Veja como solicitar atendimento especializado e por nome social no Enade 2021

Estudantes concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social de 30 de agosto a 3 de setembro.

O aluno em alguma dessas situações deve fazer a solicitação via sistema Enade, com a apresentação da documentação comprobatória exigida pelo Edital Nº 36/2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira,
dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia, além de gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.

atendimento pelo nome social deve ser solicitado pela pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em  consonância com sua identidade de gênero (estudante transexual, travesti ou transgênero).

As solicitações serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgadas pelo órgão no dia 10 de setembro.

Caso a solicitação seja indeferida, o estudante pode, ainda, solicitar recurso ao Inep no período de 13 a 17 de setembro. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 24 de setembro.

O estudante que necessitar de atendimento devido a acidentes ou casos fortuitos após o período previsto cronograma do Edital deverá solicitá-lo via Central de Atendimento 0800 616161, em até 10 (dez) dias antes da aplicação do Exame.

COORDENADORES – O sistema Enade está com a funcionalidade para alteração dos locais de prova disponível até a próxima terça-feira (31).

O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso que precisam indicar o município dos polos presencias dos estudantes inscritos no exame vinculados a curso de educação a distância (EaD) ou em mobilidade acadêmica.

Com a alteração, esses alunos realizarão o exame nos municípios do polo de apoio presencial ou onde estiverem cumprindo a atividade curricular, conforme informado no sistema.

ENADE – O Inep aplicará a prova do Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os concluintes de 30 cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na Universidade Federal do Ceará, 42 cursos participam do Enade 2021.

Mais informações sobre o exame podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – e-mail: copav@prograd.ufc.br (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Marcadores: Atendimento Especializado • COPAV • Enade • Enade 2021 • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes • Nome Social

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/veja-como-solicitar-atendimento-especializado-e-por-nome-social-no-enade-2021/