A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 11 setembro a 11 de outubro de 2023, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Ciências da Saúde turma de 2024.1, para o preenchimento de 23 (vinte e três) vagas, oferecidas pelo programa dentro de suas linhas de pesquisa: “Doenças crônicas e câncer” (10 vagas), “Biologia molecular e de microrganismos” (6 vagas), e “Inflamação e dor” (7 vagas), distribuídas entre os professores do programa.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará divulga o edital de seleção de alunos regulares, com inscrições abertas no período entre os dias 03 e 21 de janeiro de 2022, para o Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação do Campus da UFC em Sobral.
Serão ofertadas 14 vagas para o semestre 2022.1, divididas em 8 Áreas Temáticas.
O processo seletivo será baseado no Curriculum Vitae, Arguição Oral e em um Projeto de Pesquisa feito pelo candidato.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 24 de novembro de 2021 a 04 de janeiro de 2022 estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2022.1, para o preenchimento de 13 (treze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração Biotecnologia.
Linhas de pesquisa: Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos e Análises Integrativas de Sistemas Biológicos, distribuídas nas áreas temáticas: Biomateriais (1 vaga); Bioquímica (1 vaga); Fisiologia do Exercício (2 vagas); Fisiologia Reprodutiva (6 vagas); Microbiologia (1 vaga); Neurofarmacologia (1 vaga) e Química de Produtos Naturais (1 vaga).
Francisco José Prado Júnior, aluno com paralisia cerebral recém-egresso do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), em Sobral, criou três novas tecnologias para ajudar pessoas com deficiência que, assim como ele, enfrentam dificuldades no uso de computadores. Os dispositivos estão sendo aperfeiçoados e há perspectiva de comercialização dos inventos.
O desenvolvimento dos dispositivos foi feito em parceria com outros pesquisadores do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da UFC em Sobral. Trata-se de um mouse fabricado a partir de impressora 3D, um novo editor de textos e um dispositivo para servir de alternativa ao teclado convencional, todos eles com sistemas adaptados a pessoas com necessidades especiais.
Sistema de detecção de movimentos, constituído por uma espécie de bracelete elástico que é aplicado para substituir o teclado no controle do editor de texto (Foto: Divulgação)
As três tecnologias são complementares. O mouse facilita a navegação no computador por pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores. Mas, para digitar, essas pessoas encontram dificuldades em virtude da localização de algumas teclas e também pela exatidão necessária em pressionar a tecla com o caractere desejado. Para isso, foi criado um sistema para substituir o teclado convencional, utilizando um bracelete elástico com eletrodos, que detecta e classifica os movimentos da mão. Por fim, foi elaborado um editor de textos adaptado a esse sistema.
Uma das grandes vantagens do sistema, segundo aponta Alexandre Fernandes, professor do PPGEEC e orientador da pesquisa, é o fato de ele ser pouco invasivo, ou seja, como utiliza apenas sensores de superfície em braceletes elásticos, não há necessidade de introdução de agulhas nos músculos dos usuários, como ocorre em outras tecnologias já existentes. Outro ganho da tecnologia é o seu baixo custo.
A matéria completa sobre a pesquisa está disponível na edição desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.
Fontes: Francisco José Prado Júnior, mestrando e pesquisador do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE) – e-mail: juniorcvnnn@gmail.com; Prof. Alexandre Rolim Fernandes, fundador e pesquisador do TAE – e-mail: alexandrefernandes@ufc.br
Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro egresso da Residência em Cardiologia da UFC/SCMS. #ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ele está usando óculos de grau e veste uma camisa branca de mangas compridas. Ao fundo da imagem, encontra-se uma televisão onde está projetada a apresentação do trabalho de conclusão do curso.
O médico Diego Levi Silveira Monteiro concluiu a sua formação na Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), na área de Cardiologia. Na oportunidade, ele apresentou o artigo científico intitulado “Grande Aneurisma de Artéria Coronária Descendente Anterior: Relato de Caso” publicado na Revista Cearense de Cardiologia. O trabalho atendeu às exigências para obtenção do título de médico especialista em Cardiologia, que foi submetido à apreciação da Banca Examinadora. A Banca foi composta pelos médicos cardiologistas; Dr. Leandro Cordeiro Portela (Orientador), Dr. Joaquim David Carneiro Neto (Co-Orientador) e Dr. José Maria Bezerra (Examinador). Depois das devidas considerações dos membros da Banca Examinadora, o trabalho do Dr. Diego Levi Silveira Monteiro foi aprovado e seguirá para o devido trâmite institucional.
O evento aconteceu no mini auditório do Hospital do Coração de Sobral. O Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro cardiologista egresso da Residência Médica em Cardiologia/SCMS-UFC. Vale salientar, que ele também realizou Residência em Clínica Médica pela Santa Casa, concluindo em 2013, e graduou-se pelo Curso de Medicina de Sobral desta IFES em dezembro de 2008, egresso da 4ª turma.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, mantém atualmente nove programas de Residência Médicas tendo formado 237 médicos especialistas, desde 2006. Em 2021, o hospital conta com 62 médicos em processo de especialização, destes 24 ingressaram nas diversas especialidades médicas no início de março deste ano.
O Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – PPGPPPP, do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará, convida docentes, discentes, servidores técnicos administrativos e comunidade em geral para a aula inaugural da segunda turma do PPGPPPP a ser proferida pelo Professor Doutor Kaciano Gadelha, Professor Adjunto de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande FURG.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 16 de novembro de 2020 a 23 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2021.1, para o preenchimento de 13 (doze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração “Biotecnologia”, linhas de pesquisa “Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos” e “Análises Integrativas de Sistemas Biológicos” e distribuídas nas áreas temáticas:
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Elétrica e de Computação (PPGEEC), do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), torna público o presente Edital, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, as normas do Processo Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2020, segundo semestre letivo, para o preenchimento de até 22 vagas de mestrado.
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá, no período de 13 de agosto de 2020 a 09 de setembro de 2020, preencher o formulário eletrônico referente ao processo seletivo 2020.2.
O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 20 de outubro de 2020, nos endereços eletrônicos http://www.ppgeec.ufc.br e http://www.si3.ufc.br/sigaa/public.
Todas as informações sobre este processo seletivo serão publicadas no site oficial do PPGEEC (www.ppgeec.ufc.br).
Os candidatos também podem obter acesso a qualquer informação do processo seletivo através do e-mail: secretaria_ppgeec@sobral.ufc.br
Estão abertas inscrições para o curso de extensão Aspectos Psicossociais das Vulnerabilidades no Contexto da Pandemia de COVID-19, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Campus Fortaleza) e pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Campus Sobral), ambos da UFC. O objetivo principal é promover, a partir da interlocução de docentes e discentes das duas unidades acadêmicas, um espaço virtual de discussão sobre múltiplos contextos de vulnerabilização social em tempos de pandemia de COVID-19.
A Pró-Reitoria de Relações Internacionais em parceria com a Embaixada da Espanha promoverá a palestra “estudar na Espanha”conduzida pela prof. Maria María Pilar Isabel Bleuca Sánchez, Assessora Linguística da Embaixada da Espanha em Brasília, no Auditório do Bloco I – Mucambinho, no dia 24/09 (terça-feira), às 17:00h.
A palestra tem como objetivo apresentar aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFC, oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica (agências de fomento de bolsas, programas próprios de universidades espanholas, estágios, etc), para as Universidades Espanholas, além de abordar aspectos linguísticos (certificações de proficiência) e culturais relacionados à mobilidade acadêmica.
Os estudantes poderão consultar cursos, bolsas e outras informações nas páginas abaixo: