UFC estreia na segunda (19) SISU 100% virtual; conheça os preparativos da Universidade

Nada de filas, envelopes, papéis e deslocamentos. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Ceará realizará a matrícula de 6.268 estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de modo 100% digital. Todas as etapas básicas – solicitação e confirmação de matrícula, análise da documentação e avaliação de recursos – serão feitas pela Internet, o que tem exigido uma série de preparativos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

A adaptação do SISU para o ambiente digital se dá no contexto da pandemia de covid-19 e da necessidade de evitar aglomerações. Antes, os milhares de candidatos aprovados precisavam se dirigir presencialmente à UFC para realizar a entrega dos documentos, o que não será necessário na edição de 2021.

Coordenação do SISU na UFC terá atendimento por WhatsApp; confira número e horários

este ano, o processo será feito pelo Sistema de Matrícula Virtual, que estará disponível a partir das 8h do dia 19 de abril. Por solicitação da PROGRAD, unidade que coordena o SISU na Universidade, esse sistema começou a ser desenvolvido pela STI em janeiro de 2021 e tem mobilizado, direta e indiretamente, cerca de 10 profissionais de tecnologia da informação e comunicação da UFC.

O desafio foi construir uma infraestrutura robusta, capaz de suportar, em curto período de tempo, um grande número de acessos e um considerável volume de documentos inseridos por milhares de usuários. Vários testes de desempenho estão sendo executados pela STI, que terá uma equipe exclusiva de plantão durante o prazo de solicitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular, de 19 a 21 de abril.

Outra tarefa importante foi incluir mecanismos de segurança e controle de acesso aos dados nas funcionalidades do Sistema de Matrícula Virtual, visando à proteção dos dados pessoais dos candidatos contra acessos não autorizados.

“É um momento histórico para a UFC. A matrícula será totalmente on-line, evitando aglomeração, filas. Através das nossas equipes qualificadas, tanto da PROGRAD quanto da STI, e graças à infraestrutura de sistemas da UFC, conseguimos implantar essa transformação digital”, afirmou o diretor da STI, Prof. Edgar Marçal.

PREPARAÇÃO – Todas as etapas do desenvolvimento do sistema estão sendo acompanhadas pela PROGRAD. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), a Pró-Reitoria está realizando treinamentos com 60 operadores (33 em Fortaleza e 27 nos campi do Interior), que ficarão responsáveis por analisar a documentação básica dos candidatos durante a solicitação de matrícula da Chamada Regular e das convocações de Lista de Espera.

“Tem sido um grande projeto e, com certeza, teremos êxito em todas as etapas. É uma de nossas ações prioritárias em 2021 e, certamente, esse modelo veio para ficar”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

A mudança no modelo também exigiu novos esforços da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), que desenvolveu um plano de ação para dar publicidade às novidades do processo. Além de matérias jornalísticas, estão sendo produzidos materiais explicativos em vários formatos – como tutoriais em vídeo (conforme visto acima), spots de rádio, peças gráficas para redes sociais e até um Guia do Candidato (https://sisu.ufc.br/wp-content/uploads/2021/04/guia-do-candidato-sisu-2021.pdf)

Em parceria com a PROGRAD, a UFC Informa também atua esclarecendo dúvidas dos candidatos por meio de plataformas como Instagram e Facebook. “A comunicação, neste momento, está sendo muito importante para orientar os candidatos, principalmente sobre a documentação necessária e sobre como ele pode adquiri-la, acessando outros sites, como o da Receita Federal, o do Tribunal Superior Eleitoral. A comunicação tem esse papel integrador, orientativo, de reunir as informações e repassá-las de maneira simplificada”, avaliou a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra.

O QUE SERÁ PRESENCIAL – De acordo com o edital do SISU na UFC, a qualquer momento a Universidade se reserva o direito de promover a verificação e autenticação presencial de quaisquer documentos apresentados pelo candidato na solicitação de matrícula.

Além disso, a PROGRAD ressalta que os candidatos cotistas classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência (PCD) deverão comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, sempre respeitando as orientações sanitárias. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão publicados no site do SISU na UFC, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas suas características fenotípicas.

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC ou pelo e-mail sisu@ufc.br.

