Diretores e vice-diretores de unidades acadêmicas são empossados em solenidade na Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, empossou, na tarde desta segunda-feira (21), os diretores e vice-diretores das 17 unidades acadêmicas da UFC, que cumprirão mandato no período 2019-2023. A solenidade ocorreu no Auditório Antônio Martins Filho, da Reitoria. Em seu discurso, o reitor expressou primeiramente a “honra” e o “privilégio” em dirigir a Instituição. Em seguida, conclamou os gestores das unidades a assumirem o desafio de construir uma nova Universidade.


Os empossados, juntamente com o reitor, o vice-reitor e outras autoridades acadêmicas. Os novos diretores e vice-diretores cumprirão mandato no período 2019-2023 (Foto: Viktor Braga/UFC)

“Comandar um grupo tão especial nos dá a certeza de que a adoção de políticas institucionais voltadas ao empreendedorismo e à inovação, hoje tão necessários ao incremento da pesquisa, representará a inauguração de uma nova era. (…) Estou certo de que contaremos com o apoio e a parceria de cada um de vocês, e juntos, vamos construir uma nova UFC”, disse Cândido Albuquerque, acrescentando que os dirigentes terão a “permanente parceria da Reitoria”.

O reitor, que entregou a cada dupla de diretor(a) e vice a portaria com a designação para os cargos, destacou ser imprescindível a adoção de novas metodologias de ensino, mais antenadas com as demandas contemporâneas. Citou ainda a necessidade de um diálogo sem receio com a sociedade ‒ incluindo o setor produtivo ‒ e também dentro da Universidade.

ESTÍMULO E RESPONSABILIDADE ‒ O Prof. Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho, agora novo diretor da Faculdade de Direito, falou em nome dos diretores e vice-diretores empossados. Segundo ele, a ocasião representa um misto de estímulo e responsabilidade. “Estímulo para continuar o excelente trabalho coletivo que nos trouxe até aqui”, inserindo a UFC entre as melhores universidades do País e do mundo. “Responsabilidade para enfrentar os desafios que o século XXI impõe a todas as universidades, que são muitos e diversos”. O docente reforçou a importância de duas das novas missões colocadas para a UFC neste momento: a legitimação perante a sociedade e a internacionalização.


O reitor conclamou os gestores das unidades a assumirem o desafio de construir uma nova Universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

SABEDORIA ‒ Falando em nome dos diretores e vice-diretores que se despedem do cargo, o agora ex-diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, citou o filósofo Sócrates para chamar os novos gestores a “trabalhar para alcançar a sabedoria”, em oposição à ignorância, que seria a origem de todos os males. Para isso, reafirmou a importância de dialogar, a fim de gerir conflitos e superar problemas. Salientou que é grande o desafio que os diretores e vices terão pela frente, que é o de “desenvolver a gestão das unidades acadêmicas de uma das melhores universidades do Brasil”. Lembrou ainda que “a maior finalidade da ciência é aliviar a miséria e o sofrimento humano”. Concluindo, disse: “Aos que finalizam suas gestões, transmito meu fraterno abraço e espero que, como eu, tenham orgulho em servir à UFC”.

Os nomes dos dirigentes foram escolhidos pelo reitor a partir de uma lista tríplice, elaborada por cada unidade após consulta à comunidade acadêmica. Veja a lista de empossados e suas respectivas unidades acadêmicas:

Centro de Ciências
Diretora: Regina Célia Monteiro de Paula
Vice-diretor: Wandemberg Paiva Ferreira

Centro de Ciências Agrárias
Diretora: Sônia Maria Pinheiro de Oliveira
Vice-diretor: Alexandre Holanda Sampaio

Centro de Humanidades
Diretor: Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Vice-diretor: Luiz Fábio Silva Paiva

Centro de Tecnologia
Diretor: Carlos Almir Monteiro de Holanda
Vice-diretora: Diana Cristina Silva de Azevedo

Faculdade de Direito
Diretor: Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho
Vice-diretora: Camilla Araújo Colares de Freitas

Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade
Diretor: Paulo Rogério Faustino Matos
Vice-diretora: Danielle Augusto Peres

Faculdade de Educação
Diretora: Heulália Charalo Rafante
Vice-diretora: Adriana Eufrásio Braga

Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Diretora: Lidianny Karla Azevedo Rodrigues Gerage
Vice-diretora: Ana Karina Bezerra Pinheiro

Faculdade de Medicina
Diretor: João Macedo Coelho Filho
Vice-diretora: Danielle Macedo Gaspar

Instituto de Ciências do Mar
Diretora: Maria Oziléa Bezerra Menezes
Vice-diretora: Lidriana de Sousa Pinheiro

Instituto de Cultura e Arte
Diretor: Marco Túlio Ferreira da Costa
Vice-diretora: Araguacy Paixão Almeida Filgueiras

Instituto de Educação Física e Esportes
Diretora: Maria Eleni Henrique da Silva
Vice-diretor: Edson Silva Soares

Instituto UFC Virtual
Diretor: Gabriel Antoine Louis Paillard
Vice-diretor: Ernesto Trajano de Lima Neto

Campus da UFC em Quixadá
Diretora: Andréia Libório Sampaio
Vice-diretor: Paulo de Tarso Guerra Oliveira

Campus da UFC em Sobral
Diretor: João Guilherme Nogueira Matias
Vice-diretor: Mário Áureo Gomes Moreira

Campus da UFC em Crateús
Diretor: Lívio Antônio Melo Freire
Vice-diretor: Sandro Vagner de Lima

Campus da UFC em Russas
Diretor: Lindberg Lima Gonçalves
Vice-diretora: Aliny Abreu de Sousa Monteiro

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13806-diretores-e-vice-diretores-de-unidades-academicas-sao-empossados-em-solenidade-na-reitoria