CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

NOVA DATA PARA A SEMANA ZERO DE FINANÇAS 2021.1

Alunos recém-ingressos, a Semana Zero do Curso de Finanças, semestre 2021.1, foi remarcado para a próxima quinta-feira, dia 13 de maio, às 16:00h.

Trata-se de um evento organizado pela Coordenação do Curso e pelo Diretório Acadêmico de Economia e Finanças (DAECOF), sendo uma cerimônia de boas-vindas a vocês, ou seja, aos novos alunos do Curso.

O objetivo é apresentar quem compõe a Coordenação, o curso em si, o corpo docente e a representação estudantil, além de fornecer informações importantes ao dia a dia do aluno.

O link para participar do evento será liberado no dia 13/05, via Sigaa.

Contamos com sua participação!

Homologação das Inscrições da Seleção Pública, Edital nº 11/2021, Setor de Estudos: Teoria Econômica

Após apreciação pelo Conselho do Campus, e em conformidade com a Resolução nº 29/2017 do CEPE, a Diretoria do Campus Sobral torna público o parecer emitido pela comissão preliminar que julgou a regularidade formal das inscrições para a Seleção Pública (setor de estudos Teoria Econômica), objeto do edital nº 11/2021.

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2020 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 04/2019 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2020], hoje é o dia de divulgação da lista das ações deferidas na seleção citada.

Fachada da sede da Prex/UFC (Foto: divulgação)

É importante ressaltar que as ações Indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. É preciso, então, que cada Coordenador(a) Extensionista verifique no SEI as respostas da Prex em cada respectivo processo, a fim de averiguar o status atual de sua(s) ação(ões) extensionista(s) com relação ao cadastro junto à Prex.

Enfatize-se também que os interessados em formalizar recursos em caso de indeferimento devem atentar para o que rege o edital supra nos itens 5.8, 5.9 e 5.10, descritos a seguir:

5.8. As ações que tiverem solicitação de bolsa indeferida poderão enviar recursos de 21/01/2020 a 23/01/2020.
5.9. Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente dentro do prazo.
5.10. Não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

A lista encontra-se NESSE LINK e dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.
 

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica

Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

CRONOGRAMA RESTANTE DA SELEÇÃO:

Resultado parcial das propostas deferidas20 de janeiro de 2020
Período de recursos contra indeferimentoDe 21 a 23 de janeiro de 2020
Análise dos recursosDe 24 a 27 de janeiro de 2020
Resultado final das propostas após análise de recursos28 de janeiro de 2020
Período de avaliação de mérito das propostas pela Comissão Ad Hoc designada pela Prex01 a 16 de fevereiro de 2020
Período de consolidação da avaliaçãoDe 17 a 21 de fevereiro de 2020
Divulgação do Resultado Final do processo seletivo03 de março de 2020
Período para a escolha de bolsistas pelo(a) Coordenador(a) ExtensionistaDe 04 a 13 de março de 2020
Seminários de ambientação e recebimento de documentação de bolsistas e Termos de Compromissos assinadosA partir de 16 de março de 2020 em local a ser divulgado por cada Coordenadoria Setorial Prex

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Notícia: https://prex.ufc.br/acoesdeferidas-analisetec2020/