Webnário sobre Educação Interprofissional na formação superior

No dia 16/06, às 16h, acontecerá o webnário sobre Educação Interprofissional com a participação dos Professores Marcelo Viana da Costa, Marina Peduzzi e Maria do Socorro Araújo Dias. Será um evento pedagógico de grande importância como ferramenta para o trabalho colaborativo docente e que repercutirá no cotidiano de intervenções em geral e em saúde, em particular.

O webnário estará disponível no link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_N502c0e9ROibjK_AzY1Isw

Fonte: Professora Camilla Araújo Lopes Vieira

Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Edital N° 01/2021 – ingresso em 2021.2)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 04 a 30 de Junho de 2021, estarão abertas as inscrições para a Seleção à Admissão ao Mestrado Profissional, área de concentração: Psicologia e Políticas Públicas.


O Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral – tem como missão formar mestres para a investigação e a formulação de práticas profissionais e institucionais em políticas públicas situadas na intersecção com a Psicologia; e como objetivo geral atuar sobre demandas locais e regionais relacionadas às políticas públicas de Saúde e de Educação e seus enlaces intersetoriais, em sua intersecção com a Psicologia, de modo a desenvolver novas tecnologias, metodologias e produtos, assumindo o compromisso com a transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; colaborando com a redução das desigualdades sociais e regionais.

1. PÚBLICO-ALVO

Poderá se inscrever o(a) candidato(a) diplomado(a) em curso de graduação plena em Psicologia ou em áreas afins, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, mediante documentação apresentada em conformidade com o que está solicitado no item 4 do edital 01/2021, e que tenham afinidade com área de concentração do programa e com uma de suas duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas; e, Educação e Políticas Públicas.

2. VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão ao Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas serão em número total de até dezenove (19) vagas, direcionadas ao ingresso no período letivo 2021.2 e distribuídas, conforme exposto abaixo, nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da UFC.

Seguem abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional com suas respectivas quantidades de vagas ofertadas.

1) Clínica, Saúde e Políticas Públicas até dez (10) vagas;
2) Educação e Políticas Públicas: até nove (09) vagas.

Informações sobre inscrição, documentos necessários, datas, etapas e critérios da seleção podem ser encontradas no Edital N° 01/2021 – PPGPPPP/UFC, acessado em https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf (consultar a aba Processos Seletivos – Processos Seletivos Stricto Sensu e procurar por PPG PROF EM PSICOLOGIA E POLITICAS PUB).

Para maiores informações, gentileza contatar a professor Maria Suely Alves Costa (vice-coordenadora)Telefone: 85 99813-1325 (WhatsApp)

Fonte: psi.polpublicas@sobral.ufc.br

Novo documento regulamenta atividades na UFC até 7 de junho, no contexto da pandemia de COVID-19

O Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta terça-feira (1º), documento que regulamenta as atividades da Instituição no contexto da pandemia de COVID-19. A Portaria n° 135 prorroga, pelo período de 1º a 7 de junho, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais teóricas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, exceto em relação a atividades cujo ensino remoto seja considerado inviável pelos diretores de unidades acadêmicas.

De acordo com a portaria, estão autorizadas, na modalidade presencial, as aulas práticas de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Para isso, será necessário observar as regras expedidas no Ofício Circular nº 7/2021/GR/REITORIA, de 26 de maio de 2021. Todas as atividades práticas presenciais deverão obedecer às recomendações das autoridades sanitárias e do Governo do Ceará.

Além disso, para a realização de qualquer atividade presencial autorizada pela Portaria nº 135, os pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e superintendentes devem exercer “juízo de conveniência e oportunidade, inclusive nas unidades do interior do Estado”.

Continuar lendo

Vacinação contra covid-19: servidores da UFC podem emitir comprovante de exercício do cargo, via SIGPRH

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) informa que os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade Federal do Ceará podem emitir seus comprovantes de exercício do cargo através do SI3 pelo módulo SIGPRH. No sistema, os servidores devem acessar o Portal do Servidor, clicar na aba Documentos e selecionar a opção Declarações/Declaração Funcional. Será feito um download automático do comprovante.

#ParaTodosVerem: na imagem aparece uma mulher de máscara segurando uma seringa (Foto: Viktor Braga/UFC)

Comprovante de exercício do cargo no município de Fortaleza deve ser apresentado de forma impressa no ato da convocação para vacinação contra a covid-19.

O documento é necessário para a vacinação contra covid-19, que, em sua quarta fase, no Ceará, inclui os trabalhadores da educação do ensino superior. A iniciativa para adequar a declaração foi realizada através de parceria da PROGEP com a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFC.

funcionalidade já está disponível para servidores dos campi da UFC em Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral, que devem observar o calendário de vacinação nos respectivos municípios.

