Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
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Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

Homologação das Inscrições da Seleção Pública, Edital nº 11/2021, Setor de Estudos: Teoria Econômica

Após apreciação pelo Conselho do Campus, e em conformidade com a Resolução nº 29/2017 do CEPE, a Diretoria do Campus Sobral torna público o parecer emitido pela comissão preliminar que julgou a regularidade formal das inscrições para a Seleção Pública (setor de estudos Teoria Econômica), objeto do edital nº 11/2021.

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2020 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 04/2019 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2020], hoje é o dia de divulgação da lista das ações deferidas na seleção citada.

Fachada da sede da Prex/UFC (Foto: divulgação)

É importante ressaltar que as ações Indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. É preciso, então, que cada Coordenador(a) Extensionista verifique no SEI as respostas da Prex em cada respectivo processo, a fim de averiguar o status atual de sua(s) ação(ões) extensionista(s) com relação ao cadastro junto à Prex.

Enfatize-se também que os interessados em formalizar recursos em caso de indeferimento devem atentar para o que rege o edital supra nos itens 5.8, 5.9 e 5.10, descritos a seguir:

5.8. As ações que tiverem solicitação de bolsa indeferida poderão enviar recursos de 21/01/2020 a 23/01/2020.
5.9. Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente dentro do prazo.
5.10. Não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

A lista encontra-se NESSE LINK e dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.
 

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica

Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

CRONOGRAMA RESTANTE DA SELEÇÃO:

Resultado parcial das propostas deferidas20 de janeiro de 2020
Período de recursos contra indeferimentoDe 21 a 23 de janeiro de 2020
Análise dos recursosDe 24 a 27 de janeiro de 2020
Resultado final das propostas após análise de recursos28 de janeiro de 2020
Período de avaliação de mérito das propostas pela Comissão Ad Hoc designada pela Prex01 a 16 de fevereiro de 2020
Período de consolidação da avaliaçãoDe 17 a 21 de fevereiro de 2020
Divulgação do Resultado Final do processo seletivo03 de março de 2020
Período para a escolha de bolsistas pelo(a) Coordenador(a) ExtensionistaDe 04 a 13 de março de 2020
Seminários de ambientação e recebimento de documentação de bolsistas e Termos de Compromissos assinadosA partir de 16 de março de 2020 em local a ser divulgado por cada Coordenadoria Setorial Prex

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Notícia: https://prex.ufc.br/acoesdeferidas-analisetec2020/

Período de inscrição no SISU começa nesta terça (21) e vai até domingo (26); veja edital de participação da UFC

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020, a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos alunos

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas 6.288 vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados, em caso de desistências e cancelamentos, para vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. Neste caso, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, no site oficial do SISU.

CANAIS OFICIAIS – Como explicado acima, os candidatos deverão fazer sua inscrição de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU, mantido pelo MEC. Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleçãoEdital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/14192-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2020-inscricoes-serao-de-21-a-24-de-janeiro