Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

PET: abertos processos de seleção para 4 vagas de professor tutor em Fortaleza e Sobral

A Pró-Reitoria de Graduação divulga os processos de seleção para quatro vagas de professor tutor em Programas de Educação Tutorial (PET) de cursos da Universidade Federal do Ceará nos campi de Fortaleza e Sobral. As inscrições estão abertas, pela Internet, de hoje (1º) até 14 de junho.

O Edital Nº 9/2022 trata da seleção de professor tutor para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química, do Centro de Tecnologia, e de Computação, do Centro de Ciências, todos na Capital. Já o Edital Nº 10/2022 tem como objeto a seleção de professor tutor para o curso de Engenharia da Computação, no campus Sobral.

Poderão se inscrever docentes vinculados aos cursos contemplados em cada edital, a partir do nível Adjunto, do quadro efetivo da UFC, com dedicação exclusiva.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio de abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O procedimento e a documentação exigida, que deve ser anexada ao processo, estão informadas nos Editais Nº 09/2022 e Nº 10/2022, publicados na última terça-feira (31).

O resultado parcial destas seleções está previsto para divulgação em 28 de junho no site da PROGRAD. Os cronogramas completos e mais detalhes do processo estão disponíveis nos respectivos Editais.

  • Edital 09/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia Civil, Engenharia Química e Computação (Fortaleza)
  • Edital 10/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia da Computação (Sobral)

 

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente  fone: 85 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br

 

Link da Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/pet-abertos-processos-de-selecao-para-4-vagas-de-professor-tutor/

Retorno presencial: UFC publica documentos orientadores para o semestre 2022.1

A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.

O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.

Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.

A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.

  • Acesse o Guia Tô de Volta, que contém as Diretrizes Gerais para Conduta e Vigilância no Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais na UFC e as Orientações para o Semestre 2022.1.
  • Acesse a lista de Perguntas Frequentes sobre o retorno presencial e tire suas dúvidas.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.

MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.

A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.

ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:

Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.

Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.

Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/

Professora do Curso de Música da UFC Campus Sobral adquire o primeiro equipamento fNIRS da instituição

No dia 8 de dezembro de 2021 foi adquirido o primeiro equipamento fNIRS Pioneer da Universidade Federal do Ceará. O fNIRS (sigla do inglês para espectroscopia funcional de infravermelho próximo) é um sensor que avalia a reflexão de luz infravermelha no córtex cerebral como forma de observar a saturação de oxigênio no suprimento sanguíneo de uma determinada área do cérebro. Esta tecnologia  possibilita avaliar quais áreas cerebrais são mais requisitadas durante a realização de uma tarefa.  

O fNIRS foi adquirido para ser empregado no projeto de pesquisa intitulado “O impacto da Carga Cognitiva de Trabalho na Performance Orquestral: o papel do cérebro” sob a coordenação da professora Adeline Stervinou do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Tal projeto tem como objetivo observar e comparar a carga cognitiva de trabalho envolvida na atuação dos músicos de uma orquestra (instrumentistas e regentes). O fNIRS permitirá a observação de setores do cérebro apontando a quantidade de esforço mental demandada pelos participantes do estudo. A motivação desse tema é oriunda do trabalho da professora Adeline à frente da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral desde 2015.

A aquisição do fNIRS Pioneer foi realizada através do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica – BPI da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) edital no 02/2020.

Este projeto é realizado no Laboratório em Cognição e Música (LabCogMus) da UFC e conta, além da professora Adeline, com a participação de 5 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (FUNCAP) oriundos de 4 cursos diferentes (medicina, psicologia, música e engenharia da computação), de professores do Curso de Medicina da UFC em Sobral e de professores da Universidade de Campinas (SP), da Université de Toulouse (França) e da Université de Montréal (Canadá).

#ParaTodosVerem: Foto com a equipe envolvida (a partir da esquerda): professor Alex Grangeiro, Rafael Mendes, Lucas Chaves, Ana Cecília Carvalho, professora Adeline Stervinou, Rebeca Paiva, Carolina Rossi, Professora Eva Cristino, e Henrique Pinheiro testando o aparelho tocando tuba.

Fonte: Professora Adeline Stervinou

CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Estudantes da UFC conquistam terceiro lugar na Huawei ICT Competition Brazil

A equipe de estudantes da Universidade Federal do Ceará conquistou o terceiro lugar na etapa final nacional da Huawei ICT Competition Brazil, na trilha Computação em Nuvem (Cloud Computing). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Paulo, e pode ser conferida no canal da Huawei no YouTube.

Da esquerda para a direita: Chen Jen, da Huawei; estudantes Erick silva; Raissa Ellen e David Nascimento; Profª Rossana Andrade, Prof. André Meireles e Prof. Marciel Barros (Foto: Divulgação)

O time da UFC é formado pelos alunos David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, do Curso de Engenharia de Computação do Campus de Sobral, sob orientação do Prof. Marciel Barros, do Campus de Crateús. A comitiva da UFC na final contou também com os professores André Meireles, do Campus de Crateús, e Rossana Andrade, do Departamento de Computação, em Fortaleza.

