Ministério da Educação divulga edital do SISU 2020; inscrições de candidatos ocorrem de 21 a 24 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, publicou, no Diário Oficial da União de terça-feira (3), o Edital nº 70, de 27 de novembro de 2019, que define datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2020.1 O período de inscrições dos candidatos foi definido para 21 a 24 de janeiro de 2020.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Já o período para que o candidato manifeste interesse em participar da lista de espera será de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas, em 110 cursos, para o SISU 2020, nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação lançará edital com os detalhes do processo seletivo na UFC, via SISU.

Informações sobre o assunto devem ser acompanhadas no site da UFC no SISU.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14041-mec-divulga-edital-do-sisu-2020-inscricoes-de-candidatos-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Atenção aos prazos para solicitação de trancamento e regime especial

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) alerta aos estudantes que se atentem aos prazos para a solicitação de trancamento total do semestre e de regime especial para o período de 2019.2. Os prazos terminam nesta sexta-feira (6).

O trancamento total é um processo que cancela a matrícula em todas as disciplinas feitas no atual semestre letivo, independente da disciplina ser semestral ou anual. O direito é oferecido aos alunos que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral ou obrigação de ordem militar. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos comprobatórios aceitos para cada situação e como proceder em cada uma delas.

Já o regime especial consiste na realização de atividades acadêmicas em regime domiciliar, como forma de compensação às faltas em caso da impossibilidade do aluno comparecer às aulas por motivos de saúde. O direito é garantido pela Lei nº 1.044/69. Os estudantes devem solicitar o Regime Especial junto a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) localizada junto ao Departamento Médico e Odontológico da UFC na Av. da Universidade, para avaliação pericial, portando atestado médico, bem como declaração emitida pela Coordenação do Curso informando que o aluno ainda não está reprovado por faltas.

A PROGRAD informa que de acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, o estudante que necessitar solicitar o trancamento total do semestre ou a entrada no regime especial deve encaminhar a solicitação em no máximo 15 dias após o início do fator de afastamento.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9528

Marcadores: COPIC • Regime Especial • Trancamento total

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/atencao-aos-prazos-para-solicitacao-de-trancamento-e-regime-especial/

Alunos de graduação da UFC já podem solicitar a ID Estudantil

Os 28.223 alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e, assim, habilitados a baixar a carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil.

A emissão poderá ser feita gratuitamente por meio de aplicativo de celular para os sistemas iOS e Andoid. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Com a ID, os estudantes poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. A carteirinha digital, no entanto, não é aceita na rede de transporte público.

COMO SOLICITAR  O estudante deve baixar o app ID Estudantil oficial nas lojas App Store ou Google Play. Já com o aplicativo instalado, é necessário realizar login no ID Estudantil utilizando suas informações de usuário e senha do gov.br. Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão “Crie sua conta”. Ao entrar com seu usuário e senha do gov.br, basta seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

O estudante que encontrar problemas durante a emissão de sua ID Estudantil pode utilizar o FAQ disponível no site.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020, com informações do Ministério da Educação.

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/alunos-de-graduacao-da-ufc-ja-podem-solicitar-a-id-estudantil/

Nota sobre editais de bolsas da PROGRAD

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará comunica que foi adiada a publicação dos editais de seleção para bolsas de Monitoria de Iniciação à Docência (PID), Apoio a Projetos de Graduação (PAIP) e Apoio à Gestão Acadêmica da PROGRAD, inicialmente prevista para ocorrer hoje (13).

Assim que a nova de data de divulgação for definida, a comunidade acadêmica será informada.

Fontes: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: (85) 3366 9519 / Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: (85) 3366 9496

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/nota-sobre-editais-de-bolsas-da-prograd/

Avaliação Institucional 2019.2 começa nesta segunda-feira (11); alunos e professores devem participar

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará inicia nesta segunda-feira (11) o período de Avaliação Institucional 2019.2, que segue até o dia 29 de novembro. A participação de professores e alunos das graduações presenciais da UFC é da maior importância. “Sem a participação da nossa comunidade não conseguimos enxergar todas as potencialidades e fragilidades existentes nos cursos”, destaca o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva.


A CPA destaca a importância da participação de professores e alunos na avaliação institucional (Imagem: CCSMI-UFC)

A avaliação é anônima e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Basta clicar no portal do docente (para professor) ou discente (para o aluno), clicar no menu “Ensino” e acessar a opção “Avaliação institucional”. Em caso de dúvidas, o interessado pode acessar os manuais para a participação no site da CPA.

Entre os pontos a serem avaliados dos cursos estão disciplinas, infraestruturas físicas, projetos pedagógicos, bibliotecas, laboratórios, coordenações de cursos, entre outros. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação e poderá  utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

“As avaliações internas dão o devido suporte para apontar fragilidades às avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Haja vista que os índices da nossa Instituição no MEC dependem das notas dessas avaliações externas”, acrescenta o Prof. Lassance.