Leia também: Confira os principais detalhes e novidades do SISU 2021 na UFC

Fonte: Coordenação do SISU na UFC, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: sisu@ufc.br

Coordenação do SISU na UFC terá atendimento por WhatsApp; confira número e horários

Para auxiliar os candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Ceará, a Coordenação do SISU na UFC disponibilizará, a partir desta sexta-feira (16), mais um canal de atendimento: o WhatsApp (85) 3366 9498. O serviço estará disponível exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O WhatsApp se soma ao site do SISU na UFC, ao e-mail sisu@ufc.br e às redes sociais da UFC e da Pró-Reitoria de Graduação como meios de comunicação oficial da Universidade com os candidatos. O aplicativo, já bastante popular, é de uso fácil e gratuito, podendo ser utilizado tanto em smartphone quanto em computador pessoal.

Até o final da próxima semana serão priorizadas no WhatsApp mensagens relacionadas às matrículas da Chamada Regular do SISU 2021. Perguntas e demais esclarecimentos devem ser enviados somente em texto. Imagens, áudios e vídeos não serão considerados. O número não funcionará como telefone.

Fonte: https://sisu.ufc.br/pt/coordenacao-do-sisu-na-ufc-iniciara-atendimento-por-whatsapp-confira-numero-e-horarios/

Abertas inscrições para seleção de professor substituto em Sobral para o Curso de Psicologia

Estarão abertas, a partir de 26 de abril, as inscrições para seleção de professores substitutos da Universidade Federal do Ceará em Sobral. De acordo com o Edital n° 26/2021são ofertadas duas vagas.

Em Sobral, são duas vagas para o Curso de Psicologia, sendo uma para o setor de estudo Psicologia Social e outra para o setor de estudo Psicologia Escolar e Educacional. O regime de trabalho para ambas é de 40 horas e podem participar candidatos com título de doutor, mestre ou graduado.

Informações sobre taxa de inscrição, valor das remunerações, entre outras, estão disponíveis no Edital n° 26/2021.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da PROGEP – e-mail: dicon.progep@ufc.br

Nova portaria regulamenta atividades na UFC até 19 de abril, no contexto da pandemia da covid-19

A Universidade Federal do Ceará publicou, nesta terça-feira (13), portaria que regulamenta as atividades da Instituição no contexto da pandemia de covid-19.

Portaria n° 86 prorroga, no período de 13 a 19 de abril, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, referentes às aulas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, exceto em relação a atividades cujo ensino remoto seja considerado inviável pelos diretores de unidades acadêmicas. Neste caso, as aulas precisarão obedecer às recomendações das autoridades sanitárias.

O documento mantém a paralisação do atendimento presencial ao público das unidades administrativas (salvo em situações de imperiosa necessidade), estágios supervisionados obrigatórios (com exceção daqueles da área de saúde), atividades presenciais de bibliotecas, visitas aos museus e equipamentos artístico-científico-culturais, colações de grau e eventos presenciais acadêmicos, científicos, culturais e esportivos.

Além disso, continuam suspensas as atividades presenciais dos bolsistas de graduação (com manutenção da remuneração), salvo expressa convocação do respectivo coordenador; atividades de extensão que não forem consideradas essenciais pela respectiva pró-reitoria; os serviços dos restaurantes universitários, com exceção da entrega de refeições nas residências universitárias, e dos ônibus intercampi. Por fim, o documento adia a concessão de férias aos profissionais de saúde.

Continuar lendo

20 anos do Curso de Medicina de Sobral da UFC | Visconde de Saboia o patrono do Curso de Medicina de Sobral da UFC

A escultura em bronze do Visconde de Saboia mantém viva a presença do médico de D. Pedro II. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a estátua do Visconde de Saboia em primeiro plano. Ao fundo a fachada principal do Curso de Medicina.

Em seus 20 anos de existência, o Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) mantém viva e presente a figura de um ilustre médico sobralense. Trata-se de Vicente Cândido Figueira de Saboia, ou em seu status nobiliárquico, o Visconde de Saboia. A memória da personalidade de destaque histórico nacional durante o segundo reinado brasileiro vem sendo cultuada, lembrada e homenageada desde os primeiros anos do Curso. O destaque que goza o Visconde de Saboia no Curso de Medicina de Sobral da UFC se deve, em especial, ao entusiasmo do médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho, Professor Doutor da IFES e o primeiro coordenador do Curso.

A presença do notável médico nascido em Sobral, no dia 13 de abril de 1835, está sublimada em uma suntuosa estátua de bronze que guarda, imponente, a entrada principal do bloco administrativo/didático da escola médica sobralense. A escultura subiu ao seu pedestal durante um fim de tarde do dia 7 de janeiro de 2007, conduzida pelas mãos firmes dos operários da empresa contratada para o trabalho e o apoio das mãos cuidadosas dos colaboradores do Curso, sob atenta orientação do Prof. Gerardo Cristino Filho.

#ParaTodosVerem: A imagem mostra operários reunidos em círculo, no meio deles encontra-se a escultura do Visconde de Saboia no chão, antes de ser instalada no pedestal.

A altivez e a genialidade do Visconde de Saboia, personificadas na escultura, espalham-se e inspiram discentes e docentes. Desde fevereiro de 2007, a Cátedra Visconde de Saboia criada pelo Colegiado do Curso de Medicina/UFC – Campus de Sobral promove a produção e o compartilhamento de conhecimento na área da medicina. A distinção tem como objetivo principal a promoção de conferências, aulas, cursos, seminários e pesquisas relativas aos grandes temas que preocuparam o seu patrono, em especial as relacionadas ao ensino médico. Desse modo, a Cátedra Visconde de Saboia promove a visita de professores, pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, além da publicação de livros, revistas, periódicos, artigos científicos, entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, operários e colaboradores do Curso de Medicina da UFC levantam juntos a escultura do Visconde de Saboia para colocá-la no pedestal.

Desde a sua criação, a Cátedra Visconde de Saboia já foi conferida a ilustres professores, estudiosos, pesquisadores, bem como àqueles que contribuíram de forma significativa para prosperidade do Curso de Medicina de Sobral da UFC. Já foram homenageados com a distinção: Francisco José Lustosa da Costa (Escritor e Jornalista), Tarcísio Haroldo C. Pequeno (Professor da UFC), Padre Francisco Sadoc de Araújo (Religioso), Henry De Holanda Campos (Professor da UFC), José Ronaldo Mont’alverne (Professor da UFC), Paulo Ernani Gadelha Vieira (Professor ex-presidente da Fiocruz), Gerardo Cristino Filho (Professor UFC), Vicente de Paulo Teixeira Pinto (Professor da UFC), Mikkael Duarte dos Santos (Professor da UFC), Tasso Ribeiro Jereissati (Senador da República), Carlos Hilton Soares (Ex-Vice Prefeito de Sobral), entre outros.

#ParaTodosVerem: Na imagem, uma montagem com quatro fotos. A primeira mostra o político Tasso Jereissati entre dois representantes do Curso de Medicina recebendo a Cátedra Visconde de Saboia. Na segunda, o professor Vicente Pinto, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia do Professor Gerardo Cristino. Na terceira, professor Mikkael dos Santos, à esquerda, recebendo a Cátedra Visconde de Saboia da Professora Lissiana Magna. A quarta foto mostra a mesa de abertura da Solenidade de Colação de Grau do Curso de Medicina, onde todos os professores estão usando beca.

No que tange ao seu corpo discente, além do interesse em conhecer a história e a obra do distinguido médico da Casa Imperial de Dom Pedro II, que recebeu o título de Visconde, o atual centro acadêmico empresta o nome do nobre médico sobralense, sendo o Centro Acadêmico Visconde de Saboia (CAVIS). A admiração e o respeito à memória do conceituado médico, que propôs importantes modificações na estrutura do ensino médico brasileiro realizado nas faculdades do país à época, como a permissão da diplomação das mulheres, materializam-se também nas placas de formatura do Curso. Este é o caso dos médicos formados em 15 de dezembro de 2017, que homenageiam o Visconde Saboia com o nome da turma, esta, a 15ª do Curso de Medicina de Sobral da UFC.

#ParaTodosVerem: Em primeiro plano, três representantes da 15ª turma, posam ao lado da escultura. As alunas apontam para a estátua, que se encontra entre as estudantes e na segunda posição da esquerda para direita. Ao fundo, a fachada principal do Curso de Medicina. No alto da foto, um texto que diz “T15 apresenta: “Turma Visconde de Saboia.”

