COMUNICADO DA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SOBRAL

Comunicamos que a partir do dia 16 de dezembro, a Biblioteca do Campus de Sobral – BCSO estará FECHADA para realização de reforma nas suas instalações. No entanto, estaremos na sala 10 para realizar os procedimentos de devolução de material e emissão de nada consta; a sala 07 estará disponível para estudo e leitura individual do material que já esteja em sua responsabilidade.

Esclarecemos que os serviços de empréstimos, reservas, consulta ao acervo e biblioteca virtual estarão suspensos neste período. Pedimos a compreensão de todos pelos transtornos necessários para uma melhoria nos nossos serviços e instalações.

Atenciosamente,
A Coordenação da BCSO.

Funcionamento do RU nas férias acadêmicas

O Refeitório Universitário do Campus de Sobral informa o horário de funcionamento durante as férias acadêmicas:

  • De 16/12 a 20/12, o RU funcionará nos seguintes horários:
    • Recarga/Venda de tíquetes: 09h às 13h
    • Distribuição das refeições: 11h às 13h
  • Entre os dias 23/12/19 a 05/01/20, o RU estará FECHADO;
  • Entre os dias 06/01/20 a 16/02/20, funcionará nos seguintes horários:
    • Recarga/Venda de tíquetes: 08h às 17h
    • Distribuição de refeições: 11h às 13h
  •  A partir de 17/02/20 o funcionamento será normalizado.

Trabalhos desenvolvidos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral – Hospital de Ensino da UFC em Sobral – são premiados no V Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE)

Diretores e coordenadores de Ensino da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) participaram, de 2 a 4 de dezembro, do V Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), realizado em Salvador (BA). 

O congresso destacou a qualidade na assistência e na gestão, o bem-estar do cidadão e a inserção da tecnologia no ensino e na assistência em saúde, e contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos nos Hospitais de Ensino de todo o Brasil. O evento reuniu estudantes, professores, gestores e profissionais do direito administrativo, procuradores das universidades e representantes dos três poderes. 

Representando a Santa Casa Misericórdia de Sobral, participaram o diretor-geral, Klebson Carvalho; o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Prof. Dr. Vicente Pinto; o diretor executivo do DEPE, Renaud Aguiar; a coordenadora de Educação Permanente do DEPE, Denise Nogueira; as técnicas em assuntos educacionais do DEPE, Lia Gomes e Gabriela Fontenele.

“O evento foi uma excelente oportunidade para a discussão de temas relevantes para a gestão hospitalar em todas as suas dimensões. Também foi o momento ideal para a troca de ideias”, disse o diretor-geral, Klebson Carvalho. 

Ao final do congresso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi premiada em 1° lugar com o trabalho “Programa de Integração Ensino-Serviço: estratégia de formação e qualificação das práticas em saúde em um hospital de ensino”, apresentado pelo diretor do DEPE, Prof. Dr. Vicente Pinto; e em 3° lugar, com o trabalho “Responsabilidade Civil do Médico Residente”, apresentado pelo diretor executivo do DEPE, Renaud Aguiar.

Fonte: pintovicente@gmail.com

Publicada portaria sobre programa de bolsas acadêmicas da UFC em 2020; nota explica os principais pontos

Foi publicada nesta sexta-feira (6) a Portaria nº 191/2019, que trata da distribuição de bolsas acadêmicas da Universidade Federal do Ceará em 2020 e cria o comitê de avaliação dos programas de bolsas.

Alguns dos objetivos são: aperfeiçoar a alocação, melhorar o acompanhamento dos programas e ampliar oportunidades para os estudantes da Capital e do Interior (Imagem: Divulgação)

O objetivo é aperfeiçoar a alocação, melhorar o acompanhamento dos programas, ampliar oportunidades para os estudantes da Capital e do Interior e alinhar a distribuição ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI 2018-2022).

O reitor Cândido Albuquerque emitiu uma nota explicativa sobre a portaria, detalhando a motivação do documento e seus principais pontos. Houve incremento no número de bolsas de várias modalidades, inclusão dos campi de Russas e Crateús no Programa de Educação Tutorial (PET), estímulo ao empreendedorismo e à inovação entre os estudantes e outros benefícios.

Leia mais: UFC reafirma oferta total para 2020 e anuncia benefícios na distribuição

“A UFC anuncia algumas novidades para o melhor acompanhamento e alocação das bolsas para 2020, com o intuito de conceder maiores chances aos estudantes de participar dessas experiências”, explica o reitor na nota.

