Programa de Residência Médica em Cardiologia da UFC/Santa Casa de Sobral forma seu primeiro residente

#ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ao fundo, encontra-se a projeção da apresentação do trabalho de conclusão do curso.
Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro egresso da Residência em Cardiologia da UFC/SCMS. #ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ele está usando óculos de grau e veste uma camisa branca de mangas compridas. Ao fundo da imagem, encontra-se uma televisão onde está projetada a apresentação do trabalho de conclusão do curso.

O médico Diego Levi Silveira Monteiro concluiu a sua formação na Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), na área de Cardiologia. Na oportunidade, ele apresentou o artigo científico intitulado “Grande Aneurisma de Artéria Coronária Descendente Anterior: Relato de Caso” publicado na Revista Cearense de Cardiologia. O trabalho atendeu às exigências para obtenção do título de médico especialista em Cardiologia, que foi submetido à apreciação da Banca Examinadora. A Banca foi composta pelos médicos cardiologistas; Dr. Leandro  Cordeiro Portela (Orientador),  Dr. Joaquim David Carneiro Neto (Co-Orientador) e Dr. José Maria Bezerra (Examinador). Depois das devidas considerações dos membros da Banca Examinadora,  o trabalho do Dr. Diego Levi Silveira Monteiro foi aprovado e seguirá para o devido trâmite institucional.

O evento aconteceu no mini auditório do Hospital do Coração de Sobral. O Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro cardiologista egresso da Residência Médica em Cardiologia/SCMS-UFC. Vale salientar, que ele também realizou Residência em Clínica Médica pela Santa Casa, concluindo em 2013, e graduou-se pelo Curso de Medicina de Sobral desta IFES em dezembro de 2008, egresso da 4ª turma.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, mantém atualmente nove programas de Residência Médicas tendo formado 237 médicos especialistas, desde 2006. Em 2021, o hospital conta com 62 médicos em processo de especialização, destes 24 ingressaram nas diversas especialidades médicas no início de março deste ano.

Fonte: Vanderley Moreira (Jornalista/RP: 1641)

Aula inaugural da segunda turma do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas

O Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – PPGPPPP, do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará, convida docentes, discentes, servidores técnicos administrativos e comunidade em geral para a aula inaugural da segunda turma do PPGPPPP a ser proferida pelo Professor Doutor Kaciano Gadelha, Professor Adjunto de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Para assistir a aula inaugural “O enfrentamento do racismo na academia”, visite www.youtube.com/watch?v=eXUVfZUfqT4.

A transmissão será iniciada às 18h30min do dia 25 de janeiro de 2021.

Continuar lendo

Mestrado em Biotecnologia inicia inscrições para turma 2021.1 no dia 16 de novembro

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 16 de novembro de 2020 a 23 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2021.1, para o preenchimento de 13 (doze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração “Biotecnologia”, linhas de pesquisa “Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos” e “Análises Integrativas de Sistemas Biológicos” e distribuídas nas áreas temáticas:

  • Bioengenharia óssea (1 vaga);
  • Farmacologia (2 vagas);
  • Fisiologia do exercício (3 vagas);
  • Fisiologia reprodutiva (4 vagas);
  • Microbiologia (1 vaga); e
  • Nanotecnologia (2 vagas).

Processo de Seleção de Alunos Regulares para o Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Elétrica e de Computação (PPGEEC), do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), torna público o presente Edital, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, as normas do Processo Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2020, segundo semestre letivo, para o preenchimento de até 22 vagas de mestrado.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá, no período de
13 de agosto de 2020 a 09 de setembro de 2020, preencher o formulário
eletrônico referente ao processo seletivo 2020.2.

O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 20 de
outubro de 2020
, nos endereços eletrônicos http://www.ppgeec.ufc.br e
http://www.si3.ufc.br/sigaa/public.

Todas as informações sobre este processo seletivo serão publicadas no site
oficial do PPGEEC (www.ppgeec.ufc.br).

Os candidatos também podem obter acesso a qualquer informação do processo seletivo através do e-mail: secretaria_ppgeec@sobral.ufc.br

Curso de extensão “Aspectos Psicossociais das Vulnerabilidades no Contexto da Pandemia de COVID-19”

Estão abertas inscrições para o curso de extensão Aspectos Psicossociais das Vulnerabilidades no Contexto da Pandemia de COVID-19, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Campus Fortaleza) e pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Campus Sobral), ambos da UFC. O objetivo principal é promover, a partir da interlocução de docentes e discentes das duas unidades acadêmicas, um espaço virtual de discussão sobre múltiplos contextos de vulnerabilização social em tempos de pandemia de COVID-19.

Continuar lendo

Palestra: “Estudar na Espanha”

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais em parceria com a Embaixada da Espanha promoverá a palestra “estudar na Espanha” conduzida pela prof. Maria María Pilar Isabel Bleuca Sánchez, Assessora Linguística da Embaixada da Espanha em Brasília no Auditório do Bloco I – Mucambinho, no dia 24/09 (terça-feira), às 17:00h.