SEMINÁRIO – Concluído o processo avaliativo, um seminário será realizado pela CPA para divulgação dos resultados, com a participação de docentes, discentes e grupos gestores, no qual ações serão propostas para a tomada de decisões. Os dados da avaliação também serão divulgados no portal da UFC, na página da CPA, nas coordenações de cursos, através dos quadros de avisos locais, e nas redes sociais. Além disso, a CPA informa  os participantes, individualmente, como eles podem ver os resultados.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva,  presidente da CPA/UFC – fone: (85) 3366 9421

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13919-avaliacao-institucional-2019-2-comeca-nesta-segunda-feira-11-alunos-e-professores-devem-participar

Mudança de curso: confira resultado final; cadastro dos aprovados será na quarta (13)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o resultado final da seleção para mudança de curso com ingresso no primeiro semestre de 2020. Os candidatos aprovados deverão fazer o cadastro de matrícula na próxima quarta-feira (13) portando o Requerimento de Matrícula impresso, preenchido e assinado.

O cadastro ocorrerá no horário de 9h às 12h, no Auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campus do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral).

A mudança para o novo curso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será realizada após a consolidação das notas referentes ao semestre 2019.2.

CLASSIFICÁVEIS – Caso restem vagas não ocupadas após o cadastro de matrícula dos aprovados, os candidatos seguintes (que aparecem como desclassificados por vaga no resultado final) serão convocados, na ordem de classificação. As vagas para possíveis classificáveis serão divulgadas no dia 21, e o contato com os candidatos será feito, individualmente e por telefone, a partir do dia 22.

O processo foi regido pelo Edital Nº 029/2019, que ofertou 246 vagas nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) – fone: (85) 3366 9528

Marcadores: COPIC • Matrícula • Mudança de Curso

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/mudanca-de-curso-confira-resultado-final-cadastro-dos-aprovados-sera-na-quarta-13/

Campus de Sobral participa da 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral receberá, nesta quinta-feira (24), atividades da 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para aproximar ciência e tecnologia da população por meio de eventos de divulgação científica em todo o País.


Programação será realizada no bloco do Curso de Medicina do Campus de Sobral (Imagem: Divulgação)

programação será realizado no Bloco da Medicina, das 8h às 22h. Na ocasião, o Prof. João Guilherme Nogueira Matias, diretor do Campus, abrirá o evento e em seguida serão realizadas as seguintes palestras: “Tratamento de esterco caprino via mecanismo de biodigestão”; “Geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos”; “Estratégias para a segurança alimentar de rebanhos no semiárido”; “Água Residuária na Agricultura” e “Bioeconomia e geração de renda”.

Também serão apresentadas mostras de teatro científico sobre palhaçoterapia e ciência e cultura indígena; a mesa-redonda “O papel da mulher na história da produção científica de Sobral-CE”, a ser ministrada por professoras e egressas da UFC; a Exposição de CT&I; e o Encenando Canudos, projeto de pesquisa e extensão da Faculdade Luciano Feijão.

As atividades fazem parte de programação realizada em cidades do Interior do Ceará, assim como em diversos outros estados do Brasil. A ideia da SNCT é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar os conhecimentos da sociedade sobre o tema.

Fontes: Prof. Iális Cavalcante – e-mail: ialis@sobral.ufc.br; Profª Márcia Rodrigues – e-mail: pesquisadoramarciarodrigues@gmail.com, docentes do Campus de Sobral.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13808-campus-de-sobral-participa-da-16-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia

Divulgados locais de provas do Enem; exame é exigido em todas as formas de ingresso na UFC

Os participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já podem consultar os seus locais de provas. O Cartão de Confirmação da Inscrição foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (16), na Página do Participante e no aplicativo do Enem.


A nota do Exame é exigida no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e nas demais formas de ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC), tais como transferência de outras instituições de ensino superior e admissão de graduados.

O Cartão de Confirmação da Inscrição no Enem 2019 traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.

Declaração de Comparecimento – O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso e levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame. Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. O Inep não fornece comprovante de presença após o dia da prova. A declaração de presença para o segundo domingo de exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.

Tranquilidade – Para garantir calma no dia do exame, o Inep orienta que os participantes se certifiquem de que conhecem o endereço do local onde farão as provas. Se possível, façam o trajeto que será percorrido no dia do exame, verifiquem qual o transporte público necessário, os horários de trens, metrô e/ou ônibus. Caso optem pelo automóvel, verifiquem qual o melhor caminho para seguir e se é necessário utilizar aplicativos de mapas para identificar a melhor rota. Seguir estas orientações é muito importante para evitar atrasos no dia de aplicação.

Horário – O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Outro ponto de atenção é a lembrança de que, em 2019, não há horário de verão.

Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Segurança – Nesta edição, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico durante as provas do Enem. Pela primeira vez, serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. O alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.

