Ao completar 20 anos, desde à sua implantação em 2 de abril de 2001, o Curso de Medicina de Sobral no aspecto institucional cumpre a sua missão de forma exemplar através de uma ação transformadora, celebrando e comemorando os excelentes resultados do que era apenas um desejo de dois dos seus ex-alunos. Trata-se do projeto de extensão Espaço Novo Acadêmico (ENA).
Uma parte da história do Curso de Medicina de Sobral da UFC, em seus primeiros anos, conta com a determinação e o protagonismo do seu corpo discente e o apoio irrestrito do corpo docente no que tange à criação de projetos voltados às atividades de extensão. A distância do centro de comando, em Fortaleza, além da burocracia envolvida fazia com que o desejo de boa parte dos estudantes, de engajar-se em um projeto de extensão, não fosse concretizado, até porque qualquer projeto haveria de ser engendrado de acordo com o interesse e a motivação dos acadêmicos e a partir daí buscar-se um professor para a orientação.
Através do engajamento social de alguns alunos, despertou-se a necessidade de se fazer algo pela comunidade em que a UFC já estava inserida desde 2001. Havia o interesse de se colocar em prática uma ação que contribuísse para a melhoria, das condições de vida dos atores sociais menos favorecidos da cidade de Sobral. Com este propósito, dois alunos, David Pinheiro e Débora Macedo, que compuseram a quinta turma de 2005 formados em dezembro de 2011, perceberam que podiam contribuir com a educação dos funcionários do curso médico local, bem como dos familiares dos servidores. Estes estudantes tomaram como modelo uma experiência observada em Fortaleza.
Assim começa o ENA, acontecendo de forma modesta no laboratório de histologia e patologia do curso, já que não havia salas suficientes para a atividade, e tendo como professores alguns alunos do primeiro semestre. Embora tímida, a iniciativa trazia o gérmen da boa semente movida pelo interesse dos funcionários e seus parentes, assumida pela dedicação e pelo compromisso dos alunos. O início do ENA, como ação transformadora, trazia consigo, além das dificuldades do começo, uma gama de incertezas vivenciadas pelos alunos professores de que aquela atividade extensiva não passasse do seu nascedouro. Neste momento, aciona-se um docente do quadro efetivo da UFC que aceita qualificar aquela iniciativa dos estudantes como projeto de extensão, o Prof. Geison Lira, com apoio do coordenador do Curso de Medicina de Sobral da época, Prof. Gerardo Cristino.
Uma vez cadastrado como projeto de extensão, o Espaço Novo Acadêmico (ENA) se reveste de uma importância para a sociedade local que leva a marca da Universidade Federal do Ceará (UFC). Passada a angústia da sua sobrevivência, o ENA precisava agora encontrar recursos pedagógicos que possibilitassem aos seus professores meios mais eficientes para proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem exitosa nos conteúdos programáticos utilizados na seleção do vestibular, até então única forma de acesso ao ensino superior para as IES. A ideia levou os dois alunos que estavam à frente do projeto buscar apoio em um colégio da iniciativa privada, o Colégio Farias Brito, já que o elo de proximidade destes estudantes, por se tratarem de ex-alunos, favorecia o diálogo para apresentar o projeto ENA ao diretor proprietário instituição educacional.
A princípio, buscou-se apenas utilizar parte do material do estabelecimento de ensino na compilação de conteúdos e reprodução em formato de fotocópia a ser usada durante as aulas, uma vez que este era reconhecido pelo know how nas aprovações de vestibulares e outros exames nacionais. O contexto, portanto, favoreceu o projeto quando o colégio, sondado apenas para uma concessão de uma coleção das apostilas a serem reproduzidas pelos estudantes, decidiu pela doação do material original a cada aluno do ENA, o mesmo usado em seu curso preparatório para vestibulares. Um material pedagógico já avaliado pelos bons resultados alcançados nas aprovações para a UFC, moderno e atualizado. Esta contribuição inesperada melhoraria e ampliaria consideravelmente o raio de conhecimento dos alunos do ENA, haja vista que dispunham de um rico acervo para a superação de um aprendizado deficitário do ensino médio que traziam consigo, amparados pelos acadêmicos no desenvolto papel de professores tenazes, motivados pela causa e pelo desafio.
