Confira o funcionamento do Restaurante Universitário, das bibliotecas e dos ônibus da UFC durante as férias

Biblioteca do Campus de Quixadá funcionará das 8h às 12 e das 13h às 17h (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Em virtude das férias acadêmicas, as unidades do Restaurante Universitário, da Biblioteca Universitária e do transporte intercampi terão horário diferenciado no período, conforme informações abaixo.

REFEITÓRIOS DE FORTALEZA – De 16 de dezembro até o dia 10 de janeiro os restaurantes da Capital permanecerão fechados para recesso natalino, reabrindo no dia 13 de janeiro. Os estudantes residentes receberão auxílio financeiro para cada dia do recesso, do mesmo modo que recebem para os sábados e domingos.

RU de Sobral – De 16 a 20 de dezembro o Refeitório de Sobral servirá apenas o almoço e entrará em recesso de 23 de dezembro a 3 de janeiro. De 6 de janeiro a 14 de fevereiro o refeitório será reaberto somente para almoço, retomando as atividades normais a partir do dia 17 de fevereiro.

RU de Crateús – O Refeitório de Crateús funciona normalmente até o dia 13 de dezembro. Depois disso, entrará em recesso. De 10 a 14 de fevereiro voltará a funcionar, mas somente para almoço. Os serviços serão totalmente normalizados no dia 17 de fevereiro.

Refeitórios de Russas e Quixadá – Os RUs de Russas e Quixadá abrem até o dia 13 de dezembro e fecham durante as férias, reabrindo ao público em 17 de fevereiro.

ÔNIBUS – A Divisão de Transportes (DVTRAN) da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA) avisa que a linha intercampi que circula entre os campi do Pici, Porangabuçu e Benfica, e do LABOMAR ao Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), assim como a linha interna NUTEC-IEFES, não funcionarão durante as férias, no período de 16 de dezembro a 16 de fevereiro. Já a linha 020-Campus do Pici (intracampus) funcionará com frota e horários reduzidos (dois ônibus, das 6h às 19h30min, com saídas a cada 11 minutos da Avenida Humberto Monte).

Todo o serviço será regularizado a partir do dia 17 de fevereiro, data na qual será iniciado o período letivo 2020.1 dos cursos de graduação presenciais e de pós-graduação.

BIBLIOTECAS – A Direção da Biblioteca Universitária informa à comunidade os horários de funcionamento de suas unidades durante o recesso escolar:

Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) – das 7h30min às 17h30min (a partir de 16/12/2019)
Biblioteca da Pós-Graduação em Economia Agrícola (BPGEA) – das 8h às 17h
Biblioteca da Pós-Graduação em Engenharia (BPGE) – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Biblioteca do Curso de Física (BCF) – das 8h às 17h.
Biblioteca do Curso de Matemática (BCM) – das 7h30min às 17h
Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) – das 8h às 20h45min
Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira (BCCE) – das 8h às 18h
Biblioteca do Curso de Arquitetura (BCA) – das 8h às 17h
Biblioteca da Pós-Graduação em Economia (BPGEC) – das 8h às 18h
Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) – das 8h às 18h
Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) – das 7h30min às 17h (a partir do dia 06/12/2019)
Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) – das 7h30min às 18h (de 23/12/2019 a 03/01/2020 das 8h às 17h)
Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (BICM) – das 7h às 17h
Biblioteca do Museu de Arte (BMAUC) – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Biblioteca do Campus de Sobral (BCSO) – das 8h às 17h
Biblioteca de Medicina de Sobral (BMS) – das 7h às 21h
Biblioteca do Campus de Russas (BCR) – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Biblioteca do Campus de Crateús (BCCR) – das 8h às 12h e das 13h às 17h (a partir de 16/12/2019)
Biblioteca do Campus de Quixadá (BCQ) – das 8h às 12h e das 13h às 17h (de 16/12/2019 a 16/02/2020)

AGÊNCIA DE ESTÁGIOS – A Agência de Estágios funcionará normalmente durante todo o período de férias acadêmicas. O atendimento ocorre das 8h às 17h (ininterruptamente), de segunda a quinta-feira, em horários previamente agendados pelos estudantes no SIGAA. Dúvidas podem ser respondidas também por meio do WhatsApp da Agência: (85) 99158 2177.

Fontes: Coordenação do Restaurante Universitário da UFC – fone: (85) 3366 7441; Divisão de Transportes da UFC-INFRA – fone: (85) 3366 9552; Divisão de Coordenação de Bibliotecas – fone: (85) 3366 9508; Agência de Estágios da UFC – fone: (85) 3366 7413.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14040-confira-o-funcionamento-do-restaurante-universitario-das-bibliotecas-e-dos-onibus-da-ufc-durante-as-ferias

Ministério da Educação divulga edital do SISU 2020; inscrições de candidatos ocorrem de 21 a 24 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, publicou, no Diário Oficial da União de terça-feira (3), o Edital nº 70, de 27 de novembro de 2019, que define datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2020.1 O período de inscrições dos candidatos foi definido para 21 a 24 de janeiro de 2020.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Já o período para que o candidato manifeste interesse em participar da lista de espera será de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas, em 110 cursos, para o SISU 2020, nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação lançará edital com os detalhes do processo seletivo na UFC, via SISU.

Informações sobre o assunto devem ser acompanhadas no site da UFC no SISU.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14041-mec-divulga-edital-do-sisu-2020-inscricoes-de-candidatos-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Alunos de graduação da UFC já podem solicitar a ID Estudantil

Os 28.223 alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e, assim, habilitados a baixar a carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil.

A emissão poderá ser feita gratuitamente por meio de aplicativo de celular para os sistemas iOS e Andoid. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Com a ID, os estudantes poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. A carteirinha digital, no entanto, não é aceita na rede de transporte público.

COMO SOLICITAR  O estudante deve baixar o app ID Estudantil oficial nas lojas App Store ou Google Play. Já com o aplicativo instalado, é necessário realizar login no ID Estudantil utilizando suas informações de usuário e senha do gov.br. Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão “Crie sua conta”. Ao entrar com seu usuário e senha do gov.br, basta seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

O estudante que encontrar problemas durante a emissão de sua ID Estudantil pode utilizar o FAQ disponível no site.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020, com informações do Ministério da Educação.

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/alunos-de-graduacao-da-ufc-ja-podem-solicitar-a-id-estudantil/

Sobral consagra equipes campeãs nos JUFC

Em mais de dois meses de competições os Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC) – Campus de Sobral apresentaram significativo número de participações em diversas modalidades. Os jogos ocorreram de 13 de setembro a 24 de novembro em três arenas. Sagraram-se campeãs os cursos de Economia/Finanças (Geral e Individual) e Engenharia Elétrica (Coletiva). Oito cursos da UFC em Sobral participaram da Competição.

Participaram da disputa 482 atletas nas modalidades Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei (fase coletiva), Tênis de Mesa, Xadrez, Damas, Natação, Atletismo, Just Dance, Guitar-Hero 3, Fifa 19, Counter-Strike 1.6 e Free Fire (fase individual). O JUFC Campus de Sobral foi marcado pelo equilíbrio entre os participantes.

O quadro geral de medalhas terminou com 24 para a Economia/Finanças e 15 para a Engenharia Elétrica. Em número de medalhas de ouro, entretanto, os dois cursos terminaram com igualdade, nove para cada, sendo a disputa decidida pelo número total de medalhas conquistadas. Em terceiro ficou Odontologia, com 13 medalhas. Na fase coletiva a hegemonia foi da Engenharia Elétrica, com três medalhas de ouro e uma de prata, seguida pela Medicina com duas e quatro de prata e Economia/Finanças com uma de ouro duas de prata.

Na fase individual prevaleceu a Economia/Finanças, com oito medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze; Engenharia Elétrica com seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze e a Psicologia, com três de ouro. A fase individual foi disputada de 13 de setembro a 4 de outubro e a coletiva de 25 de outubro a 24 de novembro.

Link da Notícia: https://desporto.ufc.br/sobral-consagra-equipes-campeas-nos-jufc/

Fonte: pedroximenesufc@gmail.com

Nota de pesar: Liduína Maria Júnior Rios

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento da Sra. Liduína Maria Júnior Rios, mãe do Prof. José Mauro Rios Neto, professor do Curso de Medicina deste Campus. Ao tempo em que lamenta a irreparável perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos da Sra. Liduína Maria Júnior Rios.

