Nova portaria regulamenta atividades da UFC até dia 5 de abril, durante isolamento social

A Universidade Federal do Ceará publicou, na última quinta-feira (18), portaria que regulamenta as atividades da Instituição no contexto da pandemia de covid-19.

Portaria n° 76/2021 prorroga, de 30 de março a 5 de abril, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, referentes às aulas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja considerado inviável pelos diretores de unidades acadêmicas. Neste caso, as aulas precisarão obedecer às recomendações das autoridades sanitárias.

O documento mantém a paralisação do atendimento presencial ao público das unidades administrativas (salvo em situações de forte necessidade), estágios supervisionados obrigatórios (exceto da área de saúde), atividades presenciais de bibliotecas, visitas aos museus e equipamentos artísticos-científicos-culturais, colações de grau e eventos presenciais acadêmicos, científicos, culturais e esportivos.

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Avaliação de Desempenho de servidores estáveis deverá ser feita até 31 de maio

O período de Avaliação de Desempenho de todos os servidores técnico-administrativos estáveis que concluíram os três anos de estágio probatório até 31 de março de 2021 e dos servidores docentes ocupantes de cargos de direção CD2, CD3 e CD4 (vinculados às áreas administrativas e com seis meses ou mais na função) tem início na quinta-feira (1º).

Folder com letras, uma imagem de um notebook e um desenho de uma mulher, informando a data de avaliação de desempenho.

O processo deve ser completado até 31 de maio e conta com quatro fases: autoavaliação, avaliação pela chefia imediata, reunião entre avaliador e avaliado, e reunião entre gestor e avaliados. As duas primeiras fases devem ser através do módulo SIGPRH, conforme o tutorial para autoavaliação e o tutorial para avaliação da chefia imediata.

Após a avaliação da chefia, o servidor tem até 15 de junho para dar ciência on-line no SIGPRH da sua avaliação de desempenho (menu Avaliação>Servidores estáveis>Buscar>Avaliações). Esse caminho dá acesso ao Histórico de Avaliação. Na coluna Detalhes, clicar na lupa (visualizar e dar ciência da avaliação).

A avaliação objetiva verificar o desempenho do servidor, bem como seu potencial de desenvolvimento, através do acompanhamento do trabalho realizado por ele no período de 1º de abril de 2020 a 31 de março de 2021.

AGENTES INTERNOS – Neste ano, 47 agentes internos  vão atuar em diversos setores da UFC, tirando dúvidas sobre o processo e incentivando o cumprimento das quatro fases da avaliação.

CRONOGRAMA – O cronograma da avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos cumprirá os seguintes prazos:

período de realização: 1º de abril a 31 de maio de 2021;
período avaliativo: 1º/4/2020 a 31/3/2021;
envio de atas de reunião: 1º de abril a 15 de junho de 2021;
ciência on-line da avaliação: 1º de abril a 15 de junho de 2021;
recurso para a Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho: 1º a 9 de julho de 2021.

Mais informações sobre o processo podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Fonte: Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho – e-mail dicad@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/15586-avaliacao-de-desempenho-de-servidores-estaveis-devera-ser-feita-ate-31-de-maio

Comissão de Acessibilidade divulga novo e-mail

A Comissão de Agentes de Acessibilidade do Campus de Sobral divulga endereço de e-mail para orientações e atendimentos à comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos-administrativos). Em decorrência da suspensão das atividades presenciais, como medida de enfrentamento ao coronavírus (Resolução nº 8/CONSUNI), a Comissão reforça que continua realizando atendimento online aos estudantes.

Contato: acessibilidade@sobral.ufc.br

Você sabe o que faz a Comissão de Acessibilidade?

É uma extensão da Secretaria de Acessibilidade nas Unidades Acadêmicas da UFC, tem como atribuições:

  • Contribuir para a implantação e expansão da política de acessibilidade nas unidades acadêmicas;
  • Identificar estudantes com deficiência e/ou com altas habilidades e suas necessidades pedagógicas;
  • Influir junto à direção da unidade acadêmica para a superação de barreiras de acessibilidade identificadas;
  • Favorecer a comunicação entre o estudante com deficiência e a coordenação do curso;
  • Dar suporte à Secretaria de Acessibilidade para a instalação de softwares acessíveis nos laboratórios e/ou equipamentos de tecnologia assistida;
  • Propor e/ou desenvolver estudos, seminários, debates e pesquisas que forneçam subsídios em caráter propositivo para a formulação, elaboração e avaliação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

No Campus de Sobral, as agentes de acessibilidade são a professora Eva Cristino e a assistente social Rafaela Silveira (suplente).

Sobre a Secretaria de Acessibilidade, consultar: https://acessibilidade.ufc.br/

Ministério da Educação disponibiliza consulta de vagas no Sisu 2021

O Ministério da Educação disponibilizou, na última sexta-feira (5), a consulta de vagas a serem ofertadas no primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas disponíveis para consulta somam 209.190 mil, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior. Na Universidade Federal do Ceará, serão 6.268 vagas.

Imagem de uma mulher dos cabelos cacheados sentada no chão com o notebook nas pernas

Os dados disponíveis para consulta ainda são preliminares, pois podem ser alterados pelas instituições que aderiram a essa edição do Sisu até, no máximo, a véspera da abertura das inscrições. O período de inscrições dos candidatos será de 6 a 9 de abril. O resultado do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

A consulta as vagas ficará disponível na página eletrônica do Sisu mantida pelo Ministério da Educação até o final do processo seletivo. Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 110 instituições que aderiram ao Sisu.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu, edição do primeiro semestre de 2021, até o dia 23 de fevereiro, quando teriam que indicar as condições específicas de concorrência às vagas por elas ofertadas no âmbito da seleção unificada.