Enem – O exame é composto por quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma redação. As provas de 2019 serão realizadas em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/divulgados-locais-de-provas-do-enem-2019-nota-do-exame-e-exigida-em-todas-as-formas-de-ingresso-na-ufc/

Páginas Importantes:

UFC avança e é agora a 11ª melhor do País, diz Ranking Universitário Folha 2019

A Universidade Federal do Ceará avançou e agora é a 11ª melhor do País, entre 197 universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, divulgado nesta segunda-feira (7). A UFC registrou 89,47 pontos, subindo uma posição em relação ao levantamento do ano passado.

Reitoria

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF mapeia o desempenho das universidades a partir de cinco indicadores: Pesquisa (peso 42), Ensino (peso 32), Mercado (peso 18), Inovação (peso 4) e Internacionalização (peso 4). A sondagem utiliza dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha.

A UFC deu um salto em dois dos itens avaliados: em Internacionalização, evoluiu do 22º lugar nacional para o 7º; em Inovação, passou da 35ª para a 28º posição, comparando-se as edições de 2018 e 2019 do RUF.

ONDE CRESCEMOS – O maior avanço obtido pela UFC foi no quesito Internacionalização, indicador estratégico no qual a Universidade passou a investir fortemente nos últimos anos. Esse item avalia a quantidade de citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional (isto é, o percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros).

A evolução de sete posições da UFC no quesito Inovação também merece destaque. Esse indicador considera o número de patentes depositadas e a quantidade de estudos em parceria com empresas. De acordo com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, 307 pedidos de patentes foram registrados pela Universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em levantamento divulgado em 2018, com dados referentes a 2017, a Universidade apareceu em 6º lugar do País com mais pedidos de patentes.

No quesito Pesquisa, a UFC manteve a posição do ano passado, e é a 10ª melhor universidade do País e a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nesse indicador. O peso maior nesse quesito é o total de artigos científicos publicados, a relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas e a média de artigos científicos e de citações por professor.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, analisou o resultado. “Mostra-se claramente que a UFC está no caminho certo. Evoluímos notadamente no que é fundamental, no que é a marca da nova UFC. É por isso que estamos criando a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que terá como prioridade o empreendedorismo, a internacionalização e a inovação. A UFC, cada vez mais, consolida sua posição. E vamos evoluir. Vamos competir com as universidades do Sul e Sudeste, porque temos um corpo docente, discente e técnico-administrativo que nos autoriza essa projeção”, afirmou.

CURSOS – O RUF analisou também os 40 cursos com maior número de ingressantes no País. Destes, 33 são ofertados pela UFC. Nessa análise específica, são considerados cursos não apenas das 197 universidades públicas e privadas ativas, mas também de centenas de outros centros universitários e faculdades brasileiros.

No levantamento dos cursos, 7 graduações da UFC figuram entre as 10 melhores do País em suas áreas, com destaque para o de Design-Moda, considerado, mais uma vez, o 2º melhor entre os 52 avaliados.

Outros cursos da UFC que também se destacam no “top 10” de suas áreas são os de Engenharia Química, Física e Engenharia Ambiental. Cada um ficou em 8º lugar em sua respectiva área. Além destes, também estão entre os 10 melhores: Química (9º), Ciências Contábeis (10º) e Design (10º).

Mais detalhes e análises sobre o desempenho da UFC serão divulgados ao longo desta semana.

Leia também:
UFC garante nota máxima na maioria dos cursos avaliados no ENADE 2018

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/ufc-avanca-em-inovacao-e-internacionalizacao-e-e-agora-a-11a-melhor-do-pais-diz-ranking-universitario-folha-2019/

Inscrições para processo de mudança interna de curso ocorrem de 16 a 18 de outubro

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará informa que, no período de 16 a 18 de outubro, estarão abertas as inscrições referentes ao processo interno de mudança de curso para o primeiro semestre de 2020. As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, no site da PROGRAD.

De acordo com o Edital nº 29/2019, há 246 vagas, dentre as quais 172 são em Fortaleza, 25 em Crateús, 19 em Quixadá, 16 em Russas e 14 em Sobral. A relação completa de cursos, com os respectivos quantitativos de vagas, pode ser consultada no anexo I do edital.

O processo seletivo é composto de duas etapas: a eliminatória, que verifica os pré-requisitos de elegibilidade, e a classificatória, que analisa o mérito acadêmico. Podem participar da seleção alunos em situação regular, ativos ou com matrícula trancada, no semestre 2019.2, em cursos de graduação presenciais da UFC.

É vedada a participação neste certame de estudantes de cursos de ensino a distância (EAD), candidatos com tipo de ingresso no curso atual por nova modalidade/habilitação ou admissão de graduado, alunos do Programa PEC-G e aqueles com ingresso no período de 2019.2.

RECURSOS – A relação das inscrições indeferidas será publicada no dia 24 de outubro, bem como o formulário próprio para recurso administrativo. O documento deverá ser entregue até o dia seguinte na seção de Protocolo da PROGRAD (no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza) ou nas diretorias dos campi do Interior.


Anexo I

O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 7 de novembro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9528

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/13724-inscricoes-para-processo-de-mudanca-interna-de-curso-ocorrem-de-16-a-18-de-outubro