Análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público para Professor do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, Edital Nº. 138/2022

A Coordenação do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral divulga o resultado da análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, objeto do Edital Nº. 138/2022 dos setores de Estudos: Endocrinologia /Semiologia / Internato em Clínica Médica e Cardiologia / Internato em Clínica Médica.

Havendo indeferimento, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da divulgação das inscrições homologadas pelo colegiado do Conselho do Campus de Sobral. O recurso deverá ser enviado por e-mail para famedsobral@ufc.br.

 

Fonte: famedsobral@ufc.br

Divulgado o resultado final da Seleção Pública para Professor do Magistério Superior Substituto, setor de estudos:  Pediatria/ Semiologia/ Internato – Edital nº 140/2022

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final da  Seleção Pública para Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 140/2022, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato.

Resultado Final

Fonte: Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (famedsobral@ufc.br)

Divulgado o resultado final da Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato – Edital nº 140/2022

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior, objeto do edital nº 140/2022, setor de estudos: Pediatria/ Semiologia/ Internato.

Resultado Final

Fonte: Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (famedsobral@ufc.br)

 

Divulgado o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos: Patologia Humana / Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Divulgado o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, setor de estudos: Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Auxiliar, objeto do edital nº 51/2022, setor de estudos:  Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

Análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público para Professor do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, Edital Nº. 51/2022

A Coordenação do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral divulga o resultado da análise da regularidade formal das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, objeto do Edital Nº. 51/2022 dos setores de Estudos: Patologia Humana/ Anatomofisiopatologia/ Internato.

Havendo indeferimento, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da divulgação das inscrições homologadas pelo colegiado do Conselho do Campus de Sobral. O recurso deverá ser enviado por e-mail para famedsobral@ufc.br .

Fonte: famedsobral@ufc.br

Retorno presencial: UFC publica documentos orientadores para o semestre 2022.1

A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.

O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.

Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.

A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.

  • Acesse o Guia Tô de Volta, que contém as Diretrizes Gerais para Conduta e Vigilância no Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais na UFC e as Orientações para o Semestre 2022.1.
  • Acesse a lista de Perguntas Frequentes sobre o retorno presencial e tire suas dúvidas.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.

MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.

A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.

ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:

Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.

Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.

Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/