“Amar e mudar as coisas me interessa mais”, entoa um dos mais ilustres filhos da cidade de Sobral, Belchior, na música “Alucinação”. Ratificando a máxima do cantor e compositor cearense estão as experiências e histórias de vida de formandos presentes na solenidade de colação de grau do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no município, realizada nessa quinta-feira (25).
Com o apoio de pessoas queridas para a conquista de um diploma de ensino superior, os formandos evidenciaram o poder da educação para a transformação social da realidade em que vivem. Colaram grau 173 concludentes dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Finanças, Música, Odontologia e Psicologia.
AMAR – Quem teve no amor um suporte para a caminhada rumo ao diploma foi o jovem Edenio Costa, que se graduou no curso de Engenharia Elétrica. Natural de Picos, no Piauí, o concludente destacou o empenho familiar para que seguisse os estudos. “Meus pais me deram muito apoio e espaço para seguir estudando. Graças a Deus e muito esforço deles não chegamos a passar necessidade, mas sempre busquei ajudar, trabalhei e estudei ao mesmo tempo para ficar complementando a renda”, afirmou.
Para Edenio, chegar à linha final de uma graduação fez parte de um empreendimento coletivo. “Estar colando grau não é somente a questão do estudo e de ter um título, mas significa também um esforço dos meus pais de não terem desistido e de terem batalhado para que eu chegasse até aqui”, comentou.
Veja outras imagens da colação de grau em Sobral no Flickr da UFC
Atravessar um oceano e ir a outro continente foi o trajeto de Sergius Sogbossi para tornar-se odontólogo. Celebrando a formatura ao lado da namorada cearense Ana Crisleyde, o estudante natural de Benim, na África, encontrou na UFC uma carreira e um amor. “Sabia que o curso de Odontologia de Sobral era destaque nacional e eu quis realmente vir pra cá e me formar em um curso desse nível. A gente está em um mundo muito aberto ao intercâmbio de conhecimentos, e acredito que essa troca entre Brasil e Benim é boa nos dois sentidos. Foi bem difícil ficar longe da família por cinco anos, mas consegui chegar até o final e realmente fico grato pela oportunidade”, disse.
MUDAR AS COISAS – Na perspectiva de mudar as coisas através da arte está a concludente do curso de Música Mariene Sales, de Parnaíba, Piauí. Egressa de um projeto social na sua cidade natal, Mariene viu na música um sonho e um caminho profissional para o futuro. “Queria cursar Música no ensino superior, mas na minha cidade não tinha, então resolvi vir para Sobral, que foi uma opção maravilhosa”, avaliou.
Com a experiência de projetos culturais e de extensão da UFC, Mariene hoje projeta compartilhar o que aprendeu, transformando a vida e a realidade de outros jovens. “Ingressei na Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral, na Orquestra de Câmara e também acabei me tornando maestrina da Orquestra Jovem da UFC. Por causa da extensão, pude dar aula de violino para pessoas da comunidade e tenho muita vontade de dar continuidade a isso, atuando ou mesmo criando um projeto social aqui em Sobral. Quero trabalhar com música com certeza”, prospectou.
O papel de um egresso do ensino superior para a mudança de cenários também é uma questão pertinente para Milena Lopes, que colou grau no curso de Psicologia. Oriunda de Fortaleza, Milena mencionou a importância da universidade pública para a conscientização dos estudantes sobre as demandas sociais.
“Quando a gente entra na universidade pública conquista uma posição de autonomia e de entendimento das políticas públicas muito grande, é algo que a gente vai construindo na graduação. Na Universidade, me deparei com diversos projetos e procurei ao máximo me envolver. Em cada atividade dessa via o impacto da UFC não só na minha formação, mas na sociedade, abrangendo a população mais carente e que não poderia pagar por um serviço”, ressaltou.
DISCURSOS – O agradecimento àqueles que acompanham e auxiliam o estudante rumo à graduação foi destaque na fala da oradora discente Fabiane Martins, do curso de Odontologia. “Às famílias que nos apoiaram incondicionalmente, que muitas vezes contentavam-se em poucos encontros por semana e na maioria das vezes já nos vendo fazer as malas para partir novamente, vocês são o alicerce sobre o qual construímos nossos sonhos e era o que nos mantinha firme nas idas e vindas. Esta conquista é de vocês tanto quanto é nossa, e agradecemos por compartilharem conosco essa jornada incrível”, pontuou.
A oradora docente e vice-diretora do campus, Profª Rita Helena Gomes, enfatizou em seu discurso a importância da celebração do presente. “É neste presente complexo e potente que convido vocês a celebrar. Reverenciemos nossos aprendizados diante do que parecia impossível, enalteçamos as forças que nos fizeram prosseguir mesmo quando tudo parecia ruir, aclamemos nossas vulnerabilidades que nos conduziram ao abraço. Celebremos, queridos e queridas, porque este aqui e agora guarda e anuncia a vastidão bonita da vida que inventamos e da vida que estamos por inventar”.
O ciclo de colações segue nesta sexta-feira (26) no Campus de Crateús, com 29 concludentes e 2 egressos; e dia 20 de fevereiro, com a formatura no curso de Medicina – Campus da UFC em Sobral, com 37 concludentes e 1 egresso.
Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: gabinete@prograd.ufc.br/ Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br
Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/18558-semeando-o-futuro-impacto-social-dos-egressos-do-ensino-superior-e-destaque-na-colacao-de-grau-do-campus-de-sobral