A Diretoria do Campus de Sobral divulga o resultado preliminar do processo seletivo para coordenadores de grupos tutoriais e tutores do programa de educação pelo trabalho para a saúde – Informação e Saúde digital (PET SAÚDE/I&SD).
A Diretoria do Campus de Sobral divulga o resultado preliminar do processo seletivo para coordenadores de grupos tutoriais e tutores do programa de educação pelo trabalho para a saúde – Informação e Saúde digital (PET SAÚDE/I&SD).
A Diretoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral torna público o presente edital para o preenchimento de 5 (cinco) vagas para Orientador de Serviço que integrarão o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Informação e Saúde Digital (PET Saúde/I&SD), 2025-2027 (EDITAL CONJUNTO SEIDIGI/SGTES-MS N° 1/2025) executado pelo Campus de Sobral da UFC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Sobral.
Inscrições: 03/07/2025 e 04/07/2025
E-mail: petsaudeisdufcsobral@gmail.com
Fonte: petsaudeisdufcsobral@gmail.com
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, por meio da Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, torna público a chamada para PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 02/2025 – do Programa Auxílio Moradia, referente ao processo de prestação de contas do 2º trimestre do ano de 2025 (Abril, Maio e Junho).
Ressalta-se que a manutenção do Benefício do Auxílio Moradia está condicionada a prestação de contas, cabe ao estudante, obrigatoriamente, a cada três meses, prestar contas por meio de recibo e/ou outros documentos comprobatórios de pagamento mensal do aluguel ou dos custos com moradia, em virtude de sua condição de estudante e beneficiário da assistência estudantil. Caso não apresente a devida comprovação, no período solicitado, o estudante deverá realizar a devolução dos valores recebidos, através de Guia de Recolhimento da União – GRU e terá o benefício suspenso até a regularização do mesmo.
Informamos ainda que os alunos que já não são mais beneficiários, mas, que receberam o auxílio, deverão prestar contas dos meses recebidos, sujeitos a devolução.
CRONOGRAMA
Prazo de entrega da prestação de contas: | 02/07/2025 a 10/07/2025 |
Resultado Preliminar: | 11/07/2025 |
Recurso Administrativo: | 11/07/2025 a 16/07/2025 |
Resultado Final: | 17/07/2025 |
O beneficiário deve prestar contas de forma on-line, anexando os documentos comprobatórios das despesas com moradia através deste formulário:
Confira a lista da Chamada nº 02/2025:
Pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) se destacaram no edital Mulheres na Ciência, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Das 21 pesquisadoras selecionadas, 11 são docentes da UFC e tiveram seus projetos aprovados em diversas áreas do conhecimento.
“As pesquisadoras da UFC conseguiram conquistar 52% dos projetos aprovados no edital Mulheres na Ciências. Isso mostra a competência e a produtividade das mulheres que lideram grupos de pesquisa e reforça o protagonismo delas dentro da UFC”, destaca Regina Célia Monteiro de Paula, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e uma das pesquisadoras selecionadas.
O edital lançado pela Funcap foi destinado exclusivamente a pesquisadoras coordenadoras de projetos de pesquisa a fim de promover a equidade de gênero na ciência do Ceará, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Organização das Nações Unidas.
“Embora a presença de mulheres na ciência seja equivalente à de homens, há decréscimo desigual quando da progressão para instâncias superiores da ciência. Da mesma forma, grandes projetos interinstitucionais, embora tenham participação equivalente de homens e mulheres, têm fração ínfima de coordenadores mulheres. Esta situação desigual requer uma política assimétrica para sua correção”, apontou o documento.
EQUIDADE – Mesmo com avanços, as mulheres seguem em menor número entre os pesquisadores selecionados em editais gerais. Para se ter uma ideia, apenas 35% das bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada de 2024 foram destinadas a mulheres. O dado positivo é que esse percentual subiu para 40% entre os selecionados que irão receber uma bolsa de produtividade pela primeira vez. Dos 1.555 aprovados, 626 são mulheres (40%).
Para reduzir essas assimetrias, instituições de fomento à pesquisa criam alguns instrumentos, como cotas em chamadas públicas e editais exclusivos para o gênero feminino. “Este tipo de edital (Mulheres na Ciência) estimula que mais mulheres se tornem protagonistas na ciência. Em geral, mesmo em projetos com muitas mulheres na equipe, são homens que coordenam os projetos, refletindo culturas de protagonismo masculino. Nós, mulheres, às vezes sequer percebemos que estamos contribuindo para esse protagonismo masculino”, considera Francisca Soares de Araújo, umas das selecionadas no edital da Funcap.
