CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Estudantes da UFC conquistam terceiro lugar na Huawei ICT Competition Brazil

A equipe de estudantes da Universidade Federal do Ceará conquistou o terceiro lugar na etapa final nacional da Huawei ICT Competition Brazil, na trilha Computação em Nuvem (Cloud Computing). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Paulo, e pode ser conferida no canal da Huawei no YouTube.

Da esquerda para a direita: Chen Jen, da Huawei; estudantes Erick silva; Raissa Ellen e David Nascimento; Profª Rossana Andrade, Prof. André Meireles e Prof. Marciel Barros (Foto: Divulgação)

O time da UFC é formado pelos alunos David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, do Curso de Engenharia de Computação do Campus de Sobral, sob orientação do Prof. Marciel Barros, do Campus de Crateús. A comitiva da UFC na final contou também com os professores André Meireles, do Campus de Crateús, e Rossana Andrade, do Departamento de Computação, em Fortaleza.

A competição é destinada a estudantes universitários de todo o mundo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). No Brasil, participam estudantes de mais de 84 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho. O intuito é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

Da etapa nacional participaram alunos das principais universidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, competindo nas categorias Nuvem (Cloud Computing) e Redes (Network). Durante a grande final da fase nacional da competição, 12 equipes finalistas foram avaliadas em provas escrita e prática, separadas por categorias.

PARCERIA – A UFC e a Huawei mantêm parceria desde 2020 no programa de treinamento ICT Academy, desenvolvido em áreas como Inteligência Artificial, 5G e Computação em Nuvem. Também são executados projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvem o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), de Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Fonte: Prof. Wendley Silva, gestor da Huawei ICT Academy na UFC – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16327-estudantes-da-ufc-conquistam-terceiro-lugar-na-huawei-ict-competition-brazil

Agência UFC: Aluno com paralisia cerebral cria dispositivos que permitem uso de computadores por pessoas com deficiência

Francisco José Prado Júnior, aluno com paralisia cerebral recém-egresso do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), em Sobral, criou três novas tecnologias para ajudar pessoas com deficiência que, assim como ele, enfrentam dificuldades no uso de computadores. Os dispositivos estão sendo aperfeiçoados e há perspectiva de comercialização dos inventos.

O desenvolvimento dos dispositivos foi feito em parceria com outros pesquisadores do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da UFC em Sobral. Trata-se de um mouse fabricado a partir de impressora 3D, um novo editor de textos e um dispositivo para servir de alternativa ao teclado convencional, todos eles com sistemas adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Sistema de detecção de movimentos, constituído por uma espécie de bracelete elástico que é aplicado para substituir o teclado no controle do editor de texto (Foto: Divulgação)

As três tecnologias são complementares. O mouse facilita a navegação no computador por pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores. Mas, para digitar, essas pessoas encontram dificuldades em virtude da localização de algumas teclas e também pela exatidão necessária em pressionar a tecla com o caractere desejado. Para isso, foi criado um sistema para substituir o teclado convencional, utilizando um bracelete elástico com eletrodos, que detecta e classifica os movimentos da mão. Por fim, foi elaborado um editor de textos adaptado a esse sistema.

Uma das grandes vantagens do sistema, segundo aponta Alexandre Fernandes, professor do PPGEEC e orientador da pesquisa, é o fato de ele ser pouco invasivo, ou seja, como utiliza apenas sensores de superfície em braceletes elásticos, não há necessidade de introdução de agulhas nos músculos dos usuários, como ocorre em outras tecnologias já existentes. Outro ganho da tecnologia é o seu baixo custo. 

A matéria completa sobre a pesquisa está disponível na edição desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.

Fontes: Francisco José Prado Júnior, mestrando e pesquisador do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE) – e-mail: juniorcvnnn@gmail.com; Prof. Alexandre Rolim Fernandes, fundador e pesquisador do TAE – e-mail: alexandrefernandes@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16320-agencia-ufc-aluno-com-paralisia-cerebral-cria-dispositivos-que-permitem-uso-de-computadores-por-pessoas-com-deficiencia

Estudantes da UFC são selecionados para fase nacional de competição da Huawei; a final será em novembro

Três estudantes da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa nacional da sexta edição da Huawei ICT Competition Brasil, competição de intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de fornecer aos participantes uma plataforma de estudo e troca de ideias. A final ocorrerá de 10 a 12 de novembro, em São Paulo.

A equipe é formada pelos estudantes David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, da Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, da Engenharia de Computação do Campus de Sobral.

A Huawei ICT Competition Brasil promove intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (Imagem: Divulgação)

Os estudantes foram selecionados na fase preliminar, ocorrida em setembro, quando houve a escolha dos três participantes com as melhores notas para representar a Universidade na etapa nacional. Agora, eles irão competir com equipes de outras cinco instituições. Se vencerem, além de receberem a premiação, irão concorrer na fase regional da América Latina, prevista para 2022.

David Nascimento explica que a equipe irá concorrer na etapa nacional na categoria Nuvem, com avaliações teóricas e práticas sobre o desenvolvimento em nuvem. Os estudantes estão sendo acompanhados pelo Prof. Marciel Barros Pereira, do Campus da UFC em Crateús.

De acordo com o Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação da UFC em Sobral, desde o ano passado, UFC e Huawei são instituições parceiras no programa de treinamento ICT Academy em áreas como inteligência artificial, 5G e computação em nuvem.

As instituições também atuam juntas na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo laboratórios como o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site oficial da Huawei ICT Competition.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação em Sobral – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16194-estudantes-da-ufc-sao-selecionados-para-fase-nacional-de-competicao-da-huawei-a-final-sera-em-novembro

Recepção dos calouros 2021.2

É com muita alegria que damos boas-vindas aos Calouros 2021.2! 

Gostaríamos de parabenizá-los  por essa conquista tão importante, ingressar em uma das melhores Universidades do país, que é a UFC. Agora começa uma nova fase na vida de vocês, aproveitem!

CRONOGRAMA DA RECEPÇÃO AOS ALUNOS INGRESSOS 2021.2

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
DIA: 29/09
PARTICIPAÇÃO: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
HORÁRIOS: Manhã e Noite
TRANSMISSÃO: Youtube
CANAL: Pós-PsicologiaS – UFC

  • MANHÃ

    Horário: 09:00 horas às 11:30 horas
    Cursos: Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação
    Link: youtu.be/2VKIm6G9Jes

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
Continuar lendo

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 37/2021, Setor de Estudo: Matemática Aplicada

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 37/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Matemática Aplicada.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, nos dias 08 a 20 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco I – CAMPUS DA UFC EM SOBRAL (Rua Estanislau Frota, n° 563, Mucambinho, Centro, Sobral-CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 37/2021, Setor de Estudo: Estatística

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 37/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Estatística.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, entre os dias 13 a 16 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco 707 – CAMPUS DO PICI – FORTALEZA  (Campus do Pici, Sala 15, 1º andar, Bloco 707, Fortaleza- CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br

Cronograma de Provas – Concurso para Professor do Magistério Superior – Edital 36/2021, Setor de Estudo: Engenharia de Software

A Coordenação do Curso de Engenharia da Computação, tendo em vista a autorização do concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor do Magistério Superior, Edital nº 36/2021, torna público o Cronograma de Provas do Concurso Público para professor Adjunto, Setor de Estudo: Engenharia de Software.


O Concurso acontecerá de maneira presencial, nos dias 08 a 20 de setembro, seguindo o protocolo setorial de medidas sanitárias emitido pelo Governo do Estado do Ceará e será realizado nas dependências do Bloco I – CAMPUS DA UFC EM SOBRAL (Rua Estanislau Frota, n° 563, Mucambinho, Centro, Sobral-CE.

Fonte: michelle@sobral.ufc.br