Prezados,
Informamos que o intracampus retomou funcionamento hoje (03/11/2025) a partir da rota de 11:50.
Atenciosamente,
Prefeitura do Campus
Prezados,
Informamos que o intracampus retomou funcionamento hoje (03/11/2025) a partir da rota de 11:50.
Atenciosamente,
Prefeitura do Campus
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou o Edital nº 13/2025, referente à seleção para transferência de alunos de outras instituições de Ensino Superior (IES) e admissão de graduados. As inscrições estarão abertas de 5 a 10 de novembro, por meio de formulário eletrônico. Os aprovados na seleção ingressarão na UFC no semestre 2026.1.
As inscrições serão on-line e estarão abertas de 5 a 10 e novembro (Foto: Viktor Braga/UFC)Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2020 a 2024, devendo ter obtido uma nota média final maior ou igual a 500 pontos. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada a maior média final obtida.
Estão sendo disponibilizadas 228 vagas, sendo 157 para transferências e 71 para admissão de graduados, divididas entre cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. A relação na íntegra pode ser consultada no Quadro 2 do Edital.
TRANSFERÊNCIAS – Poderão participar do processo seletivo para transferência os candidatos que ingressaram no seu curso de origem de 2022 a 2024. Serão aceitas inscrições somente para o mesmo curso de graduação que o candidato já esteja cursando em sua IES ou para um curso considerado afim/equivalente, de acordo com o Quadro 3 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.
→ Acesse as perguntas mais frequentes sobre transferência de outras IES
ADMISSÃO DE GRADUADOS – Poderão pleitear a admissão de graduados os candidatos que concluíram qualquer curso de graduação de duração plena em uma IES credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
→ Confira perguntas frequentes sobre admissão de graduados
INSCRIÇÕES – A inscrição será admitida exclusivamente via Internet, a partir das 9h do dia 5 de novembro até as 23h59 do dia 10 de novembro, por meio do preenchimento e submissão do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição.
Durante o preenchimento do formulário, o candidato deverá também enviar a documentação exigida, que pode ser conferida no Anexo I – Quadro 1 do Edital.
No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada, e portanto não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado.
RESULTADO – O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 3 de dezembro. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre de 2026.1 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a confirmação da matrícula de 4 a 8 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico, em link a ser divulgado juntamente com o resultado final, no site da Prograd.
→ Confira o Edital nº 13/2025: Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados
→ Edital em Libras (on-line)
Fonte: Divisão de Seleção – fone: 85 3366 9422 / e-mail: disel@prograd.ufc.br
Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/19826-ufc-lanca-edital-de-transferencia-externa-e-admissao-de-graduados-para-2026-inscricoes-estao-abertas-de-5-a-10-de-novembro
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram os vencedores da primeira edição do Prêmio iCS de Economia e Clima. O estudo “Impact of extreme rainfall shocks on the educational performance of vulnerable urban students: evidence from Brazil” (“Impacto de choques extremos de chuva sobre o desempenho educacional de estudantes urbanos vulneráveis: evidências do Brasil”, em tradução livre), assinado pela doutoranda Francisca Letícia Ferreira de Lima e pelos docentes Alesandra Benevides, Rafael Barros e Fernando Mayorga, conquistou o primeiro lugar na premiação.
A pesquisa é assinada pela doutoranda Francisca Letícia Ferreira de Lima (canto inferior esquerdo) e pelos docentes Rafael Barros (lado superior esquerdo), Alesandra Benevides e Fernando Mayorga (Imagem: divulgação)O artigo foi desenvolvido a partir da monografia de Francisca Letícia no curso de Ciências Econômicas da UFC, sob orientação do professor Rafael Barros, do Departamento de Economia Aplicada, em parceria com Alesandra Benevides e Fernando Mayorga, docentes do campus da UFC em Sobral.
“É uma grande honra saber que minha pesquisa pode contribuir, ainda que modestamente, para orientar políticas públicas. A premiação representa um importante reconhecimento desse esforço”, destaca Letícia, que atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC.
Docente do Curso de Ciências Econômicas em Sobral, Alesandra Benevides destaca a importância da premiação ao evidenciar trabalhos acadêmicos que têm impacto em algum problema específico da sociedade. “Esse tipo de premiação é fundamental porque faz a ponte entre o puramente acadêmico, a sociedade e a prática social. E eu fico muito feliz, lisonjeada, de a nossa equipe ter sido premiada nesse que é o primeiro prêmio do iCS”, declara.
A pesquisa, publicada em fevereiro de 2024 na revista Economia, da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), aponta como os fenômemos extremos climáticos afetam o desempenho escolar de estudantes de áreas urbanas brasileiras. O estudo revelou que as chuvas intensas têm impacto direto na aprendizagem dos alunos, principalmente entre meninas e estudantes com melhores desempenhos.
“Então, é algo para se pensar o que se vai fazer na sociedade: planejar as aulas, em que locais vão fazer escolas… Porque quanto mais distante das áreas ditas mais vulneráveis, em termos de inundação, de serem afetadas por precipitações, menor o prejuízo. É uma coisa para o poder público pensar realmente”, observa a docente.
SAIBA MAIS – O Prêmio iCS de Economia e Clima foi criado pelo HUB de Economia & Clima do Instituto Clima e Sociedade (iCS) com o objetivo de premiar trabalhos publicados nos últimos três anos por pesquisadores brasileiros com título de doutor e vínculo com instituições de ciência e tecnologia no país. Ao todo, 39 estudos concorreram nesta edição do prêmio.
Além da UFC, foram premiados os trabalhos “Amazon deforestation and CO2 emissions: a macroeconomic approach using the GVAR” (“Desmatamento da Amazônia e emissões de CO₂: uma abordagem macroeconômica usando o Vetor Global Autorregressivo”, em tradução livre), de Luccas Assis Attílio, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); e “Cultivating progress: the impacts of credit for agricultural investment in Brazil” (Cultivando o progresso: os impactos do crédito para o investimento agrícola no Brasil”, em tradução livre), de Luciano Machado, Wagner Oliveira, André Sant’Anna e Priscila Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
Com informações da assessoria de imprensa do iCS.
Fonte: Alesandra Benevides, docente do Curso de Ciências Econômicas da UFC em Sobral – e-mail: alesandra@ufc.br
Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/19828-pesquisadores-da-ufc-vencem-premio-ics-de-economia-e-clima-com-estudo-sobre-impactos-das-chuvas-no-desempenho-educacional-de-estudantes
Prezados usuários,
Informamos que o serviço de ônibus intracampus está temporariamente suspenso, em função de problemas mecânicos. 
A empresa prestadora do serviço foi notificada e as penalidades contratuais serão aplicadas.
Atenciosamente,
Prefeitura do Campus de Sobral
03/11/2025, 07:00