Divulgação dos resumos analisados e aceitos

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral divulga a relação dos resumos analisados e aceitos:

No período de 10 a 24 de novembro, os(as) autores(as) deverão incluir os arquivos de pôsteres e os links do vídeos para o YouTube das apresentações orais e artísticas na Plataforma dos Encontros Universitários. O formulário para inclusão dos arquivos será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora do Campus de Sobral.

Acesso rápido

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários.
Maiores informações: encontros@sobral.ufc.br

EU 2021: participantes que perderam prazo de inscrição poderão submeter trabalhos até domingo (12)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará, responsável pela organização dos Encontros Universitários 2021, divulgou aditivo que estende, até domingo (12), o prazo para a inscrição de trabalhos ao evento. Os participantes devem submeter o resumo de seu trabalho na plataforma dos EU 2021 de seu respectivo campus. 

Os EU 2021 ocorrerão no formato remoto, de 1º a 3 de dezembro (Imagem: Design/UFC Informa).

A regra geral para apresentação de trabalho nos EU 2021 determina obrigatoriedade para todos os alunos bolsistas, com auxílio de seus respectivos orientadores, em uma das seguintes modalidades: pôster, apresentação oral ou apresentação artística, a depender das especificidades de cada edital.

Alunos que não atuaram como bolsistas, mas desenvolveram atividade no âmbito de algum dos Encontros, também poderão se inscrever, desde que tenham um orientador

HOMOLOGAÇÃO PELOS ORIENTADORES – Com a prorrogação, a Comissão Organizadora dos EU 2021 explica que o período de ajuste e homologação dos resumos também foi alterado: agora, os orientadores terão de 13 a 23 de setembro para realizar essa atividade.

SOBRE OS ENCONTROS – Com o tema “Ciência e sociedade se encontram na Universidade”, os EU 2021 serão realizados, mais uma vez, no formato remoto, no período de 1º a 3 de dezembro. A PRPPG informa que as inscrições de ouvintes, ou seja, de pessoas que não apresentarão trabalho, mas desejam participar das atividades, só deverão ser feitas posteriormente, após a divulgação da programação.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2021.
Email: encontros@sobral.ufc.br

Inscrição para cadastro de avaliadores de trabalhadores dos Encontros Universitários 2021 de Sobral

A comissão organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que até o dia 01 de setembro estão abertas as inscrições para cadastro de avaliadores de trabalhos. Podem se candidatar servidores docentes, técnicos-administrativos, além de estudantes de mestrado e doutorado.

Assim como na edição anterior, devido à pandemia de covid-19, o evento será on-line. Os trabalhos inscritos serão apresentados nas modalidades vídeo (oral), pôster e apresentação artística. O arquivo dos trabalhos inscritos na modalidade painel (pôster) e os links do vídeos para o YouTube das apresentações orais e apresentações artísticas deverão ser incluídos no formulário que será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora do Campus de Sobral.

A avaliação dos trabalhos ocorrerá no período de 01 a 03 de dezembro, em todos os campi da UFC, na Capital e no Interior. Após o término do evento, a avaliação final de cada trabalho deverá ser submetida através do formulário criado na plataforma Google Forms que será disponibilizado por e-mail para cada avaliador do Campus de Sobral. Os avaliadores selecionados receberão por e-mail o Manual dos Avaliadores, bem como o Formulário de Avaliação dos trabalhos que deverão avaliar. 

No dia 03 de novembro, a Comissão Organizadora divulgará, no site do Campus de Sobral, a  relação dos avaliadores selecionados. A  listagem indicando os trabalhos que serão analisados por cada avaliador será divulgada até o dia 03 de novembro.

Acesso rápido:

Maiores informações: encontros@sobral.ufc.br

Encontros Universitários 2021 ocorrerão de 01 a 03 de dezembro; submissão de resumos de trabalhos já pode ser feita

O maior evento de divulgação científica do Estado já tem data para acontecer. Os Encontros Universitários (EU) 2021, da Universidade Federal do Ceará, serão realizados, em formato virtual, de 01 a 03 de dezembro de 2021, em todos os campi da UFC, na Capital e no Interior. O edital do Campus de Sobral foi lançado, e os participantes terão até o dia 7 de setembro para submeter os resumos de seus trabalhos na plataforma de inscrição.

