UFC ofertará 6.408 vagas no Sisu 2026; lista dos cursos ofertados pode ser conferida no Termo de Adesão

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa que, conforme a assinatura do Termo de Adesão, a UFC participará do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026, com a oferta de 6.408 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza e do interior.

As inscrições serão gratuitas e totalmente on-line, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O edital com as datas do Sisu 2026 ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Imagem: identidade visual do Sisu na UFCNo Sisu 2026, a UFC oferta 6.408 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza e do interior (Imagem: Design/Secom UFC)

Em 2026, o Sisu na UFC traz grandes novidades, como a oferta do curso de Letras-Libras no processo de seleção e a inclusão de dois cursos novos: Teatro (Licenciatura) no Campus de Itapajé e Inteligência Artificial (Bacharelado) no Campus de Quixadá.

Confira no Termo de Adesão a distribuição das 6.408 vagas ofertadas pela UFC, nos 110 cursos disponíveis nos campi da universidade:

No site da Prograd, é possível conhecer os detalhes dos cursos de graduação ofertados, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a estrutura curricular, endereços e contatos, dentre outros dados.

MUDANÇAS – A partir da edição de 2026, o Sisu passará a considerar as notas das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 -, utilizando automaticamente aquela que proporcionar a melhor média ponderada para o curso escolhido. Caso o candidato tenha participado de alguma dessas edições como treineiro, a respectiva nota não será utilizada no cálculo da média.

O candidato pode selecionar até duas opções de curso, por ordem de preferência, mas não é permitido escolher o semestre de ingresso.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19946-ufc-ofertara-6-408-vagas-no-sisu-2026-lista-dos-cursos-ofertados-pode-ser-conferida-no-termo-de-adesao

🎶 Concerto Especial – 10 Anos da OSUFC Sobral! 🎉

Em 2025, a OSUFC Sobral chega a um marco histórico: 10 anos de trajetória. Uma década inteira de dedicação, crescimento, aprendizado e, acima de tudo, de música feita com amor, entrega e propósito. 🎻


Foram anos marcados por desafios superados, conquistas que impulsionaram novos sonhos e por uma comunidade que sempre acreditou na força da música orquestral na transformação cultural da nossa região. Cada ensaio, cada apresentação e cada encontro ajudaram a moldar a identidade da OSUFC Sobral ao longo desse caminho tão especial.

Para celebrar essa história construída a muitas mãos, realizaremos um Concerto Comemorativo preparado com muito carinho. Ele reunirá participantes de diferentes tempos da OSUFC Sobral, que tocaram juntos obras que fizeram parte de diferentes momentos da orquestra, músicas que marcaram fases, conquistas, memórias, esforços coletivos e alegrias compartilhadas. Cada peça escolhida carrega um pedaço da nossa jornada.

A OSUFC Sobral é resultado de um grande encontro: de músicos que passaram pela orquestra e deixaram sua marca, de professores e colaboradores que dedicaram tempo e talento, e de um público que sempre nos apoiou e caminhou ao nosso lado. São 10 anos de laços fortalecidos, de experiências profundas e de um compromisso contínuo com o desenvolvimento artístico e cultural da nossa cidade.

Agora, queremos comemorar tudo isso com você! 🌟

🗓 13 de dezembro
⏰ 20h
📍 Auditório da UFC – Campus Mucambinho (Sobral)

Venha celebrar conosco essa década de história, emoção e muita música! 🤩🎶

Cepe aprova novas normas de progressão e promoção da carreira docente na UFC; veja os principais pontos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, na última sexta-feira (5), duas novas resoluções que atualizam os critérios, procedimentos e instrumentos de avaliação relacionados às progressões e promoções na carreira do Magistério Superior. As normas abrangem tanto as mudanças de nível e classe até Professor Associado quanto a promoção à classe de Professor Titular, substituindo regras anteriores e estabelecendo diretrizes mais claras, modernas e alinhadas às exigências legais e acadêmicas da instituição.

A resolução que trata da progressão e promoção até a classe de Professor Associado define novos parâmetros para a avaliação de desempenho, que passa a considerar um conjunto amplo de atividades docentes. Entre elas estão ensino, orientações, atuação em bancas, participação em comissões e colegiados, e produção acadêmica.

