CEPE aprova alteração do Calendário Universitário e início do semestre letivo 2023.1 será no dia 13 de março

A Universidade Federal do Ceará informa que, após apreciação em plenário virtual do colegiado do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), realizado de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, foi aprovada a proposta de alteração do Calendário Universitário 2023 da UFC. O objetivo é adaptá-lo ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), recentemente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o anexo da resolução do CEPE assinada na tarde desta quinta-feira (2) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o início do semestre letivo 2023.1 será transferido de 27 de fevereiro para o dia 13 de março, com encerramento em 13 de julho.

O novo Calendário Universitário 2023 permanece com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre). Assim, concluída a apreciação pelo CEPE, a disposição das principais datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 13 de março, com encerramento em 13 de julho;

2) início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 13 de março, com encerramento em 6 de julho;

3) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 9 de agosto, com encerramento em 9 de dezembro;

4) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 14 de agosto, com encerramento em 14 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a um cronograma próprio, conforme detalhado acima.

MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do semestre letivo 2023.1, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

  • para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial e semipresencial: 1º a 3 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
  • para alunos novatos e veteranos dos cursos de pós-graduação: 6 a 8 de março (via Internet e nas coordenações de curso).

A íntegra do novo Calendário Universitário 2023 será divulgada em breve neste Portal da UFC.

NOVATOS – Os estudantes que participaram da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem se planejar para concorrer a uma das vagas para ingressar no ensino superior ofertadas pelo MEC, por meio do SISU. A UFC ofertará 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

O período de inscrições será de 16 a 24 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 28 do mesmo mês. Confira mais detalhes no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: ufcinforma@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/17551-cepe-aprova-alteracao-do-calendario-universitario-e-inicio-do-semestre-letivo-2023-1-sera-no-dia-13-de-marco

PAIP: divulgados projetos selecionados para 2023; recursos serão aceitos quinta (2) e sexta (3)

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), divulga o resultado da da seleção de projetos de apoio à graduação para 2023. Recursos serão aceitos quinta (2) e sexta-feira (3), exclusivamente pelo e-mail cgpa@prograd.ufc.br.

O modelo do recurso está disponível no Anexo I do Edital nº 25/2022, que rege a seleção. O resultado final, após avaliação dos recursos, será informado neste site da PROGRAD na próxima terça-feira (7).

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496 / e-mail: cgpa@prograd.ufc.br

Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/paip-divulgados-projetos-selecionados-para-2023-recursos-serao-aceitos-quinta-2-e-sexta-3/

Resultado preliminar da solicitação de prorrogação do Auxílio Moradia – semestre 2023.1

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o resultado preliminar do processo de Prorrogação da permanência do/a estudante no Programa Auxílio Moradia, referente a Chamada nº 01/2023 – UFC Campus Sobral.

Os/as estudantes indeferidos/as poderão interpor recurso nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2023, a partir do envio da documentação ausente ou indeferida para case@sobral.ufc.br, podendo apresentar declaração do curso atualizada.

Os/as estudantes que não entregaram documentação no prazo determinado na Chamada para a solicitação da prorrogação deverão fazê-lo no período indicado para interposição de Recurso. Neste caso, além da documentação exigida na Chamada, deverão apresentar justificativa por escrito, bem como documentação comprobatória das razões do não cumprimento do prazo de solicitação da prorrogação. Acesse o formulário para recursos: clique aqui

Confira o resultado na Integra: 

Prorrogação 2023.1 – Resultado preliminar

Chamada nº 02/2023: Prestação de Contas do Programa Auxílio Moradia (4º trimestre/2022)

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, tendo em vista a publicação de aditivos aos editais de ingresso do Programa Auxílio Moradia (Editais e Resultados), divulga a CHAMADA N° 02/2023 – UFC CAMPUS DE SOBRAL, referente ao processo de prestação de contas do 4º trimestre do ano de 2022 (outubro, novembro e dezembro) do(a) estudante beneficiário(a) do Programa Auxílio Moradia.

Para que haja a manutenção do Benefício do Auxílio Moradia, a partir das alterações realizadas pelos Aditivos, cabe ao estudante, obrigatoriamente, a cada três meses, prestar contas por meio de recibo e/ou outros documentos comprobatórios de pagamento mensal do aluguel ou dos custos com moradia, em virtude de sua condição de estudante e beneficiário da assistência estudantil. Caso não apresente a devida comprovação, no período solicitado, o estudante deverá realizar a devolução dos valores recebidos, através de Guia de Recolhimento da União – GRU e terá o benefício suspenso até a regularização do mesmo.

Informamos ainda que os alunos que já não são mais beneficiários, mas, que receberam o auxílio, deverão prestar contas dos meses recebidos, sujeitos a devolução.

O beneficiário deve prestar contas de forma on-line, anexando os documentos comprobatórios das despesas com moradia através deste formulário (clique aqui para acessar).

CRONOGRAMA:
– Prazo de entrega da prestação de contas: 23/01/2023 até 08/02/2023.
– Resultado provisório da análise da prestação de contas: até o dia 24/02/2023.
– Período para recurso do resultado provisório: até o dia 28/02/2023 (o recurso deverá ser interposto neste formulário).
– Resultado definitivo da análise da prestação de contas: 03/03/2023.

Para mais informações, envie e-mail para: case@sobral.ufc.br

Declarações de Vaga disponíveis no SIGAA a candidatos aprovados na seleção para Transferência de Outras I.E.S.

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Divisão de Seleção (DISEL), informa que estão disponíveis para download aos candidatos aprovados na seleção para Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) as Declarações de Vaga exigidas para a conclusão do processo.

A Declaração de Vaga deverá ser emitida pelo do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Uma vez logado no sistema, o estudante terá que acessar o Portal do Discente, selecionar o menu “Ensino”  e escolher a opção “Declaração de Vaga”, onde encontrará a possibilidade de fazer o download do documento (“Baixar Declaração de Vaga”).

De posse da Declaração de Vaga, será necessário ao estudante requerer junto à I.E.S. de origem a emissão do Histórico Escolar atualizado (com a situação acadêmica “transferido” ou similar) ou documento equivalente, que deverá ser encaminhado à PROGRAD-UFC, também por meio do Portal do Discente no SIGAA, exclusivamente no período de 24 a 28 de abril de 2023.

O processo de transferência será concluído somente após o recebimento e validação pela PROGRAD-UFC do(s) documento(s) mencionado(s) no parágrafo anterior, cujo envio é de inteira responsabilidade do candidato aprovado. Quem não entregá-lo(s) terá a matrícula excluída.

A DISEL recomenda que o estudante mantenha seu vínculo regular (matrícula institucional ou trancada) com sua instituição de origem, durante todo o trâmite do processo, para garantir a conclusão da transferência. Em caso de dúvida, entre em contato com a sua instituição de origem para esclarecer os procedimentos adotados por esta.

A seleção foi regida pelo Edital nº 22/2022.

Fonte: Divisão de Seleção – fone: (85) 3366 9478 / e-mail: disel@prograd.ufc.br

Link para notícia original: https://prograd.ufc.br/pt/declaracoes-de-vaga-disponiveis-no-sigaa-a-candidatos-aprovados-na-selecao-para-transferencia-de-outras-i-e-s/

ATENÇÃO! Aberta solicitação de Prorrogação do tempo de permanência no Programa Auxílio Moradia – semestre 2023.1

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga a Chamada nº 01/2023/UFC/Campus Sobral, referente a Solicitação de Prorrogação do Tempo de Permanência no Programa Auxílio Moradia.