“Ao criar condições equitativas de acesso e liderança, esses instrumentos fortalecem a participação feminina na ciência e contribuem para a pavimentação de um ambiente acadêmico mais justo, plural e alinhado aos compromissos globais de desenvolvimento sustentável”, reforça Mirna Bezerra, que também integra a lista das pesquisadoras selecionadas.
Conheça as 11 pesquisadoras da UFC selecionadas no edital:
Professora associada e coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart), do Departamento de Geografia da UFC. Criou e lidera o grupo de pesquisa Observatório da Energia Eólica desde 2018. Foi agraciada com o Prêmio Lúmina Mulheres Brilhando na Ciência como promessa científica na área de Ciências Humanas da UFC.
2. Débora Castelo Branco de Souza Collares Maia
Docente de Microbiologia Médica e orientadora dos programas de Pós-Graduação em Microbiologia Médica e de Farmacologia da UFC. É afiliada à Academia Brasileira de Ciências desde 2023.
Professora adjunta do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, é vinculada aos programas de pós-graduação em Farmacologia, Medicina Translacional e Patologia. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, líder do grupo de estudos de Biomarcadores e Alvos Terapêuticos no Câncer e mãe de três filhos.
Professora titular do Departamento de Biologia da UFC. Coordenou a elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC, do qual foi a primeira coordenadora no período de agosto de 2007 a julho de 2011, e de dezembro de 2018 a julho de 2023.
5. Kelma Maria dos Santos Pires Cavalcante
Professora adjunta da UFC, é coordenadora do Laboratório de Planctologia do Departamento de Engenharia de Pesca, onde desenvolve pesquisas com cultivos de microalgas, quantificação de ficobiliproteínas e polissacarídeos e biorremediação. É revisora de revistas científicas internacionais.
Docente da Faculdade de Medicina da UFC, onde leciona no curso de graduação e nos programas de pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) e em Microbiologia Médica (PPGMM). É coordenadora do ambulatório de Micoses Sistêmicas do Hospital São José de Doenças Infecciosas.
7. Maria Alexsandra de Sousa Rios
Professora adjunta do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.
8. Maria Elisabete Amaral Moraes
Professora titular de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, é coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica da Unidade de Farmacologia Clínica e idealizadora do Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC. Integrante do The American College of Clinical Pharmacology e da British Society of Pharmacology. Membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Participa de 11 patentes.
9. Mirna Marques Bezerra Brayner
Professora titular de Farmacologia do curso de Medicina do Campus de Sobral da UFC. Docente permanente do mestrado em Ciências da Saúde da UFC em Sobral e do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional. Fundadora e primeira coordenadora das Comissões de Ética no Uso de Animais da UFC (Campus de Sobral) e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC.
10. Regina Célia Monteiro de Paula
Professora titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, atualmente é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da mesma instituição. É revisora de 22 periódicos nacionais e internacionais, autora e coautora de mais de 122 artigos científicos e uma patente. Foi incluída na lista dos 100 mil cientistas com maior impacto e visibilidade do mundo em 2021.
11. Roberta Jeane Bezerra Jorge
Professora adjunta de Farmacologia da UFC, orienta trabalhos nos programas de pós-graduação em Ciências Morfofuncionais, em Medicina Translacional, em Farmacologia e no Mestrado Profissional de Farmacologia Clínica da UFC. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais desde 2021 e integra a Academia Brasileira de Jovens Cientistas (ABJC).
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: prposufc@ufc.br
Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19529-pesquisadoras-da-ufc-sao-destaque-em-edital-da-funcap-destinado-a-projetos-coordenados-por-mulheres
A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Editora UFC, abre chamada pública, em âmbito nacional, para o Edital Flecha 2025. De 4 de agosto a 30 de setembro, a editora recebe propostas de livros que apresentem temas ligados aos desafios do Brasil no século XXI. As obras selecionadas irão compor a Coleção Flecha, da Editora UFC.
Os proponentes deverão enviar livros que contenham de 80 a 100 páginas para o e-mail chamada.editora@ufc.br. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da UFC, com base em critérios descritos no edital. A chamada pública prevê a editoração, publicação e comercialização de cinco obras no período de 2025 a 2026.
O diretor da Editora UFC, Cavalcante Junior, explica que o número de livros poderá ser ampliado, a depender da capacidade de produção e de financiamento da editora. “Desejamos ser surpreendidos por livros de excelente qualidade textual e, diante de um número maior de propostas primorosas, a quantidade de títulos poderá ser ampliada em consonância com as condições de produção da Editora UFC”, destaca.