Por fim, o legado histórico e cultural do virtuoso médico sobralense imortalizado em obra literária, através do livro: “Visconde de Saboia: A Filosofia como princípio e a Medicina como missão”, de autoria do Prof. Gerardo Cristino Filho (UFC-Sobral) e da Profª. Giovana Saboya Mont’Alverne (UVA), editado em 2011 pela Sobral Gráfica e Editora. A obra não circula apenas pela cidade de Sobral, mas em todo país, extasiando toda a comunidade acadêmica que tem acesso à leitura de tão singular volume histórico.

Livro sobre o Visconde de Saboia. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a capa do livro “Visconde de Saboia: a filosofia como principio e a Medicina como Missão”. Na capa, a foto de perfil do Dr. Visconde Saboia.

Então, não  trata-se apenas de uma escultura de bronze a guardar o átrio principal do Curso de Medicina de Sobral da UFC, mas da presença viva e longeva de um ilustre médico sobralense, da sua história de vida irretocável e da sua inestimável contribuição para o ensino médico nacional. Impávida, sob o causticante sol que incide sobre a cidade de Sobral, a luz refletida no bronze que modela o Visconde de Saboia se propaga pelos diversos ambientes do Curso de Medicina de Sobral. Cada brilho que invade as salas de aulas, os gabinetes de estudo, os laboratórios de ensino e pesquisa, são fragmentos da sabedoria do Visconde, em forma de luz,  a inspirar as novas gerações de médicos formados em Sobral em que prevaleça sempre uma formação humanista, crítica e reflexiva, pautada pelos princípios éticos de responsabilidade social. DADOS PESSOAIS –Vicente Cândido Figueira de Sabóia nasceu em 13 de abril de 1835, ou de 1836 (VICENTE, 2013) na cidade de Sobral, então província do Ceará, filho de Joaquina Figueira de Mello Sabóia e José Sabóia, tenente-coronel da Guarda Nacional. Era neto de Vicente Maria Carlos de Sabóia, farmacêutico, e de Alaria Clara da Conceição Sabóia. Foram seus irmãos Umbelina Francisca de Mello, José Carlos Figueira de Sabóia, Antonio Firmo Figueira de Sabóia, Francisco de Paula Figueira de Sabóia, Maria Clara Figueira de Sabóia, Joaquina Sabóia Bandeira de Mello, Cândida Sabóia F. de Medeiros, Anna Bemvinda, e Francisca Carolina Figueira de Sabóia. Esta última casou-se com Ernesto Deocleciano de Albuquerque, comerciante e político cearense.Casou-se, em junho de 1861, com Luiza Marcondes Jobim, filha de José Martins da Cruz Jobim, seu professor de medicina legal e toxicologia e então diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Teve três filhas e dois filhos: o primogênito, Edmundo Jobim Sabóia, que seguiu seus passos e se doutorou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1884, Eduardo Sabóia, engenheiro, Adélia Sabóia, Julieta e Maria Luiza Jobim de Sabóia. Recebeu o título de Oficial da Imperial Ordem da Rosa, de Membro do Imperial Conselho (1884) e a Comenda da Ordem de Cristo (1882). Por decreto de 6 de fevereiro de 1886, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de Barão de Sabóia, em agradecimento por ter cuidado de uma fratura no braço esquerdo da Imperatriz D. Cristina Maria, e em 11 de abril de 1888 este título foi elevado para Visconde de Sabóia. Faleceu no dia 18 de março de 1909, em sua residência na Avenida Koehler, n° 167, na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Em seu atestado de óbito, feito pelo médico e discípulo Joaquim Francisco Moreira, foi registrado como causa do óbito uma arteriosclerose cardio renal.

Saiba mais sobre o Visconde de Saboia no link abaixo

http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/sabvicfig.htm

Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de Medicina de Sobral da UFC)

Fonte: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2021/04/coordenadores-do-hospital-do-coracao.html

20 anos do Curso de Medicina de Sobral da UFC | O Projeto de Extensão Espaço Novo Acadêmico (ENA)

Foto: Arquivo do Blog Encontro Com a Saúde. Abertura das atividades do ENA em 2014. #ParaTodosVerem: A imagem mostra os alunos do cursinho, dispostos em cima do palco do auditório. Cada estudante está segurando um kit de material de estudo para o cursinho ENA.

Ao completar 20 anos, desde à sua implantação em 2 de abril de 2001, o Curso de Medicina de Sobral no aspecto institucional cumpre a sua missão de forma exemplar através de uma ação transformadora, celebrando e comemorando os excelentes resultados do que era apenas um desejo de dois dos seus ex-alunos. Trata-se do projeto de extensão Espaço Novo Acadêmico (ENA).

