Data da publicação: 24 de junho de 2025 Categoria: Notícias, Notícias de 2025
Nesta edição, estudantes de 40 cursos de graduação da UFC deverão participar das provas, que serão realizadas em outubro e novembro deste ano

(Foto: Freepik)
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, informa aos estudantes com previsão de colar grau em 2925.2 e 2026.1, que procurem a coordenação de seu curso, até o dia 26 de junho, para verificar se já estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. O objetivo é que todos os estudantes com perfil para o Exame estejam inscritos e realizem a prova. A não realização da avaliação e a irregularidade no Enade acarretam no impedimento da colação de grau do discente, assim, atrasando sua formação no curso.
Em 2025, estudantes de 40 cursos da UFC, entre bacharelados, superiores de tecnologia e licenciaturas, devem participar das provas, que podem ser teóricas e práticas ou apenas teóricas, conforme os requisitos de cada uma das modalidades de avaliação para a graduação: o tradicional Enade para os cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia, Enade das Licenciaturas e o Enamed, para os cursos de Medicina.
Marcizo Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), acompanha de perto todos os processos relacionados ao Enade na Instituição. Para ele, a participação dos estudantes no processo de melhoria da Universidade é fundamental. “O Enade constitui-se como um grande indicador de qualidade da educação superior. A efetiva participação dos estudantes, com a devida importância, é uma forma de expressão da qualidade dos cursos de graduação e prestação de contas à sociedade”, afirma.
Conforme o Edital 57/2025 e a Portaria 359, divulgados em maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes de graduação habilitados para fazer a prova, que sejam concluintes, deverão ter sido inscritos pelas coordenações de curso. Já os ingressantes não precisam fazer a avaliação, entretanto, também deverão ter sido inscritos pelas coordenações de curso no Sistema Enade.
QUEM ESTÁ HABILITADO PARA O ENADE?
- Concluintes de bacharelado, que não têm previsão de colar grau até 31 de agosto de 2025, embora tenham concluído 80% ou mais da carga horária do currículo definido pela UFC, mas que devem integralizar 100% da carga horária até julho de 2026;
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia, que tenham previsão de integralização de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025;
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2025.
Confira os cursos da UFC que participarão do Enade 2025, clicando aqui.
Em 2025, as provas serão realizadas em três datas:
- 19 de outubro – Enamed;
- 26 de outubro – Enade das Licenciaturas;
- 23 de novembro – Enade Bacharelados e cursos superiores de tecnologias.
SAIBA MAIS
ENADE DAS LICENCIATURAS e PROVA NACIONAL DOCENTE
Conforme disposto no Edital 57/2025 e na Portaria 359, de 29 de maio de 2025, o instrumento de Avaliação Teórica (prova) do Enade das Licenciaturas será o mesmo da Prova Nacional Docente – PND. Portanto, os resultados da avaliação dos estudantes poderão ser utilizados pelos entes federativos como etapa única ou complementar de seleção nos seus editais para admissão de docentes, nos termos da Portaria MEC nº 96, de 11 de fevereiro de 2025;
O Edital traz ainda o cronograma das etapas da avaliação prática das licenciaturas, com a previsão de dois períodos: o primeiro durante o semestre 2025.2 e outro para 2026.1, cujo cronograma será divulgado posteriormente.
ENAMED
Em relação aos estudantes de Medicina, este será o primeiro ano de aplicação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A avaliação atenderá a dois públicos específicos:
- estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare); e
- médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido no edital do exame. As inscrições serão realizadas no período de 7 a 18 de julho.
Fontes Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Copav/Prograd/UFC)
Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/enade-2025-estudantes-com-previsao-de-colar-grau-em-2025-2-e-2026-1-devem-verificar-ate-o-dia-26-de-junho-junto-a-coordenacao-de-curso-se-ja-estao-inscritos-no-exame/