Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 37/2021, Setor de Estudo: Matemática Aplicada

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 37/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Matemática Aplicada.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, nos dias 08 a 20 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco I – CAMPUS DA UFC EM SOBRAL (Rua Estanislau Frota, n° 563, Mucambinho, Centro, Sobral-CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 37/2021, Setor de Estudo: Estatística

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 37/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Estatística.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, entre os dias 13 a 16 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco 707 – CAMPUS DO PICI – FORTALEZA  (Campus do Pici, Sala 15, 1º andar, Bloco 707, Fortaleza- CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 36/2021, Setor de Estudo: Engenharia de Software

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 36/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Engenharia de Software.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, nos dias 08 a 20 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco I – CAMPUS DA UFC EM SOBRAL (Rua Estanislau Frota, n° 563, Mucambinho, Centro, Sobral-CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 36/2021, Setor de Estudo: Sistemas de Computação

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 36/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Sistemas de Computação.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, entre os dias 14 a 17 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco 707 – CAMPUS DO PICI – FORTALEZA  (Campus do Pici, Sala 12, 1º andar, Bloco 707, Fortaleza- CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Abertas inscrições para seleção de professor substituto, setor de estudo Ciências da Computação

Estão abertas as inscrições para seleção de professor substituto da Universidade Federal do Ceará em Sobral. De acordo com o Edital nº. 52/2021, é ofertado uma vaga para o setor de estudos Ciências da Computação.

O regime de trabalho é de 40 horas e podem participar candidatos com título de doutor. Caso não haja doutores inscritos, reabre-se na semana seguinte para mestre.

Informações sobre taxa de inscrição, valor das remunerações, entre outras, estão disponíveis no Edital nº. 52/2021.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da PROGEP – dicon.progep@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/

Divulgado o resultado da análise dos recursos das inscrições do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor do magistério superior, objeto do edital nº 98/2020, Setor de estudo: Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória

Divulgado o resultado da análise dos recursos das inscrições do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor do magistério superior, objeto do edital nº 98/2020, Setor de estudo: Engenharia de Software, Algoritmos e Otimização Combinatória.

O Conselho do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, em reunião realizada no dia 14 de abril de 2021, após análise dos recursos apresentados pelos candidatos abaixo relacionados, referentes às inscrições para o Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, com denominação de Adjunto-A, do Curso de Engenharia da Computação/UFC – Campus de Sobral, objeto do Edital Nº. 98/2020, RESOLVE:

CANDIDATO (A)RECURSOINSCRIÇÃO
01Carlos Alberto de Albuquerque SilvaAprovadoDeferida
02Narciso Moura Arruda JúniorAprovadoDeferida
03Paulo Henrique Muniz FerreiraAprovadoDeferida

Fonte: michelle@sobral.ufc.br