Mestrado POLEDUC recebe inscrições para seleção da turma 2020.1

Estão abertas, até 10 de dezembro, as inscrições para a turma 2020.1 do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC). A seleção, regida pelo Edital n° 1/2019, visa ao preenchimento de 20 vagas, das quais até 16 vagas destinadas a servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará e até 4 vagas a profissionais de outras instituições de ensino superior (IES) e instituições públicas.

Interessados devem se inscrever através do preenchimento de formulário eletrônico no SIGAA (aba Processos Seletivos Stricto Sensu). O comprovante de inscrição emitido pelo sistema deve ser impresso e entregue, junto com a documentação exigida no edital, pessoalmente, por procuração ou via Correios na secretaria do POLEDUC (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco 1, térreo, anexos da Reitoria, Benfica – Fortaleza-Ceará, CEP 60020-270).

Os candidatos podem apresentar projetos para as linhas de pesquisa em Políticas Públicas da Educação Superior ou Gestão Estratégica e Intercâmbio Institucional. O processo seletivo constará de análise do Curriculum Lattes, prova escrita e arguição sobre o projeto de pesquisa.

Cronograma da seleção, referências de conteúdo para a prova e outras informações sobre o processo podem ser consultados no edital, disponível no site do Mestrado POLEDUC.

Fonte: Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) – fone: (85) 3366 7449.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/noticias-e-editais-de-concursos-e-selecoes/13985-mestrado-poleduc-recebe-inscricoes-para-selecao-da-turma-2020-1

Curso de Música de Sobral se destaca na internacionalização; assista à entrevista com Prof. Marco Toledo

No momento em que a internacionalização desponta como desafio para as universidades brasileiras, vem de um curso do Interior e da área artística um importante exemplo de inserção internacional da Universidade Federal do Ceará. O Curso de Música do Campus de Sobral tem se destacado com uma série de ações nessa área, ao lado de inúmeros grupos na UFC que enaltecem o nome da Instituição quando o assunto é internacionalização.


O Curso de Música de Sobral tem promovido vários intercâmbios artísticos e acadêmicos (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Um dos elementos impulsionadores do Curso de Música de Sobral é o Pesquisamus, grupo de pesquisa criado em 2011 que desenvolve estudos sobre música e processos educacionais e culturais. “Desde 2013, através das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), organizadas pelo Pesquisamus, temos estreitado laços com grupos e laboratórios nacionais e internacionais”, explica o Prof. Marco Toledo, do Curso de Música.

Atualmente, o Pesquisamus mantém relações com a Faculdade de Educação da Simon Fraser University (Canadá); a Faculdade de Música da Universidade Laval (Canadá); o Laboratório de Letras, Literatura e Artes da Universidade de Toulouse (França); a Faculdade de Educação de Genebra (Suíça) e os Programas de Pós-Graduação em Música das Universidades Federais da Bahia e do Paraná.

Outro fator que tem impulsionado a internacionalização é o projeto Estudo sobre as Práticas Musicais em Espaços não Institucionalizados no Canadá e no Brasil: Formação Humana e Desenvolvimento através da Educação Musical em Comunidades em Situação de Vulnerabilidade Social, aprovado pela CAPES para o período 2016-2020.

O projeto vem propiciando o intercâmbio de estudantes do Canadá e da UFC: cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e três estudantes de graduação do Campus de Sobral foram aprovados para intercâmbio em instituições canadenses. Além disso, seis doutorandos canadenses da Universidade Laval foram recebidos pela UFC.

“As pesquisas em cooperação internacional se ampliaram. Hoje, contamos com quatro projetos de pesquisa em andamento. Além do Canadá, também com a Suíça e a França. Nossos estudantes têm sido muito elogiados pelos parceiros estrangeiros, o que abre novas oportunidades de futuros intercâmbios. Nossos professores também têm sido convidados para realizar estágios de pós-doutoramento e atuar como professores visitantes nessas universidades parceiras”, explicou o Prof. Marco Toledo.

A UFCTV conversou com o Prof. Marco Toledo sobre internacionalização e sobre os desafios de cursos de humanidades para alcançar objetivos nessa área. Assista ao UFCTV Entrevista.

