Aberto período de seleção de projetos para atuação de Bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica 2023

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, em consonância ao Decreto nº 7.234/2010, referente ao Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, e à Resolução nº 8/CEPE, 26 de abril de 2013 – Anexo XI, torna público o edital de seleção de projetos aptos à atuação de bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica no Campus Fortaleza e campi Interior referente ao exercício de 2023.

São duas as linhas de atuação:

  • UFC Integra: tem como público-alvo estudantes cursistas a partir do segundo semestre de seu curso de graduação, que deverão cumprir 12h semanais, em projetos que prestarão serviços universitários à comunidade acadêmica, e ainda, atividades de ensino, pesquisa, extensão e apoio à gestão da assistência estudantil. 
  • Inter Pró-Reitorias: tem como público-alvo estudantes cursistas a partir do segundo semestre de graduação, que deverão cumprir 12h em projetos cadastrados nas Pró-Reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional preferencialmente aqueles que não foram contemplados ou foram contemplados de forma insuficiente com bolsas de agência de fomento. 

São autorizados a inscrever projetos e poderão ser responsáveis por bolsistas os servidores da Universidade Federal do Ceará:

I – Docentes;

II – Técnico-Administrativos em Educação, que possuam nível superior.

Serão ofertadas até 1800 Bolsas consoante Edital que tratará da seleção específica dos bolsistas, a ser divulgado posteriormente.

Cronograma do processo seletivo para o Campus Sobral:

ETAPA DATA
Lançamento do edital  09/11/2022
Inscrição online dos projetos – UFC Integra e  Inter Pró-Reitorias 09/11 a 16/01/2023
Resultado Preliminar da Avaliação dos Projetos  18/01/2023
Interposição de recursos  19 e 20/01/2023
Resultado Final 23/01/2023

Confira o Edital Nº 08/2022/PRAE/UFC: EDITAL SELEÇÃO DE PROJETOS PARA ATUAÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

LINK DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO UFC INTEGRA:

https://forms.gle/XYRXz7SietraNxZx7

LINK DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO INTER PRÓ-REITORIAS

https://forms.gle/LQLxhDjag6FnZ3dG6

 

Confira o resultado final para a Bolsa de Iniciação Acadêmica e o resultado da análise dos recursos – 2022

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Equipe de Assistência Estudantil do Campus da UFC em Sobral publica a análise dos recursos e o resultado final do processo seletivo para Bolsa de Iniciação Acadêmica, conforme Edital 03/2022/PRAE/UFC  e divulga a ampliação de vagas nos campi do Interior.

Confira o Aditivo para Ampliação de vagas nos campi do interior:

Aditivo VII – De ampliação de vagas nos campi do interior

São duas as situações dos candidatos: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 03/2022/PRAE/UFC e do Anexo VI , e que foram classificados dentro das vagas disponíveis.

– Indeferidos: candidatos que incorrerem em uma das hipóteses de indeferimento da Bolsa de Iniciação Acadêmica (arts. 5º e 6º  do Anexo VI).

Dados Bancários – Para os estudantes deferidos a primeira parcela desses benefícios será referente ao mês de Abril do corrente ano (pago a partir de maio). As folhas de pagamento serão produzidas com os dados bancários informados na inscrição.

Alocação – Os bolsistas, em formulário disponível abaixo, poderão indicar 2 (dois) projetos dentre os aprovados. Os estudantes deverão preencher o formulário em ordem decrescente de preferência (Ex: 1ª Opção -> Maior Preferência e 2ª Opção -> Menor Preferência) até o dia 01 de maio. Em virtude das vagas solicitadas pelo projeto, poderão ocorrer alocações distintas das originalmente sugeridas. Contudo, quando for possível, os bolsistas serão alocados nos projetos de sua preferência.

IMPORTANTE!!! Alunos do eixo Recém-Ingressos (alunos que estão cursando o primeiro semestre do curso) ficarão sob orientação dos profissionais da Assistência Estudantil do Campus Sobral e não devem preencher o Formulário abaixo ↓.

A JOIA acontecerá no dia 06/05, no horário de 16h00 às 18h00, e no dia 09/05, no horário de 08h00 às 10h00. Para mais informações, acesse AQUI.

Confira abaixo o resultado final do Campus Sobral:

Deferidos.

Análise dos recursos

Indeferidos.

Atenção! Prorrogação do Programa Bolsa de Iniciação acadêmica (BIA) 2020 até março de 2021

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o Aditivo IV do Edital nº 02/2020/PRAE/UFC (Campus Fortaleza) e o Aditivo VIII do Edital nº 05/2020/PRAE/UFC (Campi do interior), tornando pública a prorrogação do Programa de Iniciação Acadêmica 2020 até 31 de março de 2021, em virtude dos ajustes realizados no calendário acadêmico 2020.2.

Seguem abaixo os Aditivos de prorrogação:

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Resultado da Análise Documental Pós- Recurso do Processo Seletivo Unificado – Edital Nº 05/2020/PRAE/UFC

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna público o Resultado da Análise Documental Pós-Recurso do Processo Seletivo Unificado referente ao Edital Nº 05/2020/PRAE/UFC – Campi do Interior.

Confira:

Os resultados da seleção dos Programas Bolsa de Iniciação Acadêmica e Auxílio Creche estão previstos para o final do dia 20 de abril de 2020. Aguarde as próximas etapas do processo seletivo de cada Programa para qual concorre.

Considerando que seguirão suspensas, até o dia 30 de abril, as atividades presenciais administrativas e acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, conforme determinado na Resolução Ad Referendum Nº 9/CONSUNI, a Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus Sobral realiza atendimento remoto via e-mail: case@sobral.ufc.br.

