Resultado da prova escrita do Concurso Público para Professor do Magistério Superior – Edital 119/2019

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral torna público o resultado da prova escrita subjetiva, para o cargo de Professor do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto, objeto do edital nº 119/2019, setor de estudos: Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde.

Confira aqui o resultado.

Período de inscrição no SISU começa nesta terça (21) e vai até domingo (26); veja edital de participação da UFC

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020, a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos alunos

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas 6.288 vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados, em caso de desistências e cancelamentos, para vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. Neste caso, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, no site oficial do SISU.

CANAIS OFICIAIS – Como explicado acima, os candidatos deverão fazer sua inscrição de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU, mantido pelo MEC. Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleçãoEdital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/14192-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2020-inscricoes-serao-de-21-a-24-de-janeiro

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos – e veteranos – alunos

De 21 a 24 de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual são selecionados os estudantes que ingressarão, em 2020, nos 110 cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal do Ceará. Neste ano, estão disponíveis 6.288 vagas, distribuídas nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

Estudantes reunidos na concha acústica da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Com o objetivo de fortalecer o vínculo institucional do estudante com a Universidade e oferecer condições de acesso, permanência, melhoria contínua e qualidade de vida ao corpo discente, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, unidade gestora de políticas para apoio ao aluno de graduação, mantém uma série de programas de auxílio ao estudante. Confira a lista de benefícios e fique atento ao lançamento dos editais de seleção no site da PRAE.  

PROGRAMA BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA (BIA) – A BIA tem por objetivo proporcionar aos estudantes dos cursos de graduação presenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada condições financeiras para permanência na Universidade  e desempenho acadêmico satisfatório. Atualmente, a bolsa tem o valor de R$ 400 mensais e é destinada, prioritariamente, a estudantes dos semestres iniciais, que devem prestar serviços de natureza acadêmica, por 12 horas semanais, nas diversas unidades da Instituição. 

O edital de seleção da Bolsa de Iniciação Acadêmica é lançado anualmente, sempre no início do primeiro semestre letivo. Além da BIA, entre outras bolsas, são ofertadas as de extensão, da Pró-reitoria de Extensão; de iniciação científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; de incentivo ao desporto, da PRAE; de Monitoria de Projetos de Graduação e do Programa de Educação Tutorial (PET), ambas da Pró-Reitoria de Graduação. 

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA – Destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, oriundos do interior do Ceará ou de outros estados, o programa busca garantir a permanência do estudante na Universidade, assegurando-lhe moradia, alimentação e apoio psicossocial durante todo o período previsto para o curso.

O edital unificado que rege a seleção para as residências universitárias, bem como o auxílio-moradia e o auxílio-creche, e a isenção da taxa do Restaurante Universitário será lançado em fevereiro, após o início do semestre letivo de 2020.1.

AUXÍLIO-MORADIA – O benefício é destinado a estudantes matriculados nos cursos de graduação dos campi da UFC em Sobral, Russas, Crateús e Quixadá em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes auxílio institucional para complementação de despesas com moradia e alimentação durante todo o período do curso ou enquanto persistir a mesma situação.

A vinculação dos estudantes ao Programa Auxílio-Moradia não os impede de receber qualquer uma das bolsas dos diversos programas da Instituição, de agências de fomento ou de empresas.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) – Os restaurantes da UFC estão presentes em todos os campi para oferecer refeições balanceadas e de qualidade à comunidade acadêmica. Atualmente, os estudantes pagam R$ 1,10 por refeição, que pode ser almoço ou jantar, a depender da oferta do restaurante. Os alunos que comprovarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme edital unificado, poderão pedir isenção da taxa do RU. 

AUXÍLIO-CRECHE – O auxílio é destinado ao estudante que tenha filho com idade entre 6 meses e 4 anos incompletos que esteja sob sua guarda e com ele coabite. Para ter acesso ao benefício, o discente deve estar matriculado em um dos cursos de graduação presenciais da UFC, com a carga horária mínima exigida no edital correspondente, e apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica com base nos parâmetros estabelecidos no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). 

O auxílio-creche é cumulativo com quaisquer outras bolsas, estágios ou trabalhos formais remunerados dos discentes e pode ser renovado, conforme as indicações dispostas nos editais.

AUXÍLIO EMERGENCIAL – O auxílio emergencial surgiu com o intuito de assistir estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que ingressam na Universidade em listas de espera do SISU, portanto, após os períodos de processos seletivos da PRAE, bem como estudantes no segundo semestre letivo do ano, em chamada regular ou de espera. 

O benefício também pode ser solicitado para custeio de despesas com passagens de transportes intermunicipais por estudantes que residam na Região Metropolitana de Fortaleza; pagamento de gastos relacionados a problemas de saúde dos discentes, desde que dificultem a frequência regular às aulas; e gastos pecuniários dos discentes para desenvolvimento das atividades de seus cursos, tais como materiais requisitados para os cursos de Odontologia, Gastronomia e Arquitetura, entre outros.

O auxílio atende ainda estudantes que apresentem limitação temporária que os impossibilitem de assumir bolsas em razão de problemas de saúde mental, além daqueles que se enquadrem em situação de vulnerabilidade ou risco social, avaliada por meio de estudo social.

Para solicitar o benefício, o discente deve atender a pelo menos um dos requisitos estabelecidos, possuir renda familiar per capita compatível com a definida pelo PNAES e estar atento aos demais requisitos dispostos nos editais. Para requerer o auxílio, o estudante não pode ser beneficiado por outras bolsas, estágios ou meios de renda formais, com exceção dos residentes e beneficiários do auxílio-moradia.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – fone: (85) 3366 7446

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14186-sisu-na-ufc-confira-os-beneficios-e-servicos-ofertados-pela-universidade-para-novos-e-veteranos-alunos

UFC ofertará 6.288 vagas em 110 cursos no SISU 2020; inscrições ocorrem de 21 a 24 de janeiro

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2020. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 e obtido nota acima de zero na redação. Todo o procedimento deverá ser realizado pela Internet, no site do SISU, gratuitamente.

O resultado da chamada regular do SISU será divulgado no dia 28 de janeiro (Foto: Guilherme Braga/UFC)

Conforme o Edital nº 79/2019as inscrições dos candidatos ao SISU 1º/2020 ocorrerão de 21 a 24 de janeiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolherá até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no ENEM. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro.

Os que não forem aprovados na chamada regular podem, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Para a lista de espera, o candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher a primeira ou segunda opção de curso informada no período de inscrição.

Todas as vagas da UFC, para os dois semestres letivos, serão ofertadas no SISU 1º/2020, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFC, que informa o total de vagas ofertadas pela Instituição, bem como a quantidade de vagas oferecidas por curso e modalidade de concorrência. O candidato deverá observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos. Não será permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

SISU – O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) através do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

“O SISU é uma forma de ingresso à educação superior pública por um meio alternativo aos vestibulares. É uma oportunidade para quem se dedicou à prova do ENEM poder estudar em uma instituição de qualidade”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Thiago Leitão.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro dessa condição, há vagas reservadas a candidatos oriundos de família cuja renda bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; a autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI); e também a pessoas com deficiência (PCD). Em todos os casos, é preciso que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do ENEM; do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

O candidato deverá acompanhar as informações no site do SISU. Para obter detalhes específicos sobre o processo na Universidade Federal do Ceará, o canal oficial é o site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link: http://www.ufc.br/noticias/14171-ufc-ofertara-6-288-vagas-em-110-cursos-no-sisu-2020-inscricoes-ocorrem-de-21-a-24-de-janeiro

Resultado da prova didática do Concurso Público para Professor Adjunto A – 40 H/DE – Edital Nº 142/2019

A Comissão Julgadora do Concurso para Professor do Magistério Superior, setor de estudos História Econômica e Finanças, referente ao Edital 142/2019, divulga o resultado da prova didática: Resultado da Prova Didática.

Fonte: Comissão Julgadora do Concurso – Edital Nº 142/2019.

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 119/2019

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, tendo em vista a realização de concurso público, destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 119/2019 de Abertura do Concurso, publicado no Diário Oficial da União em 31/07/2019, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde.

Fonte: Curso de Medicina- UFC Sobral
Email: famedsobral@ufc.br
Telefone: (88) 3695- 4701.

Inscrições para o Espaço Novo Acadêmico (ENA): cursinho preparatório para ENEM/vestibular

A Coordenação do Espaço Novo Acadêmico (ENA) – projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará –, usando-se das atribuições conferidas pelo estatuto de regimento interno, anuncia que estarão abertas, das 20h do dia 06 de Dezembro de 2019 até às 23h59min do dia 31 de Janeiro de 2020, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://cursinhoena.kinghost.net/, as inscrições para o Concurso Vestibular 2020, destinado à seleção de candidatos para o cursinho anual do projeto, em exercício na Faculdade de Medicina da UFC – Campus Sobral.

Dúvidas: cursinhoena@gmail.com

Fontes: http://cursinhoena.kinghost.net/login.html

https://www.facebook.com/cursinhoENA/photos/a.2365003410419302/2397198227199820/?type=3&theater

Aproveitamento de estudos na graduação poderá ser requerido por estudantes a partir desta segunda-feira (6)

Alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará que desejam pedir aproveitamento de estudos devem procurar a coordenação de curso, de segunda-feira (6) até o dia 20 de março. Podem ser aproveitados componentes curriculares concluídos em outro curso da própria UFC ou em outra instituição de ensino superior (IES).

Estudantes de graduação podem solicitar o aproveitamento de componentes curriculares concluídos em outro curso da própria UFC ou em outra instituição de ensino superior (Foto: Viktor Braga/UFC)

É necessário entregar, na coordenação de curso, o requerimento específico preenchido e assinado específico preenchido e assinado, junto à proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar, inclusive, se houver, com propostas alternativas. Os documentos anexados (originais ou fotocópias autenticadas) variam de acordo com a origem do componente requerido:

Aproveitamento interno:
– Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, emitido pela respectiva coordenação de curso, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e autenticado eletronicamente;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, emitidos e autenticados pelo Departamento, ou, na sua falta, pela Unidade Acadêmica.

Aproveitamento externo em IES nacional:
– Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias, os resultados obtidos e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
– comprovante emitido pelo banco de dados do Ministério da Educação ou o seu equivalente no âmbito do sistema de ensino estadual, em que conste o ato de credenciamento ou recredenciamento da IES e o ato de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, vigentes à época em que o aluno concluiu o componente curricular;
– no caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica em instituição de ensino superior nacional conveniada, o plano de estudos utilizado para a concessão do afastamento.

Aproveitamento externo em IES estrangeira:
– Histórico escolar, com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias e os resultados obtidos, e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
– planos de ensino dos componentes curriculares concluídos ou documentos equivalentes que permitam a análise do conteúdo do componente, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
– no caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica ou programa de duplo diploma, o plano de estudos utilizado na concessão do afastamento.

RECURSO – A solicitação de aproveitamento de estudos será avaliada pelo coordenador de curso. O aluno que tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso por escrito na coordenação do curso, no prazo de sete dias, a contar da data da comunicação. O colegiado deliberará sobre o recurso.

PORTARIA – Alunos que ingressaram na UFC até o semestre letivo 2019.2 e que ainda não solicitaram o aproveitamento de estudos de componente curricular concluído antes do seu ingresso poderão requerê-lo somente até o final do semestre letivo 2020.2, nos períodos estabelecidos no Calendário Universitário. A Portaria nº 103/2019 define que a partir de 2020.1 o aproveitamento deverá ser requerido até o semestre seguinte ao do seu ingresso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD – fone: (85) 3366 9036.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/14136-aproveitamento-de-estudos-na-graduacao-podera-ser-requerido-por-estudantes-a-partir-desta-segunda-feira-6