UFC realiza colação de 122 concludentes de Medicina de Fortaleza e Sobral

A solenidade especial de colação de grau de 122 concludentes dos Cursos de Medicina de Fortaleza (39 formandos) e de Sobral (83 formandos) da Universidade Federal do Ceará foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na capital cearense. A cerimônia, presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, registrou momentos de muita emoção, com aplausos, risos e lágrimas de alegria.



Solenidade reuniu 122 concludentes dos Cursos de Medicina de Fortaleza de Sobral da UFC, no auditório do Centro de Tecnologia (Foto: Viktor Braga/UFC)

Ao saudar os novos profissionais da Medicina no Ceará, o reitor tratou os formandos como “colegas médicos” e afirmou: “Em nosso País, as novas gerações de profissionais de nível superior têm papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, onde haja mais educação, mais oportunidades de trabalho e menos violência; mais saúde e menos exploração dos deserdados; mais solidariedade e menos corrupção. Esse mundo é possível e nós, na Universidade, atuando na seara onde nos cabe agir, temos feito a nossa parte”.


Reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)

Com o auditório lotado pelos concludentes, seus familiares e convidados, as palmas entusiasmadas interromperam algumas vezes a fala do reitor, como no trecho em que ele defendeu com firmeza as instituições federais de ensino superior. “A universidade pública tem sabido dar uma resposta aos recursos que nela foram aplicados nos últimos anos. Hoje, elas estão maiores, melhores e bem mais presentes, graças aos investimentos que receberam, e graças também à postura do Governo Federal, que, no passado, nos garantiu segurança e respeito”, disse ele em um dos trechos mais aplaudidos. Durante o discurso do reitor, um grupo de concludentes estendeu uma faixa com os dizeres “Saúde e Educação não são mercadorias. Não vai ter corte, vai ter luta”.

O reitor reafirmou o compromisso da Universidade “em continuar servindo à sociedade, oferecendo ensino superior de qualidade, pesquisando e inscrevendo o Brasil entre os 15 países que mais produzem ciência no planeta”. Ele conclamou os novos médicos a manterem o vínculo com a UFC. “Sigam em frente, sem abdicar dos sonhos que os moveram até aqui, e sem deixar de acreditar no poder do conhecimento, o único que supera galhardamente a força das armas. Na UFC, podem ter certeza, estaremos torcendo por vocês e procurando dar cumprimento, da melhor forma, à nossa missão”, declarou sob palmas.


Durante o discurso do reitor, grupo de concludentes ergueu faixa (Foto: Viktor Braga/UFC)

SONHO REALIZADO – A mesa de abertura da solenidade contou com as presenças, além do reitor, do pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques; da diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; e do coordenador do Curso de Medicina de Fortaleza, Prof. Manoel Oliveira Filho. Por se tratar de uma colação de grau especial, o cerimonial foi simplificado, contando apenas com o discurso do reitor. Logo após a abertura da solenidade, os concludentes, perfilados, fizeram o juramento da profissão. Em seguida, o reitor procedeu à leitura do termo de colação de grau, fez seu discurso e a solenidade foi encerrada, num clima de muitos abraços, comemorações, lágrimas de alegria, tudo registrado por inúmeras câmeras.

“É o dia mais feliz da minha vida”, disse Lya Mont’Alverne de Barros Albuquerque, concludente do Curso de Medicina da UFC em Sobral. “Para mim representa a realização de um sonho depois de seis anos de muito estudo, muita dedicação, muita renúncia. É uma conquista muito grande não só para mim, mas para meus familiares, amigos e colegas”. Para ela, ser uma médica formada pela UFC se reveste de uma grande responsabilidade. “Sabemos que a UFC tem reconhecimento nacional e internacional. Eu, como médica, vou querer ter um desenvolvimento impecável para honrar cada vez mais o nome dessa instituição”. Ela pretende se inscrever no Programa Mais Médicos e servir à sociedade.

Essa também é a intenção do recém-formado Weskley Sousa dos Santos, do Curso de Medicina da UFC em Fortaleza. Para ele, trabalhar na área da saúde pública em um programa que atenderá os mais pobres é uma forma de tentar retribuir tudo o que a sociedade lhe proporcionou ao pagar impostos que foram revertidos para o ensino. “Dessa forma a gente tenta dar de volta todo esse benefício que eles deram para a gente.” O momento da colação de grau representou uma emoção muito grande para Weskley. “Foram seis longos anos estudando numa universidade federal super-respeitada e renomada como a UFC. Fica a ansiedade para começar a botar em prática tudo o que aprendi.”


Abraçada com os pais, Lana Mulato Lima afirmou: “foi uma conquista muito grande” (Foto: Viktor Braga/UFC)

Abraçada com os pais e chorando de alegria, Lana Mulato Lima só conseguiu dizer que “foi uma conquista muito grande” e que também vai se inscrever no Programa mais Médicos. O sorriso radiante dos pais confirmava as palavras da filha.

Fonte: Coordenadoria da Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/12982-ufc-realiza-colacao-de-122-concludentes-de-medicina-de-fortaleza-e-sobral