Atenção! Prorrogação do prazo para inscrições de projetos BIA.

A Equipe de Assistência Estudantil do campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, prorroga o prazo de submissão de projetos para atuação de Bolsistas de Iniciação Acadêmica.

As inscrições continuarão a ser realizadas exclusivamente por via eletrônica, preenchendo o formulário disponibilizado no Aditivo I do Edital nº 03/2019/PRAE/UFC, até o dia 12 de março de 2019 às 17:00h.

Os responsáveis poderão submeter até 4 projetos para atuação de Bolsistas de Iniciação Acadêmica. Cada um dos projetos pode solicitar até 3 discentes, vagas estas a serem submetidas à aprovação, conforme disponibilidade do Programa.

Os projetos devem estar em conformidade com as condições estabelecidas no edital ora publicado. A apresentação de proposta em formato distinto acarretará a imediata desclassificação do projeto. A relação dos projetos aprovados será divulgada nesta página no dia 19 de março.

Formulário Online de Inscrição: Campus Sobral

Confira a 1ª chamada dos Candidatos Reservas à Bolsa de Iniciação Acadêmica – Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC.

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna pública a 1ª chamada dos Candidatos Reservas à Bolsa de Iniciação Acadêmica – Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC.

O bolsista deverá comparecer na sala da Assistência Estudantil do Campus de Sobral – localizada no Bloco do curso de Odontologia, 1º andar – nos dias 11 a 14 de maio de 2018 de 08:00 às 17:00 horas (respeitando horário de almoço) a fim de receber o Termo de Compromisso e apresentar histórico acadêmico atualizado.

Ressalta-se que o Termo de Compromisso deverá ser devolvido à Equipe de Assistência Estudantil devidamente assinado até o dia 18 de maio de 2018 no mesmo horário e local informado acima.

Aos candidatos que não tem interesse em assumir a vaga, solicitamos que preencham o termo de desistência em anexo e entreguem na sala da Assistência Estudantil nos dias 11 a 14 de maio de 2018.

 

 Chamada Cadastro Reserva PBIA

 TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSA

 

 

COMUNICADO: nova data para a realização do JOIA.

A Equipe de Assistência Estudantil do Campus da UFC em Sobral anuncia o adiamento da realização da Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA), etapa obrigatória do processo seletivo do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica – Edital Nº 03/2018/PRAE/UFC.

O JOIA será realizado no dia 02 de maio de 2018 às 14:00 horas no auditório do curso de medicina da UFC, localizado na Avenida Comandante Mauricelio Rocha Pontes, 100 – Derby, Sobral/CE.

Alertamos que por esta etapa ser obrigatória o não comparecimento implicará na eliminação do selecionado, conforme prevê o edital.

Confira o resultado final do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica – campus Sobral

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna público o resultado final do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica, conforme Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC.

Os candidatos foram classificados de acordo com o nível de vulnerabilidade socioeconômica apresentado pelo formulário e a documentação anexa, de forma que as vagas foram preenchidas segundo a ordem decrescente da vulnerabilidade. Serão três as situações dos candidatos: selecionados, reservas e indeferidos.

Os candidatos selecionados estarão em uma lista organizada em ordem alfabética, enquanto os alunos que comporão o cadastro reserva estarão por ordem de classificação (já que esta é imprescindível para acompanhar possíveis chamadas no decorrer do ano).

Selecionados: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC e preencheram as cem vagas disponíveis;

Cadastro Reserva: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC e excederam as cem vagas disponíveis. O reservas comporão um cadastro próprio e serão chamados, seguindo a ordem de classificação, na medida em que surgirem vagas, resultantes das substituições e das desistências de bolsistas que porventura ocorram durante o ano de 2018;

Indeferidos: não atenderam aos critérios exigidos pelo Edital nº 03/2018 – PRAE/UFC.

Àqueles que porventura não tenham informado seus dados bancários (conta corrente ativa com titularidade do estudante), faz-se imprescindível que estes sejam entregues à equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral – localizada no Bloco do curso de Odontologia, 1º andar – no período de 16 a 20 de abril de 2018 de 08:00 às 17:00 horas (respeitando horário de almoço).

Sem mais a tratar, congratulamos os novos Bolsistas de Iniciação Acadêmica e sugerimos que aguardem novas informações referentes à alocação nos projetos acadêmicos e ao JOIA – Jornada de Iniciação Acadêmica.

 

Candidatos selecionados

Candidatos cadastro de reserva

Candidatos indeferidos

Confira o resultado preliminar do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica – campus Sobral

 

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna pública o resultado preliminar do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica, conforme Edital nº 03/2018/PRAE/UFC.

Os candidatos que estão com a documentação indeferida poderão procurar a sala da Equipe da Assistência Estudantil,  localizada no Bloco do curso de Odontologia – 1º andar – exclusivamente nos dias 06 e 09 de abril de 2018, de 08:00 às 18:00 horas (respeitando horário de almoço), a fim de interpor recurso ao resultado.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de abril de 2018.

→ Candidatos com documentação deferida

→ Candidatos com documentação indeferida

→ Formulário Recurso Administrativo

 

Confira a relação dos Projetos classificados para a Bolsa de Iniciação Acadêmica – Edital nº 02/2018.

A equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, torna pública a relação dos projetos classificados, conforme o Edital nº 02/2018/PRAE.

O Edital nº 02/2018 regulamenta a seleção dos projetos das áreas de ensino, pesquisa, extensão e formação técnica que pleiteiam bolsistas do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA) no ano de 2018.

A posteriori, será informado o quantitativo de vagas para cada projeto selecionado.

 

→ Relação de Projetos Classificados – Campus Sobral