Como participar

As inscrições ao Sisu serão realizadas, exclusivamente, na página sisu.mec.gov.br. O cronograma e as regras dessa edição do Sisu foram oficializadas por meio do Edital Nº 10, publicado no dia 11 de fevereiro, no Diário Oficial da União (DOU).

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que será a de 2020.

Cronograma

Inscrições: de 6 a 9 de abril;
Resultado da chamada única: 13 de abril;
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu

Todas informações: https://sisu.ufc.br/pt/

Link da notícia: https://sisu.ufc.br/pt/ministerio-da-educacao-disponibiliza-consulta-de-vagas-no-sisu-2021/

Participação do Curso de Música em Audiência Pública

O Curso de Licenciatura em Música da UFC, Campus Sobral, através da ação do Laboratório de Estágio Supervisionado junto à Câmara Municipal de Morrinhos, realizou no dia 16 de março de 2021, às 10 horas, a Audiência Pública intitulada “Música na Escola”, com o intuito de apresentar e debater propostas para a implementação do ensino de música na Educação Básica do Município de Morrinhos.
Para acompanhar a gravação com os apontamentos e encaminhamentos da referida audiência pública virtual, basta clicar neste link.

Fonte: Coordenação do curso de Música/ Licenciatura do Campus de Sobral.

Confira a análise dos recursos e o resultado final do Processo Seletivo Unificado – 2020.2

A Equipe de Assistência Estudantil, por meio de suas atribuições administrativas, divulga a análise dos recursos e o resultado final do processo seletivo dos Auxílios Creche e Emergencial (Edital nº 01/2021/PRAE/UFC), para o Campus Sobral no semestre 2020.2.

Recursos – São duas as situações dos recursos analisados: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: recursos aceitos pela equipe técnica;

– Indeferidos: recursos não aceitos pela equipe técnica.

Para os candidatos que foram indeferidos por documentação incompleta, informamos que o sistema permite que o candidato reveja a documentação enviada. Dessa forma, sugerimos que confira os documentos enviados e compare com aqueles que a equipe técnica indicou estarem pendentes.

Auxílio Creche – São duas as situações dos candidatos: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 01/2021/PRAE/UFC e do Anexo II.

– Indeferidos: candidatos que incorrerem em uma das hipóteses de indeferimento do Auxílio Creche (art. 12 do Anexo II).

Auxílio Emergencial – São duas as situações dos candidatos: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 01/2021/PRAE/UFC e do Anexo III, e que foram classificados dentro das vagas disponíveis. A relação de candidatos deferidos informa também o período de concessão (quantidade de parcelas a receber).

– Indeferidos: candidatos que incorrerem em uma das hipóteses de indeferimento do Auxílio Emergencial (art. 10 do Anexo III), inclusive por insuficiência de vagas.

Para o Auxílio Emergencial, em que o número de classificáveis foi superior ao número de vagas ofertada, os candidatos foram classificados de acordo com o nível de vulnerabilidade socioeconômica apresentado pela documentação enviada, de forma que as vagas foram preenchidas segundo a ordem decrescente da vulnerabilidade. Os estudantes que atenderam aos requisitos do edital e do seu anexo, mas que, pela ordem de classificação, ficaram fora das vagas, foram indeferidos por motivo de insuficiência de vagas.

Dados Bancários – Para os estudantes deferidos, a primeira parcela de ambos os auxílios será referente ao mês de março do corrente ano (pago a partir de abril). As folhas de pagamento serão produzidas com os dados bancários informados na inscrição.

Supressão Total De Disciplinas – Nos dias 22 a 26 de março, será aberto período para supressão de disciplinas de graduação em 2020.2. É importante alertar que, caso o estudante solicite a supressão de todos os componentes curriculares (trancamento total), não poderá fazer jus ao(s) auxílio(s) que foi(foram) concedido(s) no resultado final.

Confira abaixo o resultado:

Nota de pesar: Maria Medeiros de Oliveira

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento da Srª.  Maria Medeiros de Oliveira , mãe do Prof. Juan Carlos Oliveira de Medeiros, professor do Curso de Eng. Elétrica deste Campus


Ao tempo em que lamenta a perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos da Srª.  Maria Medeiros de Oliveira.

Nota de Pesar: Sr. Francisco Evilson Nunes

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento do Sr. Francisco Evilson Nunes, esposo de Maria Cristiane Fontenele Nunes (Cris), do Curso de Graduação em Medicina.

Ao tempo em que lamenta a perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos do Sr. Francisco Evilson Nunes.

Nova portaria regulamenta atividades na UFC até 29 de março, no contexto da pandemia

A Universidade Federal do Ceará publicou, na última quinta-feira (18), portaria que regulamenta as atividades da Instituição no contexto da pandemia de covid-19.

A Portaria n° 68/2021 prorroga, até o dia 29 de março, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, referentes às aulas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja considerado inviável pelos diretores de unidades acadêmicas. Neste caso, as aulas precisarão obedecer às recomendações das autoridades sanitárias.

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Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo Unificado – 2020.2

O resultado preliminar do Processo Seletivo Unificado – 2020.2 está disponível no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para vizualizar o resultado acesse o seguinte link:

Resultado preliminar Processo Seletivo Unificado – 2020.2

Ressaltamos que o resultado preliminar não é definitivo. Após a análise dos recursos, será publicado o resultado final. Somente então será informada a situação definitiva do estudante candidato.

Para dúvidas enviar e-mail ao endereço case@sobral.ufc.br.