A prorrogação de que trata a presente Chamada poderá ser concedida ao(à) estudante com tempo de permanência encerrado no Programa Auxílio Moradia da UFC no semestre 2022.2, desde que se encontre na iminência de conclusão do curso atual, ou seja, no imperativo de, no máximo, até dois semestres letivos para findar a graduação.

Documentação necessária para análise do pedido de prorrogação:

  1. Histórico Acadêmico atualizado;
  2. Declaração do Curso ao qual está vinculado indicando a previsão de conclusão da graduação (de acordo com a carga horária pendente).
  3. Comprovantes da justificativa alegada para os pedidos de Prorrogação, nos casos em que o atraso para conclusão do curso tenha ocorrido por motivos alheios a sua vontade – Declaração própria (do/a estudante) com a descrição da justificativa e inclusão de documentos comprobatórios. O documento deverá ser datado e assinado (de próprio punho ou digitalizado). Assim, não será aceita assinatura apenas digitada.

A entrega da documentação exigida deverá ser realizada através do preenchimento do formulário (clique aqui), e a documentação anexada ao mesmo. Não será entregue documentação presencialmente.

Chamada de prorrogação 2023.1

Para mais informações sobre o processo de Prorrogação, envie e-mail para case@sobral.ufc.br.

PID: resultado final da seleção de projetos de monitoria para 2023

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), informa o resultado final da seleção de projetos de monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) para 2023.

A divulgação de editais específicos para seleção de bolsistas e voluntários deverá ser feita entre 19 de janeiro e 20 de fevereiro, sob responsabilidade das unidades acadêmicas envolvidas.

São disponibilizadas até 746 bolsas remuneradas e a mesma quantidade para monitorias voluntárias, com carga horária de 12 horas semanais, para atuação entre março e novembro de 2023.

Mais informações devem ser consultadas no Edital nº 26/2022, que rege a seleção.

  • Seleção de projetos de Monitoria de Iniciação à Docência (PID) – Resultado final

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: 85 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br 

Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/pid-resultado-final-da-selecao-de-projetos-de-monitoria-para-2023/

Aberto período para aproveitamento de estudos; veja como fazer a solicitação

Começou no dia 19 de dezembro e segue até 24 de março de 2023 o prazo para estudantes de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará solicitarem aproveitamento de estudos, de acordo com o Calendário Universitário. Podem ser pleiteados componentes curriculares concluídos em outro curso da própria UFC ou em outra Instituição de Ensino Superior (I.E.S.).

Atendendo ao estabelecido pela Portaria nº 103/2019, que define que as solicitações sejam feitas até o semestre seguinte ao do ingresso, podem pedir aproveitamento de disciplinas os ingressantes em 2022.2 e 2023.1 – inclusive os aprovados nas recentes seleções para Mudança de Curso (transferência interna) e para Transferência de Outras I.E.S. e Admissão de Graduados.

A análise e o parecer sobre os aproveitamentos de estudos solicitados são de responsabilidade da coordenação de curso.

Para solicitar o aproveitamento, é necessário que o estudante encaminhe à coordenação de curso o requerimento específico, junto à proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar — inclusive, se houver, com propostas alternativas. Os documentos anexados variam de acordo com a origem do componente requerido:

 

Aproveitamento interno*:

  • Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, emitido pela respectiva coordenação de curso, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e autenticado eletronicamente;
  • Planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, emitidos e autenticados pelo Departamento, ou, na sua falta, pela Unidade Acadêmica.

Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente.

Aproveitamento externo em I.E.S. nacional:

  • Histórico escolar com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias, os resultados obtidos e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
  • Planos de ensino dos componentes curriculares concluídos, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES;
  • Comprovante emitido pelo banco de dados do Ministério da Educação ou o seu equivalente no âmbito do sistema de ensino estadual, em que conste o ato de credenciamento ou recredenciamento da IES e o ato de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento do curso, vigentes à época em que o aluno concluiu o componente curricular;
  • No caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica em instituição de ensino superior nacional conveniada, o plano de estudos utilizado para a concessão do afastamento.

Aproveitamento externo em I.E.S. estrangeira:

  • Histórico escolar, com os componentes curriculares concluídos, inclusive as cargas horárias e os resultados obtidos, e a data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
  • Planos de ensino dos componentes curriculares concluídos ou documentos equivalentes que permitam a análise do conteúdo do componente, com data de emissão, cuja autenticidade seja confirmada eletronicamente ou por meio de carimbo e assinatura do responsável da IES estrangeira;
  • No caso de componente curricular concluído durante mobilidade acadêmica ou programa de duplo diploma, o plano de estudos utilizado na concessão do afastamento.

RECURSO – A solicitação de aproveitamento de estudos será avaliada pelo coordenador de curso. O aluno que tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso, por e-mail, à coordenação do curso, no prazo de sete dias, a contar da data da comunicação. O colegiado deliberará sobre o recurso.

Fonte: Divisão de Planejamento e Ensino – fone: (85) 3366 9036 / e-mail: dpe@prograd.ufc.br

Link para publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/aberto-periodo-para-aproveitamento-de-estudos-veja-como-fazer-a-solicitacao/

Nota de pesar

É com profundo pesar que a Direção do Campus de Sobral comunica o falecimento do Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra.

Ex-reitor da UFC entre 1995 e 2003, ele faleceu na manhã desta sexta-feira (13), aos 76 anos.

Prof. Roberto Cláudio foi o responsável pelo início da expansão da UFC para o interior do Estado. Em 2001 criou o Curso de Medicina de Sobral, preâmbulo do que, cinco anos depois, se tornaria o Campus de Sobral.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, expressamos os nossos mais sinceros sentimentos e nos solidarizamos com os familiares e amigos nesse momento tão delicado de dor e saudades.

Nota dos servidores Técnico-administrativos em Educação do Campus Sobral sobre os atos de vandalismo no dia 08/01/2023 em Brasília/DF

Os técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Campus da UFC em Sobral vêm, por meio deste manifesto, REPUDIAR VEEMENTEMENTE os atos terroristas ocorridos em Brasília no último dia 08/01, contra os prédios dos três Poderes da República Brasileira.

Tais atos, GOLPISTAS e ANTIDEMOCRÁTICOS, promovidos por uma parcela mínima de nossa sociedade, beiram à barbárie, ultrajando, além dos Poderes que regem nossa Democracia, a nossa Constituição e o Patrimônio Histórico Nacional. A normalização desses ataques, consequência direta e inequívoca dos discursos de ódio, intolerância e violência gratuita que vêm sendo alimentados nos últimos 4 anos, mancham, ainda, a imagem da nossa História, do nosso povo e do nosso país perante o resto do mundo.

Em paralelo, prestamos também nossa solidariedade ao governo brasileiro e aos seus representantes, ELEITOS DEMOCRATICAMENTE, exatamente por defendermos os ideais democráticos que devem nortear nosso país. Por estes, estaremos sempre ativos(as) e vigilantes, uma vez entendermos que o respeito à democracia e às instituições é imprescindível para que se alcance uma sociedade mais justa, cidadã, menos desigual e com acesso amplo e irrestrito à Educação Pública de qualidade.

É importante ressaltar, ainda, o papel importante que tiveram, no referido episódio, aqueles profissionais de segurança que foram dignos das suas missões e que, mesmo em minoria, enfrentaram os terroristas para proteger o patrimônio do povo brasileiro. É esta honra e dignidade que esperamos das Forças de Segurança Pública: defender o país, e não ideologias e/ou personagens golpistas.

Por fim, os TAE’s do Campus da UFC em Sobral, ao mesmo tempo em que manifestam perplexidade com a situação grave que se impõe ao país, colocam-se em estado de atenção e vigilância, pela defesa da Democracia.

 

Sobral/CE, 13 de janeiro de 2023.