Seleção para o Mestrado em Ciências da Saúde – Turma de 2021.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 04 de janeiro a 22 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Ciências da Saúde turma de 2021.1.

Poderão se inscrever os portadores de diplomas de curso de graduação em Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Biológicas, Biomedicina, Química, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física, Zootecnia e Terapia ocupacional.

Maiores Informações: www.ppgcs.ufc.br

Nova portaria mantém suspensão de atividades acadêmicas presenciais até 1º de fevereiro

A Universidade Federal do Ceará prorrogou, até 1º de fevereiro, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais referentes às aulas teóricas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, salvo atividades letivas especiais, a critério dos diretores, observadas as recomendações das autoridades sanitárias.

Portaria nº 14/2021 regulamenta o funcionamento da UFC no atual contexto da pandemia de covid-19, dentro do previsto nas determinações estaduais. O documento foi assinado pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque, nesta terça-feira (19).

Também continuam suspensos colações de grau e eventos presenciais, circulação de ônibus intercampi e atendimento nos restaurantes universitários.

Continuar lendo

Nota de pesar: Luiz Salustiano de Medeiros

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento do Sr.  Luiz Salustiano de Medeiros , pai do Prof. Juan Carlos Oliveira de Medeiros, professor do Curso de Eng. Elétrica deste Campus.  Ao tempo em que lamenta a perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos do Sr.  Luiz Salustiano de Medeiros. 

Prorrogado até 31 de janeiro o prazo para regularização de pendências

A Coordenação do SISU na UFC prorrogou até 31 de janeiro o prazo para regularização de pendências referentes à comprovação da integralidade do ensino médio cursado na rede pública, renda e/ou etnia de cotistas convocados na Segunda, Terceira, Quarta, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava Convocações de Suplentes.

O candidato deverá verificar o resultado da análise de cota, certificando-se de selecionar a opção referente a sua convocação e clicar em “Buscar”. Se o nome estiver entre os pendentes, verificar o motivo e enviar documentos que regularizem a situação para o e-mail dsm@prograd.ufc.br

Os candidatos que não regularizarem sua situação no prazo terão a matrícula cancelada.

PCD – Os candidatos a vagas específicas para pessoas deficiência (cotas L9, L10, L13 e L14) que tiverem pendência relacionadas à comprovação da integralidade do ensino médio na rede pública, renda e/ou etnia também devem enviar essa documentação no mesmo prazo (31 de janeiro) para este e-mail.

Somente a documentação referente à comprovação da deficiência deverá ser regularizada, se preciso, no dia da entrevista com a comissão multidisciplinar. Nesta ocasião, o candidato poderá levar também outros documentos que considere necessários para análise de sua deficiência. O cronograma de entrevistas será divulgado no dia 29 de janeiro.

Fonte: https://sisu.ufc.br/pt/prorrogado-ate-31-de-janeiro-prazo-para-regularizacao-de-pendencias/

Ação de Inclusão Digital – Substituição de Chip – 2ª Remessa

Os discentes contemplados nos Editais nº 08 e 09/2020 – Inclusão Digital I e II com os chips de acesso à internet e migraram para o sistema “Alunos Conectados – RNP” devem dirigir-se ao Campus de Sobral para receber novo chip.

Os planos de dados da operadora Tim foram cancelados e serão fornecidos planos da operadora Claro. A migração acontecerá obedecendo o critério de ordem de inscrição.

No Campus de Sobral, a distribuição dos chips ocorrerá nos dias 15 e 18 de janeiro, 8h às 12h, no Bloco II (Odontologia) – Mucambinho, Rua Conselheiro José Júlio, s/n, CEP 62.010-820 – Centro, Sobral, Ceará. Na ocasião, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.

Confira lista de alunos que se enquadram nessa condição:

Os alunos que não compareceram na primeira chamada também poderão apresentar-se nessas datas para pegar seus chips. Os nomes constam na publicação anterior: https://sobral.ufc.br/acao-de-inclusao-digital-substituicao-de-chip/

Demais informações: case@sobral.ufc.br

Nova oportunidade para solicitar Chips de Internet

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, torna público o Aditivo I ao Edital nº 17/2020/PRAE/UFC do processo seletivo de Ação de Inclusão Digital, Alunos Conectados Mec- RNP /2020, e resolve:

1. Abrir novas inscrições para seleção, ampliando a possibilidade de participação de todos os discentes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação dos campi da UFC – Fortaleza  e Interior (Crateús, Quixadá,  Russas e Sobral ) em 2020.2., desde que respeitada as condicionalidades previstas em Edital.