O processo seletivo será realizado em duas fases. O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 1º de dezembro de 2025. A segunda fase deve ocorrer de 2 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026, com resultado final previsto para o dia 1º de junho de 2026. Os proponentes dos livros selecionados serão informados via e-mail.
Conforme edital, serão selecionados, prioritariamente, livros com as seguintes abordagens: desafios da cultura digital; diversidade e dilemas da desigualdade; potencial das inovações científico-tecnológicas; saberes contemporâneos para o ensino; e temas emergentes na cultura e nas artes.
O diretor ressalta que o Edital Flecha é aberto a autores de todo o país. “A primeira edição da Coleção Flecha lançou, por exemplo, Dediane Souza, a primeira autora travesti na história dos 45 anos de existência da Editora UFC. Queremos descobrir novos talentos e valorizar a riqueza dos que já pensam o Brasil em todas as regiões do nosso país”, afirma.
Entre os critérios de avaliação, serão consideradas a atualidade do tema e relevância da proposta do livro; adequação do tema aos propósitos da coleção; clareza e objetividade da linguagem; qualidade de argumentação e de redação do texto.
SAIBA MAIS – Destinada a todos os públicos leitores, a Coleção Flecha aborda, com pensamento crítico e sensível, os dilemas do Brasil no século XXI. A coleção foi proposta pelo Conselho Editorial da UFC, em 20 de novembro de 2023, e os primeiros cinco volumes foram lançados em 16 de dezembro de 2024, por ocasião dos festejos comemorativos de 70 anos da UFC.
Fazem parte da Coleção Flecha os seguintes títulos: Atlas do hidrogênio verde no Brasil; Dando o nome: narrativa de humanidade de travestis; Dower: uma história no Araguaia; Manual da autonomia digital: bem-estar na experiência do usuário; e República do ódio: a dinâmica da extrema direita no whatsapp.
Para mais informações sobre prazos da chamada pública, submissão de propostas e critérios de avaliação, acesse o edital.
Fonte: Cavalcante Jr, diretor da Editora UFC / e-mail: diretoria.editora@ufc.br
Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19528-editora-ufc-abre-chamada-publica-nacional-de-selecao-e-publicacao-de-livros-para-compor-a-colecao-flecha
A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, no último dia 27 de junho, a cerimônia de entrega da distinção acadêmica Summa Cum Laude (“com a maior das honras”, em tradução do latim) para 102 egressos de diversos cursos de graduação que colaram grau em 2024. Trata-se da maior honraria que um formando pode receber em uma instituição de ensino superior, dedicada àqueles que alcançaram desempenho excepcional em seus estudos. Entre os critérios exigidos estão completar o curso no tempo padrão, não ter reprovações ou trancamentos no currículo e ter um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8.500.
A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), que ficou praticamente lotado com a presença não apenas dos homenageados, mas de familiares e amigos. A lista incluía egressos de todas as unidades acadêmicas da UFC, incluindo os campi do interior, e seus respectivos representantes. Além deles, a mesa também foi composta pelo pró-reitor de graduação, Davi Romero, e pelo reitor da UFC, Custódio Almeida.
Para receber os certificados, os egressos foram chamados em blocos, de acordo com suas unidades acadêmicas. “Esse certificado representa uma felicidade enorme, de poder ter reconhecido meu esforço durante os cinco anos de curso. Na verdade, até um pouco mais, porque a gente enfrentou uma pandemia. Foi um período de muito aprendizado, uma oportunidade de eu me encontrar comigo mesma dentro da faculdade. Então esse reconhecimento me deixa extasiada”, celebrou Carolina Ribeiro, egressa do curso de Direito.
Confira mais fotos em https://www.flickr.com/photos/ufc-informa/
Igualmente emocionado estava Bruno Sousa da Silva, natural de Viçosa do Ceará e egresso do curso de Engenharia Civil no campus da UFC em Crateús. “Receber essa distinção é muito gratificante não só para mim, mas para minha família. Ainda mais por se tratar da Universidade Federal do Ceará, uma das melhores instituições desse país”, celebrou.
Em seu discurso, o reitor Custódio Almeida ressaltou a felicidade de ver, no grupo de homenageados, mais diversidade, algo que reflete uma transformação na própria universidade. “Aqui a Universidade Federal de Ceará está plenamente representada. Ela está representada na capital e no interior. Ela está representada nas diferentes estaturas de classe social, nos diferentes gêneros”, pontuou.