ARTE – A internacionalização tem se estabelecido não apenas em âmbito acadêmico, mas também no artístico. “Além de trazermos grupos estrangeiros, principalmente por ocasião do Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries), organizado pelo Curso de Música de Sobral, nossos grupos artísticos são constantemente convidados para se apresentar no exterior.

Na última quarta-feira (20), a Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral participou da quinta edição da Ópera Global da Ciência (assista no final do vídeo), organizada pela Noruega, em cooperação com mais 10 países. O tema deste ano foi a teoria da relatividade em homenagem ao centenário do eclipse de Sobral, que comprovou a teoria de Albert Einstein.

Em setembro, foi realizada uma turnê do trio Yaroslav Senyshyn Musical Group (YSMG) em Portugal e na França. O YSMG é formado por professores de Música de Sobral e por um doutorando da Universidade Laval.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13993-curso-de-musica-de-sobral-se-destaca-na-internacionalizacao-assista-a-entrevista-com-prof-marco-toledo

Divulgado resultado de transferência e admissão de graduados; cadastro será no dia 29


O cadastro de matrícula dos aprovados será no dia 29 de novembro, na PROGRAD ou nos campi do Interior (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulga o resultado da seleção para a transferência de alunos de outras instituições de ensino superior (IES) e admissão de graduados para 2020.1. 

O cadastro de matrícula dos aprovados será no dia 29 de novembro.

Os aprovados deverão comparecer ao auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, entre 8h30min e 11h30min ou entre 14h e 17h, para efetuar o cadastro de matrícula. No caso dos cursos no interior do Estado, o procedimento também poderá será feito na diretoria do respectivo campus.

Para efetuar o cadastro no curso, é necessário apresentar os documentos exigidos no Quadro 01 do Edital nº 28/2019, além do requerimento de matrícula específico (para transferido ou graduado) impresso, preenchido e assinado, e do formulário de solicitação de inscrição.

Em caso de cadastro de matrícula por procuração, esse documento deve ser original. Além disso, é necessário entregar também fotocópia de documento de identificação oficial com foto do procurador, acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local.

CLASSIFICÁVEIS – Caso restem vagas não ocupadas após o cadastro de matrícula dos aprovados na transferência, possíveis classificáveis, em ordem de classificação, terão seus dados e documentação analisados. No caso dos graduados, serão convocados os candidatos seguintes, conforme elencados na relação do resultado. O contato com os possíveis selecionados será feito individualmente, por telefone, a partir de 9 de dezembro.

RECURSOS – Serão aceitos recursos por escrito, até sexta-feira (22), no Protocolo da PROGRAD ou nas diretorias dos campi do Interior. O candidato pode incluir mais folhas ao requerimento para exposição de motivos, mas não é permitido anexar nenhum documento diferente do apresentado na inscrição – a menos que solicitado pela própria PROGRAD. 

O resultado dos recursos será informado no dia 9 de dezembro neste site.

A seleção foi regida pelo Edital nº 28/2019.

Transferência de outras IES – Aprovados
Admissão de graduados – Resultado
Transferência de outras IES – Requerimento de matrícula
Admissão de graduados – Requerimento de matrícula
Formulário de solicitação de inscrição – 2ª via
Transferência de outras IES – Possíveis classificáveis
Transferência de outras IES e admissão de graduados – Indeferidos
Recurso administrativo

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) – fone: (85) 3366 952

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/resultado-da-selecao-para-transferencia-e-admissao-de-graduados-cadastro-de-matricula-sera-no-dia-29/

ENADE: Questionário do Estudante deve ser preenchido até amanhã (21); processo é obrigatório

Estudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2019 devem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do ENADE e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Exame, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. O questionário deve ser preenchido até 21 de novembro por todos os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova.

O estudante concluinte que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao ENADE e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela Internet, exclusivamente no Sistema ENADE. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do INEP e gere a senha que será utilizada para fazer todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do local de prova e a conferência do resultado individual.

ENADE 2019 – As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do INEP.

Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019, sendo 17 deles em Fortaleza. Os estudantes podem obter mais informações no site ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13520-enade-questionario-do-estudante-ja-pode-ser-preenchido-por-alunos-do-ultimo-ano