Bibliotecas da UFC iniciam inventário do acervo no dia 26 de julho; saiba como fica o funcionamento

Anualmente, a Biblioteca Universitária da UFC realiza o inventário de seu patrimônio bibliográfico, atividade que se dá por exigência do Tribunal de Contas da União (TCU). Os objetivos do procedimento são controlar o acervo bibliográfico patrimoniado pelo Sistema de Bibliotecas da UFC; verificar as perdas, baixas e transferências de materiais; coletar dados para avaliação e desenvolvimento das coleções.

Este ano, as bibliotecas iniciam o inventário referente a 2022 no dia 26 de julho, com conclusão prevista para 12 de agosto.

FUNCIONAMENTO – Durante o inventário, as bibliotecas funcionarão exclusivamente para a devolução de materiais e para a entrega de declaração de quitação (“nada consta”). A renovação pela Internet continuará disponível. Já a liberação de reservas estará suspensa durante todo período do inventário, sendo retomada após o término do procedimento. Não serão cobradas multas referentes a esse período.

Fonte: Divisão de Acervo e Representação da Informação (DARIN) da Biblioteca Universitária – e-mail: darin@ufc.br

 

Fonte: Ana Márcia A S de Sousa

Bibliotecária da UFC/Campus de Sobral

Biblioteca: plataforma de livros digitais é disponibilizada para comunidade universitária

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará informa que já está disponível a plataforma Minha Biblioteca, serviço que reúne cerca de 12 mil títulos digitais de natureza técnica, acadêmica e científica, de diversas áreas do conhecimento, publicados por 12 editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais. O acervo pode ser acessado por alunos de graduação e pós-graduação e por servidores docentes e técnico-administrativos.

Os livros digitais foram divididos em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Para acessar a plataforma Minha Biblioteca, o público da comunidade universitária mencionado deverá se cadastrar, através de formulário eletrônico.

Após a solicitação, o interessado receberá um e-mail de confirmação, com o link e credenciais de acesso, em até dois dias úteis. Os usuários poderão realizar o download de até cinco obras e ter acesso off-line aos documentos ou realizar a impressão de até 15% de cada obra.

Fonte: Biblioteca Universitária da UFC – e-mail: bu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/17081-biblioteca-plataforma-de-livros-digitais-e-disponibilizada-para-comunidade-universitaria

Orientações sobre cadastro nas Bibliotecas da UFC

Com o início das matrículas chegam novas estudantes a UFC e, consequentemente, novos usuários do Sistema de Bibliotecas. Veja as orientações para se cadastrar para utilizar as bibliotecas da UFC.

Estudantes de Graduação e de Pós-graduação

Estudantes que já tenham realizado sua matrícula e estejam com o atestado de matrícula já podem se cadastrar para utilizar os serviços das 19 bibliotecas da instituição.

A fim de evitar aglomerações, a biblioteca disponibiliza o CadOnline que permite a realização on-line de uma solicitação de cadastro. A solicitação é feita através de preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link.

No formulário é necessário anexar o atestado de matrícula emitido pelo SIGAA (Declarações não são aceitas). Veja exemplo de atestado), documento de identificação (frente e verso) e também um comprovante de residência.

Fique atento(a) ao preenchimento dos dados de contato, pois é através deles que a biblioteca vai lhe informar sobre o andamento da sua solicitação de cadastro.

Servidores e Residentes

CadOnline também pode ser usado por servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) e por residentes. Nesses casos, ao invés de atestado de matrícula, deve ser apresentado o contracheque mais recente. Além do contracheque, docentes temporários(as) devem apresentar comprovante de tempo de permanência no cargo.

Integrantes de ambos os grupos também devem anexar ao formulário um documento de identificação (frente e verso) e comprovante de residência.

Normas de Empréstimo

Após o cadastro, é possível pegar até 16 exemplares pelo prazo de 30 dias. Há ainda a possibilidade de renovar empréstimos, desde que não haja reserva para as obras, através do Meu Pergamum. Para maiores detalhes sobre as normas de Circulação de Materiais, acesse esse link.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as bibliotecas do Campus através dos e-mails:


Biblioteca Mucambinho: bcso@ufc.br
Telefones: (88) 3695-4644 e (88) 3695-4645

Biblioteca Medicina: djeanne@ufc.br ou djeannecosta@gmail.com
Telefone: (88) 3695-4709

Fonte: Divisão de Tecnologia da Informação – e-mail: comunicacao.bu@ufc.br

Sala de leitura da BCSO iniciará atendimento em 13 de outubro, mediante agendamento

Comunicamos que a partir de quarta-feira, dia 13 de outubro, a sala de leitura da Biblioteca do Campus de Sobral (Mucambinho) estará disponível para estudo individual e restrito aos alunos e servidores da UFC – Campus de Sobral, mediante agendamento no programa AGENDE disponível na página da Biblioteca universitária.

Reiteramos que o uso de máscaras de proteção individual é obrigatório nos ambientes da biblioteca.

Cordialmente,
Coordenação da BCSO.


