Homologação das Inscrições da Seleção Pública  (Edital nº 114/2023) para o Setor de Estudos de Teoria Econômica

Em conformidade com a Resolução nº 29/2017 do CEPE, a Diretoria do Campus Sobral torna público o parecer emitido pela comissão preliminar que julgou a regularidade formal das inscrições para a Seleção Pública (setor de estudos Teoria Econômica), objeto do Edital nº 114/2023.

 

Fonte: economia@sobral.ufc.br

SEMANA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E FINANÇAS

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro

O evento contará com palestras, cursos, oficinas e muito mais!

As inscrições serão realizadas pelo link: https://forms.gle/rAVDwFh29GUEDmjHA, fique ligado que as vagas são limitadas.

O evento será gratuito e haverá emissão de certificados.

Programação:

Painel de abertura – Cenário Econômico: Prospecções e Possibilidades para novos negócios.

Participação:

  • Sandra Arcanjo – Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico – STDE;
  • Socorro Sousa – Secretaria de Finanças de Sobral;
  • Suilany Teixeira – Articuladora Regional do Sebrae

Moderação: Profa. Débora Gaspar e Profa. Márcia Rodrigues

 

Dia 04/09 – Segunda
● 13h Credenciamento e entrega de crachás; (Laboratório de Simulações Numéricas). capacidade para 45 alunos
● 13h30 – 15h30: Roda de conversa – (Des) Construindo o mercado de trabalho – (Laboratório de Simulações Numéricas)
16h – 18h: Minicurso Explorando a Ciência de Dados em Python: Impulsionando a Economia e as Finanças (Laboratório de Simulações Numéricas)

● 19h00 – Abertura
● 19h00-21h00: Palestra de abertura – Cenário Econômico: Prospecções e Possibilidades para novos negócios –

(Editado) Local: Auditório da Medicina (Bairro Jocely Dantas).


Dia 05/09 – Terça
● 13h30 – 15h30: Minicurso de Calculadora Financeira HP12C – Laboratório de Simulações Numéricas
● 16h – 18h: Minicurso – Direito e Penal econômico: O papel do Economista nos crimes de Lavagem de Capital – Laboratório de Simulações Numéricas –
● 19h00 – 21h00: Palestra – Financeirização do Capital e os Impactos no mundo do trabalho – Sala 02 – Bloco I


Dia 06/09 – Quarta
● 13h30 – 15h30: Minicurso – Direito tributário e empresarial: Arcabouço fiscal, reforma tributária e Inovações nas leis tributárias – Laboratório de Programação Computacional

● 14h30 – 16h30: Minicurso – Escrita Acadêmica; Laboratório de Programação Computacional – Sala de Reuniões do Bloco I

● 16h – 18h: Minicurso – Explorando a Ciência de Dados em Python: Impulsionando a Economia e as Finanças – Laboratório de Simulações Numéricas – Sala 10 – Bloco I

● 19h00 – 21h00: Palestra – A Psicologia Organizacional no Mercado de Trabalho: Maximizando o Potencial Humano para o Sucesso Empresarial – Sala 02 – Bloco I.

 

  Maiores informações no instagram: @daecof

 

Não perca essa oportunidade, venha participar com a gente!

 

Fonte: pesquisadoramarciarodrigues@gmail.com

 

XXXI Meeting of the Economics of Education Association – Universidad de Santiago de Compostela

A professora Drª. Alesandra Benevides dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças esteve presente nos dias 29 e 30 de junho no XXXI Meeting of the Economics of Education Association, Universidad de Santiago de Compostela, apresentando o artigo intitulado “ Does extending time school reduces juvenile pregnancy rate? A longitudinal analysis to Ceará state (Brazil)” de sua autoria com os demais pesquisadores, Alan Sousa, Daniel Thomaz de Sousa e Zilania Mariano. De acordo com a profª. Alesandra, um dos principais achados da pesquisa que elevou a discussão no evento foi a implementação de políticas públicas na educação brasileira com a implantação das escolas em tempo integral reduziu em 3, 5 % a taxa de gravidez precoce entre adolescentes de 15 a 19 anos nos municípios cearenses. Para conhecer os resultados na integra acesse: https://gestor.economicsofeducation.com/program.

Fonte: pesquisadoramarciarodrigues@gmail.com

Palestra Online: Economia, Saúde e Mercado de Trabalho

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde (GEPES) convida toda a comunidade científica para a palestra de encerramento do semestre “Economia, Saúde e Mercado de Trabalho” a ser realizada hoje às 19hs na modalidade online com a economista Irani Martins.

PALESTRA GEPES: Economia, Saúde e o Mercado de Trabalho
Segunda-feira, 4 de julho · 19hs.
Informações de participação do Google Meet


Link da videochamada: https://meet.google.com/qpp-fcoc-bkx

 

Fonte: Kilvia Mesquita 

Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

LANÇAMENTO DO LIVRO- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMBATE À POBREZA NO BRASIL: POSSIBILIZADES E DIFICULDADES

É com satisfação e grande honra que convidamos a comunidade acadêmica da UFC em Sobral para o lançamento do livro intitulado – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMBATE À POBREZA NO BRASIL: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES – de autoria da aluna do curso de Ciências Econômicas, Edna Maria do Nascimento Tavares, e das professoras, Lilian Lopes Ribeiro e Maria Salvelina Marques Lourenço.


Datas-horas-links
20/05/2022 (sexta-feira) – às 18h30 – Link: https://meet.google.com/mtn-xicx-ypa
23/05/2022 (segunda-feira) – às 18h30 – Link: https://meet.google.com/obh-gbzj-fvw
10/06/2022 – (sexta-feira) – às 19 horas – Sala 5 do Mucambinho (presencial).


Link de acesso ao livro virtual (PDF):
https://drive.google.com/file/d/1QUR_jYqvrzjo5R0RQMfRBDyErK4tLIxJ/view?usp=s

Fonte: salvelinalourenco@gmail.com

Retorno presencial: UFC publica documentos orientadores para o semestre 2022.1

A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.

O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.

Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.

A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.

  • Acesse o Guia Tô de Volta, que contém as Diretrizes Gerais para Conduta e Vigilância no Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais na UFC e as Orientações para o Semestre 2022.1.
  • Acesse a lista de Perguntas Frequentes sobre o retorno presencial e tire suas dúvidas.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.

MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.

A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.

ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:

Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.

Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.

Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/