Uma parte da história do Curso de Medicina de Sobral da UFC, em seus primeiros anos, conta com a determinação e o protagonismo do seu corpo discente e o apoio irrestrito do corpo docente no que tange à criação de projetos voltados às atividades de extensão. A distância do centro de comando, em Fortaleza, além da burocracia envolvida fazia com que o desejo de boa parte dos estudantes, de engajar-se em um projeto de extensão, não fosse concretizado, até porque qualquer projeto haveria de ser engendrado de acordo com o interesse e a motivação dos acadêmicos e a partir daí buscar-se um professor para a orientação.

Através do engajamento social de alguns alunos, despertou-se a necessidade de se fazer algo pela comunidade em que a UFC já estava inserida desde 2001. Havia o interesse de se colocar em prática uma ação que contribuísse para a melhoria, das condições de vida dos atores sociais menos favorecidos da cidade de Sobral. Com este propósito, dois alunos, David Pinheiro e Débora Macedo, que compuseram a quinta turma de 2005 formados em dezembro de 2011, perceberam que podiam contribuir com a educação dos funcionários do curso médico local, bem como dos familiares dos servidores. Estes estudantes tomaram como modelo uma experiência observada em Fortaleza.

Foto: Arquivo do Blog Encontro Com a Saúde. Abertura das atividades do ENA em 2014.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os primeiros alunos do cursinho ENA em pé no auditório. Na primeira fila, estão alguns representante do Curso de Medicina UFC Sobral.

Assim começa o ENA, acontecendo de forma modesta no laboratório de histologia e patologia do curso, já que não havia salas suficientes para a atividade, e tendo como professores alguns alunos do primeiro semestre. Embora tímida, a iniciativa trazia o gérmen da boa semente movida pelo interesse dos funcionários e seus parentes, assumida pela dedicação e pelo compromisso dos alunos. O início do ENA, como ação transformadora, trazia consigo, além das dificuldades do começo, uma gama de incertezas vivenciadas pelos alunos professores de que aquela atividade extensiva não passasse do seu nascedouro. Neste momento, aciona-se um docente do quadro efetivo da UFC que aceita qualificar aquela iniciativa dos estudantes como projeto de extensão, o Prof. Geison Lira, com apoio do coordenador do Curso de Medicina de Sobral da época, Prof. Gerardo Cristino.

Uma vez cadastrado como projeto de extensão, o Espaço Novo Acadêmico (ENA) se reveste de uma importância para a sociedade local que leva a marca da Universidade Federal do Ceará (UFC). Passada a angústia da sua sobrevivência, o ENA precisava agora encontrar recursos pedagógicos que possibilitassem aos seus professores meios mais eficientes para proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem exitosa nos conteúdos programáticos utilizados na seleção do vestibular, até então única forma de acesso ao ensino superior para as IES. A ideia levou os dois alunos que estavam à frente do projeto buscar  apoio em um colégio da iniciativa privada, o Colégio Farias Brito, já que o elo de proximidade destes estudantes, por se tratarem de ex-alunos, favorecia o diálogo para apresentar o projeto ENA ao diretor proprietário instituição educacional.

Foto: Arquivo do Blog Encontro Com a Saúde. Abertura das atividades do ENA em 2017.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um auditório com os alunos do cursinho ENA sentados nas cadeiras.

A princípio, buscou-se apenas utilizar parte do material do estabelecimento de ensino na compilação de conteúdos e reprodução em formato de fotocópia a ser usada durante as aulas, uma vez que este era reconhecido pelo know how nas aprovações de vestibulares e outros exames nacionais. O contexto, portanto, favoreceu o projeto quando o colégio, sondado apenas para uma concessão de uma coleção das apostilas a serem reproduzidas pelos estudantes, decidiu pela doação do material original a cada aluno do ENA, o mesmo usado em seu curso preparatório para vestibulares. Um material pedagógico já avaliado pelos bons resultados alcançados nas aprovações para a UFC, moderno e atualizado. Esta contribuição inesperada melhoraria e ampliaria consideravelmente o raio de conhecimento dos alunos do ENA, haja vista que dispunham de um rico acervo para a superação de um aprendizado deficitário do ensino médio que traziam consigo, amparados pelos acadêmicos no desenvolto papel de professores tenazes, motivados pela causa e pelo desafio.

