Professor do curso de Engenharia da Computação faz visita técnica na sede da empresa Huawei

#ParaTodosVerem: Comitiva do Ceará na empresa Huawei

Na quinta-feira, 25 de novembro, o prof. Wendley Silva, do curso de Engª da Computação do Campus de Sobral, juntamente com a comitiva de secretários do Governo do Estado do Ceará e do presidente da ETICE (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará), realizaram visita técnica na sede da empresa de telecomunicações Huawei Brasil, em São Paulo-SP. Na ocasião, foram apresentadas e explicadas as diversas soluções tecnológicas que a empresa disponibiliza para as instituições, empresas e usuários finais, com foco em 5G, computação em nuvem (cloud computing) e inteligência artificial.

#ParaTodosVerem: Uma mesa com exposição do evento.

Na oportunidade, foi consolidada a parceria vigente, por meio do projeto Huawei ICT Academy UFC, realizada a prospecção de novas parcerias entre a empresa Huawei e a UFC, além do levantamento de oportunidades de projetos que podem ser conduzidos pelos docentes estudantes dos diversos campi da UFC, utilizando-se de empresas startups.

#ParaTodosVerem: Pessoas em pé em frente a empresa Huawei Cloud.

Fonte: wendley@ufc.br

Abertas inscrições para Curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente

Estão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o Módulo I do Curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na Universidade Federal do Ceará. A atividade, promovida pela Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui) e pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), é destinada a docentes e agentes de acessibilidade da UFC.

Os interessados devem preencher formulário eletrônico. O módulo terá duração de 15h e abordará conceitos básicos e legislação, com discussões iniciais sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.

O módulo abordará conceitos básicos e legislação, com discussões iniciais sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior (Imagem: Freepik)

O objetivo é que, com essa formação, o educador busque novos significados para sua prática pedagógica a fim de ter uma atuação com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão, considerados fatores principais para a permanência dos estudantes com deficiência na academia.

As aulas ocorrerão de forma remota, por meio da Plataforma Google Meet. Ao todo, serão cinco encontros, às terças e quintas-feiras, de 9 de dezembro de 2021 a 13 de janeiro de 2022, sempre das 10h às 12h, além de uma atividade assíncrona com duração de uma hora.

Serão temas dos encontros: Legislação vigente no País acerca da acessibilidade e inclusão na academia; Perspectiva histórica e social da condição de deficiência; Acessibilidade Atitudinal e os aprendizados com a cultura inclusiva; Compartilhando experiências: relatos de docentes; e Roda de conversa com estudantes com deficiência.

Mais informações no site da UFC Inclui.

Fonte: Divisão de Apoio Pedagógico da UFC Inclui – fone: (85) 3366 7908

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16389-abertas-inscricoes-para-curso-nocoes-basicas-de-acessibilidade-e-inclusao-para-atuacao-docente

Carta de Convocação da Assembleia Geral da EJ SoMuS

A Empresa Júnior (EJ) do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, denominada SoMuS, convoca todos (as) os (as) interessados (as) para realização da Assembleia Geral de Fundação da EJ.

Devido às medidas de afastamento social adotadas pela UFC e no intuito de garantir a segurança do(a)s participantes, informa-se que a Assembleia Geral acontecerá no dia 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira), às 9 horas, por meio de transmissão virtual pelo seguinte link:  <https://meet.google.com/noy-yjvk-syt>.

As pautas da reunião contemplarão os seguintes assuntos: 

1. Abertura dos Trabalhos;

2. Apreciação do Estatuto Social da EJ SoMuS;

3. Eleição da primeira Diretoria Executiva da EJ SoMuS e;

4. Apresentação e homologação da ata de fundação da EJ SoMuS;

Contamos com a participação de todos (as)!

Fonte: somus@sobral.ufc.br

Mestrado em Biotecnologia (PPGB) inicia inscrições para o Processo Seletivo – Turma 2022.1 no dia 24 de novembro de 2021

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 24 de novembro de 2021 a 04 de janeiro de 2022 estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2022.1, para o preenchimento de 13 (treze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração Biotecnologia.