Assim como na edição anterior, devido à pandemia de covid-19, o evento será on-line, permitindo a participação de toda a comunidade da UFC. O público externo também pode assistir a determinadas atividades, como palestras e lives artísticas. Desta vez, os EU 2021 estão sendo organizados pela Pró- Reitoria de Extensão (PREX).

Como vai ser

Os Encontros ocorrerão na plataforma virtual EU2021 e os trabalhos serão apresentados nas modalidades vídeo (oral), pôster e apresentação artística. Os autores das apresentações orais e apresentações artísticas deverão gravar a apresentação e inserir o link para o YouTube no formulário que será disponibilizado posteriormente pela Comissão Organizadora.

Quem deve participar

A regra geral para participação nos EU 2021 determina obrigatoriedade de apresentação de trabalhos (no formato pôster, oral ou apresentação artística) para todos os alunos bolsistas, com auxílio de seus respectivos orientadores, que podem ser servidores docentes ou técnico-administrativos.

A organização dos EU, contudo, destaca que o evento tem como propósito agregar a comunidade acadêmica e que, por isso, é importante o engajamento de todos. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail encontros@sobral.ufc.br.

Acesso rápido

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2021.
Email: encontros@sobral.ufc.br

JOIA – Jornada de Iniciação Acadêmica para Bolsistas BIA: Agende-se para participar.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e a Equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral convocam todos os estudantes deferidos para a Bolsa de Iniciação Acadêmica 2021 a participarem conosco da Jornada de Iniciação Acadêmica – JOIA 2021.  Destacamos aqui algumas observações importantes, que você deve se lembrar:

  1. É obrigatória a participação da JOIA de todos os bolsistas deferidos no processo seletivo;
  2. A transmissão acontecerá no canal do YouTube da UFC TV https://www.youtube.com/channel/UCY85wHK1Z3LJyKB7XQ-pJ0g
  3. A Jornada será única, para todos os Campi. Com exceção do segundo dia, no qual a Equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral conduzirá a atividade na sala do Meet. Acesse: meet.google.com/vpy-svdk-dxe
  4. A frequência será realizada, por cada aluno, por preenchimento do formulário, que estará aberto no dia do evento. Será um formulário por dia. Lembre-se: você deve todos os dias, entrar aqui nesse endereço e confirmar sua participação, fazendo check-in no Formulário eletrônico.

Formulário de frequência – dia 28/06/2021 – https://forms.gle/iHriEfBqwQyDd92W6

Formulário de frequência – dia 29/06/2021 – Fornecido no dia do evento.

Formulário de frequência – dia 30/06/2021-https://forms.gle/D1tvK5rZNKbtEDrt7

E se você já quer saber o que vai acontecer, é só conferir aqui a programação do evento:

 – 1º dia: 28/06/2021

Tema: Conhecendo a Assistência Estudantil da UFC

com Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo Horário: de 14:00 às 15:30.

 – 2º Dia: 29/06/2021 

Tema: Conhecendo a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA 2021) com a Equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral

Manhã: de 09:30 às 11:00 – Público: Estudantes Recém-Ingressos (1º semestre do Curso)

Tarde: de 15:00 às 16:30 – Público: Demais bolsistas dos Eixos UFC Integra e Pró Inter Reitorias.

3º Dia: 30/06/2021 

Manhã: de 10:00 às 11:00

Tema: Cuidados com a Saúde Mental e Meditação

com Pedro Câmara, psicólogo da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE).

Tarde: de 14:00 às 16:00

Tema: Desempenho Acadêmico: possibilidades frente à desafios.

com Tatiane Régis e Carla Duarte, psicopedagogas da Divisão de Atenção  ao Estudante (DAE).

Informações: Email: case@sobral.ufc.br

Certificados dos Encontros Universitários 2020 encontram-se disponíveis para download

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que os certificados dos Encontros Universitários 2020 encontram-se disponíveis para download no Sistema de Gestão de Eventos Acadêmicos. Ao todo foram emitidos 484 certificados de trabalhos apresentados e 167 certificados de avaliadores.

Em caso de dificuldades em realizar o login na página eventos.sobral.ufc.br, basta pressionar Ctrl + F5 ou Ctrl + Shift + R. Se ainda não funcionar, abrir o site numa janela anônima (ou navegação sem rastros).

Para outros problemas na utilização do Sistema de Gestão de Eventos Acadêmicos, o usuário deve enviar mensagem para suporte.dti@gmail.com com a descrição do problema e anexar a captura de tela (Print Screen).