Professor dando aula em sala de aula (Foto: Viktor Braga/UFC)A resolução sobre avaliação de desempenho avaliação de desempenho passa a considerar um conjunto amplo de atividades docentes (Foto: Viktor Braga/UFC)

Para pleitear progressão ou promoção, o docente deve cumprir o interstício mínimo – 36 meses para a promoção de Assistente a Adjunto e 24 meses para as demais progressões e promoções – e ser aprovado em avaliação de desempenho, que inclui obrigatoriamente as Avaliações de Desempenho Docente (ADD) realizadas pelos estudantes. A média mínima exigida nessas avaliações é de 3 pontos. Além disso, é preciso atingir pontuação mínima: 1.050 pontos para a promoção de Assistente para Adjunto e 700 pontos para as demais progressões, conforme a Tabela Geral de Avaliação que integra a resolução.

ATUALIZAÇÃO NOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – A Tabela Geral de Avaliação, que serve de referência para a pontuação das atividades acadêmicas, foi reorganizada em seis categorias – ensino, orientações, bancas e comissões, cursos e estágios, produção acadêmica e atividades de administração e representação. As unidades acadêmicas terão autonomia para definir os pesos dos itens das categorias 1 a 5, respeitando o limite máximo de pontuação definido pelo Cepe.

Já a categoria 6, relativa a atividades de gestão, terá pesos uniformes para toda a universidade. A resolução também disciplina situações de interstício misto, permitindo o cômputo proporcional de atividades realizadas durante afastamentos para pós-graduação, pós-doutorado, cessões e cooperação técnica. Há ainda previsão de pontuação adicional para docentes em licenças maternidade, paternidade ou saúde, e detalhamento dos procedimentos para abertura de processos, análise, recursos e homologação.

A relatora da proposta, professora Rita Ferreira Gomes, do Campus da UFC em Sobral, destacou que a minuta de resolução apresentada foi demoradamente discutida com a comunidade acadêmica. “A aprovação da minuta atesta não somente uma atualização burocrática de uma resolução, mas evidencia, através do esforço democrático que lhe deu origem, a emergência de regras e procedimentos calcados na visão, em permanente construção, que a UFC tem sobre si e sobre suas responsabilidades com a coisa pública”, pontuou.

PROFESSOR TITULAR – A segunda resolução aprovada estabelece normas específicas para a promoção do nível 4 de Professor Associado à classe de Professor Titular. O docente deverá cumprir interstício mínimo de 24 meses no nível 4 da classe de Associado e possuir título de doutor, além de ser aprovado em avaliação de desempenho e em defesa de tese inédita ou de memorial acadêmico.

A avaliação de desempenho exigirá média mínima de 3 nas Avaliações de Desempenho Docente, bem como comprovação de excelência no ensino associada à pesquisa ou à extensão. Entre as atividades consideradas estão produção intelectual, participação e organização de eventos, atuação em programas e projetos institucionais, atividades editoriais, participação em órgãos colegiados e funções de gestão, além de premiações e reconhecimento acadêmico.

A defesa de tese ou memorial deve ocorrer em sessão pública, com participação de uma Comissão Especial Julgadora formada por quatro professores titulares, dos quais pelo menos três devem ser externos à UFC. A comissão também será responsável pela avaliação de desempenho e emissão do relatório final, que deve ser homologado pelo conselho da unidade. Em caso de reprovação, o docente só poderá apresentar nova solicitação após o prazo mínimo de um ano.

A professora Rita Ferreira Gomes, também relatora da proposta, salientou que a resolução dá continuidade ao legado já sedimentado na cultura institucional da UFC, ao passo que também o aprimora com inovações.

CONCURSOS – O Cepe aprovou ainda a Resolução nº 21/2025, que homologa a Resolução ad referendum nº 18/Cepe. A norma confirma e oficializa as disposições complementares que regulamentam concursos públicos para provimento de cargos da carreira do Magistério Superior no Quadro Permanente da UFC, garantindo segurança jurídica e continuidade aos procedimentos seletivos da instituição.

Com a homologação, ficam válidas as diretrizes complementares recentemente estabelecidas para a realização de concursos docentes, em alinhamento com a legislação federal – incluindo a Lei nº 12.772/2012 e sua atualização pela Lei nº 15.141/2025 – e com o Estatuto e o Regimento Geral da UFC. A resolução reforça o compromisso institucional com a conformidade normativa e com a necessidade de atualizar regularmente os processos de ingresso na carreira, acompanhando mudanças legais e administrativas que impactam o serviço público federal.

