CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Carta de Convocação da Assembleia Geral da EJ SoMuS

A Empresa Júnior (EJ) do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, denominada SoMuS, convoca todos (as) os (as) interessados (as) para realização da Assembleia Geral de Fundação da EJ.

Devido às medidas de afastamento social adotadas pela UFC e no intuito de garantir a segurança do(a)s participantes, informa-se que a Assembleia Geral acontecerá no dia 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira), às 9 horas, por meio de transmissão virtual pelo seguinte link:  <https://meet.google.com/noy-yjvk-syt>.

As pautas da reunião contemplarão os seguintes assuntos: 

1. Abertura dos Trabalhos;

2. Apreciação do Estatuto Social da EJ SoMuS;

3. Eleição da primeira Diretoria Executiva da EJ SoMuS e;

4. Apresentação e homologação da ata de fundação da EJ SoMuS;

Contamos com a participação de todos (as)!

Fonte: somus@sobral.ufc.br

ENADE: ausentes por motivo de saúde devem pedir dispensa da prova até 21 de janeiro de 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou no último domingo (14) as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Os participantes que não compareceram por motivos de saúde previstos no edital devem formalizar o pedido de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade.

Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória. Vale destacar que a regularidade junto ao Enade é requisito para colar grau, tendo em vista que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, conforme o art. 5º da Lei n.º 10.861/2004.

QUESTIONÁRIO DO COORDENADOR – Nesta terça-feira (16), começa também o período de preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso. O prazo vai até o dia 26 deste mês. O questionário coleta informações referentes ao perfil do coordenador e aos contextos de formação dos estudantes, o que auxilia na compreensão dos resultados do Enade.

Mais informações sobre o Exame podem ser consultadas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Link para Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/enade-ausentes-por-motivo-de-saude-devem-pedir-dispensa-ate-21-de-janeiro-de-2022/

Prova do ENADE será aplicada no domingo (14) para 1.787 alunos da UFC; confira dicas para o dia do exame

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) será realizado, em todo o Brasil, no próximo domingo (14). Na Universidade Federal do Ceará, 1.787 alunos concluintes de 42 cursos de graduação, da Capital e do Interior, irão participar da prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

A participação na prova e o preenchimento do Questionário do Estudante são procedimentos obrigatórios para a colação de grau.
#ParaTodosVerem: Na imagem contem letreiros grandes com a frase: Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, com fundo azul.

O ENADE é um instrumento de avaliação de cursos e instituições brasileiras, que mede o desempenho dos alunos através de uma prova aplicada no fim da graduação. Um procedimento obrigatório antes da prova é o preenchimento do Questionário do Estudante, disponível no Sistema ENADE até as 23h59min do próximo sábado (13).

Continuar lendo

Professores do Campus da UFC em SOBRAL são convidados para atuar como professores visitantes estrangeiros na UNIVERSIDADE DE MONTREAL – CANADÁ

Os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo, docentes do Curso de Música – Licenciatura da UFC no Campus de Sobral, foram convidados para atuar como professores visitantes estrangeiros em uma das melhores universidades do mundo, Universidade de Montreal no Canadá (UdeM).

A professora Adeline é bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e desenvolve pesquisas sobre cognição e educação musical, mas recentemente sobre cognição e a comunicação do regente de orquestra. Ela foi convidada para desenvolver o projeto intitulado Estudo dos processos cognitivos implicados na comunicação do regente de orquestra: o papel do olhar em conjunto com a profa. Dra. Isabelle Peretz no Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som (BRAMS) situado na Faculdade de Artes e Ciências da UdeM. Dra. Peretz é um dos nomes mais importantes da Neurociência e Música na atualidade, autora de vários livros, sendo um dos mais recentes Aprender a música: noticias das neurociências (2019, Editora l’Harmatan).

Já o professor Marco Toledo, que também é bolsista de produtividade em pesquisa da Funcap, tem desenvolvido nos últimos anos projeto de pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de instrumentos musicais. Em Montreal ele irá desenvolver o projeto Aprender música tocando um instrumento: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental, onde trabalhará em conjunto com a profa. Dra. Sylvie Cartier da Faculdade de Educação da UdeM. Professora Titular da UdeM, Dra. Cartier se destaca nos mais de vinte anos de pesquisa sobre a aprendizagem autorregulada pela leitura, publicando diversos livros e artigos, sendo o último lançado em 2020 intitulado “Assumir o comando de sua aprendizagem: A aprendizagem autorregulada à luz dos contextos” (Editora l’Harmatan).

Além de ensinar, dar palestras e realizar as pesquisas supramencionadas, os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo fazem parte do Comitê de Internacionalização da UFC, e terão a missão de ampliar as parcerias entre a UFC e a UdeM, com vistas à assinatura de um acordo de cooperação internacional, com esta que é a segunda maior universidade do Canadá, a segunda maior universidade francófona do mundo e ocupante da 41ª. Posição no ranking mundial para a reputação de seus diplomados (Global employability University Ranking).

Fonte: marcotoledo@ufc.br

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Veja como solicitar atendimento especializado e por nome social no Enade 2021

Estudantes concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social de 30 de agosto a 3 de setembro.

O aluno em alguma dessas situações deve fazer a solicitação via sistema Enade, com a apresentação da documentação comprobatória exigida pelo Edital Nº 36/2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira,
dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia, além de gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.

atendimento pelo nome social deve ser solicitado pela pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em  consonância com sua identidade de gênero (estudante transexual, travesti ou transgênero).

As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgadas pelo órgão no dia 10 de setembro.

Caso a solicitação seja indeferida, o estudante pode, ainda, solicitar recurso ao Inep no período de 13 a 17 de setembro. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 24 de setembro.

O estudante que necessitar de atendimento devido a acidentes ou casos fortuitos após o período previsto cronograma do Edital deverá solicitá-lo via Central de Atendimento 0800 616161, em até 10 (dez) dias antes da aplicação do Exame.

COORDENADORES – O sistema Enade está com a funcionalidade para alteração dos locais de prova disponível até a próxima terça-feira (31).

O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso que precisam indicar o município dos polos presencias dos estudantes inscritos no exame vinculados a curso de educação a distância (EaD) ou em mobilidade acadêmica.

Com a alteração, esses alunos realizarão o exame nos municípios do polo de apoio presencial ou onde estiverem cumprindo a atividade curricular, conforme informado no sistema.

ENADE – O Inep aplicará a prova do Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os concluintes de 30 cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na Universidade Federal do Ceará, 42 cursos participam do Enade 2021.

Mais informações sobre o exame podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Marcadores: Atendimento Especializado • COPAV • Enade • Enade 2021 • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes • Nome Social

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/veja-como-solicitar-atendimento-especializado-e-por-nome-social-no-enade-2021/

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/