A competição é destinada a estudantes universitários de todo o mundo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). No Brasil, participam estudantes de mais de 84 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho. O intuito é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

Da etapa nacional participaram alunos das principais universidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, competindo nas categorias Nuvem (Cloud Computing) e Redes (Network). Durante a grande final da fase nacional da competição, 12 equipes finalistas foram avaliadas em provas escrita e prática, separadas por categorias.

PARCERIA – A UFC e a Huawei mantêm parceria desde 2020 no programa de treinamento ICT Academy, desenvolvido em áreas como Inteligência Artificial, 5G e Computação em Nuvem. Também são executados projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvem o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), de Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Fonte: Prof. Wendley Silva, gestor da Huawei ICT Academy na UFC – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16327-estudantes-da-ufc-conquistam-terceiro-lugar-na-huawei-ict-competition-brazil

Agência UFC: Aluno com paralisia cerebral cria dispositivos que permitem uso de computadores por pessoas com deficiência

Francisco José Prado Júnior, aluno com paralisia cerebral recém-egresso do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), em Sobral, criou três novas tecnologias para ajudar pessoas com deficiência que, assim como ele, enfrentam dificuldades no uso de computadores. Os dispositivos estão sendo aperfeiçoados e há perspectiva de comercialização dos inventos.

O desenvolvimento dos dispositivos foi feito em parceria com outros pesquisadores do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da UFC em Sobral. Trata-se de um mouse fabricado a partir de impressora 3D, um novo editor de textos e um dispositivo para servir de alternativa ao teclado convencional, todos eles com sistemas adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Sistema de detecção de movimentos, constituído por uma espécie de bracelete elástico que é aplicado para substituir o teclado no controle do editor de texto (Foto: Divulgação)

As três tecnologias são complementares. O mouse facilita a navegação no computador por pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores. Mas, para digitar, essas pessoas encontram dificuldades em virtude da localização de algumas teclas e também pela exatidão necessária em pressionar a tecla com o caractere desejado. Para isso, foi criado um sistema para substituir o teclado convencional, utilizando um bracelete elástico com eletrodos, que detecta e classifica os movimentos da mão. Por fim, foi elaborado um editor de textos adaptado a esse sistema.

Uma das grandes vantagens do sistema, segundo aponta Alexandre Fernandes, professor do PPGEEC e orientador da pesquisa, é o fato de ele ser pouco invasivo, ou seja, como utiliza apenas sensores de superfície em braceletes elásticos, não há necessidade de introdução de agulhas nos músculos dos usuários, como ocorre em outras tecnologias já existentes. Outro ganho da tecnologia é o seu baixo custo. 

A matéria completa sobre a pesquisa está disponível na edição desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.

Fontes: Francisco José Prado Júnior, mestrando e pesquisador do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE) – e-mail: juniorcvnnn@gmail.com; Prof. Alexandre Rolim Fernandes, fundador e pesquisador do TAE – e-mail: alexandrefernandes@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16320-agencia-ufc-aluno-com-paralisia-cerebral-cria-dispositivos-que-permitem-uso-de-computadores-por-pessoas-com-deficiencia

Estudantes da UFC são selecionados para fase nacional de competição da Huawei; a final será em novembro

Três estudantes da Universidade Federal do Ceará foram selecionados para a etapa nacional da sexta edição da Huawei ICT Competition Brasil, competição de intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de fornecer aos participantes uma plataforma de estudo e troca de ideias. A final ocorrerá de 10 a 12 de novembro, em São Paulo.

A equipe é formada pelos estudantes David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, da Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, da Engenharia de Computação do Campus de Sobral.

A Huawei ICT Competition Brasil promove intercâmbio de talentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (Imagem: Divulgação)

Os estudantes foram selecionados na fase preliminar, ocorrida em setembro, quando houve a escolha dos três participantes com as melhores notas para representar a Universidade na etapa nacional. Agora, eles irão competir com equipes de outras cinco instituições. Se vencerem, além de receberem a premiação, irão concorrer na fase regional da América Latina, prevista para 2022.

David Nascimento explica que a equipe irá concorrer na etapa nacional na categoria Nuvem, com avaliações teóricas e práticas sobre o desenvolvimento em nuvem. Os estudantes estão sendo acompanhados pelo Prof. Marciel Barros Pereira, do Campus da UFC em Crateús.

De acordo com o Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação da UFC em Sobral, desde o ano passado, UFC e Huawei são instituições parceiras no programa de treinamento ICT Academy em áreas como inteligência artificial, 5G e computação em nuvem.

As instituições também atuam juntas na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo laboratórios como o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site oficial da Huawei ICT Competition.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação em Sobral – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16194-estudantes-da-ufc-sao-selecionados-para-fase-nacional-de-competicao-da-huawei-a-final-sera-em-novembro