Ação de Inclusão Digital acontece no Campus

A Assistência Estudantil do Campus Sobral realizou nos dias 23 de julho e 13 de agosto a entrega dos chips de internet móvel para estudantes universitários como medida que faz parte da ação de Inclusão Digital ‒ direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica ‒ cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente (devido à pandemia de covid-19). No Campus, 97 discentes foram contemplados, entre eles cinco pós-graduandos.

Os protocolos sanitários foram obedecidos, assim como as normas de distanciamento para garantir segurança aos estudantes e servidores envolvidos na ação.

Os alunos que estavam impossibilitados de deslocamento e responderam ao formulário com antecedência receberão o chip pelos Correios e o código de rastreamento para acompanhamento da entrega.

Em breve, será realizada uma pesquisa de satisfação com os alunos contemplados sobre a avaliação dos serviços de telefonia móvel contratados pela UFC.

ORIENTAÇÕES SOBRE USO ‒ A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) elaboraram um documento com orientações técnicas e pedagógicas sobre o uso e a capacidade dos chips de Internet móvel.

O objetivo é orientar os estudantes sobre como utilizar os chips a fim de acompanhar, de maneira satisfatória, todas as atividades a serem ministradas de forma remota, evitando que o plano de dados de 20 GB se esgote antes da renovação automática mensal. Quanto aos docentes, as indicações buscam alertá-los para que levem em conta a capacidade dos chips no momento de planejar as aulas e demais conteúdos acadêmicos.

Como medida de inclusão digital, também está em andamento o Edital nº 11/2020/PRAEAuxílio Inclusão Digital destinado à aquisição de computador ou tablet que contribua para a realização das atividades acadêmicas remotas.

Fonte: Assistência Estudantil do Campus Sobral da UFC ‒ e-mail: case@sobral.ufc.br