A medida entra em vigor na data de sua aprovação e integra o conjunto de atualizações normativas recentes adotadas pela universidade, contribuindo para a organização, padronização e transparência das etapas relacionadas aos concursos públicos para docentes.

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores (DACS) – e-mail: conselhos@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/19928-cepe-aprova-novas-normas-de-progressao-e-promocao-da-carreira-docente-na-ufc

Confira orientações para renovar participação no PGD em 2026

Data da publicação: 5 de dezembro de 2025 Categoria: Editais, Notícias

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) apresenta as orientações necessárias para a transição e o início do ciclo 2026 do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFC.

É essencial que dirigentes de unidade, chefias imediatas e servidores participantes dessa modalidade de trabalho cumpram as etapas detalhadas no ofício, a fim de garantir a regularidade no PGD.

Ressaltamos que todas as ações podem ser realizadas a partir de agora, não sendo necessário aguardar o início de 2026.


Orientações para chefias imediatas (subunidades)

As chefias imediatas devem:

  • Avaliar e homologar, no Polare, as tarefas executadas pelos servidores no exercício de 2025, conforme os prazos da Agenda PROGEP.
  • Cadastrar o Plano Gerencial 2026 no Polare. Para facilitar o processo, é possível duplicar o plano do ano anterior e atualizá-lo para 2026, seguindo os passos:
  1. Acessar “Plano Gerencial”;
  2. Selecionar “Visualizar Plano Gerencial”;
  3. Clicar nos três pontos (…) ao lado do nome da Unidade Administrativa;
  4. Selecionar “Duplicar” e preencher os campos solicitados;
  5. Solicitar a homologação da chefia superior ou realizar a homologação, no caso de unidades autohomologáveis.

Orientações para dirigentes de unidade

Os dirigentes devem:

  • Homologar o Plano Gerencial 2026 no Polare após cadastrado pela chefia das subunidades;
  • Atualizar a planilha de participantes do PGD para o ano de 2026, conforme o modelo de planilha vigente;
  • Encaminhar, pelo processo de PGD da unidade já existente no SEI, o documento atualizado para a Divisão de Jornada (DIJOR).

Orientações para servidores participantes

Os servidores que participam do PGD devem:

  • Concluir todas as tarefas previstas no Plano Individual referente ao exercício de 2025 antes do encerramento do Plano Gerencial vigente na unidade;
  • Registrar o Plano Individual 2026 no sistema Polare após o cadastro e homologação do Plano Gerencial 2026 da unidade.

Caso tenha dúvidas, fale com a Central de Relacionamento da Progep

📧 E-mail: atendimento@progep.ufc.br
📱 Telefone/WhatsApp: (85) 3366-7877
📍 Endereço: Rua Paulo Nogueira, 315 – Anexos da Reitoria – Benfica

Link para publicação original: https://progep.ufc.br/pt/confira-orientacoes-para-renovar-participacao-no-pgd-em-2026/

Transferência Interna: confirmação de matrícula começa hoje (9) e segue até amanhã (10), via SIGAA

Data da publicação: 9 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags: , ,

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), por meio de sua Divisão de Seleção e Matrícula (DSM), divulga hoje (9) o link para a etapa de confirmação de matrícula. O link se refere ao processo de Mudança de Curso (Transferência Interna) com ingresso em 2026.1.

Os estudantes aprovados na seleção deverão realizar a confirmação de matrícula, exclusivamente pela internet, usando de preferência o navegador Mozilla Firefox, a partir das 9h de hoje (9) até às 18h do dia 10 de dezembro de 2025. O link já está disponível para confirmação.

 

Acesse abaixo:

Confirmação de Matrícula

Para acessar o sistema, utilize os mesmos usuário e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, após concluir o procedimento, guarde o seu comprovante de confirmação de matrícula. Caso você tenha dificuldade de acesso ao sistema, envie e-mail para dsm@prograd.ufc.br.

A confirmação de matrícula é uma das etapas importantes e obrigatórias do processo de Transferência Interna, pois confirma o interesse do candidato aprovado na vaga que conquistou. Vale lembrar que não realizar a confirmação significa a desistência do estudante aprovado no novo curso, e a permanência no curso de origem. Além de obrigatória, a confirmação é irrevogável, ou seja, não pode ser desfeita, uma vez realizada.