Linhas de pesquisa: Bioprospecção de Produtos Naturais e Sintéticos e Análises Integrativas de Sistemas Biológicos, distribuídas nas áreas temáticas: Biomateriais (1 vaga); Bioquímica (1 vaga); Fisiologia do Exercício (2 vagas); Fisiologia Reprodutiva (6 vagas); Microbiologia (1 vaga); Neurofarmacologia (1 vaga) e Química de Produtos Naturais (1 vaga).

Fonte: ppgb@sobral.ufc.br

Servidores podem solicitar período de recesso de 2021

O fim do ano se aproxima e mais uma vez os servidores podem solicitar o recesso nas semanas que antecedem o natal e o ano novo.

São dois períodos e deve haver um revezamento nos setores. Veja os detalhes neste vídeo do conexão.

Ficha técnica
Produção: Mayra Pontes
Reportagem e edição de texto: Rute de Alencar
Imagens: Álvaro Graça Jr.
Edição de imagens: Roney Anderson
Janela de Libras: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/16349-servidores-podem-solicitar-periodo-de-recesso-de-2021

Resultado final do Processo Seletivo Unificado 2021.2 – Edital nº 07/2021/PRAE/UFC

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da sua Divisão de Benefícios e Moradia (DIBEM), torna público o resultado final, pós-recurso, do processo seletivo dos Auxílio Creche, Auxílio Moradia, Auxílio Emergencial, Auxílio Alimentação Emergencial,  Ação de inclusão Digital e Residência Universitária para os Campi de Fortaleza e do Interior no semestre 2021.2.

Resultado – Após a apreciação dos recursos procedeu-se a consolidação do  resultado final, cujas situações dos candidatos são as seguintes:

I – Deferido: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 07/2021/PRAE/UFC e alcançaram o limite de vagas disponíveis.

II- Reserva: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 07/2021/PRAE/UFC e não alcançaram o limite de vagas disponíveis (somente para os benefícios de  Auxílio Moradia).

II – Indeferido: candidatos que não atenderam aos critérios do Edital nº 07/2021/PRAE/UFC e deste anexo.

ATENÇÃO!!! Estudantes deferidos para o Auxílio Moradia deverão, obrigatoriamente, preencher o formulário abaixo, até o dia 19/11/2021,  com informações sobre sua condição de moradia e pagamento de aluguel: https://forms.gle/U5o38ycLCv6ndW9Q6

Para os estudantes deferidos, é imprescindível que atualizem seus dados bancários no SIGAA. Não serão aceitas contas de terceiros!

Em breve, informaremos a previsão de pagamento das primeiras parcelas dos auxílios.

ENADE: ausentes por motivo de saúde devem pedir dispensa da prova até 21 de janeiro de 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou no último domingo (14) as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Os participantes que não compareceram por motivos de saúde previstos no edital devem formalizar o pedido de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade.

Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória. Vale destacar que a regularidade junto ao Enade é requisito para colar grau, tendo em vista que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, conforme o art. 5º da Lei n.º 10.861/2004.

QUESTIONÁRIO DO COORDENADOR – Nesta terça-feira (16), começa também o período de preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso. O prazo vai até o dia 26 deste mês. O questionário coleta informações referentes ao perfil do coordenador e aos contextos de formação dos estudantes, o que auxilia na compreensão dos resultados do Enade.

Mais informações sobre o Exame podem ser consultadas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Link para Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/enade-ausentes-por-motivo-de-saude-devem-pedir-dispensa-ate-21-de-janeiro-de-2022/

Inscrições abertas para palestra online de prevenção ao câncer de próstata

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio de parceria entre a Divisão e Apoio Psicossocial (DIAPS), a GEAP Saúde e o Centro de Oncologia, Hematologia e Terapia Biológica (Oncovie), promove dia 23 de novembro, às 9h, a palestra virtual “Em novembro, o universo é azul”. Aberta a servidores ativos e aposentados da UFC e ao público em geral, a atividade integra as ações alusivas à campanha de prevenção ao câncer de próstata.

