Editora UFC abre chamada pública nacional de seleção e publicação de livros para compor a Coleção Flecha

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Editora UFC, abre chamada pública, em âmbito nacional, para o Edital Flecha 2025. De 4 de agosto a 30 de setembro, a editora recebe propostas de livros que apresentem temas ligados aos desafios do Brasil no século XXI. As obras selecionadas irão compor a Coleção Flecha, da Editora UFC.

Imagem: A imagem mostra uma pilha de livros em primeiro plano, com um livro aberto no topo. As páginas do livro aberto estão levemente curvadas, sugerindo movimento ou que foi recém-folheado. Ao fundo, desfocado, é possível ver várias estantes cheias de livros, criando o ambiente típico de uma biblioteca ou livraria. As cores são suaves, com tons quentes que passam uma sensação de tranquilidade e aconchego, reforçando a ideia de estudo, leitura ou pesquisaO Conselho Editorial da UFC deve selecionar cinco obras para compor a Coleção Flecha (Foto: Freepik)

Os proponentes deverão enviar livros que contenham de 80 a 100 páginas para o e-mail chamada.editora@ufc.br. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da UFC, com base em critérios descritos no edital. A chamada pública prevê a editoração, publicação e comercialização de cinco obras no período de 2025 a 2026. 

O diretor da Editora UFC, Cavalcante Junior, explica que o número de livros poderá ser ampliado, a depender da capacidade de produção e de financiamento da editora. “Desejamos ser surpreendidos por livros de excelente qualidade textual e, diante de um número maior de propostas primorosas, a quantidade de títulos poderá ser ampliada em consonância com as condições de produção da Editora UFC”, destaca.

O processo seletivo será realizado em duas fases. O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 1º de dezembro de 2025. A segunda fase deve ocorrer de 2 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026, com resultado final previsto para o dia 1º de junho de 2026. Os proponentes dos livros selecionados serão informados via e-mail.

Conforme edital, serão selecionados, prioritariamente, livros com as seguintes abordagens: desafios da cultura digital; diversidade e dilemas da desigualdade; potencial das inovações científico-tecnológicas; saberes contemporâneos para o ensino; e temas emergentes na cultura e nas artes.

O diretor ressalta que o Edital Flecha é aberto a autores de todo o país. “A primeira edição da Coleção Flecha lançou, por exemplo, Dediane Souza, a primeira autora travesti na história dos 45 anos de existência da Editora UFC. Queremos descobrir novos talentos e valorizar a riqueza dos que já pensam o Brasil em todas as regiões do nosso país”, afirma. 

Entre os critérios de avaliação, serão consideradas a atualidade do tema e relevância da proposta do livro; adequação do tema aos propósitos da coleção; clareza e objetividade da linguagem; qualidade de argumentação e de redação do texto. 

SAIBA MAIS – Destinada a todos os públicos leitores, a Coleção Flecha aborda, com pensamento crítico e sensível, os dilemas do Brasil no século XXI. A coleção foi proposta pelo Conselho Editorial da UFC, em 20 de novembro de 2023, e os primeiros cinco volumes foram lançados em 16 de dezembro de 2024, por ocasião dos festejos comemorativos de 70 anos da UFC.

Fazem parte da Coleção Flecha os seguintes títulos: Atlas do hidrogênio verde no Brasil; Dando o nome: narrativa de humanidade de travestis; Dower: uma história no Araguaia; Manual da autonomia digital: bem-estar na experiência do usuário; e República do ódio: a dinâmica da extrema direita no whatsapp.

Para mais informações sobre prazos da chamada pública, submissão de propostas e critérios de avaliação, acesse o edital.

Fonte: Cavalcante Jr, diretor da Editora UFC / e-mail: diretoria.editora@ufc.br

Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19528-editora-ufc-abre-chamada-publica-nacional-de-selecao-e-publicacao-de-livros-para-compor-a-colecao-flecha

UFC entrega distinção acadêmica a 102 egressos que se formaram em 2024; confira detalhes da cerimônia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, no último dia 27 de junho, a cerimônia de entrega da distinção acadêmica Summa Cum Laude (“com a maior das honras”, em tradução do latim) para 102 egressos de diversos cursos de graduação que colaram grau em 2024. Trata-se da maior honraria que um formando pode receber em uma instituição de ensino superior, dedicada àqueles que alcançaram desempenho excepcional em seus estudos. Entre os critérios exigidos estão completar o curso no tempo padrão, não ter reprovações ou trancamentos no currículo e ter um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500.