AGENDE- BU

Atendimento por agendamento nas Bibliotecas do Campus de Sobral

A Diretoria do Campus de Sobral informa que as bibliotecas do campus estão realizando atendimento presencial para os serviços que não são realizados via internet. Todos os atendimentos se darão, obrigatoriamente, por meio de agendamento no sistema Agende BU. 
Para utilizar o sistema Agende BU o usuário deverá se cadastrar, escolher a biblioteca e agendar um horário para atendimento (empréstimo, devolução, reserva e etc) de acordo com a disponibilidade apresentada no sistema. O atendimento deverá ocorrer dentro do horário e pelo prazo estipulado.

Para empréstimos os usuários deverão consultar previamente a disponibilidade dos exemplares no sistema Catálogo Online (https://pergamum.ufc.br/pergamum/biblioteca/index.php). Não esquecer de  selecionar na aba unidade de informação: Biblioteca do Campus de Sobral ou Biblioteca do Curso de Medicina do Campus de Sobral.

As reservas deverão também ser feitas online no sistema Catálogo Online. Depois de realizar a reserva e receber a comunicação que está disponível o usuário deverá agendar atendimento no Agende BU.

As emissões da Declaração de Nada Consta podem ser solicitadas via e-mail (Biblioteca do Campus de Sobral: bcso@ufc.br/ Biblioteca do Curso de Medicina: djeannecosta@gmail.com).

As multas atualmente estão suspensas, caso exista multa a ser paga, de períodos anteriores à pandemia, por exemplo, o usuário deverá gerar a GRU – Guia de Recolhimento da União no sistema Meu Pergamum (https://pergamum.ufc.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php) que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil de maneira online ou presencial. A biblioteca não receberá dinheiro em espécie para pagamento de multa.

Orientações para emissão de GRU e pagamento de multa: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2020/07/novo-gru-orientacoes-para-usuario.pdf

O cadastro dos novos usuários deverá ser feito de maneira online, através do sistema CadOnline. Caso você ainda não possua cadastro no sistema Pergamum, faça a sua solicitação preenchendo o formulário Google no link: https://forms.gle/8Nk1DoUVzjPzuB2b9

Após o preenchimento e envio do formulário, será realizado o seu cadastro no sistema Pergamum, criando uma senha provisória, a qual será enviada para seu e-mail juntamente com os dados de acesso e o link para mudança imediata da mesma.

Os atendimentos serão feitos respeitando o distanciamento, levando em conta a segurança dos usuários e servidores de acordo com as normas sanitárias e orientações da BU – Biblioteca Universitária.

Fonte: Diretoria do Campus de Sobral.

Alunos devem regularizar situação com a Biblioteca para realizar matrícula

Para fazer a matrícula, os alunos precisam regularizar situações pendentes na biblioteca (Foto: Ribamar Neto)

A Direção da Biblioteca Universitária informa que os usuários com material em atraso ou débitos pendentes devem comparecer às bibliotecas para regularizar sua situação, em virtude da proximidade do período de matrículas.

Os alunos em débito somente poderão realizar matrícula, trancamento de matrícula, pedido de transferência, mudança de curso ou requerer expedição de diploma ou certificado após regularizar sua situação com o Sistema de Bibliotecas. Para verificá-la, o aluno deve acessar o Sistema Pergamum.

MATRÍCULAS – De acordo com o Calendário Universitário 2019, o período de matrícula curricular e institucional de 2019.1 para alunos veteranos da graduação ocorrerá de 21 a 23 deste mês. Já a matrícula dos alunos de pós-graduação lato sensu está marcada para o dia 2 de fevereiro e a dos alunos de pós-graduação stricto sensu, para o período de 11 a 13 fevereiro.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9506 e 3366 9513 / e-mail: bu@ufc.br

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12420-alunos-devem-regularizar-situacao-com-a-biblioteca-para-realizar-matricula

 
Biblioteca Central UFC SOBRAL
Bibliotecária: Ana Márcia A. Silveira de Sousa
Endereço: Rua Conselheiro José Júlio, s/n. CEP 62.010-820- Bairro Centro.
Gabinete da Bibliotecária: (88) 3695- 4645.
Sala do acervo da biblioteca: (88) 3695-4644.
————————————————————————————————————-

Biblioteca Medicina
Bibliotecária: Djeanne Batista C. Soares
Endereço: Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes,100. CEP 62042- 280- Bairro Derby
Sala do acervo da biblioteca: (88) 3695- 4709.

Inscrições abertas para o treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos

treinamento

A Biblioteca Universitária da UFC ofertará nos meses de maio e junho treinamentos sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos. O objetivo do treinamento é orientar os alunos que estão elaborando suas monografias, dissertações e teses, quanto à padronização de seus trabalhos acadêmicos e a elaboração de citações e referências de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os treinamentos são abertos para todos os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e professores da UFC. Serão emitidos certificados de participação. As inscrições estão abertas. Abaixo, confira a programação do Campus de Sobral.

Data:
Horário: às e às
Local: Auditório do Mucambinho
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/…/viewform

Informações