Foto: Arquivo do Blog Encontro Com a Saúde. Solenidade de abertura das atividades do ENA em 2014. #ParaTodosVerem: A imagem mostra a mesa de abertura da aula inaugural do Cursinho ENA com as autoridades representadas pelo curso de Medicina.

A atitude empresarial possibilitou, ainda, que os estudantes do Curso de Medicina da quinta turma envolvidos no projeto, motivados pelo interesse em contribuir com a ascensão social dos alunos do ENA, pudessem dar uma resposta positiva quanto ao papel da Universidade Federal do Ceará (UFC) na sociedade em que estava inserida, enquanto propulsora de mudanças de comportamentos e transformação social. O ENA era a personificação de uma conjugação de esforços que reunia acadêmicos, professores, gestores e empresariado, todos orientados pela nobre missão de promover mudanças e melhorias a estudantes secundaristas privados de uma educação de qualidade na rede pública.

#ParaTodosVerem: Foto de perfil da Drª. Debora Macedo.

O processo de implantação do projeto, a sua organização, bem como as dificuldades enfrentadas para a sua execução, como a precarização dos espaços utilizados, é relatado pela primeira coordenadora do ENA, a egressa da quinta turma, Débora Lins Soares Macedo. “Em 2005, o Curso de Medicina de Sobral dispunha de poucas salas de aula para atender o ciclo integral das atividades do seu corpo discente, então era um grande desafio implantar um projeto como o ENA”, ressalta a Debóra Macedo. Entre a motivação e o desejo de se consolidar um processo virtuoso de ensino e aprendizagem, impunha-se a falta de uma sala de aula, como destaca a ex-aluna. “A vontade era grande para que tudo desse certo e pudéssemos contribuir na formação dos funcionários e seus familiares com ingresso no ensino superior”, recorda Débora Macedo. No relato da entrevistada, observa-se que a atitude de compromisso e a dedicação incondicional dos primeiros acadêmicos professores, bem como daqueles que se seguem, foram determinantes para que o ENA permanecesse como um dos projetos de maior relevância do Curso de Medicina de Sobral. Na percepção daqueles que conduzem o processo, entre acadêmicos e gestores da instituição, um dos mais importantes projetos de ascensão social mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.

#ParaTodosVerem: a imagem mostra dois homens sentados em carteiras escolares. O Dr. Davi Pinheiro está à esquerda gesticulando.

Observar a trajetória do Espaço Novo Acadêmico (ENA) permite uma reflexão de que o projeto mantém a mesma intensidade e importância de quando foi gestado no ano de 2008, com aprovações dos seus alunos no ensino superior, com destaque para aprovações no próprio Curso de Medicina de Sobral e outras instituições. Na estratificação dos dados de 2017, compilados da lista de aprovados no vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o ENA registrou, dentre os seus estudantes, 33 aprovações, num universo de 80 alunos matriculados,  representando um índice de aprovação de 41,25%. (ENA, 2017)

Já para o Curso de Medicina da UFC, em Sobral, foram cinco aprovações, perfazendo 6,25% do total de alunos do ENA. Considere-se, que no ano de 2017 este curso de graduação foi o segundo mais concorrido da UFC, em seus campi no interior do Estado, com uma ampla de concorrência de 2.311 candidatos para 80 vagas, totalizando quase 29 candidatos por vagas. Os dados apresentados pela coordenação do cursinho mostram a eficiência do projeto em sua finalidade, bem como o seu êxito diante a Universidade Federal do Ceará e os parceiros do projeto em Sobral. Entre eles, as secretarias de educação municipal e estadual, no aporte de apoio institucional local, e a instituição empresarial educacional mantenedora do ENA, desde seu início, disponibilizando gratuitamente o material didático utilizado pelos estudantes.

Foto: Arquivo do Blog Encontro Com a Saúde. Abertura das atividades do ENA em 2017.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os alunos do Cursinho ENA sentados nas cadeiras do auditório do Curso de Medicina sorrindo. Cada estudante está segurando o material de estudo.

