembro.

O aluno em alguma dessas situações deve fazer a solicitação via sistema Enade, com a apresentação da documentação comprobatória exigida pelo Edital Nº 36/2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira,
dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia, além de gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.

atendimento pelo nome social deve ser solicitado pela pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em  consonância com sua identidade de gênero (estudante transexual, travesti ou transgênero).

As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgadas pelo órgão no dia 10 de setembro.

Caso a solicitação seja indeferida, o estudante pode, ainda, solicitar recurso ao Inep no período de 13 a 17 de setembro. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 24 de setembro.

O estudante que necessitar de atendimento devido a acidentes ou casos fortuitos após o período previsto cronograma do Edital deverá solicitá-lo via Central de Atendimento 0800 616161, em até 10 (dez) dias antes da aplicação do Exame.

COORDENADORES – O sistema Enade está com a funcionalidade para alteração dos locais de prova disponível até a próxima terça-feira (31).

O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso que precisam indicar o município dos polos presencias dos estudantes inscritos no exame vinculados a curso de educação a distância (EaD) ou em mobilidade acadêmica.

Com a alteração, esses alunos realizarão o exame nos municípios do polo de apoio presencial ou onde estiverem cumprindo a atividade curricular, conforme informado no sistema.

ENADE – O Inep aplicará a prova do Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os concluintes de 30 cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na Universidade Federal do Ceará, 42 cursos participam do Enade 2021.

Mais informações sobre o exame podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Marcadores: Atendimento Especializado • COPAV • Enade • Enade 2021 • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes • Nome Social

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/veja-como-solicitar-atendimento-especializado-e-por-nome-social-no-enade-2021/

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

Audiência Pública – Música na Escola

É com muita alegria que o Curso de Licenciatura em Música da UFC, Campus Sobral, através da ação do Laboratório de Estágio Supervisionado junto à Câmara Municipal de Pires Ferreira, convida a todo(a)s para participarem da Audiência Pública – Música na Escola, no intuito de possibilitar a reflexão sobre demandas, perspectivas e caminhos para a implementação do ensino de música na Educação Básica do Município de Pires Ferreira.
A sessão da audiência ocorrerá no dia 22 de Abril (quinta-feira), às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do projeto Música na Escola UFC.  

#ParaTodosVerem: Imagem com a bandeira da cidade de Pires Ferreira e alguns informativos sobre a live.
#ParaTodosVerem: Imagem com a descrição do cronograma.

Para conhecimento, segue abaixo o detalhamento previsto da programação da audiência:

18h Abertura da Audiência pela Presidente da Câmara Municipal de Pires Ferreira
18h10 Cerimonial de Abertura
18h15 Apresentação Artística
18h20 Fala do Prof. Marcus Medeiros, Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)
18h30 Apresentação da Pesquisa “Mapeamento sobre a Música no Currículo Escolar de Pires Ferreira-Ce”
19h Fala de representantes culturais do município de Pires Ferreira
19h10 Debate e Encaminhamentos
20h Encerramento

Participem!!!

Fonte: Prof. João Emanoel Ancelmo Benvenuto
E-mail: joaoemanoel@sobral.ufc.br

Seleção para Professor Substituto do Curso de Música – Prática Instrumental Teclado

Selecao-para-professor-substituto-Teclado

Divulgamos o Edital de Seleção para professor Substituto do Curso de Música da UFC em Sobral para o setor de estudos Prática Instrumental Teclado. As inscrições ocorrerão entre os dias 25, 26, 27, 28 e 31 de agosto de 2020 via E-MAIL.

O processo seletivo ocorrerá presencialmente no Bloco Mucambinho do Campus de Sobral. Serão divulgados e obedecidos os protocolos sanitários juntamente com o calendário de provas.

Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, Ceará. CEP 62010-560. Bloco I – Mucambinho. Coordenação do Curso de Música UFC/Sobral (licenciatura).

A data das provas será divulgada no Site do Curso (www.musicasobral.ufc.br) após a validação das inscrições, a depender da disponibilidade da banca avaliadora.

Aos interessad(a)os,  favor ler atentamente os documentos abaixo:

Edital 51/2020 

Programa do setor de estudo

Sistemática da Prova Prático-Oral

Maiores informações: clique aqui.

Homologação de inscrições e horários das entrevistas para o Edital Simplificado de Bolsistas do (PIBIC) vinculado ao PesquisaMus 2020

Homologação de inscrições e horários das entrevistas para o Edital Simplificado de
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para projetos de Pesquisa vinculados ao PesquisaMus 2020.

A segunda etapa de seleção será o momento das entrevistas, as quais ocorrerão virtualmente através da ferramenta GoogleMeet, no dia 12 de agosto de 2020, conforme os horários especificado no pdf:

Fonte: marcotoledosax@hotmail.com

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2020 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 04/2019 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2020], hoje é o dia de divulgação da lista das ações deferidas na seleção citada.

Fachada da sede da Prex/UFC (Foto: divulgação)

É importante ressaltar que as ações Indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. É preciso, então, que cada Coordenador(a) Extensionista verifique no SEI as respostas da Prex em cada respectivo processo, a fim de averiguar o status atual de sua(s) ação(ões) extensionista(s) com relação ao cadastro junto à Prex.

Enfatize-se também que os interessados em formalizar recursos em caso de indeferimento devem atentar para o que rege o edital supra nos itens 5.8, 5.9 e 5.10, descritos a seguir:

5.8. As ações que tiverem solicitação de bolsa indeferida poderão enviar recursos de 21/01/2020 a 23/01/2020.
5.9. Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente dentro do prazo.
5.10. Não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

A lista encontra-se NESSE LINK e dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.
 

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica

Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

CRONOGRAMA RESTANTE DA SELEÇÃO:

Resultado parcial das propostas deferidas20 de janeiro de 2020
Período de recursos contra indeferimentoDe 21 a 23 de janeiro de 2020
Análise dos recursosDe 24 a 27 de janeiro de 2020
Resultado final das propostas após análise de recursos28 de janeiro de 2020
Período de avaliação de mérito das propostas pela Comissão Ad Hoc designada pela Prex01 a 16 de fevereiro de 2020
Período de consolidação da avaliaçãoDe 17 a 21 de fevereiro de 2020
Divulgação do Resultado Final do processo seletivo03 de março de 2020
Período para a escolha de bolsistas pelo(a) Coordenador(a) ExtensionistaDe 04 a 13 de março de 2020
Seminários de ambientação e recebimento de documentação de bolsistas e Termos de Compromissos assinadosA partir de 16 de março de 2020 em local a ser divulgado por cada Coordenadoria Setorial Prex

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Notícia: https://prex.ufc.br/acoesdeferidas-analisetec2020/