A mudança para o novo curso no SIGAA será realizada após a consolidação das notas e frequências do semestre vigente e antes do período de Matrícula Curricular e Institucional do próximo semestre.

As aulas de 2026.1 terão início no dia 2 de março, tanto na capital quanto no interior, de acordo com o Calendário Universitário 2026. A matrícula em disciplinas deverá ser feita pelo SIGAA já atualizado para o novo curso, junto com estudantes veteranos, no período de 4 a 9 de fevereiro, previsto pelo Calendário Universitário 2026.

Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula – e-mail: dsm@prograd.ufc.br.

Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/transferencia-interna-confirmacao-de-matricula-comeca-hoje-9-e-segue-ate-amanha-10-via-sigaa/

Colação de Grau 2025.2: UFC celebra conquista de 35 concluintes de Medicina do Campus de Sobral na noite desta terça-feira (9)

Data da publicação: 9 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025 Tags: , ,

(Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) celebrará, na noite desta terça-feira (9), a Cerimônia de Colação de Grau dos concluintes do Curso de Medicina do Campus de Sobral. A solenidade marca o início de uma nova etapa na vida de 35 concluintes. Na tarde de ontem (8), a experiência foi vivenciada por 71 formandos do curso de Medicina de Fortaleza. 

O evento desta noite está programado para começar às 18h, no Auditório do Bloco I, localizado no Campus de Sobral. Ele representa um momento simbólico para os formandos e para a Universidade, que comemora mais uma etapa cumprida na formação médica.

É necessário que os concluintes compareçam com antecedência ao local da cerimônia, pois antes do início do evento, todos os formandos devem assinar a lista de colação de grau, que estará disponível para coleta das 16h30 às 17h30. As listas serão recolhidas pontualmente às 17h30. O estudante que não assinar não será considerado graduado.

Os concluintes devem estar trajando beca, com a faixa específica do seu curso, acompanhados de padrinho ou madrinha, e portando um documento oficial de identificação com foto. Para saber a cor da faixa de cada curso, clique aqui. Se necessário, entre em contato com o Cerimonial da UFC.

ENSAIO – O ensaio geral da Colação de Grau dos concluintes de Medicina Sobral, foi iniciado às 10h, desta terça-feira (9), no Auditório do Bloco I.

PROCURAÇÃO – O concludente impossibilitado de comparecer à solenidade de colação de grau deverá ser representado por pessoa por ele indicada, mediante Procuração Pública ou Particular, ambas para finalidade específica (atos relacionados à colação).

Se optar pela procuração pública, não é necessário autenticar, já que o documento vai ser expedido pelo próprio cartório. Assim, nesse caso, o procurador deve se apresentar com a procuração pública e com o seu documento de identificação oficial com foto (do procurador);

Se optar pela procuração particular, o concludente deve emitir a procuração e assinar. Se a procuração particular for autenticada em cartório, o procurador deve comparecer à solenidade com a procuração particular autenticada e o seu próprio documento de identificação oficial com foto (do procurador);

→ Se a procuração particular não for autenticada em cartório, o procurador deve comparecer à solenidade com a procuração particular não autenticada, com um documento de identificação oficial original do aluno com foto e com o seu próprio documento de identificação oficial.

→ Sugestão de modelo de procuração

→ Mais informações sobre a procuração e outros detalhes: Perguntas Frequentes

DIPLOMA

Após a colação de grau, em até 60 dias, o diploma será gerado. Somente depois de todas as assinaturas, a emissão do documento estará disponível no Portal do Discente no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

DISTINÇÃO ACADÊMICA

Pré-requisitos para o requerimento

As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI). Confira os Critérios e Legislação para Solicitação.

Após a colação de grau, o estudante interessado, e que preencha os critérios exigidos, deverá solicitar a distinção acadêmica à Coordenação do seu Curso, conforme prazos previstos no Calendário Universitário 2025, o último dia para o Requerimento é dia 16 de dezembro. É necessário entregar o Formulário para Requerimento e as devidas comprovações dos pré-requisitos exigidos, no que couber.

A lista dos estudantes agraciados com a Distinção Acadêmica, referente ao ano de 2025 (semestres 2025.1 e 2025.2) nas categoria Summa cum Laude, Magna cum Laude e Cum Laude, será divulgada no site da PROGRAD, em Distinções Acadêmicas, no dia 16 de janeiro de 2026.

