Avaliação Institucional 2024.1: professores e estudantes devem avaliar seus cursos de 23 de agosto a 15 de setembro

Começa no dia 23 de agosto e segue até 15 de setembro mais um ciclo de Avaliação Institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC). É a oportunidade de estudantes e professores de graduação presencial registrarem, de maneira anônima, suas opiniões sobre a qualidade de suas disciplinas e turmas, bem como a infraestrutura dos cursos no semestre 2024.1.

O processo é todo feito pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio de questionários on-line. Mais uma vez, estudantes que participarem da avaliação terão direito a um certificado de duas horas, que poderão ser utilizadas como créditos de Atividades Complementares.

As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório em todos os cursos de graduação que visam ampliar a formação discente. Cada estudante deve cumprir uma carga horária mínima dessas atividades para que possa concluir o curso.

O certificado ficará disponibilizado no Portal de Avaliação do aluno. Ao completar a avaliação, automaticamente, as duas horas serão creditadas no certificado. É necessário apresentá-lo à coordenação do curso para que as horas complementares sejam integralizadas. De acordo com o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Evanildo Coteski, o ideal é que isso seja feito no fim do curso.

NOVIDADE – A novidade desta edição é que, pela primeira vez, os estudantes poderão avaliar também as atividades de extensão das disciplinas da graduação. Assim, todos aqueles que cursaram uma disciplina com carga horária de extensão estão convidados para avaliar também a qualidade e o êxito dessas práticas.

METAS DO SEMESTRE – A CPA celebrou uma ampliação da participação dos alunos na última Avaliação Institucional e, desta vez, quer ampliar a meta. Segundo o Prof. Evanildo, “a participação dos alunos passou de 36% em 2023.1 para 45% em 2023.2. A nossa meta agora é atingir pelo menos 50% dos discentes e 80% dos professores”.

A Avaliação Institucional é um instrumento importante de diagnóstico e planejamento da Universidade, além de ser uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O engajamento da comunidade universitária é crucial para o aprimoramento dos cursos.

Avaliação Institucional 2024.1
Quando: de 23 de agosto a 15 de novembro
Onde: pelo SIGAA
Quem participa: estudantes e professores de graduação presencial