CERTIFICADO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

A Comissão Organizadora de Fortaleza (encontrosuniversitarios2020@ufc.br) emitirá certificados de atividade complementar para os estudantes que participaram das apresentações de trabalho e das demais atividades, como palestras, oficinas e debates da programação. Quem participou de três atividades da programação receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Isso vale para eventos acadêmicos (fóruns de discussão de pôsteres e apresentações orais) e também para palestras e atividades das mostras paralelas, como oficinas, lives e rodas de conversa. 

A Comissão agradece a participação e colaboração de todos que resultou no sucesso do evento.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários de Sobral (encontros@sobral.ufc.br).

Participantes dos EU 2020 podem preencher formulário para receber certificado até 19/03

A Comissão Executiva dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, emitirá certificados de ouvinte para estudantes e servidores que participaram das apresentações de trabalho e das demais atividades, como palestras, oficinas e debates da programação. Os EU, maior evento de divulgação científica do Estado, tiveram início nesta quarta-feira (10) e seguem até sexta-feira (12), em formato virtual, com a participação de todos os campi da UFC, na Capital e no Interior.

Todos os autores e coautores que participarem das apresentações, nas modalidades oral ou pôster, receberão certificado de apresentação. Quem participar de três atividades da programação, estudante ou servidor da UFC, receberá um certificado de ouvinte. Isso vale para eventos acadêmicos (fóruns de discussão de pôsteres e apresentações orais) e também para palestras e atividades das mostras paralelas, como oficinas, lives e rodas de conversa.

Essa participação contabilizará 12 horas complementares e poderá ser registrada por meio de formulário on-line, disponível para preenchimento até sexta-feira (19).

As regras são válidas para todos os campi da UFC. Caso um estudante ou servidor participe à frente de uma atividade cultural ou artística que não faça parte de seu trabalho acadêmico, deve verificar a certificação diretamente com o setor responsável pela ação.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: encontrosuniversitarios2020@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/15522-participantes-dos-eu-2020-podem-preencher-formulario-para-receber-certificado-ate-19-03

Estudantes que participarem dos Encontros Universitários 2020 poderão receber certificado de atividade complementar

A Comissão Executiva dos Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, emitirá certificados para os estudantes que participarem das apresentações de trabalho e das demais atividades, como palestras, oficinas e debates da programação. Os EU, maior evento de divulgação científica do Estado, tiveram início nesta quarta-feira (10) e seguem até sexta-feira (12), em formato virtual, com a participação de todos os campi da UFC, na Capital e no Interior.

Todos os autores e coautores que participarem das apresentações, nas modalidades oral ou pôster, receberão certificado de apresentação. Quem participar de três atividades da programação receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Isso vale para eventos acadêmicos (fóruns de discussão de pôsteres e apresentações orais) e também para palestras e atividades das mostras paralelas, como oficinas, lives e rodas de conversa. Essa participação contabilizará horas complementares e poderá ser registrada por meio de formulário on-line, que estará disponível no último dia do evento.

Banner dos Encontros Universitários 2020

As regras são válidas para todos os campi da UFC. Caso um estudante participe à frente de uma atividade cultural ou artística que não faça parte de seu trabalho acadêmico, deve verificar a certificação diretamente com o setor responsável pela ação.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: encontrosuniversitarios2020@ufc.br

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/15522-estudantes-que-participarem-dos-encontros-universitarios-2020-poderao-receber-certificado-de-atividade-complementar

Mitos e verdades sobre vacinas será tema da abertura dos Encontros Universitários 2020; evento terá mais de 90 atividades abertas ao público

Começou a contagem regressiva para um dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará. Os Encontros Universitários (EU) 2020 ocorrem de 10 a 12 de março, em formato totalmente virtual, com uma programação que inclui apresentações de trabalhos e mais de 90 atividades abertas ao público, como oficinas, minicursos, palestras, shows musicais, dentre outras. Nesta edição dos EU, a organização é da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.

Marca dos Encontros Universitários 2020

A abertura oficial dos EU 2020 será às 9h30min do dia 10 de março, com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no canal do evento no Youtube. Na sequência, a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, fará um discurso de boas-vindas à comunidade acadêmica. Às 10h, haverá a palestra inaugural, intitulada “Vacinas: mitos e verdades”, com o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.