 

Fontes: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br

Link da publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/colacao-de-grau-2025-2-ufc-celebra-conquista-de-35-concluintes-de-medicina-do-campus-de-sobral-na-noite-desta-terca-feira-9/

Projetos PAIP e PID: proponentes interessados em implementar ou renovar projetos têm até o dia 31 de dezembro para enviar propostas

Os proponentes precisam estar atentos ao prazo referente ao cadastramento dos bolsistas e monitores

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD/UFC), por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), reforça que as inscrições de projetos para o Programa de Iniciação à Docência (PID), Edital 19/2025, e o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), Edital 20/2025, abriram no dia 1º de dezembro e devem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, conforme os editais lançados no dia 27 de novembro. As inscrições dos projetos devem ser realizadas exclusivamente pela internet, via formulário eletrônico. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro de 2026

Os projetos deverão ser submetidos em Formulários Eletrônicos específicos para cada programa: 

Formulário de inscrição de projetos PAIP

Formulário de inscrição de projetos PID

O resultado preliminar das seleções de projetos será informado no dia 27 de janeiro de 2026. A seleção dos estudantes para as bolsas e vagas voluntárias ocorrerá em um segundo momento, sob responsabilidade dos proponentes dos projetos aprovados.

O período para cadastramento dos bolsistas e monitores nos sistemas SisPID e SisPAIP é do dia 03/02/2026 até 10/11/2026 para o Programa de Iniciação à Docência (PID). Enquanto para Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), o prazo é do dia 03/02/2026 até 10/10/2026.

ATENÇÃO! Os monitores e bolsistas cadastrados a partir do dia 11 de cada mês iniciarão as atividades no PID e PAIP somente no primeiro dia do mês seguinte, ou seja, o cadastramento precisa ser feito até dia 10 de cada mês durante o período.

Programa de Iniciação à Docência (PID)

Poderão inscrever projeto os docentes efetivos do magistério superior da UFC e os docentes da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFC, com regime de 20 (vinte) horas, 40 (quarenta) horas ou Dedicação Exclusiva – DE e carga horária prevista nos cursos de graduação presencial ou EAD nos semestres 2025.1 e/ou 2025.2 cadastrada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A monitoria remunerada e voluntária do Programa de Iniciação à Docência terá a vigência de até nove meses relativa ao período letivo de março a novembro do ano de 2026.

VAGAS – Serão disponibilizadas até 746 (setecentas e quarenta e seis) bolsas para Monitoria Remunerada, com valor mensal da bolsa de R$ 700,00 (setecentos reais) e até 746 (setecentas e quarenta e seis) vagas para Monitoria Voluntária sem o recebimento de qualquer remuneração mensal pela atividade, ambas com carga horária de 12 (doze) horas semanais.

A seleção de monitores(as) remunerados(as) e voluntários(as) ocorrerá mediante edital público e específico, a ser lançado pelos departamentos dos Centros e Faculdades, ou pela direção dos Institutos e Campi do Interior, em parceria com o(a) Coordenador(a) do projeto PID, a partir do dia 3 de fevereiro de 2026.

Acompanhe o Processo de Seleção de Projetos de Monitoria de Iniciação à Docência (PID)

Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP)

Podem inscrever projetos os coordenadores de Programas Acadêmicos (CPAc), coordenadores de cursos de graduação presencial ou a distância, professores efetivos da UFC em atividade, com regime de 40 horas ou dedicação exclusiva (DE) e técnico-administrativos com diploma de nível superior, em efetivo exercício, vinculado ao quadro permanente da UFC. 

VAGAS – Serão ofertadas até 170 bolsas remuneradas e o mesmo número de vagas voluntárias para atuação entre março e novembro do próximo ano. Serão disponibilizadas vagas de Bolsa de Iniciação Acadêmica(BIA) para atuação no PAIP, com carga horária de 12 (doze) horas semanais e valor mensal da bolsa de R$ 700,00 (setecentos reais). Os projetos que tiveram apenas vagas de voluntária aprovadas poderão, caso manifestem interesse, receber bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) para atuação no âmbito do PAIP. As bolsas serão disponibilizadas exclusivamente a estudantes previamente selecionados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), em conformidade com as normas do Programa de Iniciação Acadêmica/PRAE.

