Na tarde desta segunda-feira, 17/11/2025, o projeto “Biomembone: Scale-up do processo, análise de viabilidade econômica e estudo clínico”, chefiado pela Dra. Fabia Karine Andrade, CEO da empresa Biohealing Tecnologia em Biomateriais, recebeu da FINEP o Prêmio de Inovação 2025 da Região Nordeste, sendo finalista para o concurso nacional. A Medalha Niède Guidon para o melhor projeto comandando por mulheres foi recebida em Recife/PE. O projeto se trata do desenvolvimento e caracterização de um biomaterial nacional bioativo e reabsorvível para regeneração óssea guiada em Odontologia. Com custo até 100 vezes menor que os importados, o produto visa ampliar o acesso a tratamentos pelo SUS, promovendo inovação biomédica e autonomia tecnológica.
Sua equipe conta com o prof. Dr. Igor Iuco Castro da Silva, chefe do Laboratório de Biomateriais da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Sobral, como responsável pelo braço clínico da pesquisa em execução com pacientes na Clínica Odontológica desta unidade acadêmica. São coparticipantes os Programas de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) e Biotecnologia (PPGB) da UFC, pelas pesquisas pré-clínicas de avaliação biológica das membranas para regeneração óssea, conduzidas pela cirurgiã-dentista e mestra Juliana Dantas da Costa, egressa do PPGO e do Curso de Odontologia da UFC Sobral, e pelo médico ortopedista João Paulo Tavares Linhares, mestrando do PPGB e professor do Curso de Medicina da UFC Sobral. O projeto conta ainda com uma bolsista de iniciação científica pela FINEP, Aline
Paiva Braga, que tem desenvolvido seu TCC como um recorte da pesquisa clínica, e dois bolsistas UFC-PIBITI, Patrícia Rocha Vieira e Guilherme Melo Gomes, alunos do Curso de Odontologia da UFC Sobral. O produto já teve depósito de patente e caminha para o nível de maturidade tecnológica TRL7.
Segundo o prof. Igor Castro: “A importância do prêmio reside na aproximação da academia com o setor produtivo, gerando impacto social com um dispositivo implantável mais acessível, seguro e de qualidade. Biomateriais nacionais acompanham o desenvolvimento tecnológico da Odontologia e estimulam a formação de novos talentos entre nossos alunos. De 750 projetos contratados pela FINEP para execução no Nordeste, a conquista deste prêmio é significativa, produto da sinergia entre UFC e empresa”.
Fonte: igor.iuco@sobral.ufc.br