Além de esclarecer questões sobre as vacinas, Cunha falará sobre o atual panorama e as expectativas da campanha de vacinação no Brasil, um dos temas mais relevantes da atualidade.

Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal dos EU 2020 no Youtube. É lá onde ocorrerá boa parte das atividades, com exceção das apresentações de trabalhos – que serão feitas na plataforma geral dos Encontros – e das que utilizarão a ferramenta Google Meet.

Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, fará a palestra de abertura do evento (Foto: Marcello Vittorino)

Mesmo as atividades que ocorrerão em outras plataformas terão os links disponibilizados no Youtube dos EU 2020. Portanto, a comissão organizadora dos Encontros Universitários recomenda ao público que se inscreva no canal, o qual é a porta de entrada para toda a programação.

PALESTRAS – Os Encontros terão outras duas palestras principais, sempre às 10h, no Youtube. No dia 11, o tema será “Empatia e o ensino superior: relações humanas face à apropriação do digital”, com o Prof. Alex Sandro Gomes. O convidado é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lidera o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

Já no dia 12, a palestra principal será sobre “Novos arranjos para promover a inovação nas ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) brasileiras”, com a Profª Juliana Correa Crepalde Medeiros, coordenadora-executiva de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em temas como propriedade intelectual, inovação tecnológica, gestão de tecnologias, dentre outros.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Nesta edição um total de 4.472 trabalhos serão apresentados, nos formatos pôster, apresentação oral e sessões temáticas.

Todas as sessões temáticas ocorrerão no dia 10 de março, das 16h às 18h. Serão 11 salas virtuais funcionando simultaneamente, com um total de 69 trabalhos selecionados. O público poderá conferir a produção acadêmica da UFC em áreas como cultura, arte e formação universitária; ciências e biotecnologia; educação e inovações pedagógicas; internacionalização; políticas públicas e direitos humanos; saúde e bem-estar; sociedade e economia criativa; sustentabilidade, dentre outras.

Já as apresentações orais ocorrerão nos dias 11 e 12 de março. Serão 35 salas virtuais destinadas a essa modalidade, e os links de cada uma poderão ser acessados na plataforma dos EU 2020 durante o evento.

No caso dos pôsteres, todos os trabalhos, tanto de estudantes da Capital quanto do Interior, ficarão disponíveis na plataforma geral dos EU 2020, de 10 a 12 de março. Os avaliadores terão três dias para analisar e comentar os pôsteres. Por isso, os autores devem ficar atentos para responder aos possíveis questionamentos e dúvidas durante esse período.

Cada avaliador receberá o formulário de avaliação, onde poderá registrar as considerações sobre os trabalhos analisados. A exibição dos pôsteres é aberta ao público, mas somente os avaliadores poderão deixar comentários na plataforma.

DINAMISMO- INOVAÇÃO- CONEXÃO

OFICINAS e MINICURSOS – Nem só de trabalho acadêmico é feito os Encontros Universitários. Durante o evento, vai ser possível aprender novas habilidades. A lista de oficinas e minicursos inclui temas como edição de fotos/imagens, edição de vídeo, Internet das coisas (IoT), libras, dança, desenho, aquarela, destinação de Imposto de Renda a fundos e programas sociais, podcast como ferramenta e arte de falar em público.

As oficinas e minicursos são ofertados por diversas unidades acadêmicas e administrativas, da Capital e do Interior. A lista completa já pode ser vista na programação geral dos EU 2020.

MOSTRA EXTENSÃO – É uma programação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, composta por 42 apresentações, contemplando uma série de atividades que serão exibidas de maneira síncrona e assíncrona, dentre lives, oficinas, minicursos, aulas ao vivo, peças, debates, exposições de arte, roda de conversa, cursos e exibição de filme, além de apresentação cultural.

Equipe da PREX apresenta a camisa oficial dos EU 2020 (Foto: Viktor Braga/UFC)

ARTE E CULTURA – A programação da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) e da Mostra ICA, do Instituto de Cultura e Arte, oferecerá, além de oficinas, dezenas de shows musicais, recitais de poesia e outras atrações. Entre os destaques está a série “Poéticas visuais”, que exibirá trabalhos gravados e apresentações ao vivo de dança, música e rodas de conversas com artistas. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar formulário de inscrição disponível no site da SECULT-ARTE.

A lista pode ser vista no link da programação geral dos EU 2020.