A atitude empresarial possibilitou, ainda, que os estudantes do Curso de Medicina da quinta turma envolvidos no projeto, motivados pelo interesse em contribuir com a ascensão social dos alunos do ENA, pudessem dar uma resposta positiva quanto ao papel da Universidade Federal do Ceará (UFC) na sociedade em que estava inserida, enquanto propulsora de mudanças de comportamentos e transformação social. O ENA era a personificação de uma conjugação de esforços que reunia acadêmicos, professores, gestores e empresariado, todos orientados pela nobre missão de promover mudanças e melhorias a estudantes secundaristas privados de uma educação de qualidade na rede pública.
O processo de implantação do projeto, a sua organização, bem como as dificuldades enfrentadas para a sua execução, como a precarização dos espaços utilizados, é relatado pela primeira coordenadora do ENA, a egressa da quinta turma, Débora Lins Soares Macedo. “Em 2005, o Curso de Medicina de Sobral dispunha de poucas salas de aula para atender o ciclo integral das atividades do seu corpo discente, então era um grande desafio implantar um projeto como o ENA”, ressalta a Debóra Macedo. Entre a motivação e o desejo de se consolidar um processo virtuoso de ensino e aprendizagem, impunha-se a falta de uma sala de aula, como destaca a ex-aluna. “A vontade era grande para que tudo desse certo e pudéssemos contribuir na formação dos funcionários e seus familiares com ingresso no ensino superior”, recorda Débora Macedo. No relato da entrevistada, observa-se que a atitude de compromisso e a dedicação incondicional dos primeiros acadêmicos professores, bem como daqueles que se seguem, foram determinantes para que o ENA permanecesse como um dos projetos de maior relevância do Curso de Medicina de Sobral. Na percepção daqueles que conduzem o processo, entre acadêmicos e gestores da instituição, um dos mais importantes projetos de ascensão social mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.
Observar a trajetória do Espaço Novo Acadêmico (ENA) permite uma reflexão de que o projeto mantém a mesma intensidade e importância de quando foi gestado no ano de 2008, com aprovações dos seus alunos no ensino superior, com destaque para aprovações no próprio Curso de Medicina de Sobral e outras instituições. Na estratificação dos dados de 2017, compilados da lista de aprovados no vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o ENA registrou, dentre os seus estudantes, 33 aprovações, num universo de 80 alunos matriculados, representando um índice de aprovação de 41,25%. (ENA, 2017)
Já para o Curso de Medicina da UFC, em Sobral, foram cinco aprovações, perfazendo 6,25% do total de alunos do ENA. Considere-se, que no ano de 2017 este curso de graduação foi o segundo mais concorrido da UFC, em seus campi no interior do Estado, com uma ampla de concorrência de 2.311 candidatos para 80 vagas, totalizando quase 29 candidatos por vagas. Os dados apresentados pela coordenação do cursinho mostram a eficiência do projeto em sua finalidade, bem como o seu êxito diante a Universidade Federal do Ceará e os parceiros do projeto em Sobral. Entre eles, as secretarias de educação municipal e estadual, no aporte de apoio institucional local, e a instituição empresarial educacional mantenedora do ENA, desde seu início, disponibilizando gratuitamente o material didático utilizado pelos estudantes.
Pela sua longevidade, o ENA mostra-se para sociedade, em que está inserido, como uma ferramenta de inclusão social consolidada. Atualmente, conta com 80 alunos oriundos da escola pública, além de uma logística de funcionamento que reúne participantes com vínculo institucional à Universidade Federal do Ceará, assim distribuídos: 36 acadêmicos e um professor orientador do projeto, além de uma lista de espera para ingressar no cursinho com mais 80 estudantes. Os dados apresentados atestam a confiabilidade da sociedade em um projeto da UFC de apoio ao estudante carente, tendo como objetivo principal a inserção social através da educação. Parabéns Curso de Medicina de Sobral, Parabéns ENA, vida longa!
Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de Medicina de Sobral da UFC)
Fonte: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2021/04/20-anos-do-curso-de-medicina-de-sobral.html