UFC lança edital de Transferência Externa e Admissão de Graduados para 2026; inscrições estão abertas de 5 a 10 de novembro

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou o Edital nº 13/2025, referente à seleção para transferência de alunos de outras instituições de Ensino Superior (IES) e admissão de graduados. As inscrições estarão abertas de 5 a 10 de novembro, por meio de formulário eletrônico. Os aprovados na seleção ingressarão na UFC no semestre 2026.1.

Imagem: As inscrições serão on-line e estarão abertas de 5 a 10 e novembro (Foto: Viktor Braga/UFC)As inscrições serão on-line e estarão abertas de 5 a 10 e novembro (Foto: Viktor Braga/UFC)

Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2020 a 2024, devendo ter obtido uma nota média final maior ou igual a 500 pontos. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada a maior média final obtida.

Estão sendo disponibilizadas 228 vagas, sendo 157 para transferências e 71 para admissão de graduados, divididas entre cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. A relação na íntegra pode ser consultada no Quadro 2 do Edital.

TRANSFERÊNCIAS Poderão participar do processo seletivo para transferência os candidatos que ingressaram no seu curso de origem de 2022 a 2024. Serão aceitas inscrições somente para o mesmo curso de graduação que o candidato já esteja cursando em sua IES ou para um curso considerado afim/equivalente, de acordo com o Quadro 3 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.

Acesse as perguntas mais frequentes sobre transferência de outras IES

ADMISSÃO DE GRADUADOS Poderão pleitear a admissão de graduados os candidatos que concluíram qualquer curso de graduação de duração plena em uma IES credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira perguntas frequentes sobre admissão de graduados

INSCRIÇÕES A inscrição será admitida exclusivamente via Internet, a partir das 9h do dia 5 de novembro até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio do preenchimento e submissão do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição.

Durante o preenchimento do formulário, o candidato deverá também enviar a documentação exigida, que pode ser conferida no Anexo I – Quadro 1 do Edital.

No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada, e portanto não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado.

RESULTADO O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 3 de dezembro. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre de 2026.1 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a confirmação da matrícula de 4 a 8 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico, em link a ser divulgado juntamente com o resultado final, no site da Prograd.

Confira o Edital nº 13/2025: Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados

→ Edital em Libras (on-line)

Fonte: Divisão de Seleção – fone: 85 3366 9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br
Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/19826-ufc-lanca-edital-de-transferencia-externa-e-admissao-de-graduados-para-2026-inscricoes-estao-abertas-de-5-a-10-de-novembro

Pesquisadores da UFC vencem Prêmio iCS de Economia e Clima com estudo sobre impactos das chuvas no desempenho educacional de estudantes

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram os vencedores da primeira edição do Prêmio iCS de Economia e Clima. O estudo “Impact of extreme rainfall shocks on the educational performance of vulnerable urban students: evidence from Brazil” (“Impacto de choques extremos de chuva sobre o desempenho educacional de estudantes urbanos vulneráveis: evidências do Brasil”, em tradução livre), assinado pela doutoranda Francisca Letícia Ferreira de Lima e pelos docentes Alesandra Benevides, Rafael Barros e Fernando Mayorga, conquistou o primeiro lugar na premiação. 

Montagem de quatro fotos de pesquisadores em uma moldura única. A pesquisa é assinada pela doutoranda Francisca Letícia Ferreira de Lima (canto inferior esquerdo) e pelos docentes Rafael Barros (lado superior esquerdo), Alesandra Benevides e Fernando Mayorga (Imagem: divulgação)

O artigo foi desenvolvido a partir da monografia de Francisca Letícia no curso de Ciências Econômicas da UFC, sob orientação do professor Rafael Barros, do Departamento de Economia Aplicada, em parceria com Alesandra Benevides e Fernando Mayorga, docentes do campus da UFC em Sobral.

“É uma grande honra saber que minha pesquisa pode contribuir, ainda que modestamente, para orientar políticas públicas. A premiação representa um importante reconhecimento desse esforço”, destaca Letícia, que atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC.

Docente do Curso de Ciências Econômicas em Sobral, Alesandra Benevides destaca a importância da premiação ao evidenciar trabalhos acadêmicos que têm impacto em algum problema específico da sociedade. “Esse tipo de premiação é fundamental porque faz a ponte entre o puramente acadêmico, a sociedade e a prática social. E eu fico muito feliz, lisonjeada, de a nossa equipe ter sido premiada nesse que é o primeiro prêmio do iCS”, declara. 

A pesquisa, publicada em fevereiro de 2024 na revista Economia, da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), aponta como os fenômemos extremos climáticos afetam o desempenho escolar de estudantes de áreas urbanas brasileiras. O estudo revelou que as chuvas intensas têm impacto direto na aprendizagem dos alunos, principalmente entre meninas e estudantes com melhores desempenhos. 

“Então, é algo para se pensar o que se vai fazer na sociedade: planejar as aulas, em que locais vão fazer escolas… Porque quanto mais distante das áreas ditas mais vulneráveis, em termos de inundação, de serem afetadas por precipitações, menor o prejuízo. É uma coisa para o poder público pensar realmente”, observa a docente. 

SAIBA MAIS  O Prêmio iCS de Economia e Clima foi criado pelo HUB de Economia & Clima do Instituto Clima e Sociedade (iCS) com o objetivo de premiar trabalhos publicados nos últimos três anos por pesquisadores brasileiros com título de doutor e vínculo com instituições de ciência e tecnologia no país. Ao todo, 39 estudos concorreram nesta edição do prêmio.

Além da UFC, foram premiados os trabalhos “Amazon deforestation and CO2 emissions: a macroeconomic approach using the GVAR” (“Desmatamento da Amazônia e emissões de CO₂: uma abordagem macroeconômica usando o Vetor Global Autorregressivo”, em tradução livre), de Luccas Assis Attílio, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); e “Cultivating progress: the impacts of credit for agricultural investment in Brazil” (Cultivando o progresso: os impactos do crédito para o investimento agrícola no Brasil”, em tradução livre), de Luciano Machado, Wagner Oliveira, André Sant’Anna e Priscila Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Com informações da assessoria de imprensa do iCS.

Fonte: Alesandra Benevides, docente do Curso de Ciências Econômicas da UFC em Sobral – e-mail: alesandra@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/19828-pesquisadores-da-ufc-vencem-premio-ics-de-economia-e-clima-com-estudo-sobre-impactos-das-chuvas-no-desempenho-educacional-de-estudantes

Intracampus suspenso

Prezados usuários, 

Informamos que o serviço de ônibus intracampus está temporariamente suspenso, em função de problemas mecânicos. 
A empresa prestadora do serviço foi notificada e as penalidades contratuais serão aplicadas.

Atenciosamente, 

Prefeitura do Campus de Sobral

03/11/2025, 07:00