Confira o Aditivo I completo:

Inscrição

Para participar do processo seletivo, o estudante deverá:

  1. Acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA); selecionar a aba Auxílios e Bolsas, e, então, a aba Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas. Por fim, escolher o anúncio do seu respectivo campus, atualizar os seus dados e manifestar interesse; e
  2. Preencher o Google Form e anexar os documentos exigidos: https://forms.gle/Tedu4opMFPj93XfFA
Inscrições13/01/21 a 17/01/21

Modelos de Declaração

Demais informações: case@sobral.ufc.br

Aberta Solicitação de Prorrogação de Tempo de Permanência no Auxílio Moradia

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga a CHAMADA N° 02/2021 – UFC CAMPUS DE SOBRAL, referente a Solicitação de Prorrogação do Tempo de Permanência no Programa Auxílio Moradia.

A prorrogação de que trata a presente Chamama poderá ser concedida ao(à) estudante com tempo de permanência encerrado no Programa Auxílio Moradia da UFC no semestre 2020.1, desde que se encontre na iminência de conclusão do curso atual, ou seja, no imperativo de, no máximo, até dois semestres letivos para findar a graduação.

Documentação necessária para análise do pedido de prorrogação:

  1. Histórico Acadêmico atualizado (até o semestre 2020.2);
  2. Declaração do Curso ao qual está vinculado indicando a previsão de conclusão da graduação (de acordo com a carga horária pendente).
  3. Comprovantes da justificativa alegada para os pedidos de Prorrogação, nos casos em que o atraso para conclusão do curso tenha ocorrido por motivos alheios a sua vontade.

A entrega da documentação exigida deverá ser realizada através do preenchimento do formulário on line, e a documentação anexada ao mesmo. Não será entregue documentação presencialmente.

Faça a leitura completa da CHAMADA N° 02/2021:

Fluxo do ProcessoPeríodo
Entrega da documentaçãoDe 11/01 a 22/01/2020
Análise dos pedidos25/01/2020 a 27/01/2020
Resultado preliminar27/01/2020
Interposição de Recurso28/01/2020
Resultado final29/01/2020

Segue Link do formulário eletrônico:

https://forms.gle/tZ5GncUsKpEp9jcv7

Demais informações: case@sobral.ufc.br

Chamada para Prestação de Contas do Programa Auxílio Moradia 2020.2

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga a CHAMADA N° 01/2021 – UFC CAMPUS DE SOBRAL, referente ao processo de prestação de contas  do semestre 2020.2 do (a) estudante no Programa Auxílio Moradia do Campus da UFC em Sobral.

Em virtude da suspensão das atividades acadêmicas presenciais da UFC, no contexto da pandemia de Covid-19, todos os beneficiários do Programa deverão proceder à solicitação online da prestação de contas de seu Auxílio para fins de avaliação de continuidade.

Documentos importantes:

Formulário de Inscrição Online

Para mais informações, entre em contato com a Equipe de Assistência Estudantil do Campus da UFC em Sobral por meio do e-mail: case@sobral.ufc.br.

UFC lança edital de concurso público com 28 vagas de professor efetivo, distribuídas em campi de Fortaleza e Interior

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), lançou o Edital n° 98/2020, referente a concurso público para o cargo de professor do magistério superior. No total, são ofertadas 28 vagas, das quais 24 para campi sediados em Fortaleza, 1 vaga para o Campus da UFC em Crateús, 2 para o Campus de Russas e 1 para o de Sobral. As inscrições ocorrerão de 22 de fevereiro até 12 de março de 2021, exclusivamente mediante o e-mail do departamento, instituto ou campus para o qual o candidato deseja se inscrever, de acordo com o informado no item 3 do edital.

Confira abaixo os campi, unidades com oferta de vagas e respectivos setores de estudo.

Para as unidades nos campi da UFC em Fortaleza, as vagas estão assim distribuídas:

CENTRO DE CIÊNCIAS
Departamento de Biologia – setores de estudo: Fisiologia Animal Comparada (1 vaga) e Ecologia Funcional de Plantas Terrestres (1)
Departamento de Matemática – setor de estudo: Teoria dos Números (1)
Departamento de Geologia – setor de estudo: Sensoriamento Remoto e Mapeamento Geológico (1)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Departamento de Economia Agrícola – setor de estudo: Economia Rural (1)
Departamento de Zootecnia – setor de estudo: Produção Animal (1)

CENTRO DE HUMANIDADES
Departamento de Psicologia – setor de estudo: Psicologia Social e Trabalho na Perspectiva da Avaliação Quantitativa (1)

CENTRO DE TECNOLOGIA
Departamento de Engenharia Elétrica – setor de estudo: Eletrônica de Potência e Instalações Elétricas Industriais (1)
Departamento de Engenharia de Teleinformática – setor de estudo: Processamento e Análise de Imagens Digitais (1)
Departamento de Engenharia de Transportes – setor de estudo: Infraestrutura de Transportes (1)