O texto assinado pelo Prof. Cândido Albuquerque explica que a iniciativa respalda-se no Objetivo Estratégico 3 do Eixo de Ensino do PDI 2018-2022, mais especificamente nos subitens 3.5 e 3.6. Além da nota explicativa, a íntegra da Portaria nº 191/2019, com a quantidade de bolsas por programa, também está disponível on-line.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – fone: (85) 3366 7307

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14048-publicada-portaria-sobre-programa-de-bolsas-academicas-da-ufc-em-2020

COPIC divulga resultado de reabertura de matrícula para 2020.1

A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) divulga o resultado dos processos de reabertura de matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) para 2020.1.

Os estudantes com pedido deferido deverão efetuar matrícula em disciplinas entre os dias 20 e 22 de janeiro, nas coordenações de curso ou via Internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Copic reforça que aqueles que não realizarem a matrícula dentro do prazo terão seu status novamente cancelado e processo administrativo encaminhado para cancelamento definitivo.

Os interessados cujo campo do resultado aparece em branco devem procurar a coordenação do curso. Já aqueles cujo resultado aparece como arquivado devem procurar a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Em ambos os casos, os processos não foram assinados até o momento da divulgação da lista.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036

Marcadores: COPIC • Matrícula • Reabertura de Matrícula

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/copic-divulga-resultado-de-reabertura-de-matricula-para-2020-1/

Confira o funcionamento do Restaurante Universitário, das bibliotecas e dos ônibus da UFC durante as férias

Biblioteca do Campus de Quixadá funcionará das 8h às 12 e das 13h às 17h (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Em virtude das férias acadêmicas, as unidades do Restaurante Universitário, da Biblioteca Universitária e do transporte intercampi terão horário diferenciado no período, conforme informações abaixo.

REFEITÓRIOS DE FORTALEZA – De 16 de dezembro até o dia 10 de janeiro os restaurantes da Capital permanecerão fechados para recesso natalino, reabrindo no dia 13 de janeiro. Os estudantes residentes receberão auxílio financeiro para cada dia do recesso, do mesmo modo que recebem para os sábados e domingos.

RU de Sobral – De 16 a 20 de dezembro o Refeitório de Sobral servirá apenas o almoço e entrará em recesso de 23 de dezembro a 3 de janeiro. De 6 de janeiro a 14 de fevereiro o refeitório será reaberto somente para almoço, retomando as atividades normais a partir do dia 17 de fevereiro.

RU de Crateús – O Refeitório de Crateús funciona normalmente até o dia 13 de dezembro. Depois disso, entrará em recesso. De 10 a 14 de fevereiro voltará a funcionar, mas somente para almoço. Os serviços serão totalmente normalizados no dia 17 de fevereiro.

Refeitórios de Russas e Quixadá – Os RUs de Russas e Quixadá abrem até o dia 13 de dezembro e fecham durante as férias, reabrindo ao público em 17 de fevereiro.

ÔNIBUS – A Divisão de Transportes (DVTRAN) da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA) avisa que a linha intercampi que circula entre os campi do Pici, Porangabuçu e Benfica, e do LABOMAR ao Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), assim como a linha interna NUTEC-IEFES, não funcionarão durante as férias, no período de 16 de dezembro a 16 de fevereiro. Já a linha 020-Campus do Pici (intracampus) funcionará com frota e horários reduzidos (dois ônibus, das 6h às 19h30min, com saídas a cada 11 minutos da Avenida Humberto Monte).

Todo o serviço será regularizado a partir do dia 17 de fevereiro, data na qual será iniciado o período letivo 2020.1 dos cursos de graduação presenciais e de pós-graduação.

BIBLIOTECAS – A Direção da Biblioteca Universitária informa à comunidade os horários de funcionamento de suas unidades durante o recesso escolar:

Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) – das 7h30min às 17h30min (a partir de 16/12/2019)
Biblioteca da Pós-Graduação em Economia Agrícola (BPGEA) – das 8h às 17h
Biblioteca da Pós-Graduação em Engenharia (BPGE) – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Biblioteca do Curso de Física (BCF) – das 8h às 17h.
Biblioteca do Curso de Matemática (BCM) – das 7h30min às 17h
Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) – das 8h às 20h45min
Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira (BCCE) – das 8h às 18h
Biblioteca do Curso de Arquitetura (BCA) – das 8h às 17h
Biblioteca da Pós-Graduação em Economia (BPGEC) – das 8h às 18h
Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) – das 8h às 18h
Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) – das 7h30min às 17h (a partir do dia 06/12/2019)
Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) – das 7h30min às 18h (de 23/12/2019 a 03/01/2020 das 8h às 17h)
Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (BICM) – das 7h às 17h
Biblioteca do Museu de Arte (BMAUC) – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Biblioteca do Campus de Sobral (BCSO) – das 8h às 17h
Biblioteca de Medicina de Sobral (BMS) – das 7h às 21h
Biblioteca do Campus de Russas (BCR) – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Biblioteca do Campus de Crateús (BCCR) – das 8h às 12h e das 13h às 17h (a partir de 16/12/2019)
Biblioteca do Campus de Quixadá (BCQ) – das 8h às 12h e das 13h às 17h (de 16/12/2019 a 16/02/2020)

