-
Sexta, 18 Julho 2025 15:14
Escrito por UFC Informa
Um momento especial para celebrar a Universidade Federal do Ceará (UFC) e as pessoas que vêm construindo a história da instituição ao longo de suas sete décadas de existência. Assim, em clima de festa e de orgulho, foi lançada na quinta-feira (17), no auditório da Reitoria, a Revista UFC 70 Anos – uma edição única que celebra as várias faces que compõem a primeira universidade pública do Ceará. A revista foi produzida pela Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).
O evento reuniu membros de diversos setores administrativos da UFC, bem como estudantes, professores, técnicos administrativos, personalidades e pessoas da comunidade universitária em geral.
A revista foi produzida pela Secretaria de Comunicação e Markerting da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)
Abrindo o lançamento, a titular da UFC Informa, Kamila Fernandes, disse que a revista representa a coroação do projeto UFC 70 Anos, um conjunto de ações iniciado em 2024 e que se estende ao longo de 2025. Segundo a secretária, a publicação prezou por trazer vozes e rostos diferentes, variados, capazes de expressar uma das principais riquezas da UFC, que é a diversidade de pessoas cujas vidas, de alguma forma, são atravessadas pela universidade.
Veja outras imagens do evento de lançamento da revista no Flickr da UFC
NOVA CARA – “Quisemos fazer uma publicação que mostrasse a UFC do passado, do presente e do futuro. Mas não fizemos isso mostrando prédios ou a infraestrutura da universidade, mas mostrando principalmente pessoas que tiveram a vida transformada pela universidade e que também transformaram a universidade”, disse Fernandes, ressaltando que a matéria de capa da revista é emblemática dessa “nova cara” que a UFC passou a ter nos últimos anos, especialmente após a política de cotas, iniciada na instituição em 2014. A professora destacou ainda a importância do material impresso para a história e a memória institucional. Já o secretário-adjunto do setor, Norton Falcão, acrescentou que a revista demonstra também a importância das datas especiais para fortalecer a marca da UFC perante a sociedade.
A titular da UFC Informa, Kamila Fernandes, disse que a ideia foi conta a história de pessoas que tiveram a vida transformada pela UFC e que também transformaram a universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)
ENTUSIASMO – O jornalista Erick Guimarães – responsável pela edição da revista juntamente com a também jornalista Mônica Lucas – falou sobre o entusiasmo dele e da equipe com o projeto da publicação. “Fiquei entusiasmado por vários motivos. Primeiramente, pelo formato revista. As revistas voltaram com muita intensidade. Arrisco-me a dizer que é porque estamos muito cansados das telas, e as revistas permitem que possamos nos reconectar um pouco. Outro motivo passa pela minha própria história. Meu pai veio da UFC, eu sou cria da UFC, conheci minha companheira aqui, trabalho aqui, e agora tive o prazer de ver minha filha começar a estudar aqui, no começo desse semestre. Então, estar participando [do projeto] dos 70 anos é um prazer muito grande”, compartilhou. Sobre o conceito da revista, Guimarães afirmou que a ideia é falar sobre as marcas que a universidade deixa na vida das pessoas, especialmente dos cearenses.