A UFC ressalta que tanto convocação quanto a aplicação das vacinas é de responsabilidade do poder público, sob coordenação do Governo do Estado do Ceará e das prefeituras municipais. Informações sobre a documentação necessária, bem como outros detalhes da campanha de vacinação, estão sendo disponibilizados pelos canais de comunicação dos respectivos órgãos.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: progep@ufc.br

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/15759-vacinacao-contra-covid-19-servidores-da-ufc-podem-emitir-comprovante-de-exercicio-do-cargo-via-sigprh

Divulgado o resultado de seleção para Professor Substituto, setor de estudos: Psiquiatria/ Psicopatologia

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova escrita subjetiva, para o cargo de Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 24/2021, setor de estudos: Psiquiatria/ Psicopatologia.

Fonte: famedsobral@ufc.br

Segundo período de matrícula em tempo real para veteranos ocorre quinta-feira (20)

O segundo período para ajuste de matrícula em tempo real 2021.1 para estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará ocorrerá nesta quinta-feira (20). O procedimento deverá ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Pró-Reitoria de Graduação reforça que a matrícula em tempo real é destinada apenas para a inclusão de disciplinas. As solicitações não passarão por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não serão levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.

Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Deste modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo estudante que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.

CASAS DE CULTURA – Na matrícula em tempo real, as Casas de Cultura Estrangeira continuam ofertando disciplinas optativas livres a alunos dos cursos de graduação para o semestre 2021.1.  Há disciplinas ofertadas pelas seis unidades das Casas de Cultura (Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa), voltadas à comunicação e expressão oral, compreensão leitora, compreensão de tópicos gramaticais e estrutura e uso da língua.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/segundo-periodo-de-matricula-em-tempo-real-para-veteranos-ocorre-quinta-feira-20/

Confira resultado preliminar da Prorrogação do tempo de permanência do Auxílio Moradia

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o resultado preliminar do processo de Prorrogação da permanência do/a estudante no Programa Auxílio Moradia, referente a Chamada nº 04/2021 – UFC Campus Sobral.

Os/as estudantes indeferidos/as poderão interpor recurso no dia 20 de maio de 2021, a partir do preenchimento de formulário de recurso, podendo apresentar declaração do curso atualizada.

Os/as estudantes que não entregaram documentação no prazo determinado na Chamada para a solicitação da prorrogação deverão fazê-lo no período indicado para interposição de Recurso. Neste caso, além da documentação exigida na Chamada, deverão apresentar justificativa por escrito bem como documentação comprobatória das razões do não cumprimento do prazo de solicitação da prorrogação.

Confira o resultado na Integra:

Formulário para recurso: https://forms.gle/RAdorHKfp4TS9xSy8

Nota de pesar pelo falecimento do discente MATHEUS DE SOUZA GARCIA

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento de MATHEUS DE SOUZA GARCIA, aluno do Curso de Engenharia Elétrica deste Campus
Ao tempo em que lamenta a perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos do MATHEUS DE SOUZA GARCIA.

Fonte: joaocarneiro.eel@gmail.com

Marcelo Estevão da Silva, presta homenagem em nome da Turma de Engenharia Elétrica 2018.1 e do Ramo Estudantil IEEE da UFC Sobral para o discente Matheus de Souza Garcia.

Fonte: marcelo.estevao@alu.ufc.br

Portaria regulamenta atividades na UFC até 24 de maio, no contexto da pandemia

A Universidade Federal do Ceará publicou, nessa segunda-feira (17), documento que regulamenta as atividades da Instituição no contexto da pandemia de covid-19. A Portaria n° 118 prorroga, no período de 18 a 24 de maio, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais teóricas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, exceto em relação a atividades cujo ensino remoto seja considerado inviável pelos diretores de unidades acadêmicas.

A portaria mantém a suspensão do atendimento presencial ao público nas unidades administrativas (salvo em situações de imperiosa necessidade), bem como suspende estágios supervisionados obrigatórios (com exceção daqueles da área de saúde), atividades presenciais de bibliotecas, visitas aos museus e equipamentos artístico-científico-culturais, colações de grau e eventos presenciais acadêmicos, científicos, culturais e esportivos.

Além disso, continuam suspensas as atividades presenciais dos bolsistas de graduação (com manutenção da remuneração), salvo expressa convocação do respectivo coordenador; atividades de extensão que não forem consideradas essenciais pela respectiva pró-reitoria; os serviços dos restaurantes universitários, com exceção da entrega de refeições nas residências universitárias, e os ônibus intercampi. Por fim, o documento mantém o adiamento da concessão de férias aos profissionais de saúde.

Atendimentos por agendamentos

O agendamento nas bibliotecas é realizado por meio do link  agendebu.ufc.br/autenticacao/login.

Está SUSPENSO o funcionamento dos seguintes serviços:

Permanece o ATENDIMENTO REMOTO, durante o horário regular de trabalho, para os seguintes setores:

Coordenações de Curso de Graduação:

Coordenações de Curso de Pós-graduação:

Demais setores:

Notícias relacionadas: