Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/

CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
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Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2020 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 04/2019 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2020], hoje é o dia de divulgação da lista das ações deferidas na seleção citada.

Fachada da sede da Prex/UFC (Foto: divulgação)

É importante ressaltar que as ações Indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. É preciso, então, que cada Coordenador(a) Extensionista verifique no SEI as respostas da Prex em cada respectivo processo, a fim de averiguar o status atual de sua(s) ação(ões) extensionista(s) com relação ao cadastro junto à Prex.

Enfatize-se também que os interessados em formalizar recursos em caso de indeferimento devem atentar para o que rege o edital supra nos itens 5.8, 5.9 e 5.10, descritos a seguir:

5.8. As ações que tiverem solicitação de bolsa indeferida poderão enviar recursos de 21/01/2020 a 23/01/2020.
5.9. Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente dentro do prazo.
5.10. Não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

A lista encontra-se NESSE LINK e dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.
 

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica

Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

CRONOGRAMA RESTANTE DA SELEÇÃO:

Resultado parcial das propostas deferidas20 de janeiro de 2020
Período de recursos contra indeferimentoDe 21 a 23 de janeiro de 2020
Análise dos recursosDe 24 a 27 de janeiro de 2020
Resultado final das propostas após análise de recursos28 de janeiro de 2020
Período de avaliação de mérito das propostas pela Comissão Ad Hoc designada pela Prex01 a 16 de fevereiro de 2020
Período de consolidação da avaliaçãoDe 17 a 21 de fevereiro de 2020
Divulgação do Resultado Final do processo seletivo03 de março de 2020
Período para a escolha de bolsistas pelo(a) Coordenador(a) ExtensionistaDe 04 a 13 de março de 2020
Seminários de ambientação e recebimento de documentação de bolsistas e Termos de Compromissos assinadosA partir de 16 de março de 2020 em local a ser divulgado por cada Coordenadoria Setorial Prex

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Notícia: https://prex.ufc.br/acoesdeferidas-analisetec2020/

Período de inscrição no SISU começa nesta terça (21) e vai até domingo (26); veja edital de participação da UFC

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020, a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos alunos

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas 6.288 vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados, em caso de desistências e cancelamentos, para vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. Neste caso, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, no site oficial do SISU.

CANAIS OFICIAIS – Como explicado acima, os candidatos deverão fazer sua inscrição de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU, mantido pelo MEC. Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleçãoEdital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/14192-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2020-inscricoes-serao-de-21-a-24-de-janeiro