AGÊNCIA DE ESTÁGIOS – A Agência de Estágios funcionará normalmente durante todo o período de férias acadêmicas. O atendimento ocorre das 8h às 17h (ininterruptamente), de segunda a quinta-feira, em horários previamente agendados pelos estudantes no SIGAA. Dúvidas podem ser respondidas também por meio do WhatsApp da Agência: (85) 99158 2177.

Fontes: Coordenação do Restaurante Universitário da UFC – fone: (85) 3366 7441; Divisão de Transportes da UFC-INFRA – fone: (85) 3366 9552; Divisão de Coordenação de Bibliotecas – fone: (85) 3366 9508; Agência de Estágios da UFC – fone: (85) 3366 7413.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14040-confira-o-funcionamento-do-restaurante-universitario-das-bibliotecas-e-dos-onibus-da-ufc-durante-as-ferias

Ministério da Educação divulga edital do SISU 2020; inscrições de candidatos ocorrem de 21 a 24 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, publicou, no Diário Oficial da União de terça-feira (3), o Edital nº 70, de 27 de novembro de 2019, que define datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2020.1 O período de inscrições dos candidatos foi definido para 21 a 24 de janeiro de 2020.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Já o período para que o candidato manifeste interesse em participar da lista de espera será de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas, em 110 cursos, para o SISU 2020, nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação lançará edital com os detalhes do processo seletivo na UFC, via SISU.

Informações sobre o assunto devem ser acompanhadas no site da UFC no SISU.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14041-mec-divulga-edital-do-sisu-2020-inscricoes-de-candidatos-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Alunos de graduação da UFC já podem solicitar a ID Estudantil

Os 28.223 alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e, assim, habilitados a baixar a carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil.

A emissão poderá ser feita gratuitamente por meio de aplicativo de celular para os sistemas iOS e Andoid. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Com a ID, os estudantes poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. A carteirinha digital, no entanto, não é aceita na rede de transporte público.

COMO SOLICITAR  O estudante deve baixar o app ID Estudantil oficial nas lojas App Store ou Google Play. Já com o aplicativo instalado, é necessário realizar login no ID Estudantil utilizando suas informações de usuário e senha do gov.br. Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão “Crie sua conta”. Ao entrar com seu usuário e senha do gov.br, basta seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

O estudante que encontrar problemas durante a emissão de sua ID Estudantil pode utilizar o FAQ disponível no site.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020, com informações do Ministério da Educação.

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/alunos-de-graduacao-da-ufc-ja-podem-solicitar-a-id-estudantil/

Sobral consagra equipes campeãs nos JUFC

Em mais de dois meses de competições os Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC) – Campus de Sobral apresentaram significativo número de participações em diversas modalidades. Os jogos ocorreram de 13 de setembro a 24 de novembro em três arenas. Sagraram-se campeãs os cursos de Economia/Finanças (Geral e Individual) e Engenharia Elétrica (Coletiva). Oito cursos da UFC em Sobral participaram da Competição.

Participaram da disputa 482 atletas nas modalidades Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei (fase coletiva), Tênis de Mesa, Xadrez, Damas, Natação, Atletismo, Just Dance, Guitar-Hero 3, Fifa 19, Counter-Strike 1.6 e Free Fire (fase individual). O JUFC Campus de Sobral foi marcado pelo equilíbrio entre os participantes.

O quadro geral de medalhas terminou com 24 para a Economia/Finanças e 15 para a Engenharia Elétrica. Em número de medalhas de ouro, entretanto, os dois cursos terminaram com igualdade, nove para cada, sendo a disputa decidida pelo número total de medalhas conquistadas. Em terceiro ficou Odontologia, com 13 medalhas. Na fase coletiva a hegemonia foi da Engenharia Elétrica, com três medalhas de ouro e uma de prata, seguida pela Medicina com duas e quatro de prata e Economia/Finanças com uma de ouro duas de prata.

Na fase individual prevaleceu a Economia/Finanças, com oito medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze; Engenharia Elétrica com seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze e a Psicologia, com três de ouro. A fase individual foi disputada de 13 de setembro a 4 de outubro e a coletiva de 25 de outubro a 24 de novembro.

Link da Notícia: https://desporto.ufc.br/sobral-consagra-equipes-campeas-nos-jufc/

Fonte: pedroximenesufc@gmail.com