CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Projeto do Campus de Sobral leva alegria a pacientes internados

No dia do médico, a gente apresenta uma iniciativa do Campus de Sobral da UFC. É o Projeto Riso, que reúne estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia e Odontologia. Após um período de pausa, por conta da pandemia, os alunos voltaram aos hospitais para levar alegria aos pequenos pacientes.

Ficha técnica
Produção: Celina Paiva
Reportagem e edição de texto: Lia Aderaldo
Imagens: Cedidas pelos entrevistados
Edição de imagens: Rafael Nascimento
Janela de Libras: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Link da publicação: https://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/16247-projeto-do-campus-de-sobral-leva-alegria-a-pacientes-internados

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Divulgado o resultado final da seleção para Professor Substituto, setor de estudos: Geriatria / Internato

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final da seleção para o cargo de Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº. 24/2021, setor de estudos: Geriatria / Internato em Saúde Coletiva.

Continuar lendo

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

Divulgado o resultado de seleção para Professor Substituto, setor de estudos: Geriatria/ Internato

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova escrita subjetiva, para o cargo de Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 24/2021, setor de estudos: Geriatria/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

20 anos do Curso de Medicina de Sobral da UFC | Visconde de Saboia o patrono do Curso de Medicina de Sobral da UFC

A escultura em bronze do Visconde de Saboia mantém viva a presença do médico de D. Pedro II. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a estátua do Visconde de Saboia em primeiro plano. Ao fundo a fachada principal do Curso de Medicina.

Em seus 20 anos de existência, o Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) mantém viva e presente a figura de um ilustre médico sobralense. Trata-se de Vicente Cândido Figueira de Saboia, ou em seu status nobiliárquico, o Visconde de Saboia. A memória da personalidade de destaque histórico nacional durante o segundo reinado brasileiro vem sendo cultuada, lembrada e homenageada desde os primeiros anos do Curso. O destaque que goza o Visconde de Saboia no Curso de Medicina de Sobral da UFC se deve, em especial, ao entusiasmo do médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho, Professor Doutor da IFES e o primeiro coordenador do Curso.

A presença do notável médico nascido em Sobral, no dia 13 de abril de 1835, está sublimada em uma suntuosa estátua de bronze que guarda, imponente, a entrada principal do bloco administrativo/didático da escola médica sobralense. A escultura subiu ao seu pedestal durante um fim de tarde do dia 7 de janeiro de 2007, conduzida pelas mãos firmes dos operários da empresa contratada para o trabalho e o apoio das mãos cuidadosas dos colaboradores do Curso, sob atenta orientação do Prof. Gerardo Cristino Filho.

#ParaTodosVerem: A imagem mostra operários reunidos em círculo, no meio deles encontra-se a escultura do Visconde de Saboia no chão, antes de ser instalada no pedestal.

A altivez e a genialidade do Visconde de Saboia, personificadas na escultura, espalham-se e inspiram discentes e docentes. Desde fevereiro de 2007, a Cátedra Visconde de Saboia criada pelo Colegiado do Curso de Medicina/UFC – Campus de Sobral promove a produção e o compartilhamento de conhecimento na área da medicina. A distinção tem como objetivo principal a promoção de conferências, aulas, cursos, seminários e pesquisas relativas aos grandes temas que preocuparam o seu patrono, em especial as relacionadas ao ensino médico. Desse modo, a Cátedra Visconde de Saboia promove a visita de professores, pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, além da publicação de livros, revistas, periódicos, artigos científicos, entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, operários e colaboradores do Curso de Medicina da UFC levantam juntos a escultura do Visconde de Saboia para colocá-la no pedestal.

Desde a sua criação, a Cátedra Visconde de Saboia já foi conferida a ilustres professores, estudiosos, pesquisadores, bem como àqueles que contribuíram de forma significativa para prosperidade do Curso de Medicina de Sobral da UFC. Já foram homenageados com a distinção: Francisco José Lustosa da Costa (Escritor e Jornalista), Tarcísio Haroldo C. Pequeno (Professor da UFC), Padre Francisco Sadoc de Araújo (Religioso), Henry De Holanda Campos (Professor da UFC), José Ronaldo Mont’alverne (Professor da UFC), Paulo Ernani Gadelha Vieira (Professor ex-presidente da Fiocruz), Gerardo Cristino Filho (Professor UFC), Vicente de Paulo Teixeira Pinto (Professor da UFC), Mikkael Duarte dos Santos (Professor da UFC), Tasso Ribeiro Jereissati (Senador da República), Carlos Hilton Soares (Ex-Vice Prefeito de Sobral), entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, uma montagem com quatro fotos. A primeira mostra o político Tasso Jereissati entre dois representantes do Curso de Medicina recebendo a Cátedra Visconde de Saboia. Na segunda, o professor Vicente Pinto, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia do Professor Gerardo Cristino. Na terceira, professor Mikkael dos Santos, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia da Professora Lissiana Magna. A quarta foto mostra a mesa de abertura da Solenidade de Colação de Grau do Curso de Medicina, onde todos os professores estão usando beca.

No que tange ao seu corpo discente, além do interesse em conhecer a história e a obra do distinguido médico da Casa Imperial de Dom Pedro II, que recebeu o título de Visconde, o atual centro acadêmico empresta o nome do nobre médico sobralense, sendo o Centro Acadêmico Visconde de Saboia (CAVIS). A admiração e o respeito à memória do conceituado médico, que propôs importantes modificações na estrutura do ensino médico brasileiro realizado nas faculdades do país à época, como a permissão da diplomação das mulheres, materializam-se também nas placas de formatura do Curso. Este é o caso dos médicos formados em 15 de dezembro de 2017, que homenageiam o Visconde Saboia com o nome da turma, esta, a 15ª do Curso de Medicina de Sobral da UFC.