PANDEMIA EM PAUTA – Os impactos da pandemia de covid-19 serão temas de algumas atividades. Um exemplo é a roda de conversa “Vida estudantil em meio à pandemia”, a ser promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no dia 11, às 14h, via Google Meet.

Outra opção é a live “Pesquisadores(as) da UFC no enfrentamento à COVID: produzindo ciência e cultivando esperança”, a ser realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) no dia 12, às 18h30min, pelo Youtube.

Como sobreviver é preciso, no dia 10, às 16h, no Youtube, a SECULT-ARTE promove “Um São João em meio à pandemia”, apresentação musical ao vivo do projeto UFC Musicall. Já no dia 11, um sarau musical (gravado) será exibido às 14h20min, também no Youtube, com o tema “Sobre Viver: arte como alento durante a pandemia”.

INTERIOR ‒ Além de oferecerem oficinas e minicursos, os campi do Interior prepararam várias outras atividades. O Campus de Quixadá, por exemplo, realizará uma mini maratona de programação, no dia 10, das 18h às 21h.

Já o Campus de Crateús promoverá, no dia 10, às 19h, um bate-papo sobre “Os desafios e perspectivas na educação superior dos surdos no Interior”. Já no dia 11, às 18h, o Campus realiza uma palestra sobre “A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) em cursos de Engenharia: relato de experiência”.

O Campus de Russas focará na experiência feminina em duas áreas do saber. No dia 10, às 16h, haverá um debate sobre “Mulheres que escrevem: vivências de escritoras russanas”. E no dia 11, também às 16h, ocorre o II Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias.

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR ‒ A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) preparou atividades sobre um tema que costuma despertar bastante interesse entre os estudantes: intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras.

“Duplo Diploma de graduação no exterior ‒ o que preciso saber”; “Estudar na Alemanha”; “Estudar na Espanha”; “Oportunidades para graduação e pós-graduação na Grã-Bretanha” e “Cotutela de Doutorado ‒ relato de experiência e normas para obtenção” constam como temas de lives a serem realizadas nos dias 10, 11 e 12, via Google Meet.

Os detalhes de todas as atividades já podem ser vistos na programação completa dos EU 2020.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: encontrosuniversitarios2020@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/15501-mitos-e-verdades-sobre-vacinas-sera-tema-da-abertura-dos-encontros-universitarios-2020-evento-tera-mais-de-90-atividades-abertas-ao-publico

Inclusão dos arquivos de trabalhos pelos autores na Plataforma dos Encontros Universitários 2020

No período de 24 de fevereiro a 02 de março, os autores deverão incluir os arquivos de pôsteres e os links dos vídeos para o YouTube das apresentações orais e artísticas na Plataforma dos Encontros Universitários

Como vai ser

As apresentações serão realizadas através de Painel (Pôster) ou vídeo, cuja escolha foi realizada no ato da inscrição. A apresentação em vídeo deverá ser gravada e disponibilizada no YouTube e o link deverá ser inserido no formulário de envio do trabalho na plataforma virtual dos Encontros Universitários.

A duração da apresentação do trabalho em vídeo deverá ser de, no mínimo, 10 minutos e, no máximo, 15 minutos. Os pôsteres deverão ser enviados para a plataforma virtual dos Encontros Universitários em formato PDF (tamanho máximo de 5MB), contanto que não sejam feitos a partir de scanner ou foto, o que impossibilita a leitura por ferramentas de acessibilidade. Caso o autor, coautor ou orientador de um mesmo trabalho enviem mais de um arquivo (ou mais de uma versão do mesmo arquivo) para este trabalho, apenas o último arquivo enviado será considerado e os anteriores serão descartados.

Modelos de apresentação

A Comissão Organizadora disponibilizou templates que podem ser utilizados como modelos pelos estudantes, mas cujo uso não é obrigatório:

O autor principal, coautor e orientador serão responsáveis pelas interações no fórum da plataforma virtual dos Encontros Universitários respondendo aos questionamentos que surgirem.

Certificados

A Comissão Organizadora reforça que, para ter direito ao certificado, os participantes deverão, além de preencher o formulário eletrônico, interagir no fórum respondendo ao avaliador, caso seja questionado. Todos os autores e coautores que cumprirem com estes requisitos receberão o certificado de apresentação.

Acesso rápido

Relação dos resumos inscritos nos Encontros Universitários do Campus de Sobral:

Outras informações:

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2020.
Maiores informações: encontros@sobral.ufc.br