A seleção dos estudantes para as bolsas e vagas voluntárias ocorrerá em um segundo momento, sob responsabilidade dos proponentes dos projetos aprovados.

Acompanhe o Processo de Seleção de Projetos de Apoio a Graduação (PAIP)

 

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – e-mail: cad@prograd.ufc.br

Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/projetos-paip-e-pid-proponentes-interessados-em-implementar-ou-renovar-projetos-tem-ate-o-dia-31-de-dezembro-para-enviar-propostas/

Edital 13/2025: Prograd divulga passo a passo para autocadastro e confirmação de matrícula no SIGAA

Data da publicação: 5 de dezembro de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025

A confirmação de matrícula dos aprovados no processo seletivo para Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) e Admissão de Graduados com ingresso em 2026 teve início ontem (4). O prazo final é dia 8 de dezembro, e deve ser feito exclusivamente pela Internet.

Leia até o final o passo a passo para autocadastro e confirmação de matrícula dos aprovados:

Caso o candidato aprovado não tenha cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), antes da confirmação de matrícula, deverá acessar o SIGAA e fazer o seu autocadastro.

Os candidatos aprovados que já possuem cadastro no SIGAA/UFC não precisam realizar esta Etapa. Basta acessar o Sistema e cumprir o passo a passo referente à Confirmação de Matrícula.

⇒ AUTOCADASTRO NO SIGAA/UFC

Insira seus dados como nome, CPF, e-mail e data de nascimento. Além disso, é primordial informar o nível corretamente: graduação. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro.

 

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros.

Importante! O login não poderá ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

⇒ CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Agora à confirmação de fato! Apenas se cadastrar no SIGAA não irá confirmar sua matrícula. Você precisará fazer o procedimento completo, que iremos descrever passo a passo:

Após fazer login no SIGAA, ao acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Confirmação de Matrícula”.

Print de tela do SIGAA para confirmação de matrícula

 

Ao selecionar a opção “Confirmação de Matrícula”, aparecerá uma nova página, com a declaração em que você manifesta seu interesse em assumir a vaga. Você deve clicar no botão “Confirmar”.

Print de tela do SIGAA para confirmação de matrícula

 

Seu status mudará de “cadastrado” para “ativo”. O status “ativo” significa que sua confirmação foi efetuada com sucesso. Se o status não atualizar após a mensagem de sucesso, basta deslogar do SIGAA e logar novamente e, então, verificar.

Print de tela do SIGAA para confirmação de matrícula

 

Atenção! O candidato que não cumprir esta etapa de Confirmação de Matrícula será desclassificado e perderá a vaga, conforme Artigo 7.3 do Edital nº 13/2025.

SOMENTE PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Atenção! O candidato aprovado na seleção para Transferência de Outra I.E.S. para a UFC tem de 22 de dezembro de 2025 até 30 de abril de 2026 para concluir o processo de transferência, conforme item 10 do Edital nº 13/2025.

O que é necessário fazer?

O candidato deverá acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e emitir sua Declaração de Vaga. Este documento estará disponível no dia 22 de dezembro de 2025 a 30 de abril de 2026, e atestará a reserva de vaga do estudante junto à UFC.

De posse da Declaração de Vaga, o candidato aprovado precisará requerer junto à I.E.S. de origem a emissão do Histórico Escolar atualizado (com a situação acadêmica “transferido” ou similar), guia de transferência ou documento equivalente, que deverá ser encaminhado à PROGRAD-UFC, pelo SIGAA, de 22 de dezembro de 2025 a 30 de abril de 2026.

O processo de transferência será concluído somente após o recebimento e validação pela PROGRAD-UFC desse documento, cujo envio é de inteira responsabilidade do candidato aprovado. Quem não entregá-lo terá a matrícula excluída.

AULAS – O início do semestre letivo 2026.1 nos cursos de graduação da UFC, tanto na Capital quanto no Interior, será no dia 2 de março, de acordo com o Calendário Universitário 2026. A matrícula em disciplinas deverá ser feita, pelo SIGAA, junto com os alunos veteranos nas datas previstas no Calendário Universitário.

Fonte: Divisão de Seleção – e-mail: disel@prograd.ufc.br

Link da publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/edital-13-2025-prograd-divulga-passo-a-passo-para-autocadastro-e-confirmacao-de-matricula-no-sigaa/