“A inteligência não está definida e determinada por nenhum território. Ela está em cada pessoa, em cada oportunidade. Que vocês possam ser espelhos, possam ser referências para muitas pessoas. E para que a UFC seja essa casa de oportunidades, ela precisa da defesa de todos nós. Então comemorem, guardem e mostrem esse certificado como reconhecimento de que vocês chegaram aqui e honraram essa instituição”, finalizou o reitor.
SAIBA MAIS – Summa Cum Laude (“com a mais alta honra”) é a maior entre três distinções acadêmicas expressas em latim e atribuídas por várias universidades no mundo. Além dela, há a Magna Cum Laude (“com grande honra”) e a Cum Laude (“com honra”). Os critérios são definidos de acordo com cada instituição, sempre levando em conta aspectos que caracterizam um alto desempenho acadêmico. Na UFC, essas distinções acadêmicas passaram a ser entregues em cerimônias específicas a partir de 2019.
Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br.
Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/19526-ufc-entrega-distincao-academica-a-102-egressos-que-se-formaram-em-2024-confira-detalhes-da-cerimonia
A Universidade Federal do Ceará torna público o presente edital para o preenchimento de cadastro de reserva, para integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET Saúde/Equidade 2024-2026 (Edital no 11, DE 16 de setembro de 2023), acadêmicos do curso de Medicina, Odontologia, Psicologia e Economia da UFC, Campus Sobral, a se inscreverem em processo seletivo destinado a compor este programa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sobral.
Edital DISCENTES PET Saúde Equidade Discentes final (1)
Fonte: petequidadeufcsobral@gmail.com
A Diretoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, torna público o EDITAL N° 02/2025 PROCESSO SELETIVO PARA COORDENADORES DE GRUPOS TUTORIAIS E TUTORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE – INFORMAÇÃO E SAÚDE DIGITAL (PET-SAÚDE/I&SD) 2025-2027, que trata do preenchimento de cinco (05) vagas para Coordenadores de Grupos Tutoriais e cinco (05) vagas para Tutores. As vagas serão destinadas a docentes dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Medicina, Odontologia e Psicologia do Campus da UFC em Sobral que integrarão o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), 2025-2027 (EDITAL CONJUNTO SEIDIGI/SGTES-MS N° 1/2025).
Inscrições: 01/07/2025 e 02/07/2025
E-mail: petsaudeisdufcsobral@gmail.com
Fonte: petsaudeisdufcsobral@gmail.com
Com imensa alegria, convidamos toda a comunidade acadêmica e o público em geral para participar de um momento muito especial: o ensaio aberto da Orquestra Sinfônica da UFC – Campus Sobral, em clima de festa junina!
Neste mês tão simbólico para a cultura nordestina, celebramos também os 10 anos da OSUFC, uma década dedicada à promoção da música, da arte e da formação cultural em nossa região.
🗓 Sábado, 28 de junho
📍 UFC Sobral – Campus Mucambinho (Auditório)
🕒 Às 15h30
Venha compartilhar esse momento conosco, em um ambiente de celebração, tradição e música de qualidade.
🌽🎻 Sugerimos que venha com traje junino e o coração aberto para prestigiar o talento da nossa orquestra.
Sua presença tornará essa ocasião ainda mais especial.
Esperamos por você!
Fonte: ADELINE STERVINOU
Estou muito feliz em estar moderando amanhã, juntamente com meu amigo professor Carlos Poblete (Chile), mais um encontro virtual promovido pela Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME). Desta vez, será uma conversa em inglês com educadoras musicais da Argentina, Brasil e Equador. Então, gostaria de convidar todos(as) interessados(as) sobre o tema para participar.
O ISME Online Café – Sessão Latino-Americana é um espaço de diálogo aberto entre educadores musicais, pesquisadores, estudantes e músicos da região. O objetivo é refletir sobre os desafios contemporâneos da educação musical na América Latina, valorizar as iniciativas em andamento e promover a troca de ideias e apoio mútuo.
O grupo se reunirá para debater informalmente, conhecer o trabalho que a ISME desenvolve na região e colaborar com sugestões e ideias para as próximas Conferências Regionais da América Latina.
🗓 Data: 26 de junho (quinta-feira)
⏰ Horário: 12h30 (horário de Brasília)
💻 Plataforma: Zoom
🔔 Participação gratuita com emissão de certificado, mediante inscrição prévia.
📩 O link de acesso será enviado por e-mail após a inscrição.
👉 Garanta sua vaga agora:
https://us06web.zoom.us/j/81212636296?pwd=jeIDuKQLDkcqeFFowF8yXHWehZYde1.1.
Fonte: Marco Toledo