Com foco nas aulas remotas, Avaliação Institucional de 2020.1 começa em 1º de outubro; docentes e estudantes de graduação devem participar

Devem participar os professores e estudantes de graduação

Estará disponível, de 1º a 16 de outubro de 2020, a primeira etapa do ano da Avaliação Institucional Interna. Nela, estudantes e professores de graduação da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos e, especialmente neste ano, avaliar o desenvolvimento das disciplinas ofertadas remotamente, devido à pandemia de covid-19.

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos questionários. A participação é anônima e os resultados só serão disponibilizados para as unidades acadêmicas após o fechamento do semestre letivo analisado. No site da Comissão Própria de Avaliação (CPA), há um tutorial que poderá ajudar a comunidade no acesso e preenchimento das informações.

Nesta edição, estudantes e professores poderão registrar, quantitativa e qualitativamente, sua opinião sobre as disciplinas no contexto de atividades remotas, observando pontos como metodologias, recursos didáticos e qualidade das turmas. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação neste contexto e poderá utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

A avaliação é feita pelo SIGAA (Foto: CCSMI/UFC)

A VANTAGEM DE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, referente ao semestre 2019.2, 85,65% dos docentes participaram do processo, enquanto a média de participantes entre os alunos foi de 52,20% – índices considerados positivos pelo presidente da CPA, Prof. José Lassance. Ele destaca a importância desse engajamento, pois os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é destacar o que tem funcionado bem e o que é preciso melhorar.

Com base nas últimas avaliações, muitas ações já foram promovidas: reformas para ampliar a acessibilidade em unidades acadêmicas; atualizações do acervo de bibliotecas; contratação e alocação de professores para determinados cursos; e atividades de formação para docentes.

Um exemplo disso vem da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC. Segundo a vice-diretora da unidade, Profª Danielle Augusto Peres, desde 2018 a FEAAC tem feito um relevante acompanhamento dos resultados das avaliações, através de comissão formada por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

O resultado? “Com essas ações, os elogios com ressalva viraram elogios, e as reclamações diminuíram. A gente pôde perceber um retorno positivo das iniciativas tomadas a partir dos relatórios”, afirmou a Profª Danielle. Outro ponto positivo é que a participação dos estudantes da FEAAC na Avaliação Institucional foi ampliada, de cerca de 40% para 60% dos discentes da unidade.

Mais informações sobre o assunto podem ser vistas no site da CPA. Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA/UFC – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link para publicação original: http://www.ufc.br/noticias/15053-com-foco-nas-aulas-remotas-avaliacao-institucional-de-2020-1-comeca-no-dia-1-de-outubro