 

Imagem: foto tirada do fundo de um auditório lotado, onde o público, em pé entre fileiras de cadeiras vermelhas, aplaude os integrantes da mesa de honra posicionados ao fundo do palco. Ao todo, cerca de vinte pessoas estão sentadas à mesa, voltadas para a plateia. Atrás delas, à esquerda, estão três bandeiras: do Brasil, do estado do Ceará e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O ambiente é amplo, com paredes claras e iluminação de teto.O auditório da Feaac ficou lotado com a presença dos homenageados, seus amigos e familiares. A entrega da distinção Summa Cum Laude é feita pela UFC desde 2919 (Foto: Gilherme Silva/UFC)

A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), que ficou praticamente lotado com a presença não apenas dos homenageados, mas de familiares e amigos. A lista incluía egressos de todas as unidades acadêmicas da UFC, incluindo os campi do interior, e seus respectivos representantes. Além deles, a mesa também foi composta pelo pró-reitor de graduação, Davi Romero, e pelo reitor da UFC, Custódio Almeida.

Para receber os certificados, os egressos foram chamados em blocos, de acordo com suas unidades acadêmicas. “Esse certificado representa uma felicidade enorme, de poder ter reconhecido meu esforço durante os cinco anos de curso. Na verdade, até um pouco mais, porque a gente enfrentou uma pandemia. Foi um período de muito aprendizado, uma oportunidade de eu me encontrar comigo mesma dentro da faculdade. Então esse reconhecimento me deixa extasiada”, celebrou Carolina Ribeiro, egressa do curso de Direito.

 

Imagem: em ambiente interno, um homem de terno azul e camisa branca, usando óculos, sorri enquanto aperta a mão de um jovem de camiseta preta e óculos, que segura um certificado. Ao redor deles, outras pessoas observam a interação: um rapaz de camiseta azul clara, outro de camisa branca, uma jovem de vestido preto com estampa floral e dois homens de camisa social. Ao fundo, há uma parede clara e pessoas de costas.Os certificados foram entregues pelo reitor, pelo pró-reitor de graduação e pelos representantes de cada unidade acadêmica (Foto: Guilherme Silva/UFC)

Confira mais fotos em https://www.flickr.com/photos/ufc-informa/

Igualmente emocionado estava Bruno Sousa da Silva, natural de Viçosa do Ceará e egresso do curso de Engenharia Civil no campus da UFC em Crateús. “Receber essa distinção é muito gratificante não só para mim, mas para minha família. Ainda mais por se tratar da Universidade Federal do Ceará, uma das melhores instituições desse país”, celebrou.

Em seu discurso, o reitor Custódio Almeida ressaltou a felicidade de ver, no grupo de homenageados, mais diversidade, algo que reflete uma transformação na própria universidade.  “Aqui a Universidade Federal de Ceará está plenamente representada. Ela está representada na capital e no interior. Ela está representada nas diferentes estaturas de classe social, nos diferentes gêneros”, pontuou.

Imagem: em auditório com fileiras de cadeiras vermelhas ocupadas por estudantes, um homem de terno azul e camisa branca fala ao microfone em pé, próximo a um púlpito com o brasão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atrás dele, estão hasteadas três bandeiras: do Brasil, do estado do Ceará e da UFC. À direita da imagem, uma mesa com cinco pessoas sentadas, entre homens e mulheres, acompanha a fala. Todos os presentes observam atentamente.Em sua fala, o reitor Custódio Almeida parabenizou os homenageados: “vocês honraram essa instituição” (Foto: Guilherme Silva/UFC)

“A inteligência não está definida e determinada por nenhum território. Ela está em cada pessoa, em cada oportunidade. Que vocês possam ser espelhos, possam ser referências para muitas pessoas.  E para que a UFC seja essa casa de oportunidades, ela precisa da defesa de todos nós. Então comemorem, guardem e mostrem esse certificado como reconhecimento de que vocês chegaram aqui e honraram essa instituição”, finalizou o reitor.

SAIBA MAIS – Summa Cum Laude (“com a mais alta honra”) é a maior entre três distinções acadêmicas expressas em latim e atribuídas por várias universidades no mundo. Além dela, há a Magna Cum Laude (“com grande honra”) e a Cum Laude (“com honra”). Os critérios são definidos de acordo com cada instituição, sempre levando em conta aspectos que caracterizam um alto desempenho acadêmico. Na UFC, essas distinções acadêmicas passaram a ser entregues em cerimônias específicas a partir de 2019.

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br.

Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19526-ufc-entrega-distincao-academica-a-102-egressos-que-se-formaram-em-2024-confira-detalhes-da-cerimonia

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE – PET SAÚDE/EQUIDADE 2024-2026

A Universidade Federal do Ceará torna público o presente edital para o preenchimento de cadastro de reserva, para integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET Saúde/Equidade 2024-2026 (Edital no 11, DE 16 de setembro de 2023), acadêmicos do curso de Medicina, Odontologia, Psicologia e Economia da UFC, Campus Sobral, a se inscreverem em processo seletivo destinado a compor este programa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sobral.

Edital DISCENTES PET Saúde Equidade Discentes final (1)

Fonte: petequidadeufcsobral@gmail.com