A palestra tem como objetivo apresentar aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFC, oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica  (agências de fomento de bolsas, programas próprios de universidades espanholas, estágios, etc), para as Universidades Espanholas, além de abordar aspectos linguísticos (certificações de proficiência) e culturais relacionados à mobilidade acadêmica.

Os estudantes poderão consultar cursos, bolsas e outras informações nas páginas abaixo:

www.prointer.ufc.br

www.sepie.es/internacionalizacion.html

www.universia.com.br

www.studyinspain.info

www.fundacioncarolina.es

Maiores informações: Pró-Reitoria de Relações Internacionais (85 3366 7333)

Divulgado o período de inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2020.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 23 de setembro de 2019 a 07 de outubro de 2019 estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2020.1, para o preenchimento de 13 (treze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração “Biotecnologia”, linhas de pesquisa “Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos” e “Análises Integrativas de Sistemas Biológicos” e distribuídas nas áreas temáticas:

  • “Bioengenharia óssea” (1 vaga),
  • “Farmacologia” (2 vagas),
  • “Fisiologia de Órgãos e Sistemas” (1 vaga),
  • “Fisiologia do exercício” (4 vagas),
  • “Fisiologia reprodutiva” (3 vagas),
  • “Microbiologia” (1 vaga) e
  • “Nanotecnologia” (1 vaga).

Análise dos recursos relativos à etapa II – seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas

O programa de Pós-graduação em Psicologia e Políticas Públicas torna público o resultado da análise dos recursos referentes à etapa II (Defesas dos projetos e arguição pela Comissão de Avaliação) para seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Edital 01/2019 – PPGPPPP).

Continuar lendo

Inscrições abertas para o Circuito UFC-Arte no Interior – edição Campus de Sobral.

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará promove a terceira edição do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral, nos próximos dias 30 e 31, durante a programação dos Encontros Universitários 2018. Dessa edição participam projetos das áreas de dança, teatro, cinema e psicologia. As inscrições para oficinas e outras atividades estão abertas até 30 de outubro ou até que sejam preenchidas todas as vagas.

 

O formulário eletrônico está disponível nos sites da Secult-Arte UFC e do Campus de Sobral. Todas as atividades são abertas e gratuitas, voltadas aos que tiverem interesse em participar. As inscrições são limitadas e obedecem à ordem de inscrição.

A programação é composta por oficinas, palestras e apresentações artísticas voltadas para estudantes de escolas e universidades da região e comunidade em geral. Os projetos que participam nesta edição são: Projeto Feixe: Criação e Formação em Dança, do Curso de Dança da UFC; Coletivo Cabeça – Corpos Performativos em Outros Fluxos na Escola, do Curso de Teatro da UFC; Cine Fenomenologia e Sociedade, do Curso de Psicologia da UFC; e projeto Comunicando Ciência com Arte, com a peça Deus e Darwin na terra do céu, da Seara da Ciência.

ICA – Na programação também acontece o III Encontro Interdisciplinar ICA 10 nos, como parte da programação de 10 anos do Instituto de Cultura e Arte (ICA), com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os cursos que integram o instituto e propiciar a aproximação deles com outras áreas de conhecimento.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento e de Pesquisas (FASTEF). O evento tem o intuito de contribuir para o intercâmbio e promoção da cultural nos municípios do interior do Estado do Ceará. Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte, da UFC.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral será no dia 30 de outubro, às 15h30min, no auditório daquele campus, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. Em seguida, será realizado o III Encontro Interdisciplinar ICA 10 anos, com o tema “Economia criativa: planejamento, produção e consumo cultural”. Confira a programação completa no site da SECULT-ARTE e no site do Campus da UFC em Sobral.

Fonte: SECULT-ARTE – fone: 85 3366 7831 / Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4601

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/11977-inscricoes-abertas-para-o-circuito-ufc-arte-no-interior-edicao-campus-de-sobral

Seleção para o Mestrado em Ciência da Saúde – Turma 2019.1.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Campus de Sobral da  Universidade  Federal  do  Ceará  FAZ  SABER  que,  no  período  de 24  de  setembro a 10  de outubro de 2018 de 08h  às 11h e  de 14h às  16h (horário  local), em dias  úteis, estarão abertas  as inscrições   para   a   seleção   do   Mestrado   em Ciências   da   Saúde – turma de   2019.1,   para   o preenchimento  de  19 (dezenove)  vagas, oferecidas  pelo  programa  dentro  de  suas  linhas  de pesquisa: “Doenças crônicas e câncer”, “Biologia molecular e de microrganismos”, “Neurociências” e “Inflamação e dor”, distribuídas entre os professores do programa.

Entrega da documentação:

Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde
Rua Comandante Maurocélio Rocha Ponte, 100, Derby
CEP 62.042 – 280 Sobral – Ceará – Brasil.

Telefone: (88) 3695-4722.