O evento será realizado via plataforma Google Meet. Interessados podem se inscrever pelo formulário eletrônico. Todos que quiserem participar, podem acessar o link https://meet.google.com/cxo-tjkt-ffr na data e horário definidos.

Ainda sobre a temática, a DIAPS preparou um material com dicas de prevenção e orientações para o @conexaoufc. Confira a postagem.

SAIBA MAIS – Esta ação integra o Projeto Mais Saúde no Trabalho, do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho da UFC, em consonância com o eixo de promoção da saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Público Federal (PASS), além de fazer parte do eixo Pessoas-Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial – fone: 85 3366 7887 – e-mail: diaps.progep@ufc.br

Link da Publicação Original: https://progep.ufc.br/pt/inscricoes-abertas-para-palestra-online-de-prevencao-ao-cancer-de-prostata/

Prex lança nova plataforma para recebimento do Relatório Final das Ações de Extensão 2021

A Pró-Reitoria de Extensão da UFC lançou dia 08/11/2021, uma nova plataforma específica para o envio dos relatórios finais das ações de extensão 2021.

O preenchimento do Relatório Final é necessário para a renovação de programas ou projetos ativos no corrente ano, além de ser requisito para concessão de bolsas. Nos anos anteriores, eram disponibilizados links no Google Forms ou formulários .doc, no entanto, com a mudança, o preenchimento ficou mais ágil, prático e objetivo.

Seguem as instruções:

Período de preenchimento e envio (submissão): de 08 de novembro a 12 de dezembro de 2021.
Link: https://sistemasprex.ufc.br/relatorio/
Login: CPF do(a) Coordenador(a) Extensionista
Acesso: CPF do(a) Coordenador(a) Extensionista (a senha pode ser alterada após o primeiro acesso)

Imagem: tela do Relatório Final das Ações de Extensão 2021 [pode ser acessado por meio deste link]. O login e a senha é o CPF do(a) Coordenador(a). A senha pode ser alterada após o primeiro acesso.

. . . . . . . . .

Observações:
1. As orientações para o preenchimento do Relatório Final 2021 estão disponíveis na própria plataforma por meio de comentários orientativos.
2. A plataforma é protegida com login e senha e permite salvar as informações antes do envio.
3. A submissão é feita na própria plataforma. Após a submissão do Relatório final, a plataforma emite um comprovante de envio.
4. Para mais informações, enviar um e-mail para a Coordenadoria Setorial/Prex referente à ação, e colocar no assunto do e-mail “Plataforma Relatório Final PREX”, para que a Equipe da Coordenadoria possa identificá-lo, bem como respondê-lo com mais celeridade.

Editais: https://prex.ufc.br/pt/editais/

. . . . . . . . .

Contatos:
Coordenadoria de Extensão do Campus do BENFICA
E-mail: benfica@prex.ufc.br

Coordenadoria de Extensão do Campus do PICI
E-mail: pici@prex.ufc.br

Coordenadoria de Extensão do Campus do PORANGABUÇU
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br

Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
E-mail: intercampi@prex.ufc.br

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/novaplataforma-relfinal2021/

Inclusão dos arquivos de trabalhos pelos(as) autores(a) na Plataforma dos Encontros Universitários 2021

No período de 10 a 24 de novembro, os autores deverão incluir os arquivos de pôsteres e os links dos vídeos para o YouTube das apresentações orais e artísticas na Plataforma dos Encontros Universitários

Como vai ser

As apresentações serão realizadas através de Painel (Pôster) ou vídeo, cuja escolha foi realizada no ato da inscrição. A apresentação em vídeo deverá ser gravada e disponibilizada no YouTube e o link deverá ser inserido no formulário de envio do trabalho na plataforma virtual dos Encontros Universitários.

Continuar lendo