#ParaTodosVerem: Em primeiro plano, três representantes da 15ª turma, posam ao lado da escultura. As alunas apontam para a estátua, que se encontra entre as estudantes e na segunda posição da esquerda para direita. Ao fundo, a fachada principal do Curso de Medicina. No alto da foto, um texto que diz “T15 apresenta: “Turma Visconde de Saboia.”

Por fim, o legado histórico e cultural do virtuoso médico sobralense imortalizado em obra literária, através do livro: “Visconde de Saboia: A Filosofia como princípio e a Medicina como missão”, de autoria do Prof. Gerardo Cristino Filho (UFC-Sobral) e da Profª. Giovana Saboya Mont’Alverne (UVA), editado em 2011 pela Sobral Gráfica e Editora. A obra não circula apenas pela cidade de Sobral, mas em todo país, extasiando toda a comunidade acadêmica que tem acesso à leitura de tão singular volume histórico.

Livro sobre o Visconde de Saboia. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a capa do livro “Visconde de Saboia: a filosofia como principio e a Medicina como Missão”. Na capa, a foto de perfil do Dr. Visconde Saboia.

Então, não  trata-se apenas de uma escultura de bronze a guardar o átrio principal do Curso de Medicina de Sobral da UFC, mas da presença viva e longeva de um ilustre médico sobralense, da sua história de vida irretocável e da sua inestimável contribuição para o ensino médico nacional. Impávida, sob o causticante sol que incide sobre a cidade de Sobral, a luz refletida no bronze que modela o Visconde de Saboia se propaga pelos diversos ambientes do Curso de Medicina de Sobral. Cada brilho que invade as salas de aulas, os gabinetes de estudo, os laboratórios de ensino e pesquisa, são fragmentos da sabedoria do Visconde, em forma de luz,  a inspirar as novas gerações de médicos formados em Sobral em que prevaleça sempre uma formação humanista, crítica e reflexiva, pautada pelos princípios éticos de responsabilidade social. DADOS PESSOAIS –Vicente Cândido Figueira de Sabóia nasceu em 13 de abril de 1835, ou de 1836 (VICENTE, 2013) na cidade de Sobral, então província do Ceará, filho de Joaquina Figueira de Mello Sabóia e José Sabóia, tenente-coronel da Guarda Nacional. Era neto de Vicente Maria Carlos de Sabóia, farmacêutico, e de Alaria Clara da Conceição Sabóia. Foram seus irmãos Umbelina Francisca de Mello, José Carlos Figueira de Sabóia, Antonio Firmo Figueira de Sabóia, Francisco de Paula Figueira de Sabóia, Maria Clara Figueira de Sabóia, Joaquina Sabóia Bandeira de Mello, Cândida Sabóia F. de Medeiros, Anna Bemvinda, e Francisca Carolina Figueira de Sabóia. Esta última casou-se com Ernesto Deocleciano de Albuquerque, comerciante e político cearense.Casou-se, em junho de 1861, com Luiza Marcondes Jobim, filha de José Martins da Cruz Jobim, seu professor de medicina legal e toxicologia e então diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Teve três filhas e dois filhos: o primogênito, Edmundo Jobim Sabóia, que seguiu seus passos e se doutorou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1884, Eduardo Sabóia, engenheiro, Adélia Sabóia, Julieta e Maria Luiza Jobim de Sabóia. Recebeu o título de Oficial da Imperial Ordem da Rosa, de Membro do Imperial Conselho (1884) e a Comenda da Ordem de Cristo (1882). Por decreto de 6 de fevereiro de 1886, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de Barão de Sabóia, em agradecimento por ter cuidado de uma fratura no braço esquerdo da Imperatriz D. Cristina Maria, e em 11 de abril de 1888 este título foi elevado para Visconde de Sabóia. Faleceu no dia 18 de março de 1909, em sua residência na Avenida Koehler, n° 167, na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Em seu atestado de óbito, feito pelo médico e discípulo Joaquim Francisco Moreira, foi registrado como causa do óbito uma arteriosclerose cardio renal.

Saiba mais sobre o Visconde de Saboia no link abaixo

http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/sabvicfig.htm

Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de Medicina de Sobral da UFC)

Fonte: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2021/04/coordenadores-do-hospital-do-coracao.html

Servidores lotados na Santa Casa de Misericórdia realizam atividades de atendimento presencial a internos(as) e médicos(as) residentes

A chegada do coronavírus no país alterou a rotina de milhões de trabalhadores brasileiros. Com os servidores públicos não foi diferente. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde o dia 16 de março, conforme Provimento do Conselho Universitário (Consuni), as atividades acadêmicas presenciais da instituição foram suspensas até que se retorne à normalidade da rotina universitária. Até lá, foi estabelecida a possibilidade de adotar a modalidade de trabalho remoto, quando os servidores passam a executar suas funções (didáticas, administrativas e de gestão) através de meios eletrônicos e tecnologias institucionais, cumprindo, assim, as regras do isolamento social, prevenindo-se a propagação do novo coronavírus (SARS-Cov-2/COVID-19) na comunidade acadêmica.

Continuar lendo