Quinta Convocação de Suplentes; veja informações sobre cadastro no SIGAA e aulas

A UFC convoca 186 candidatos do Banco de Suplentes do SISU 2020. Como medida preventiva para evitar o contágio de covid-19, não haverá ativação presencial de matrícula. Os candidatos deverão fazer o procedimento, exclusivamente pelo e-mail da coordenação do seu curso, até quarta-feira (25).

Será necessário enviar somente o RG ou outro documento oficial com foto, frente e verso, preferencialmente escaneado em formato PDF. Fotografias do documento serão aceitas, se estiverem nítidas. Diferentemente das convocações anteriores, não será solicitado termo de ciência.

No e-mail, deve ser utilizado o seguinte modelo de texto: “Eu, [nome completo do estudante], CPF [número do CPF], manifesto interesse em assumir a vaga no curso [nome do curso], para o qual fui convocado no processo SISU 2020. Desse modo, solicito que seja efetuada a ativação da minha matrícula.”

A Coordenação do SISU na UFC recomendou a todas as coordenações de curso que acusem aos suplentes o recebimento dos e-mails de ativação de matrícula.

IMPORTANTE – O candidato convocado que não confirmar a ativação de sua matrícula por e-mail no prazo estabelecido estará definitivamente eliminado do processo seletivo SISU 2020 na UFC.

COTISTAS – O suplente convocado a uma vaga de cota terá verificada a documentação que foi entregue no ato da inscrição. O resultado parcial da análise será divulgado no dia 18 de dezembro.

Durante o período de verificação de todas as modalidades de cotas, o candidato estará pré-matriculado liminarmente, devendo ativar sua matrícula e iniciar suas atividades letivas.

SIGAA – Após ter a ativação de matrícula por e-mail confirmada pela coordenação de curso, os suplentes convocados para ingresso na Universidade Federal do Ceará no semestre letivo 2020.2 devem se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se as informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O aluno deverá, então, criar login e senha individuais.

Diversos procedimentos acadêmicos da UFC são geridos pelo SIGAA. Nesse sistema, o estudante pode, por exemplo, fazer matrícula nos períodos estabelecidos pelo Calendário Universitário, agendar atendimentos em setores da Universidade, realizar atividades remotas de ensino, emitir declarações e se comunicar com professores e coordenadores.

AULAS – Todos os ingressantes são matriculados automaticamente nas disciplinas do primeiro período de curso. O semestre letivo tem início no dia 23 de novembro para a maioria dos cursos de graduação. Alguns, no entanto, começarão suas aulas um pouco mais tarde.

O formato das disciplinas (se presencial, híbrido ou remoto) depende da avaliação da pandemia no Estado, das determinações das autoridades governamentais e das orientações da Universidade. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes por e-mail ou pelo chat disponibilizado no SIGAA.

CRITÉRIOS – As convocações de suplentes seguem a ordem de classificação dos candidatos por modalidade de concorrência. Por exemplo, se a vaga de desistência ou cancelamento for de um candidato da Cota L2, é convocado um suplente da mesma cota.

Se não houver suplente da mesma cota, haverá mudança para outra cota, sempre seguindo o determinado pela  Portaria Normativa Nº 18/2012 e pela Portaria Nº 9/2017, ambas do governo federal.

Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem convocados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa Nº 18/2012, do governo federal, não terão documentação de cota analisada. O próprio documento de convocação informa se o candidato foi convocado por sua Cota ou pela Ampla Concorrência (AC).

As convocações de Banco de Suplentes são regidas pelo Edital Nº 06/2020 PROGRAD/UFC. A próxima convocação, se houver vagas a serem ocupadas, está prevista para o dia 27 de novembro. Todas as etapas referentes à Convocação de Suplentes do SISU 2020 podem ser acompanhadas pelo nosso site.

Dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/quinta-convocacao-de-suplentes/