Pela sua longevidade, o ENA mostra-se para sociedade, em que está inserido, como uma ferramenta de inclusão social consolidada. Atualmente, conta com 80 alunos oriundos da escola pública, além de uma logística de funcionamento que reúne participantes com vínculo institucional à Universidade Federal do Ceará, assim distribuídos: 36 acadêmicos e um professor orientador do projeto, além de uma lista de espera para ingressar no cursinho com mais 80 estudantes. Os dados apresentados atestam a confiabilidade da sociedade em um projeto da UFC de apoio ao estudante carente, tendo como objetivo principal a inserção social através da educação. Parabéns Curso de Medicina de Sobral, Parabéns ENA, vida longa!

Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de Medicina de Sobral da UFC)

Fonte: https://encontrocomsaude.blogspot.com/2021/04/20-anos-do-curso-de-medicina-de-sobral.html

Divulgado o resultado final da seleção para Professor Substituto, setor de estudos: Saúde do Trabalhador/ Internato em Saúde Coletiva

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado final da seleção para o cargo de Professor do Magistério Superior Substituto, objeto do edital nº 11/2021, setor de estudos:  Saúde do Trabalhador/ Internato em Saúde Coletiva.

Certificados dos Encontros Universitários 2020 encontram-se disponíveis para download

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que os certificados dos Encontros Universitários 2020 encontram-se disponíveis para download no Sistema de Gestão de Eventos Acadêmicos. Ao todo foram emitidos 484 certificados de trabalhos apresentados e 167 certificados de avaliadores.

Em caso de dificuldades em realizar o login na página eventos.sobral.ufc.br, basta pressionar Ctrl + F5 ou Ctrl + Shift + R. Se ainda não funcionar, abrir o site numa janela anônima (ou navegação sem rastros).

Para outros problemas na utilização do Sistema de Gestão de Eventos Acadêmicos, o usuário deve enviar mensagem para suporte.dti@gmail.com com a descrição do problema e anexar a captura de tela (Print Screen).

CERTIFICADO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

A Comissão Organizadora de Fortaleza (encontrosuniversitarios2020@ufc.br) emitirá certificados de atividade complementar para os estudantes que participaram das apresentações de trabalho e das demais atividades, como palestras, oficinas e debates da programação. Quem participou de três atividades da programação receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Isso vale para eventos acadêmicos (fóruns de discussão de pôsteres e apresentações orais) e também para palestras e atividades das mostras paralelas, como oficinas, lives e rodas de conversa. 

A Comissão agradece a participação e colaboração de todos que resultou no sucesso do evento.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários de Sobral (encontros@sobral.ufc.br).

Programa de Residência Médica em Cardiologia da UFC/Santa Casa de Sobral forma seu primeiro residente

#ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ao fundo, encontra-se a projeção da apresentação do trabalho de conclusão do curso.
Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro egresso da Residência em Cardiologia da UFC/SCMS. #ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ele está usando óculos de grau e veste uma camisa branca de mangas compridas. Ao fundo da imagem, encontra-se uma televisão onde está projetada a apresentação do trabalho de conclusão do curso.

O médico Diego Levi Silveira Monteiro concluiu a sua formação na Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), na área de Cardiologia. Na oportunidade, ele apresentou o artigo científico intitulado “Grande Aneurisma de Artéria Coronária Descendente Anterior: Relato de Caso” publicado na Revista Cearense de Cardiologia. O trabalho atendeu às exigências para obtenção do título de médico especialista em Cardiologia, que foi submetido à apreciação da Banca Examinadora. A Banca foi composta pelos médicos cardiologistas; Dr. Leandro  Cordeiro Portela (Orientador),  Dr. Joaquim David Carneiro Neto (Co-Orientador) e Dr. José Maria Bezerra (Examinador). Depois das devidas considerações dos membros da Banca Examinadora,  o trabalho do Dr. Diego Levi Silveira Monteiro foi aprovado e seguirá para o devido trâmite institucional.

O evento aconteceu no mini auditório do Hospital do Coração de Sobral. O Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro cardiologista egresso da Residência Médica em Cardiologia/SCMS-UFC. Vale salientar, que ele também realizou Residência em Clínica Médica pela Santa Casa, concluindo em 2013, e graduou-se pelo Curso de Medicina de Sobral desta IFES em dezembro de 2008, egresso da 4ª turma.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, mantém atualmente nove programas de Residência Médicas tendo formado 237 médicos especialistas, desde 2006. Em 2021, o hospital conta com 62 médicos em processo de especialização, destes 24 ingressaram nas diversas especialidades médicas no início de março deste ano.

Fonte: Vanderley Moreira (Jornalista/RP: 1641)