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
Departamento de Administração – setor de estudo: Operações e Sistemas (1)
Departamento de Contabilidade – setor de estudo: Direito Público e Privado (1)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Departamento de Teoria e Prática do Ensino – setor de estudo: Didática e Estágio Supervisionado (1)

FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM
Departamento de Enfermagem – setor de estudo: Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas / Enfermagem Pré-Hospitalar – Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros (1)

FACULDADE DE MEDICINA
Departamento de Cirurgia – setores de estudo: Nutrologia / Bases da Cirurgia e da Anestesia (1); Otorrinolaringologia (1); e Urgências Médicas (1)
Departamento de Fisioterapia – setores de estudo: Fisioterapia Cardiorrespiratória / Gerontologia / Internato (1); e Fisioterapia na Saúde da Mulher / Saúde Materno-Infantil / Internato (1)
Departamento de Medicina Clínica – setor de estudo: Clínica Médica / Nefrologia / Semiologia (1)

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR
Setor de estudo – Oceanografia Física (1)

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE
Curso de Teatro – licenciatura – setor de estudo: Visualidades da Cena e Suas Práticas Poéticas e Pedagógicas (1)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
Curso de Educação Física – setores de estudo: Ensino das Lutas e Capoeira / Estágio Supervisionado na Licenciatura em Educação Física (1); e Musculação / Atividades de Academia / Estágio Supervisionado no Bacharelado em Educação Física (1)

Para campi da UFC no Interior, as vagas estão distribuídas da forma a seguir:
Campus da UFC em Crateús – setor de estudo: Geotecnia (1 vaga)
Campus da UFC em Russas – área de conhecimento: Engenharia Civil – setores de estudo: Materiais e Construção Civil (1) e Teoria das Estruturas e Sistemas Estruturais (1)
Campus da UFC em Sobral
Curso de Engenharia da Computação – setor de estudo: Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória (1)

Com exceção dos aprovados para os setores de estudo Nutrologia / Bases da Cirurgia e da Anestesia; Otorrinolaringologia; e Urgências Médicas, que cumprirão jornada de 20 horas semanais de trabalho, todos os demais aprovados ingressarão com jornada de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Mais informações como qualificação exigida dos candidatos, documentação, taxas de inscrição, valor da remuneração, programa das provas, calendário do processo seletivo estão detalhadas no Edital n° 98/2020.

ESCLARECIMENTO – A PROGEP informa que os Editais nº 86/2020, nº 89/2020 e nº 93/2020 foram tornados sem efeito pelo Edital nº 97/2020. No entanto, os setores de estudo que estavam nesses editais foram inseridos neste novo Edital nº 98/2020.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da PROGEP
E-mail: dicon.progep@ufc.br

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/noticias-e-editais-de-concursos-e-selecoes/15357-ufc-lanca-edital-de-concurso-publico-com-28-vagas-de-professor-efetivo-distribuidas-em-campi-de-fortaleza-e-interior

EU 2020: homologação dos trabalhos inscritos deve ser feita por orientadores até segunda-feira (11)

O cronograma dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, entrou em nova fase. Em Fortaleza e no Interior, com exceção do Campus de Quixadá, ocorre até segunda-feira (11) o período de ajustes e homologação dos trabalhos inscritos.

A homologação é realizada pelos orientadores, no site de inscrição dos trabalhos dos Encontros Universitários do Campus de Sobral.

Durante o período de ajuste e homologação, os estudantes devem estar atentos a possíveis contatos com os orientadores, que podem vir a solicitar eventuais correções no trabalho. Por isso, é importante manter o diálogo ao longo do processo. A relação de todos os resumos cadastrados e homologados será divulgada no dia 12 de janeiro.

Os Encontros ocorrerão de 10 a 12 de março, no formato on-line, em todos os campi, na plataforma virtual EU 2020. Em Fortaleza, o evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX). No Interior, a responsabilidade é da diretoria de cada campus.

Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades oral, pôster e apresentação artística, a depender das regras de cada evento (Fortaleza, Crateús, Russas, Quixadá e Sobral). Assim como nas edições anteriores, também haverá palestras, oficinas e apresentações culturais on-line. A programação completa estará disponível em breve.

Leia mais: Conheça outros detalhes sobre os Encontros Universitários 2020.

ACESSO RÁPIDO:

Edital do Campus de Sobral
Cronograma do evento
Programação do evento (em breve)

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020

Informações e dúvidas: encontros@sobral.ufc.br

Fonte: http://www.ufc.br/noticias/15361-eu-2020-homologacao-dos-trabalhos-inscritos-deve-ser-feita-por-orientadores-ate-segunda-feira-11