Vicente de Paulo Teixeira Pinto é o primeiro professor titular do Campus de Sobral.

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral acompanharam, no último dia 21, a defesa pública do memorial do Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto para obtenção do título de professor titular. Docente do Curso de Medicina e diretor do campus, ele é o primeiro professor da unidade a receber a titulação.

A defesa, prestigiada também por amigos e familiares de Vicente de Paulo, foi realizada no auditório do Curso de Medicina e teve Comissão Especial de Avaliação composta pelos professores Armênio Aguiar dos Santos (UFC), Renato de Azevedo Moreira (Universidade de Fortaleza), Marcus Raimundo Vale (UFC), Rogélio Lopes Brandão (Universidade Federal de Ouro Preto) e Mirna Marques Bezerra Brayner (UFC).

O Prof. Gerardo Cristino Filho, primeiro coordenador do Curso de Medicina, apontou a progressão de Vicente Pinto como motivo de orgulho para todos que integram a comunidade acadêmica do campus.

“É um momento de extrema importância não só para o Curso de Medicina, mas para toda a comunidade acadêmica da UFC em Sobral. O Prof. Vicente foi essencial para que Sobral hoje fosse destaque no ensino superior nestes 17 anos da presença da UFC em nossa região. Sempre dedicado e colaborativo, enfrentou muitos desafios, mas, resistente e abnegado, venceu todos e hoje é nosso primeiro professor titular e um orgulho para nossa comunidade acadêmica”, destacou.

Na UFC desde 2001, o Prof. Vicente falou sobre a recente titulação. “É o resultado de muito esforço, empenho e dedicação, mas também a certeza de que o título se traduz na responsabilidade de zelar ainda mais pelo desenvolvimento da UFC, de assumir com responsabilidade os compromissos inerentes ao cargo, que nos coloca como referência nessa grande instituição de ensino superior”, comentou.

CURRÍCULO – Vicente de Paulo Teixeira Pinto é graduado em Enfermagem pela UFC (1994), mestre em Bioquímica pela mesma instituição (1997) e doutor em Bioquímica também pela UFC e Université des Sciences et Technologies de Lille, na França (2001). É professor permanente dos Programas de Mestrado em Biotecnologia e em Ciências da Saúde e professor colaborador do Programa de Mestrado em Saúde da Família, ambos da UFC em Sobral. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em atividade biológica-proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade pró-inflamatória, caracterização de receptores de células tumorais e atividade antimicrobiana. Também atua na área da saúde coletiva, com ênfase na gestão de sistemas e serviços de saúde e educação permanente em saúde.

Com informações do jornalista Vanderley Moreira.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4601.

Notícia disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11454-vicente-de-paulo-teixeira-pinto-e-o-primeiro-professor-titular-do-campus-de-sobral